SEXTA-FEIRA, 20/03/2026

Em destaque

Capitão da seleção tricampeã mundial completaria 80 anos nesta quarta

Ex-lateral-direito, Carlos Alberto Torres ergueu a Jules Rimet em 1970

Por Sergio du Bocage - Repórter da EBC - 20

Publicado em 

Capitão da seleção tricampeã mundial completaria 80 anos nesta quarta
Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados

Conheci Carlos Alberto Torres quando era estagiário no Jornal dos Sports. Para quem estava ainda começando no jornalismo esportivo, em 1982, encontrar o Capitão do Tri sem esperar por isso, foi muito marcante. Eu fazia a cobertura do campeonato de juniores do Rio de Janeiro e Alexandre Torres, filho dele, era um meio-campo de destaque do Fluminense. Fui à sede do Tricolor nas Laranjeiras para uma entrevistá-lo, e não é que, de repente, o Capita apareceu?

Pouca gente sabe, mas Carlos Alberto tinha registro profissional de jornalista. Inclusive escrevia uma coluna no Jornal dos Sports, e esse elo serviu para a gente dar início à conversa e, também, a uma amizade. Não era difícil ser amigo dele, de tão acessível que era. Uma personalidade do futebol mundial, reconhecido pelos grandes mundo afora. Dos capitães que levantaram a taça de campeão do mundo, certamente era o mais idolatrado. Não custa lembrar que, só por causa dele, um canal de TV conseguiu idealizar um programa reunindo capitães de outras seleções, que só aceitaram participar porque ele estava presente.

Para muitas publicações, dessas que fazem pesquisas sobre os melhores e maiores de todos os tempos, ele sempre esteve incluído como titular absoluto da lateral direita. Era visto como o Pelé da posição, o que já considero injusto porque ele era o Carlos Alberto. Ou ainda, o Capita, sem comparações. E é sempre bom frisar isso, porque ressalta a capacidade dele, dentro e fora de campo. Ou você acha que era fácil ser o “capitão” de uma seleção que tinha Pelé, Rivellino, Gérson, Clodoaldo, entre outros líderes?

Carlos Alberto nasceu no Rio de Janeiro, há 80 anos (17 de julho de 1944). Foi revelado pelo Fluminense. Jogou no grande time do Santos, nos anos de 1960, e na Máquina Tricolor, nos anos 70. Entre um e outro, esteve na Copa de 1970, a do tricampeonato e, antes de erguer a taça Jules Rimet, fez o último gol do Brasil naquele Mundial, completando um passe de Pelé. Feito, aliás, que nenhum outro capitão repetiu numa Copa do Mundo.

Fez sucesso também nos Estados Unidos, onde atuou no Cosmos, o time em que Pele já atuava. E há quem garanta que o Rei do Futebol só foi campeão por lá porque o Capita foi contratado para reforçar a equipe, que também tinha o alemão Beckenbauer.

Depois de pendurar as chuteiras, Carlos Alberto tornou-se técnico de futebol. Assumiu o Flamengo, em 1983, numa época em que eu trabalhava como repórter setorista do clube, também pelo Jornal dos Sports. Não media palavras, falava o que lhe vinha à mente. Lembro bem do dia em que mandou a célebre frase “Bigu e mais 10”, quando perguntaram a ele se o jovem meio-campista seria escalado como titular em um time cheio de estrelas, como Zico. Também foi dele a “tática motel”, de rodízio constante. Sabia criar situações e motivar o torcedor. O Flamengo, naquele ano, foi campeão brasileiro, mas o título que ele considerava mais importante, como treinador, viria 10 anos depois, quando dirigiu o Botafogo e conquistou a Taça Conmebol. Aliás, um mistério que perdura até hoje é para qual time o Capita torcia: Fluminense ou Botafogo? Nem a família sabia, garante o filho Alexandre.

Aliás, por defender o filho, o Capita comprou uma briga com o técnico Zagallo. Lembro muito bem de Carlos Alberto nos anos de 1990, na mesa de debates da TV Brasil, ao lado dos amigos Marcio Guedes e Alberto Léo. Irritado porque o Velho Lobo não convocava o filho dele, Carlos Alberto não se continha e ironizava o fato de Zagallo ir para o campo com uma bolsa pochete na cintura. Ao menos, fizeram as pazes depois. E não tinha como não ser assim. Carlos Alberto Torres é dos poucos que tão bem representaram o esporte brasileiro lá fora. Seu nome era, e ainda é, uma marca registrada dos anos de glória do nosso futebol. Por qualquer uma de suas características, do pai orgulhoso, do “capitão” linha dura, do craque, do humilde, do amigo, do ídolo, Carlos Alberto Torres é digno de ser celebrado e sua história vem apenas reafirmar o quanto regredimos no cenário do futebol mundial.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Irã mantém preparação para a Copa do Mundo, mas recusa jogar nos Estados Unidos

