SEXTA-FEIRA, 20/03/2026

Em destaque

Acesso escolar avança no Brasil, mas metas do PNE não são totalmente atingidas em 2024, revela Pnad Educação

Frequência na idade certa ficou aquém do objetivo do PNE em 2024

Por Vitor Abdala - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Acesso escolar avança no Brasil, mas metas do PNE não são totalmente atingidas em 2024, revela Pnad Educação
Tomaz Silva/Agência Brasil

O acesso de crianças e adolescentes à escola no Brasil continuou avançando em 2024, mas sem atingir as metas para alguns indicadores definidas, em 2014, pelo Plano Nacional de Educação. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o grupo etário de 6 a 14 anos, por exemplo, foi o único que se manteve no patamar de universalização do acesso.

A parcela de crianças e adolescentes dessa faixa etária que frequentavam a escola em 2024 chegou a 99,5%. Em 2016, quando começou a série histórica dessa pesquisa, o percentual era de 99,2%, já considerada na faixa de universalização, segundo o IBGE.

O país também deveria ter alcançado a meta de universalização no acesso à educação para outras duas faixas etárias ─ de 4 e 5 anos e de 15 a 17 anos ─ mas o percentual continua abaixo do pretendido.

A parcela de crianças de 4 e 5 anos na escola chegou a 93,4%, em 2024. Em 2016, o percentual era 90%. Essa taxa subiu para 92,7% em 2019, caiu para 91,5% em 2022, e depois voltou a crescer para 92,9% em 2023.

Os adolescentes de 15 a 17 anos na escola também atingiram o percentual de 93,4%, depois de subir de 86,9% em 2016 para 92,2% em 2022 e de apresentar uma queda para 91,9% em 2023.

Acesso à escola por faixa etária 2016 2019 2022 2023 2024
Crianças de 4 e 5 anos 90% 92,7% 91,5% 92,9% 93,4%
Adolescentes de 15 a 17 anos 86,9% 89% 92,2% 91,9% 93,4%

“Os dados da Pnad mostram claramente uma evolução da educação no Brasil, ao colocar as pessoas na escola. Mas, em alguns indicadores, ainda não chegamos ao desejado”, afirma o pesquisador do IBGE, William Kratochwill.

Creches

Outra meta prevista pelo PNE é matricular, até dezembro deste ano, no mínimo 50% das crianças com 3 anos de idade ou menos em creches e escolas. O percentual em 2024 chegou a 39,8%, partindo de 30,3% em 2016.

Para atingir a meta até o fim deste ano, portanto, o acesso às creches precisaria crescer em ritmo mais rápido do que avançou nos oito anos anteriores.

Nesse caso, no entanto, há um problema que não está diretamente ligado à ação do poder público. Segundo o IBGE, a maioria das famílias não coloca seus filhos pequenos na educação infantil porque não quer.

Os dados da Pnad revelam que 63,6% das crianças de até 1 ano que não estão matriculadas em uma creche não têm acesso a um estabelecimento educacional por opção dos pais ou responsáveis.

Dos que não estão matriculados, apenas 30,1% não têm acesso à educação infantil por falta de vagas ou por não haver creches na região. O restante (6,3%) não está na escola por outros motivos.

Entre as crianças de 2 e 3 anos, 53,3% não estão na creche ou escola por opção dos pais, 39% por falta de vagas ou porque não tem escola ou creche na região e 7,6% por outros motivos.

“O motivo para esse grupo [de 0 a 3 anos] não ter alcançado a meta, os números indicam, parece muito mais cultural”, explica Kratochwill.

Frequência líquida

A Pnad também avaliou a taxa de frequência escolar líquida, ou seja, qual a parcela de pessoas naquela faixa etária que estão no ciclo escolar adequado. No caso da faixa de 6 a 14 anos, o adequado é o ensino fundamental. Para 15 a 17 anos, seria o ensino médio. Já de 18 a 24 anos, seria o ensino superior.

A taxa de frequência de 6 a 14 anos já tinha alcançado a meta do PNE (95%) em 2016 (96,7%) e chegou a 97,1% em 2019. Depois da pandemia de covid-19, no entanto, devido ao fechamento das escolas e à adoção do modelo de ensino a distância, a taxa caiu. Em 2022, atingiu 95,2%, permanecendo ainda cima da meta.

Em 2023, caiu para 94,6%, ficando aquém da meta. Em 2024, recuou novamente, passando para 94,5% e se distanciando do objetivo do PNE.

“Essa queda mostrou a fragilidade desse grupo etário em acompanhar as aulas, devido à pandemia, num outro formato que não o presencial. E isso acarretou um déficit que ainda vai ser carregado por algum tempo até as crianças voltarem a frequentar a série apropriada para o seu grupo etário”, afirma Kratochwill.

