As equipes Forum Veritatis (Unir) e Convictus (Faculdade São Lucas) foram classificadas para a final do Júri Simulado do MPRO, realizada na última sexta-feira (28), no Fórum Geral Desembargador César Montenegro, em Porto Velho. A etapa integrou o III Concurso de Júri Simulado – Procurador de Justiça Ivo Scherer.
A abertura foi conduzida pelo procurador Marcos Tessila, diretor do CAOP-Unificado, que ressaltou o caráter pedagógico do projeto e a integração entre sistema de Justiça e meio acadêmico.
A semifinal reuniu quatro equipes: Lex Prime (Unisapiens) x Forum Veritatis (Unir) e Veredictum (Faculdade Católica) x Convictus (São Lucas). Cada grupo atuou em julgamentos simulados de casos reais adaptados.
No primeiro confronto, presidido pelo juiz Jaires Barreto, julgou-se um homicídio consumado. A acusação, representada pela Lex Prime, sustentou homicídio duplamente qualificado. A defesa, da Forum Veritatis, argumentou legítima defesa ou homicídio privilegiado. O Conselho de Sentença condenou o réu por homicídio privilegiado.
As orientadoras foram as promotoras Natalie Del Carmem Maranhão e Beatriz Geraldine Magalhães Goulart.
O segundo julgamento foi presidido pelo promotor aposentado Ademir José de Sá, que atuou como juiz. A acusação, da Veredictum, pediu condenação por homicídio simples tentado. A defesa, da Convictus, defendeu legítima defesa putativa. O júri absolveu o réu.
As equipes foram orientadas por Eriberto Gomes Barroso e Elias Chaquian Filho.
Foram selecionadas para a final Convictus (14,42 pontos) e Forum Veritatis (14,18 pontos). As melhores oradoras da rodada foram Elizabeth Silva (Forum Veritatis/Unir) e Erica Cardoso (Convictus/São Lucas).
A semifinal contou com a presença do procurador Ivo Scherer, homenageado da edição. Promotores, juízes, defensores e servidores compuseram os Conselhos de Sentença nas duas simulações.
A final está prevista para 5 de dezembro.












