Irã mantém preparação para a Copa do Mundo, mas recusa jogar nos Estados Unidos

Federação Iraniana de Futebol negocia com a Fifa transferência de partidas para o México devido ao conflito; seleção realiza treinamentos e amistosos na Turquia.
L
Gazin Porto Velho é eliminado pelo Guaporé e fica fora da final do Rondoniense

Gazin Porto Velho é eliminado pelo Guaporé e fica fora da final do Rondoniense

O Gazin Porto Velho perdeu por 1 a 0 para o Guaporé e está eliminado do Campeonato Rondoniense Sicredi 2026; decisão será entre Guaporé e Rondoniense
L
México se oferece para sediar jogos do Irã na Copa do Mundo 2026

México se oferece para sediar jogos do Irã na Copa do Mundo 2026

A presidente Claudia Sheinbaum afirmou que o país está aberto a receber as partidas originalmente marcadas para os Estados Unidos, visando garantir a segurança da delegação iraniana.
L
Grupos de direitos humanos pressionam COI contra a volta de testes de gênero

Grupos de direitos humanos pressionam COI contra a volta de testes de gênero

Mais de 80 organizações internacionais condenam a possível introdução de verificações genéticas universais e a proibição de atletas transgêneros e intersexuais em categorias femininas.
L
Irã negocia com Fifa transferência de jogos da Copa para o México

Irã negocia com Fifa transferência de jogos da Copa para o México

Federação iraniana alega falta de garantias de segurança para atletas em solo norte-americano após ataques aéreos e declarações de Donald Trump.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

Governo Federal suspende novas vagas e restringe acesso ao Fies e Prouni em instituições com notas insuficientes no Enamed; unidades do grupo 1 sofrem as punições mais severas.
L
Horóscopo de sexta-feira (13): cautela e decisões conscientes

Horóscopo de sexta-feira (20): decisões e fim de pendências

Previsões do horóscopo para 20 de março de 2026 indicam um dia favorável para organização, decisões conscientes e fechamento de tarefas.
L
Lula garante manutenção do seguro-defeso e defende combate a fraudes no setor pesqueiro

Lula garante manutenção do seguro-defeso e defende combate a fraudes no setor pesqueiro

Durante homenagem a mulheres da pesca em Brasília, presidente afirma que o benefício é essencial para a dignidade da categoria; Ministério da Pesca endurece fiscalização para assegurar que auxílio chegue aos verdadeiros pescadores artesanais.
L

Novo PAC impulsiona obra histórica na Amazônia rondoniense: ponte entre Guajará-Mirim e Guayaramerín começa a sair do papel

Obra estratégica do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, a ponte avança por determinação do governo Luiz Inácio Lula da Silva e se consolida como marco histórico da integração entre Brasil e Bolívia
L

Rondônia está entre estados com maior crescimento do rebanho bovino no Brasil, aponta IBGE

Crescimento de 26,8% no rebanho bovino entre 2018 e 2024 confirma Rondônia como polo estratégico da pecuária, com ganhos de produtividade e forte demanda no mercado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

STF autoriza transferência Vorcaro para carceragem da PF em Brasília

STF autoriza transferência Vorcaro para carceragem da PF em Brasília

Decisão do ministro André Mendonça sinaliza avanço em possíveis tratativas de colaboração premiada; Daniel Vorcaro é o pivô de investigação sobre rombo bilionário no Banco Master.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Hildon Chaves se fortalece politicamente, define partido e articula vice para disputa ao governo de Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Hildon Chaves se fortalece politicamente, define partido e articula vice para disputa ao governo de Rondônia

Movimentações recentes reposicionam o ex-prefeito de Porto Velho entre os principais nomes da corrida ao Palácio Rio Madeira/CPA.
L
Lula viaja a Bogotá para Cúpula da Celac em meio a tensões na região

Lula viaja a Bogotá para Cúpula da Celac em meio a tensões na região

Presidente brasileiro busca reafirmar América Latina como zona de paz e fortalecer integração comercial; encontro tratará de segurança alimentar e crise humanitária em Cuba.
L
Moraes cobra novo parecer da PGR sobre envolvimento de Wassef no caso das joias

