Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) a partir do dia 26 de janeiro. Esta edição de 2026 bate recorde de oferta, disponibilizando 594 mil bolsas para estudantes que buscam o ingresso em instituições de ensino superior privadas.
Do montante total, mais de 274 mil vagas são destinadas a bolsas integrais, que cobrem 100% dos custos das mensalidades. As outras 319 mil bolsas são parciais, custeando metade do valor do curso. As áreas de administração e ciências contábeis lideram o número de oportunidades disponíveis nesta etapa.
Para participar, o estudante deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até o dia 29 de janeiro. É exigido o cumprimento de critérios de renda: até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas integrais e até três salários mínimos para as parciais, além da nota mínima de 450 pontos no Enem.
O cronograma oficial define que o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro. Candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas na rede particular possuem prioridade, conforme as regras estabelecidas pelo edital do Ministério da Educação.
A seleção prioriza cursos de bacharelado, mas também reserva espaço significativo para formações tecnológicas e licenciaturas. Após o período de inscrições, os selecionados deverão comprovar as informações junto às faculdades para garantir o benefício e efetivar a matrícula no primeiro semestre letivo.








































