A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o cronograma para o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, com inscrições abertas a partir de 17 de fevereiro. O edital, publicado no Diário Oficial da União, detalha as regras para a concessão de 12 mil bolsas de estudo voltadas a futuros professores.
Podem se candidatar estudantes que ingressaram em cursos presenciais de licenciatura a partir do segundo semestre de 2025 via Sisu, Prouni ou Fies. Um dos requisitos fundamentais é ter alcançado nota média igual ou superior a 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para garantir a vaga no programa.
O auxílio financeiro de 1.050 reais funciona em duas frentes: 700 reais ficam disponíveis para saque imediato mensal e 350 reais são destinados a uma poupança. Esse montante acumulado, que pode chegar a 16.800 reais ao final de 48 parcelas, só poderá ser movimentado quando o beneficiário iniciar a carreira na rede pública.
O Ministério da Educação criou a iniciativa para combater o baixo interesse pela carreira docente no Brasil, onde apenas 3% dos jovens de 15 anos manifestam o desejo de serem professores. O objetivo é evitar um apagão educacional e reduzir as altas taxas de evasão, que chegam a 73% em cursos como o de física.
Para manter o benefício, o acadêmico deve apresentar desempenho satisfatório e participar das avaliações promovidas pela Capes. O programa faz parte de um pacote maior de valorização, o Mais Professores para o Brasil, que prevê ações de formação e provas nacionais para elevar a qualidade do ensino no país.










































