QUARTA-FEIRA, 22/10/2025

Em destaque

Seleção feminina de futebol é convocada para a Copa do Mundo

Brasil busca seu primeiro título Mundial a partir de 20 de julho

Por Agência Brasil

Publicado em 

Seleção feminina de futebol é convocada para a Copa do Mundo
Thais Magalhães/CBF/Direitos Reservados

A técnica Pia Sundhage anunciou, nesta terça-feira (27), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, as 23 jogadoras convocadas para defender a seleção feminina na Copa do Mundo de 2023, que será disputada a partir do dia 20 de julho na Austrália e na Nova Zelândia. A sueca também revelou os nomes das três suplentes, que viajarão com a delegação e poderão ser utilizadas em eventuais casos de lesão.

Entre as convocadas está a rainha Marta. A craque de 37 anos disputará a competição pela sexta e, provavelmente, última vez. Maior artilheira da história dos Mundiais, entre mulheres e homens, com 17 gols, a meia-atacante do Orlando Pride (Estados Unidos) é a jogadora mais velha entre as convocadas, enquanto a suplente Aline Gomes, de 17 anos, é a mais nova da lista.

A maior parte das jogadoras chamadas por Pia atua no exterior. Assim, foi mantida uma tendência do Mundial passado, na França, quando 18 das convocadas também atuavam fora do Brasil. Na convocação desta terça, a liga norte-americana é a que conta com mais representantes, com o total de sete. Na segunda posição aparece a liga espanhola, com seis jogadoras.

Além disso, há oito nomes ligados a equipes do país, com destaque ao Corinthians, atual tricampeão nacional, com quatro convocadas. Outros quatro clubes brasileiros também terão representantes na Copa: Flamengo, Santos, Palmeiras e Ferroviária (com a suplente Aline).

“Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a todas as jogadoras. Testamos 90 atletas e fiquei muito animada, pois quase metade do time nunca foi a uma Copa do Mundo. Temos muitos sonhos entre as mais novas, e as mais experientes ajudam a equipe. Isso é muito especial. Após quatro anos, é o momento perfeito para a Copa do Mundo”, declarou a técnica Pia Sundhage na abertura da entrevista coletiva.

As convocadas se apresentam ainda esta semana à seleção brasileira, para treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). No domingo (2), às 10h30 (horário de Brasília), as comandadas de Pia enfrentam o Chile no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, em um último amistoso antes da viagem para o Mundial.

O Brasil foi sorteado no Grupo F, com sede na Austrália, ao lado de Panamá, França e Jamaica. A estreia será diante das panamenhas, no próximo dia 24 de julho, às 8h, em Adelaide. No dia 29, às 7h, será a vez de encarar as francesas, em Brisbane. A participação na primeira fase chegará ao fim no dia 2 de agosto, novamente às 7h, contra as jamaicanas, em Melbourne.

A seleção feminina busca um título inédito. A própria Pia, apesar de bicampeã olímpica em 2008 e 2012, em ambas comandando os EUA, tenta vencer a Copa do Mundo pela primeira vez na carreira. Na edição de 2011, realizada na Alemanha, a treinadora chegou à decisão, mas as norte-americanas foram derrotadas pelo Japão. Como jogadora, a sueca tem um terceiro lugar, no Mundial de 1991, o primeiro da história, disputado na China.

Pia assumiu o time brasileiro em 2019, após a Copa passada, substituindo Vadão. Ao longo de quatro anos, a sueca trabalhou com 92 atletas diferentes e comandou a seleção em 53 jogos: com 32 vitórias, 12 empates, nove derrotas, 120 gols marcados e 40 sofridos. O título da Copa América, em julho de 2022, na Colômbia, assegurou classificação à Olimpíada de Paris (França), no ano que vem. Ela será a primeira mulher a dirigir o Brasil em um Mundial adulto.

Relação de convocadas:

Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila Rodrigues (Santos).

Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Tamires (Corinthians), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF) e Rafaelle (Arsenal).

Meio-campistas: Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Racing Louisville), Duda Sampaio (Corinthians), Andressa Alves (Roma), Luana (Corinthians) e Ana Vitória (Benfica).

