O governo de Rondônia realiza nesta terça-feira (27), a solenidade de abertura da fase regional do Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 nos municípios de Vilhena, Rolim de Moura e São Francisco do Guaporé. As cerimônias marcam o início oficial das competições nas regionais Cone Sul, Zona da Mata e Guaporé, reunindo delegações escolares de dezenas de cidades. A fase regional segue até 22 de junho, sendo considerada a etapa com maior abrangência territorial do maior evento esportivo da Região Norte.
Com estrutura assegurada pelo governo do estado, os jogos contam com transporte urbano e rodoviário, alimentação, arbitragem e alojamento para os participantes. As modalidades em disputa incluem atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, wrestling (luta olímpica), natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, “a abertura da fase regional é uma celebração do esporte como ferramenta de transformação. A participação de estudantes de diferentes municípios representa a integração e o fortalecimento da educação pública por meio do esporte.”
De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Pacini, “a realização simultânea da abertura em três polos reforça a capilaridade do Joer. A fase regional é onde os talentos emergem, onde o esforço das escolas e das famílias se transforma em protagonismo estudantil”, frisou.
Durante a solenidade, haverá desfile das delegações, apresentações culturais e condução simbólica da tocha dos jogos.
As fases regionais continuam nas próximas semanas em outros municípios:
- Porto Velho (2 a 11 de junho – macrorregional Metropolitana);
- Cacoal (9 a 14 de junho – regional Centro);
- Ji-Paraná (8 a 13 de junho – regional Centro-Oeste);
- Guajará-Mirim (16 a 20 de junho – regional Mamoré);
- Ariquemes (16 a 21 de junho – regional Norte); e
- Jaru (17 a 22 de junho – regional Noroeste).
O Joer 2025 integra a política estadual de valorização do esporte escolar como instrumento de inclusão, cidadania e excelência educacional.