SEXTA-FEIRA, 20/03/2026

Em destaque

Alckmin sanciona lei que aumenta penas para crimes cometidos em instituições de ensino

Lei foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Alckmin sanciona lei que aumenta penas para crimes cometidos em instituições de ensino
Paulo Pinto/Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin sancionou a lei que aumenta as penas para quem comete crimes nas dependências de instituições de ensino em geral. Publicada na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (3), a Lei nº 15.159 altera o Código Penal e a Lei dos Crimes Hediondos, qualificando como agravante o fato de um crime ocorrer no ambiente escolar, faculdades, universidades ou centros educacionais.

A lei amplia as penas de homicídio já estabelecidas, que variam de seis a 20 anos de prisão. Se cometido nas dependências de instituições de ensino, por pais, padrastos, madrastas, tios, irmãos, cônjuges, companheiros, tutores, curadores, preceptores ou empregadores da vítima, bem como por professores ou funcionários da instituição de ensino, a Justiça poderá aplicar uma pena 2/3 maior.

A pena por homicídio será de 1/3 até a metade maior se a vítima tiver alguma deficiência, doença limitante ou for considerado física ou mentalmente vulnerável. E de 1/3 a 2/3 se a lesão dolosa for praticada contra autoridade ou agente público integrante do sistema prisional ou da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela.

O novo texto legal também qualifica como crime hediondo o homicídio praticado em atividade típica de grupo de extermínio – mesmo que cometido por uma só pessoa -; a lesão corporal dolosa de natureza gravíssima, bem como a seguida de morte, quando praticada contra autoridade ou agente público integrante do sistema prisional ou da Força Nacional de Segurança Pública; membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia Pública ou oficiais de justiça no exercício de suas funções ou em decorrência dela.

Coube a Alckmin sancionar a nova lei, na condição de presidente em exercício, porque, ontem (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se ausentou do país para participar da Cúpula do Mercosul. O evento aconteceu na capital da Argentina, Buenos Aires, onde Lula aproveitou para se reunir com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e para visitar a ex-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, que cumpre pena em prisão domiciliar, por corrupção.

Abandono e maus-tratos

Além de Alckmin, assinam a Lei nº 15.159 os ministros em exercício Manoel Carlos de Almeida Neto (Justiça) e Janine Mello dos Santos (Direitos Humanos). Alckmin e Neto também sancionaram a Lei nº 15.163, que endurece as penas para os crimes de abandono de incapaz e de maus-tatos; exposição a perigo da saúde e da integridade física ou psíquica da pessoa idosa; abandono de pessoa com deficiência que resulte em lesão corporal de natureza grave ou em morte; e apreensão indevida de criança ou de adolescente. As duas leis já estão em vigor.

Além do Código Penal, a Lei nº 15.163 modifica pontos dos estatutos da Pessoa Idosa; da Pessoa Com Deficiência e da Criança e do Adolescente.

Com isso, a pena para quem abandonar pessoa incapaz sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade passa de detenção de seis meses a três anos para reclusão de dois anos a cinco anos. Em geral, penas de reclusão se aplicam a casos considerados mais graves que os sancionados com a detenção, que não admite que a pena comece a ser cumprida no regime fechado. Se a pessoa abandonada morrer, o responsável pode ser punido com até 14 anos de reclusão. E com algo entre 3 anos e 7 anos se resultar em lesão grave.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

Candidatos devem se matricular online entre os dias 20 e 23; vagas são para cursos gratuitos em diversos campi de Rondônia.
L
Idep: cursos profissionalizantes abertos em Porto Velho

Idep: cursos profissionalizantes abertos em Porto Velho

Inscrições seguem até o dia 26 com vagas em diversas áreas, incluindo operador de drone, com aulas presenciais e certificado ao final.
L
MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

Governo Federal suspende novas vagas e restringe acesso ao Fies e Prouni em instituições com notas insuficientes no Enamed; unidades do grupo 1 sofrem as punições mais severas.
L
Prefeitura de Porto Velho promove treinamento de segurança para servidores e alunos

Prefeitura de Porto Velho promove treinamento de segurança para servidores e alunos

Capacitação aborda combate a incêndios, primeiros socorros e prevenção de riscos, com atividades entre os dias 23 e 31 de março na capital.
L
Unicef alerta que 75 mil alunos ainda não têm acesso a água nas escolas brasileiras

Unicef alerta que 75 mil alunos ainda não têm acesso a água nas escolas brasileiras

Dados do Censo Escolar mostram redução do déficit em 2025, mas 1.203 unidades seguem desabastecidas; zonas rurais da Amazônia e do Semiárido são as mais afetadas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Em Cima da Hora: Chapa 2 Unidade e Força apresenta propostas ao público

O Em Cima da Hora segue com sua proposta de levar conteúdo relevante e atual, aproximando o público dos temas que fazem diferença no dia a dia e das decisões que influenciam o futuro das instituições.
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L

Nota de pesar: Cesar Espedito Ioungblood

Em Porto Velho, Cesar Espedito Ioungblood, conhecido como Papai Noel, deixa legado de alegria, carinho e histórias sobre duas rodas, marcando gerações.
L
Lenda das artes marciais, Chuck Norris morre aos 86 anos no Havaí