A taxa de frequência líquida para a idade de 15 a 17 anos também está abaixo da meta de 85% do PNE. Mas, nesse caso, o indicador não foi impactado no período pós-pandemia. A taxa cresceu de 68,2% em 2016 para 71,3% em 2019. Em 2022, continuou subindo, chegando a 75,2%.

Em 2023, houve uma leve queda, passando para 75%. Em 2024, no entanto, voltou a subir e atingiu o maior valor da série (76,7%), apesar de ainda estar 8,3 pontos percentuais abaixo da meta.

Faixa etária Meta 2016 2022 2024

% de alunos de 6 a 14 anos no ensino fundamental 95% 96,7% 95,2% 94,5%
% de alunos de 15 a 17 anos no ensino médio 85% 68,2% 75,2% 76,7%

Para a faixa de 18 a 25 anos, a meta é ter 33% cursando o ensino superior. No entanto, a taxa em 2024 era de apenas 27,1%. Mesmo somando os 4,2% que já tinham concluído um curso de graduação, o percentual (31,3%) ainda não atinge a meta.

O restante dos jovens nessa idade estava cursando ainda a educação básica (4,1%) ou não frequentava nenhuma escola ou universidade (64,6%). Mesmo não tendo atingido a meta, é possível ver que a frequência líquida dessa faixa etária tem apresentado aumentos desde 2017, quando era 22,4%. Em 2023, era 25,9%.

Analfabetismo

A taxa de analfabetismo para pessoas com 15 anos ou mais continua em queda no país. A meta do PNE é que o indicador seja de, no máximo, 6,5%, o que já havia sido conquistado em 2017, quando chegou aos 6,5%. Em 2024, a taxa ficou em 5,3%, abaixo dos 5,4% de 2023.

Segundo o IBGE, ainda havia 9,1 milhões de pessoas analfabetas no país no ano passado. Há ainda, segundo o instituto, um passivo de analfabetismo do passado, uma vez que, entre as pessoas com 60 anos ou mais de idade, a taxa é de 14,9% ─ ainda assim, inferior aos 20,5% de 2016.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

Candidatos devem se matricular online entre os dias 20 e 23; vagas são para cursos gratuitos em diversos campi de Rondônia.
L
Idep: cursos profissionalizantes abertos em Porto Velho

Idep: cursos profissionalizantes abertos em Porto Velho

Inscrições seguem até o dia 26 com vagas em diversas áreas, incluindo operador de drone, com aulas presenciais e certificado ao final.
L
MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

Governo Federal suspende novas vagas e restringe acesso ao Fies e Prouni em instituições com notas insuficientes no Enamed; unidades do grupo 1 sofrem as punições mais severas.
L
Prefeitura de Porto Velho promove treinamento de segurança para servidores e alunos

Prefeitura de Porto Velho promove treinamento de segurança para servidores e alunos

Capacitação aborda combate a incêndios, primeiros socorros e prevenção de riscos, com atividades entre os dias 23 e 31 de março na capital.
L
Unicef alerta que 75 mil alunos ainda não têm acesso a água nas escolas brasileiras

Unicef alerta que 75 mil alunos ainda não têm acesso a água nas escolas brasileiras

Dados do Censo Escolar mostram redução do déficit em 2025, mas 1.203 unidades seguem desabastecidas; zonas rurais da Amazônia e do Semiárido são as mais afetadas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: Renato Fernandes Caetano debate o ecossistema editorial na Amazônia

A conversa deve abordar desde os desafios enfrentados por autores, editoras e pesquisadores da região até as possibilidades de ampliar a presença do livro amazônico nos espaços educacionais, culturais e científicos.
L
MPT e Meta firmam acordo para combater o trabalho infantil online

MPT e Meta firmam acordo para combater o trabalho infantil online

Empresa deverá identificar perfis de crianças sem autorização judicial nas redes sociais; multas por descumprimento podem chegar a R$ 100 mil por menor.
L
Fazenda planeja alternativas para conter o preço do diesel

Fazenda planeja alternativas para conter o preço do diesel

Dario Durigan assume ministério e propõe isenção de ICMS sobre importação para mitigar os impactos da crise no Oriente Médio.
L

Bora Ali: Thaiana Lima revela bastidores do Hotel Pelicano

A empresária também vai destacar a importância do empreendimento dentro da rota turística de Porto Velho, apresentar informações sobre pacotes, tarifas, reservas e explicar a localização do hotel. Uma entrevista que promete inspirar empreendedores e mostrar novas perspectivas para o turismo regional.
L
Lula defende criação de reserva estratégica de combustíveis no Brasil

