A FIFA (Federação Internacional de Futebol) informou que os jogos da Copa do Mundo de 2026 terão pausas obrigatórias para hidratação, independente das condições climáticas. Serão concedidos intervalos de três minutos no meio de cada tempo da partida.
Segundo a entidade máxima do futebol, os árbitros deverão interromper os jogos aos 22 minutos de cada tempo para que os jogadores possam se reidratar. A nova regra visa agilizar e simplificar as normas anteriores. Anteriormente, as pausas eram obrigatórias apenas aos 30 minutos de cada tempo e quando a temperatura inicial excedia 31 graus Celsius.
Objetivo é garantir melhores condições
Manolo Zubiria, diretor de torneios da Copa do Mundo nos Estados Unidos, confirmou a mudança. “Em todos os jogos, independentemente do local, da cobertura ou da temperatura, haverá uma pausa de três minutos para hidratação”, afirmou ele.
A FIFA explicou que o uso dessas pausas faz parte de uma tentativa concentrada de garantir as melhores condições possíveis para os jogadores. A decisão foi baseada nas experiências de torneios anteriores, como a recente Copa do Mundo de Clubes da FIFA realizada nos Estados Unidos. O calor excessivo gerou preocupações em várias partidas iniciadas à tarde.
Um relatório publicado em setembro, por organizações como Football for the Future e Common Goal, indicou que 10 das 16 sedes da Copa do Mundo de 2026 – que será sediada nos EUA, México e Canadá – apresentam um risco muito alto de condições extremas de estresse por calor. A exceção à pausa de três minutos ocorrerá apenas se houver uma lesão em andamento no momento da interrupção.











































