A Fundação para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta segunda-feira, 1º de dezembro, a lista dos candidatos convocados e os respectivos locais de prova para a segunda fase. Segundo o instituto, mais de 30 mil candidatos seguirão no vestibular da Universidade de São Paulo (USP).
As provas da segunda fase serão aplicadas em dois dias consecutivos: 14 e 15 de dezembro de 2025. O exame ocorrerá em 36 escolas, distribuídas em 21 cidades, além da capital paulista.
Estrutura das provas da segunda fase
O diretor executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, ressaltou a importância de os candidatos verificarem o local de prova com antecedência, pois pode ser diferente da primeira fase.
Primeiro Dia (14 de dezembro): Os vestibulandos deverão responder a 12 questões discursivas de Português, que englobam gramática, interpretação de texto e literatura, considerando a lista de obras obrigatórias. Além disso, os participantes terão que elaborar uma redação. Neste ano, há a possibilidade de escolher entre duas propostas: uma dissertativa-argumentativa ou outra de um gênero textual diferente, que será apresentado na hora.
Segundo Dia (15 de dezembro): Este dia será dedicado a 12 questões discursivas de conteúdos específicos da carreira escolhida pelo candidato, abrangendo de duas a quatro disciplinas. A cobrança é dividida por área:
Exatas: Matemática, Física e Química.
Humanas: História e Geografia.
Biológicas: Biologia e Química.
Calendário da Fuvest 2026
A primeira chamada do vestibular da USP está prevista para janeiro de 2026.
Segunda Fase: 14 e 15/12/2025
Provas de Competências Específicas – Música: 9 a 12/12/2025
Provas de Competências Específicas – Artes Visuais: 11/12/2025
Provas de Competências Específicas – Artes Cênicas: 5 a 9/1/2026
Primeira Chamada: 23/1/2026











