Atacantes: Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Geyse (Barcelona), Kerolin (North Carolina Courage), Nycole (Benfica), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CBF sorteia mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil

CBF sorteia mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil

Cruzeiro e Vasco jogarão a partida de ida em seus estádios, enquanto Corinthians e Fluminense farão os jogos de volta em casa; jogos estão marcados para dezembro.
L
Absolvição de réus por incêndio no Ninho do Urubu provoca protesto de famílias

Absolvição de réus por incêndio no Ninho do Urubu provoca protesto de famílias

Ministério Público do Rio de Janeiro informa que vai recorrer da decisão judicial; familiares lamentam “sentimento de impunidade” após a morte dos dez jovens atletas em 2019.
L
Justiça absolve sete acusados por incêndio e mortes no Ninho do Urubu

Justiça absolve sete acusados por incêndio e mortes no Ninho do Urubu

Após quase sete anos do incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, a 36ª Vara Criminal da Capital considerou a ação improcedente e absolveu os sete réus que respondiam pelas mortes de dez adolescentes.
L
Flávia Saraiva avança à final da trave no Mundial de Ginástica Artística

Flávia Saraiva avança à final da trave no Mundial de Ginástica Artística

Medalhista olímpica registrou a segunda melhor nota nas classificatórias em Jacarta e disputará o pódio no sábado; Caio Souza e Diogo Soares competem na quarta.
L
Prefeitura de Porto Velho inaugura quadra de futebol no Residencial Morar Melhor

Prefeitura de Porto Velho inaugura quadra de futebol no Residencial Morar Melhor

Novo espaço de lazer e esporte beneficia centenas de moradores e homenageia morador que inspirou gerações com projeto comunitário
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Alderlan Lima da Silva

Alderlan Lima da Silva, de 50 anos, natural de Manaus e morador de Porto Velho, deixa saudade por sua generosidade, fé e dedicação à família, ao trabalho e ao próximo.
L

Nota de pesar: Ilton de Lima Alves

Carismático e apaixonado por esportes, Ilton “Cowboy” de Lima Alves deixa lembranças de alegria, amizade e generosidade que marcaram a vida de todos ao seu redor.
L

Coluna Simpi: Problemas na Empresa? No SIMPI resolve!

Referência nacional no apoio a micro e pequenas empresas, o SIMPI de Rondônia acumula prêmios e histórias de empreendedorismo com atendimento humano e soluções completas para quem quer crescer.
L
Senado aprova medida que desvincula Defesa Nacional de metas fiscais

Senado aprova medida que desvincula Defesa Nacional de metas fiscais

Projeto de lei autoriza o Executivo a descontar despesas com projetos estratégicos de Defesa Nacional da meta de resultado primário, garantindo cerca de R$ 30 bilhões em seis anos.
L
Governo propõe agravar pena para organizações criminosas com novo projeto Antifacção

Governo propõe agravar pena para organizações criminosas com novo projeto Antifacção

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, enviou a proposta para análise da Presidência; o projeto cria o tipo penal “organização criminosa qualificada”, com previsão de até 30 anos de prisão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Droga VET Porto Velho abre vagas para Farmacêutico

Droga VET Porto Velho abre vagas para Farmacêutico

Requisitos: Ter experiência com manipulação.
L
Droga VET Porto Velho abre vagas para Farmacêutico

Droga VET Porto Velho abre vagas para Manipulador/Auxiliar de Laboratório

Requisitos: Ter experiência com manipulação.
L
Abertas inscrições para Curso de Formação de Eletricistas exclusivo para Mulheres em Porto Velho

Abertas inscrições para Curso de Formação de Eletricistas exclusivo para Mulheres em Porto Velho

Energisa Rondônia e Prefeitura de Porto Velho promovem capacitação gratuita com oportunidades de emprego.
L
Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade.
L

POLÍTICA

Projeto Levando Saúde inicia consultas gratuitas em Porto Velho com atendimento oftalmológico e Implanon

Projeto Levando Saúde inicia consultas gratuitas em Porto Velho com atendimento oftalmológico e Implanon

