O Governo de Rondônia garantiu transporte fluvial gratuito para estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A ação assegurou que todos os alunos tivessem condições adequadas para comparecer aos locais de prova, mesmo vivendo em regiões de difícil acesso.
Os barcos partiram no dia 8 de novembro, levando os alunos até os locais de aplicação no domingo (9 de novembro) e retornaram no dia 10. O mesmo cronograma será adotado na segunda aplicação do Enem, com embarque em 15 de novembro e retorno no dia 17.
Apoio aos estudantes ribeirinhos
O transporte fluvial beneficiou estudantes da Escola Estadual Francisco Desmorest, no Distrito de Nazaré, e da Escola General Osório, no Distrito de Calama. O deslocamento garantiu o acesso aos locais de prova nos municípios de Porto Velho (RO) e Humaitá (AM), conforme designação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“A ação reforça o compromisso do governo do estado em garantir o acesso dos estudantes às políticas educacionais. Estamos trabalhando para que todos tenham condições adequadas de participar do Enem, inclusive aqueles que vivem em regiões de difícil acesso”, destacou o governador Marcos Rocha.
Compromisso com a igualdade de oportunidades
A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira, ressaltou o papel da Seduc na organização da logística e execução do transporte.
“A Seduc tem atuado de forma a assegurar que nenhum estudante seja impedido de realizar o Enem por falta de transporte. Essa é uma ação planejada em parceria com as regionais de ensino, para que todos tenham as mesmas condições de acesso,” explicou.
A operação foi viabilizada por meio de um contrato já existente para o transporte escolar fluvial na região de Porto Velho, adaptado para atender à necessidade dos alunos durante o exame.









































