O bom humor do brasileiro pode ser invejável. Mesmo em uma situação econômica difícil, os internautas aproveitam a Black Friday para fazer piadas e compartilhar memes.
Internautas ironizam situação econômica e fazem piadas e memes durante a Black Friday.
A campanha chegou ao Brasil, inicialmente na internet, por meio do site Busca Descontos, em 2011.
Nos anos seguintes, consumidores que encontram propaganda enganosa em vez de descontos reais ironizam a campanha na internet. Assim, surgiu o termo "Black Fraude" – dando a entender que as lojas sobem os preços antes do dia promocional para simularem, posteriormente, redução nos valores.
Em 2019, mesmo com a economia patinando, os brasileiros utilizaram as redes sociais para desabafar, mas em tom de brincadeira.
Um exemplo disso é o uso de memes com personagens como Julius, de Todo Mundo Odeia o Chris. Na série, ele é conhecido por ser controlado com as finanças e calcular centavos nas compras do dia a dia.
Outro personagem muito usado em memes é o Chapolin Colorado, criado por Roberto Gomes Bolaños. Na internet, o 'vermelhinho' sempre 'reflete' sobre as questões da vida.
Personagem de Roberto Bolaños sempre é utilizado para ironizar situações na internet.
Chapolin Colorado, personagem de Roberto Bolaños, ganha destaque nos memes da Black Friday.
E os internautas também fizeram piadas para ironizar a própria situação econômica com a hashtag "eu na black friday":
Eu na #BlackFriday pic.twitter.com/HhWrlkwjuT
— Haendel Dantas ⚡ (@hmdantas) November 28, 2019
Eu tentando negociar com as lojas #EuNaBlackFriday pic.twitter.com/8OndhxhjxN
— Mandy1040Silva (@Mandy1040S) November 28, 2019
eu na blackfriday entrando nas lojas só pra dar uma olhadinha e não levar nada pic.twitter.com/PKoTAHAzPr
— PEDRÃO® (@Itspedrito) November 28, 2019
Eu com 23 anos vendo as pessoas gastarem na Black Friday e eu não ter um tustão pra comprar nada #BlackFriday pic.twitter.com/pduSVMasga
— Enteleguiador digital (@jobsquepariu) November 29, 2019