O jovem tenista João Fonseca conquistou o maior título de sua curta carreira profissional neste domingo (26). O brasileiro, de apenas 19 anos, sagrou-se campeão do ATP 500 da Basileia, na Suíça, ao superar o espanhol Alejandro Fokina por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.
Esta é a quarta conquista de João Fonseca na temporada, mas o ATP 500 tem um peso significativo, sendo o terceiro principal nível do circuito mundial. Com os 500 pontos somados na Basileia, o carioca dará um salto impressionante no próximo ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), saindo da 46ª para a 28ª posição. Ele havia iniciado o ano na 145ª colocação.
Na final, João Fonseca mostrou confiança contra Fokina, o 18º do mundo. Em apenas uma hora e 25 minutos de jogo, o brasileiro marcou sete aces e manteve todos os games em que sacou.
Esta vitória representa o maior título conquistado por um brasileiro em simples desde 2001, quando Gustavo Kuerten foi campeão do ATP 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos.
Além do ATP 500 da Basileia, João Fonseca já havia vencido em 2025 o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e os Challengers de Canberra (Austrália) e Phoenix (EUA). A partir desta segunda-feira (27), o tenista já inicia a busca por um novo título, estreando no ATP 1000 de Paris contra o canadense Denis Shapovalov.









































