SÁBADO, 21/03/2026

Em destaque

Capitão da seleção tricampeã mundial completaria 80 anos nesta quarta

Ex-lateral-direito, Carlos Alberto Torres ergueu a Jules Rimet em 1970

Por Sergio du Bocage - Repórter da EBC - 20

Publicado em 

Capitão da seleção tricampeã mundial completaria 80 anos nesta quarta
Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados

Conheci Carlos Alberto Torres quando era estagiário no Jornal dos Sports. Para quem estava ainda começando no jornalismo esportivo, em 1982, encontrar o Capitão do Tri sem esperar por isso, foi muito marcante. Eu fazia a cobertura do campeonato de juniores do Rio de Janeiro e Alexandre Torres, filho dele, era um meio-campo de destaque do Fluminense. Fui à sede do Tricolor nas Laranjeiras para uma entrevistá-lo, e não é que, de repente, o Capita apareceu?

Pouca gente sabe, mas Carlos Alberto tinha registro profissional de jornalista. Inclusive escrevia uma coluna no Jornal dos Sports, e esse elo serviu para a gente dar início à conversa e, também, a uma amizade. Não era difícil ser amigo dele, de tão acessível que era. Uma personalidade do futebol mundial, reconhecido pelos grandes mundo afora. Dos capitães que levantaram a taça de campeão do mundo, certamente era o mais idolatrado. Não custa lembrar que, só por causa dele, um canal de TV conseguiu idealizar um programa reunindo capitães de outras seleções, que só aceitaram participar porque ele estava presente.

Para muitas publicações, dessas que fazem pesquisas sobre os melhores e maiores de todos os tempos, ele sempre esteve incluído como titular absoluto da lateral direita. Era visto como o Pelé da posição, o que já considero injusto porque ele era o Carlos Alberto. Ou ainda, o Capita, sem comparações. E é sempre bom frisar isso, porque ressalta a capacidade dele, dentro e fora de campo. Ou você acha que era fácil ser o “capitão” de uma seleção que tinha Pelé, Rivellino, Gérson, Clodoaldo, entre outros líderes?

Carlos Alberto nasceu no Rio de Janeiro, há 80 anos (17 de julho de 1944). Foi revelado pelo Fluminense. Jogou no grande time do Santos, nos anos de 1960, e na Máquina Tricolor, nos anos 70. Entre um e outro, esteve na Copa de 1970, a do tricampeonato e, antes de erguer a taça Jules Rimet, fez o último gol do Brasil naquele Mundial, completando um passe de Pelé. Feito, aliás, que nenhum outro capitão repetiu numa Copa do Mundo.

Fez sucesso também nos Estados Unidos, onde atuou no Cosmos, o time em que Pele já atuava. E há quem garanta que o Rei do Futebol só foi campeão por lá porque o Capita foi contratado para reforçar a equipe, que também tinha o alemão Beckenbauer.

Depois de pendurar as chuteiras, Carlos Alberto tornou-se técnico de futebol. Assumiu o Flamengo, em 1983, numa época em que eu trabalhava como repórter setorista do clube, também pelo Jornal dos Sports. Não media palavras, falava o que lhe vinha à mente. Lembro bem do dia em que mandou a célebre frase “Bigu e mais 10”, quando perguntaram a ele se o jovem meio-campista seria escalado como titular em um time cheio de estrelas, como Zico. Também foi dele a “tática motel”, de rodízio constante. Sabia criar situações e motivar o torcedor. O Flamengo, naquele ano, foi campeão brasileiro, mas o título que ele considerava mais importante, como treinador, viria 10 anos depois, quando dirigiu o Botafogo e conquistou a Taça Conmebol. Aliás, um mistério que perdura até hoje é para qual time o Capita torcia: Fluminense ou Botafogo? Nem a família sabia, garante o filho Alexandre.

