Os interessados em participar da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (25) para realizar suas inscrições. A solicitação deve ser feita exclusivamente online, pelo Sistema PND. Este prazo também se aplica a pedidos de atendimento especializado e uso de nome social.
A PND, embora não seja um concurso público, é uma oportunidade para quem busca ingressar no magistério público. Estados e municípios podem usar a nota dos candidatos como parte de seus processos seletivos para professores, o que levou a prova a ser chamada de “CNU dos Professores”, em alusão ao Concurso Nacional Unificado. Para mais detalhes, confira o edital da PND 2025.
Quem pode participar da PND
Estudantes que concluirão cursos de Licenciatura em 2025 e estão inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas podem se inscrever na PND. Basta acessar o Sistema PND, preencher os dados e confirmar a participação. Esses estudantes têm direito à isenção automática da taxa de inscrição.
Além dos concluintes do Enade 2025, todos os professores com formação em cursos de licenciatura que desejam participar de concursos ou processos seletivos que adotem o resultado da PND em 2026 podem realizar a prova. O Ministério da Educação (MEC) já anunciou que 80% dos estados e 1.508 municípios aderiram à prova dos docentes.
Pagamento da taxa de inscrição
A taxa de inscrição da PND é de R$ 85. No momento da inscrição, é gerada a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). Para os candidatos que não tiveram direito à gratuidade ou tiveram o pedido de isenção reprovado, a taxa deve ser paga até a próxima quinta-feira, 31 de julho, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou por meio de aplicativos de bancos.
Caso precise reimprimir a GRU, o candidato deve acessar o Sistema PND utilizando o login do portal Gov.br.
Data e estrutura da prova
As provas serão aplicadas em 26 de outubro de 2025 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conforme o cronograma detalhado no edital.
Oficialmente, a PND terá como base a avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas. O objetivo é aprimorar a avaliação dos cursos que formam professores. O exame será aplicado para cursos de licenciaturas em 17 áreas de conhecimento diferentes:
Artes visuais
Ciências biológicas
Ciências sociais
Computação
Educação física
Filosofia
Física
Geografia
História
Letras – inglês
Letras – português
Letras – português e espanhol
Letras – português e inglês
Matemática
Música
Pedagogia
Química
O que é a PND?
A Prova Nacional Docente foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) neste ano com o objetivo de elevar a qualidade da formação de professores, incentivar a realização de concursos públicos e aumentar o número de profissionais qualificados nas redes de ensino públicas do Brasil.
Esta iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que agrupa diversas ações para qualificar o magistério da educação básica e fomentar a docência no país. A política pública visa beneficiar 2,3 milhões de professores em todo o Brasil.