Lenda das artes marciais, Chuck Norris morre aos 86 anos no Havaí

Ator e símbolo da cultura pop faleceu após emergência médica repentina na ilha de Kauai; família confirma perda de “um ícone de força e um pai amoroso”.
L
Patente do Ozempic expira hoje e abre caminho para versões mais baratas no Brasil

Patente do Ozempic expira hoje e abre caminho para versões mais baratas no Brasil

Fim da exclusividade da semaglutida atrai interesse de fabricantes; Anvisa analisa oito processos, mas alerta para desafios técnicos na produção de análogos sintéticos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes vota por repercussão geral em caso Mariana Ferrer no STF

Moraes vota por repercussão geral em caso Mariana Ferrer no STF

Ministro defende que Supremo crie tese nacional sobre constrangimento ilegal de vítimas em processos de crimes sexuais; julgamento virtual segue até o dia 27.
L

Dra. Taíssa destaca disciplina e compromisso com a educação em evento de Colégio Militar

Deputada participa de solenidade militar na escola CTPMX para entrega de bíblias e boinas aos novos estudantes
L

Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Projeto de Lei apresentado na Alero busca assegurar refeições a professores e técnicos da rede estadual para fortalecer a integração escolar
L
Médica relatou "risco de morte" ao transferir Bolsonaro para hospital

Médica relatou “risco de morte” ao transferir Bolsonaro para hospital

Direção da Papudinha comunica oficialmente ao STF sobre escolta de emergência realizada na última semana; ex-presidente segue internado com broncopneumonia bacteriana.
L
Cristiane Lopes: R$ 1,5 mi impulsionam café em RO

Cristiane Lopes: R$ 1,5 mi impulsionam café em RO

Investimento fortalece Centro de Excelência em Cacoal, amplia assistência técnica e beneficia produtores com mais tecnologia e produtividade no campo.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende mais de 20 kg de entorpecentes em Ji-Paraná

PRF apreende mais de 20 kg de entorpecentes em Ji-Paraná

Polícia prende homem de 27 anos na BR-364 com carregamento de pasta base de cocaína em ônibus interestadual
12
Foragido do Urso Branco é recapturado na BR-364

Foragido do Urso Branco é recapturado na BR-364

Apenado de alta periculosidade, foi localizado por policiais militares enquanto tentava fugir de Porto Velho
12
MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

Justiça responsabiliza integrantes de organização criminosa por atentados com incêndios e explosões que atingiram transporte escolar em distritos de Porto Velho.
16
Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Diligências em São Miguel do Guaporé e Ministro Andreazza resultam em prisões e apreensões; motivação estaria ligada a desentendimento financeiro.
16
PM recupera geladeira e diversos bens furtados poucas horas após crime em RO

PM recupera geladeira e diversos bens furtados poucas horas após crime em RO

Ação da Radiopatrulha do 2º BPM localiza esconderijo no bairro Nova Brasília; vítima reconheceu objetos de furtos recentes e antigos no mesmo endereço.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Petrobras opera em carga máxima para garantir oferta de combustíveis

Petrobras opera em carga máxima para garantir oferta de combustíveis

Estatal afirma que entregas superam em 15% o previsto; ANP notifica companhia para retomar leilões suspensos em meio à crise no Oriente Médio.
L
Atraso em verba federal gera crise de segurança para a Copa do Mundo nos EUA

Atraso em verba federal gera crise de segurança para a Copa do Mundo nos EUA

Relatórios de inteligência apontam riscos de ataques a transportes e agitação civil em junho; organizadores alertam para retenção de R$ 3,3 bilhões em subsídios.
L

Prefeitura de Porto Velho reorganiza postos de atendimento do IPTU 2026

Secretaria Municipal de Economia desativa três unidades com baixa procura e concentra equipes nos postos do Centro e Zona Leste para agilizar serviços
L

Corujão da Saúde transforma atendimento noturno e reduz filas no SUS em Porto Velho

Estratégia na zona Sul facilita acesso a consultas para trabalhadores e desafoga as UPAs com foco em casos de baixa complexidade
L
Crea-RO: setor pressiona por redução do ICMS do diesel

Crea-RO: setor pressiona por redução do ICMS do diesel

Entidades pedem corte temporário do imposto para conter custos, proteger a produção e reduzir impactos da alta dos combustíveis em Rondônia.
L
MPRO: medidas urgentes para equipes de saúde em PVH

MPRO: medidas urgentes para equipes de saúde em PVH

Recomendação cobra desbloqueio da Saúde da Família para evitar prejuízos financeiros e garantir atendimento básico à população de Porto Velho.
L
Modernização da Ciretran de Ji-Paraná avança com investimento de R$ 2,8 milhões

Modernização da Ciretran de Ji-Paraná avança com investimento de R$ 2,8 milhões

O projeto foca na renovação total da unidade, abrangendo desde melhorias estruturais até a atualização de sistemas tecnológicos.
L

Requerimento da Licença e Renovação da Outorga: C. R. DOS SANTOS FABRICA DE PRODUTOS DE LIMPEZA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO – TERMO DE OUTORGA Nº 382/2020
L

Requerimento da Licença Ambiental: CAFÉ DONA MARIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA, LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO E LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L
Rondônia alcança liderança nacional em transparência no Relatório da LGPD 2025

Rondônia alcança liderança nacional em transparência no Relatório da LGPD 2025

Governo por meio da Setic, atinge 1º lugar no Brasil em proteção de dados e eleva maturidade digital para 96% no último ano
L