Falar de Street Fighter e Mortal Kombat sem lembrar dos tempos de ouro dos fliperamas é praticamente impossível. Revolucionários entre o fim da década de 1980 e o começo dos anos 1990, um marcou a vida de muita gente pela mecânica original, enquanto outro trouxe uma violência gráfica tão impactante que mudou as regras do jogo na área.
Se você é um grande entusiasta dessas duas franquias que moldaram gerações e ainda ajudaram a transformar os games de luta naquilo que conhecemos hoje em dia, deve estar ansioso para reviver essa “rivalidade” dos fliperamas nas salas de cinema com duas novas adaptações que já estão dando o que falar em Hollywood. Intitulados Street Fighter e Mortal Kombat 2, os filmes surgem este ano como as mais recentes tentativas de levar a pancadaria dos videogames para as salas de cinema, cada uma com seu estilo único.

Uma nova chance para Street Fighter
Previsto para chegar às telonas no dia 15 de outubro, Street Fighter vem para surfar na onda das adaptações de videogames que estamos acompanhando nos últimos tempos. O longa marca o retorno da franquia aos cinemas depois de duas tentativas não tão bem-sucedidas em décadas anteriores: Street Fighter: A Batalha Final (1994) e Street Fighter: A Lenda de Chun-Li (2009).
Sob comando do diretor Kitao Sakurai (Butterfly), o novo longa-metragem vai se passar em 1993, o mesmo ano de lançamento do icônico jogo Street Fighter 2: The New Challengers. O roteiro é assinado por Dalan Musson (Capitão América: Admirável Mundo Novo) e o elenco está recheado de estrelas: Jason Momoa (Aquaman) como Blanka, Noah Centineo (Recruta) como Ken Masters, Andrew Koji (Trem-Bala) como Ryu, 50 Cent como Balrog, Roman Reigns como Akuma, Callina Liang (Presença) como Chun-Li, Cody Rhodes como Guile, David Dastmalchian (Entrevista com o Demônio) como M. Bison, Andrew Schulz como Dan Hibiki, Vidyut Jammwal como Dhalsim, Eric André como Don Sauvage, Olivier Richters (Reacher) como Zangief, Hirooki Goto como E. Honda e Mel Jarnson como Cammy.
O filme promete trazer um tom mais humorístico e descompromissado, apostando em um visual colorido com várias referências ao período em que está situado para dar aquela sensação de nostalgia aos fãs de longa data. A trama deve acompanhar os lutadores de rua Ryu e Ken Masters, que se veem obrigados a voltar para os combates quando a misteriosa Chun-Li recruta ambos para o próximo Torneio do Guerreiro Mundial, um conflito brutal que vai mudar suas vidas. O vilão M. Bison promete ser a grande ameaça, assim como a organização Shadaloo, com o campeonato escondendo uma “conspiração mortal” que pode resgatar demônios do passado dos protagonistas.
Retorno de Mortal Kombat
Do outro lado temos Mortal Kombat 2, sequência direta do filme lançado em 2021 pelo diretor Simon McQuoid. A franquia já tentou emplacar algumas adaptações no cinema, como duas na década de 1990: Mortal Kombat (1995) e Mortal Kombat: A Aniquilação (1997).
Abraçando um lado mais divertido da franquia, o novo filme tem como destaque a chegada de Johnny Cage, interpretado por Karl Urban (The Boys), além da promessa de superar as expectativas dos fãs após o primeiro longa dessa leva de adaptações. Com lançamento marcado para 7 de maio, Mortal Kombat 2 vai usar como base o clássico torneio da franquia para dar continuidade aos eventos narrados no primeiro filme. Desta vez, os campeões entram em uma “batalha definitiva” e sem regras, lutando uns contra os outros, para acabar com o domínio sombrio de Shao Kahn, que ameaça a própria existência do Plano Terreno.
O elenco confirmado inclui Karl Urban como Johnny Cage, Adeline Rudolph (Hellboy e o Homem Torto) como Kitana, Ludi Lin como Liu Kang, Jessica McNamee (Megatubarão) como Sonya Blade, Joe Taslim (Velozes e Furioso) como Bi-Han/Sub-Zero, Hiroyuki Sanada (Xógum: A Gloriosa Saga do Japão) como Scorpion, Tati Gabrielle (The Last of Us) como Jade, Josh Lawson como Kano, Martyn Ford (Refém do Jogo) como Shao Kahn, Tadanobu Asano (Thor) como Raiden e CJ Bloomfield (Furiosa: Uma Saga Mad Max) como Baraka.
Rivalidade na pancadaria
Quem está mais do que acostumado com as duas franquias de games sabe que, embora ambas tenham sido revolucionárias para o gênero de lutas, cada uma delas fez sucesso nos fliperamas com estilos e propostas diferentes. Street Fighter apostou no lado “family friendly” do formato, enquanto Mortal Kombat usou a violência e o gore para criar um público fiel.
As diferenças de estilo e público-alvo entre as duas sagas foram apenas o estopim para uma das rivalidades mais tradicionais e comentadas dos videogames, um embate que dura desde a década de 1990 com diversas discussões acerca de qual seria o melhor jogo. A dúvida agora é se Street Fighter e Mortal Kombat levarão essas comparações para as telonas.

Sabemos pelo trailer que Street Fighter deve apelar para o lado colorido e beirando à galhofa, mas sem deixar os socos de lado. Já Mortal Kombat 2 promete manter a energia conhecida da saga, adicionando um tom mais divertido graças à presença de Johnny Cage. Sendo assim, arregace suas mangas: Mortal Kombat 2 estreia no dia 7 de maio nos cinemas, e Street Fighter chega às telonas em 15 de outubro.
CLIQUE AQUI para ver a matéria de inspiração!










