Lula defende criação de reserva estratégica de combustíveis no Brasil

Presidente propõe estoque regulador para proteger o país de crises internacionais; Petrobras anuncia R$ 9 bilhões em investimentos em Minas Gerais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes solicita parecer da PGR sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Moraes solicita parecer da PGR sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Ex-presidente está internado com pneumonia bacteriana após relatório de presídio apontar risco de morte; defesa aguarda decisão do STF.
L
Mendonça afirma que juiz não deve ser estrela e sim assumir responsabilidade

Mendonça afirma que juiz não deve ser estrela e sim assumir responsabilidade

Relator do caso Banco Master defende serenidade em decisões judiciais; ministro assumiu inquérito após saída de Dias Toffoli.
L
Sílvia Cristina: filiação fortalece o Progressistas

Sílvia Cristina: filiação fortalece o Progressistas

Pastor João do Cerna se filia ao partido em Rolim de Moura e reforça atuação social voltada à recuperação de dependentes químicos.
L

Cabixi recebe nova ambulância e Cláudia de Jesus reforça compromisso com a saúde

Deputada estadual Cláudia de Jesus destina emenda de R$ 450 mil para aquisição de veículo de urgência e emergência no município
L
Moraes vota por repercussão geral em caso Mariana Ferrer no STF

Moraes vota por repercussão geral em caso Mariana Ferrer no STF

Ministro defende que Supremo crie tese nacional sobre constrangimento ilegal de vítimas em processos de crimes sexuais; julgamento virtual segue até o dia 27.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal destrói draga de garimpo ilegal no Rio Madeira

Polícia Federal destrói draga de garimpo ilegal no Rio Madeira

Operação Iterum II neutraliza estrutura completa de extração de ouro em Rondônia; ação conjunta com Ibama combate crimes ambientais no leito do rio.
10
Casal de 24 anos acaba na delegacia após briga doméstica

Casal de 24 anos acaba na delegacia após briga doméstica

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de violência doméstica, onde a mulher relatou ter sido agredida com chutes e xingamentos antes de reagir para se defender do marido.
16
Polícia Civil de Rondônia prende foragido de MG condenado por matar policial

Polícia Civil de Rondônia prende foragido de MG condenado por matar policial

Ação da DRACO2 e GAECO localiza criminoso em Cacoal; condenado portava arma ilegal no momento da abordagem.
14
PRF apreende mais de 20 kg de entorpecentes em Ji-Paraná

PRF apreende mais de 20 kg de entorpecentes em Ji-Paraná

Polícia prende homem de 27 anos na BR-364 com carregamento de pasta base de cocaína em ônibus interestadual
12
Foragido do Urso Branco é recapturado na BR-364

Foragido do Urso Branco é recapturado na BR-364

Apenado de alta periculosidade, foi localizado por policiais militares enquanto tentava fugir de Porto Velho
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Banco Central comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

Banco Central comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

Incidente em sistemas da Pefisa S.A. expôs informações cadastrais de clientes; autarquia afirma que senhas e saldos bancários permanecem protegidos.
L
Porto Velho recebe 2ª edição da Semana S do Comércio

Porto Velho recebe 2ª edição da Semana S do Comércio

Evento do Sistema Fecomércio acontece em maio com serviços gratuitos, palestras e atrações culturais; expectativa é superar 13 mil atendimentos.
L
Conmebol altera critérios de desempate da Libertadores

Conmebol altera critérios de desempate da Libertadores

Confronto direto passa a ser o primeiro parâmetro de classificação na fase de grupos; mudança vale para a edição de 2026 e afeta também a Sul-Americana.
L
Fome recua em lares do Bolsa Família chefiados por mulheres

Fome recua em lares do Bolsa Família chefiados por mulheres

Estudo da FGV revela que 71% dos domicílios que atingiram segurança alimentar são liderados por figuras femininas; impacto é maior entre mulheres negras.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso e fixa prazo de posse

Jaru abre inscrições para o Barco Cross e Corrida de Caiaque

Competições tradicionais no Rio Jaru acontecem em abril; evento terá shows artísticos e categorias de remo e velocidade.
L
Vitória Morão leva arte amazônica ao Agenda News

Vitória Morão leva arte amazônica ao Agenda News

Artista visual de Porto Velho compartilhou trajetória, desafios e conquistas em entrevista marcada por identidade e valorização cultural.
L
O agente secreto disputa oito troféus no prêmio Platino

O agente secreto disputa oito troféus no prêmio Platino

Longa de Kleber Mendonça Filho é destaque em premiação no México com indicações para Wagner Moura e melhor direção; Brasil tem sete obras finalistas.
L