Aliás, por defender o filho, o Capita comprou uma briga com o técnico Zagallo. Lembro muito bem de Carlos Alberto nos anos de 1990, na mesa de debates da TV Brasil, ao lado dos amigos Marcio Guedes e Alberto Léo. Irritado porque o Velho Lobo não convocava o filho dele, Carlos Alberto não se continha e ironizava o fato de Zagallo ir para o campo com uma bolsa pochete na cintura. Ao menos, fizeram as pazes depois. E não tinha como não ser assim. Carlos Alberto Torres é dos poucos que tão bem representaram o esporte brasileiro lá fora. Seu nome era, e ainda é, uma marca registrada dos anos de glória do nosso futebol. Por qualquer uma de suas características, do pai orgulhoso, do “capitão” linha dura, do craque, do humilde, do amigo, do ídolo, Carlos Alberto Torres é digno de ser celebrado e sua história vem apenas reafirmar o quanto regredimos no cenário do futebol mundial.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lionel Messi atinge marca histórica de 900 gols em jogo da Concacaf

Lionel Messi atinge marca histórica de 900 gols em jogo da Concacaf

Astro argentino alcança feito 21 anos após sua estreia profissional e se torna o segundo jogador da era moderna a entrar no seleto grupo liderado por Cristiano Ronaldo.
L

Ismael Lobato, o Kaike, desponta como promessa das artes marciais em Rondônia após título no Titan Fights

Jovem de 18 anos acumula conquistas no karatê, kickboxing e jiu-jitsu, e mira carreira no MMA profissional com sonho de chegar ao UFC
L
Conmebol altera critérios de desempate da Libertadores

Conmebol altera critérios de desempate da Libertadores

Confronto direto passa a ser o primeiro parâmetro de classificação na fase de grupos; mudança vale para a edição de 2026 e afeta também a Sul-Americana.
L
Imagem de grave lesão de jogador de futebol choca público

Imagem de grave lesão de jogador de futebol choca público

Lateral-esquerdo e capitão sofre fratura na perna direita em dividida no segundo tempo; cena causou desespero em jogadores e torcida em Porto Alegre.
L
Conmebol define chaves da Libertadores 2026 com confrontos de peso para brasileiros

Conmebol define chaves da Libertadores 2026 com confrontos de peso para brasileiros

Flamengo inicia defesa do título em grupo com tradicionais argentinos e colombianos; Mirassol estreia na competição continental em grupo de altitude.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Justiça do Trabalho determina adiamento de eleição sindical da Polícia Civil em Rondônia

Decisão garante acesso parcial a lista de eleitores e busca equilíbrio entre chapas concorrentes
L

Amazônia, Gente e Justiça: Renato Fernandes Caetano debate o ecossistema editorial na Amazônia

A conversa deve abordar desde os desafios enfrentados por autores, editoras e pesquisadores da região até as possibilidades de ampliar a presença do livro amazônico nos espaços educacionais, culturais e científicos.
L
MPT e Meta firmam acordo para combater o trabalho infantil online

MPT e Meta firmam acordo para combater o trabalho infantil online

Empresa deverá identificar perfis de crianças sem autorização judicial nas redes sociais; multas por descumprimento podem chegar a R$ 100 mil por menor.
L
Fazenda planeja alternativas para conter o preço do diesel

Fazenda planeja alternativas para conter o preço do diesel

Dario Durigan assume ministério e propõe isenção de ICMS sobre importação para mitigar os impactos da crise no Oriente Médio.
L

Bora Ali: Thaiana Lima revela bastidores do Hotel Pelicano

A empresária também vai destacar a importância do empreendimento dentro da rota turística de Porto Velho, apresentar informações sobre pacotes, tarifas, reservas e explicar a localização do hotel. Uma entrevista que promete inspirar empreendedores e mostrar novas perspectivas para o turismo regional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula critica membros do Conselho de Segurança da ONU por conflito no Irã

Lula critica membros do Conselho de Segurança da ONU por conflito no Irã

Em discurso no ABC Paulista, presidente questiona gastos bilionários em armamentos e defende reforma da governança global; petista também confirmou chapa para reeleição em 2026.
L

Sílvia Cristina afirma que filiação de João do Cerna fortalece ainda mais o Progressistas

Ele atua no acolhimento de dependentes químicos e do alcoolismo, em Rolim de Moura, e é pré-candidato a estadual
L
Dra. Taíssa fiscaliza obras do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa fiscaliza obras do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