Moraes cobra novo parecer da PGR sobre envolvimento de Wassef no caso das joias

Ministro do STF suspende decisão sobre arquivamento e pede análise detalhada de provas da Polícia Federal; investigação apura desvio de presentes oficiais de Jair Bolsonaro.
L
Gleisi Hoffmann reforça adesão de municípios ao pacto contra o feminicídio

Gleisi Hoffmann reforça adesão de municípios ao pacto contra o feminicídio

Ministra destaca aumento de 96% nos casos em São Paulo e convoca prefeituras para atuação coordenada; evento em SP também detalhou investimentos recordes em saúde e habitação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Patrulhamento do 1º Batalhão intercepta furto de motocicleta na região central

Patrulhamento do 1º Batalhão intercepta furto de motocicleta na região central

Ação tática coordenada pelo sargento M. Paes resultou na captura de dois jovens e na apreensão de ferramenta usada para violar ignições de veículos em Porto Velho.
14
Motoboy fica ferido em forte colisão na Avenida Pinheiro Machado

Motoboy fica ferido em forte colisão na Avenida Pinheiro Machado

Acidente envolvendo entregador de delivery e veículo modelo Mobi mobiliza equipes do Samu e Polícia Militar na zona Norte.
10
Briga de casal termina com apenado ferido com caco de vidro no Orgulho do Madeira

Briga de casal termina com apenado ferido com caco de vidro no Orgulho do Madeira

O homem disse que não queria registrar ocorrência contra a esposa.
12
Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Ação integrada entre forças de segurança do Brasil e da Bolívia localizou automóvel durante a Operação Protetor; carro estava sem placas no Porto Oficial.
10
Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Vítima estava desaparecida há três dias no bairro Nova Porto Velho; moradores acionaram a polícia após sentirem forte odor vindo do imóvel.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Taxa de inovação das empresas brasileiras atinge 64,4% em 2024, aponta IBGE

Taxa de inovação das empresas brasileiras atinge 64,4% em 2024, aponta IBGE

Resultado representa a terceira queda consecutiva do indicador desde 2021; investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento somaram R$ 39,9 bilhões no período.
L
Selos antigos do Inmetro para capacetes, extintores e GNV perdem a validade em março

Selos antigos do Inmetro para capacetes, extintores e GNV perdem a validade em março

Fabricantes e comerciantes têm até junho para adequação total aos novos selos digitais; verificação de autenticidade poderá ser feita via QR Code.
L
Vídeo inédito do desabamento da ponte JK reacende cobranças por justiça

Vídeo inédito mostra desabamento da ponte JK em 22 de dezembro de 2024

Imagens registradas de dentro de um caminhão mostram o momento exato do colapso da estrutura em 2024 e reforçam questionamentos sobre indenizações e fiscalização.
L
Entidades criticam urgência de projeto que altera Lei de Crimes Ambientais

Entidades criticam urgência de projeto que altera Lei de Crimes Ambientais

Proposta dificultaria embargos imediatos contra desmatamento ilegal ao exigir notificação prévia de infratores; ambientalistas e setor privado alertam para perda de efetividade na fiscalização.
L
Prefeitura de Porto Velho promove treinamento de segurança para servidores e alunos

Prefeitura de Porto Velho promove treinamento de segurança para servidores e alunos

Capacitação aborda combate a incêndios, primeiros socorros e prevenção de riscos, com atividades entre os dias 23 e 31 de março na capital.
L
Entidades criticam leilão de reserva por priorizar fontes poluentes e preveem alta na conta de luz

Entidades criticam leilão de reserva por priorizar fontes poluentes e preveem alta na conta de luz

Organizações ambientais e de defesa do consumidor apontam incoerência com metas climáticas do Brasil após contratação recorde de termelétricas a gás e carvão.
L
Relatório da ONU revela que desigualdade de gênero compromete o acesso global à água

Relatório da ONU revela que desigualdade de gênero compromete o acesso global à água

Mulheres e meninas são as principais responsáveis pela coleta do recurso em 70% dos lares sem saneamento; estudo aponta perda de 250 milhões de horas diárias em deslocamentos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: PURO MEL DA AMAZONIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Prefeito Jeverson Lima anuncia duplicação da Avenida Marechal Rondon em Jaru

Prefeito Jeverson Lima anuncia duplicação da Avenida Marechal Rondon em Jaru

Obra de mobilidade urbana entre a Rio Branco e a BR-364 começa em abril com recursos e maquinários próprios da prefeitura
L
Prefeitura utilizará mão de obra de reeducandos em serviços urbanos

Prefeitura utilizará mão de obra de reeducandos em serviços urbanos

Proposta busca melhorar a cidade, reduzir custos e criar oportunidades de ressocialização por meio do trabalho
L