Iniciativa do deputado Alex Redano, em parceria com o Instituto Asas Pela Amazônia, oferece consultas médicas e exames gratuitos à população.
L
Castra Mais Rondônia leva castração gratuita de cães e gatos a Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Castra Mais Rondônia leva castração gratuita de cães e gatos a Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Ação solicitada pela deputada Dra. Taíssa junto ao deputado federal Dr. Fernando Máximo vai beneficiar famílias e promover bem-estar animal nos dois municípios.
L
Fachin autoriza ministro Fux a mudar para a Segunda Turma do STF

Fachin autoriza ministro Fux a mudar para a Segunda Turma do STF

O presidente da Corte aceitou o pedido de Luiz Fux para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria de Barroso; Primeira Turma, que julga a trama golpista, ficará com quatro integrantes.
L
Eduardo Bolsonaro estaria criando dificuldades para ser notificado, diz Moraes

Eduardo Bolsonaro estaria criando dificuldades para ser notificado, diz Moraes

Ministro do STF negou pedido da DPU para notificar o deputado por carta rogatória, alegando que Eduardo Bolsonaro permanece nos Estados Unidos para evitar a aplicação da lei penal.
L
Conselho de Ética arquiva representação contra o deputado Eduardo Bolsonaro

Conselho de Ética arquiva representação contra o deputado Eduardo Bolsonaro

Decisão foi tomada por 11 votos a 7, seguindo o parecer do relator, Delegado Marcelo Freitas, que não viu quebra de decoro parlamentar nas falas do deputado nos Estados Unidos.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

Ação combate crimes de estupro de vulnerável e produção e compartilhamento de material relacionado ao abuso sexual de menores
12
PF prende mulher por incêndio criminoso em área de floresta em Rondônia

PF prende mulher por incêndio criminoso em área de floresta em Rondônia

Ação ocorreu durante patrulhamento da Operação Sentinelas da Amazônia, no município de Alto Paraíso/RO
10
Novos aspirantes iniciam estágio supervisionado na PMRO

Novos aspirantes iniciam estágio supervisionado na PMRO

Subtítulo: Evento no 1º BPM marca o início da formação prática de 24 futuros oficiais da Polícia Militar de Rondônia.
L
Youtuber Capitão Hunter é preso em SP por exploração sexual infantil

Youtuber Capitão Hunter é preso em SP por exploração sexual infantil

Polícia investiga João Paulo Manoel por abusar de menores usando redes sociais e promessas de produtos Pokémon.
18
Quadrilha de leilões falsos é presa e movimentou R$ 2,3 milhões na internet

Quadrilha de leilões falsos é presa e movimentou R$ 2,3 milhões na internet

Operação interestadual da Polícia Civil desmantelou o esquema de leilões falsos, prendendo um casal em São Paulo que criava sites fraudulentos e movimentava dinheiro de forma incompatível com a renda declarada.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oficina Regional em Porto Velho promove a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde

Oficina Regional em Porto Velho promove a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde

Evento reúne gestores e técnicos das três esferas do SUS para alinhar estratégias e consolidar ações integradas de vigilância em saúde
L
Inep divulga gabarito do Enamed e prazo para contestação vai até dia 27

Inep divulga gabarito do Enamed e prazo para contestação vai até dia 27

Candidatos que realizaram o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica têm até a próxima segunda-feira para entrar com recursos sobre o gabarito preliminar, que foi publicado nesta quarta-feira (22).
L
Projetos de lei substituirão MP do IOF para manter equilíbrio no Orçamento

Projetos de lei substituirão MP do IOF para manter equilíbrio no Orçamento

Segundo Dario Durigan, secretário-executivo da Fazenda, propostas alternativas renderão o mesmo valor da MP 1.303, rejeitada pelo Congresso, e podem ser apensadas a textos em tramitação.
L

Flávio Bolsonaro provoca: “Em qual artigo está o crime de atacar urnas eletrônicas?” e internet reage com ironia

Senador ironiza decisão de Alexandre de Moraes, chama o STF de “várzea jurídica” e gera onda de memes e debates nas redes sociais
L
Volkswagen Fox Connect 2018 Automático Garantia Nacional na Zé Veículos

Volkswagen Fox connect 2018 automático garantia nacional na Zé Veículos

Oportunidade incrível: Versatilidade, conforto e tranquilidade com 1 ano de garantia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.