A iniciativa representa um grande avanço para Guajará-Mirim, garantindo mais estrutura para o esporte e o lazer da comunidade.
L
Edevaldo Neves debate valorização e pautas prioritárias com policiais penais em Ji-Paraná

Edevaldo Neves debate valorização e pautas prioritárias com policiais penais em Ji-Paraná

Deputado reúne-se com categoria e presidência do Singeperon para alinhar demandas de segurança pública e melhorias no sistema penitenciário
L

Pedro Geovar tem pedido atendido e garante melhoria em via no bairro Igarapé

Atuação do vereador resulta em serviço de tapa-buraco em trecho crítico próximo a escola em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Flamboyant

Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Flamboyant

Polícia Militar desarticula ponto de venda de entorpecentes na zona Leste de Porto Velho após denúncia de foragido armado
10
Polícia Militar prende dupla com cerca de 100 porções de drogas no Orgulho do Madeira

Polícia Militar prende dupla com cerca de 100 porções de drogas no Orgulho do Madeira

Equipe do 5º Batalhão apreende cocaína, maconha e haxixe em apartamento no residencial após abordagem a suspeito reincidente
10
Polícia Federal destrói draga de garimpo ilegal no Rio Madeira

Polícia Federal destrói draga de garimpo ilegal no Rio Madeira

Operação Iterum II neutraliza estrutura completa de extração de ouro em Rondônia; ação conjunta com Ibama combate crimes ambientais no leito do rio.
10
Casal de 24 anos acaba na delegacia após briga doméstica

Casal de 24 anos acaba na delegacia após briga doméstica

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de violência doméstica, onde a mulher relatou ter sido agredida com chutes e xingamentos antes de reagir para se defender do marido.
16
Polícia Civil de Rondônia prende foragido de MG condenado por matar policial

Polícia Civil de Rondônia prende foragido de MG condenado por matar policial

Ação da DRACO2 e GAECO localiza criminoso em Cacoal; condenado portava arma ilegal no momento da abordagem.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semusa promove "Dia B" da Saúde Bucal em escolas da rede municipal

Semusa promove “Dia B” da Saúde Bucal em escolas da rede municipal

Ação leva orientação, prevenção e atendimento odontológico a estudantes da rede municipal, incentivando hábitos saudáveis desde a infância
L
Curso de tratorista para mulheres fortalece a autonomia no campo em Porto Velho

Curso de tratorista para mulheres fortalece a autonomia no campo em Porto Velho

Prefeitura em parceria com Senar e Sindicato Rural, capacita agricultoras em operação e manutenção de maquinário agrícola
L
Banco Central comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

Banco Central comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

Incidente em sistemas da Pefisa S.A. expôs informações cadastrais de clientes; autarquia afirma que senhas e saldos bancários permanecem protegidos.
L
Moraes solicita parecer da PGR sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Moraes solicita parecer da PGR sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Ex-presidente está internado com pneumonia bacteriana após relatório de presídio apontar risco de morte; defesa aguarda decisão do STF.
L
Porto Velho recebe 2ª edição da Semana S do Comércio

Porto Velho recebe 2ª edição da Semana S do Comércio

Evento do Sistema Fecomércio acontece em maio com serviços gratuitos, palestras e atrações culturais; expectativa é superar 13 mil atendimentos.
L
Fome recua em lares do Bolsa Família chefiados por mulheres

Fome recua em lares do Bolsa Família chefiados por mulheres

Estudo da FGV revela que 71% dos domicílios que atingiram segurança alimentar são liderados por figuras femininas; impacto é maior entre mulheres negras.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso e fixa prazo de posse

Jaru abre inscrições para o Barco Cross e Corrida de Caiaque

Competições tradicionais no Rio Jaru acontecem em abril; evento terá shows artísticos e categorias de remo e velocidade.
L
Vitória Morão leva arte amazônica ao Agenda News

Vitória Morão leva arte amazônica ao Agenda News

Artista visual de Porto Velho compartilhou trajetória, desafios e conquistas em entrevista marcada por identidade e valorização cultural.
L