TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

IFRO comemora com estudantes resultados no ENEM 2023

Os destaques atuais são especialmente em relação à avaliação da Redação, em que os que responderam o questionário estavam entre 980 e 600 pontos alcançados.

Por IFRO - 20

Publicado em 

IFRO comemora com estudantes resultados no ENEM 2023
Divulgação/Ifro

Mais um ano de emoção no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) com o compartilhamento de notas dos estudantes que prestaram o Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio). No ano passado, uma das notícias foi esta aqui, divulgando respostas ao formulário que a Assessoria de Comunicação e Eventos (ASCOM/IFRO) vem elaborando anualmente para retorno dos êxitos alcançados. Neste mês de janeiro, cerca de 80 respostas foram enviadas.

Conforme o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRO, Mauro Henrique Miranda de Alcântara, “o sucesso dos estudantes do IFRO no Enem é o resultado de uma educação de qualidade e que transforma vidas! A nossa missão é a promoção de uma educação profissional, científica e tecnológica, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambientalmente sustentável. Esse resultado fantástico no mais importante exame do ensino médio nacional, e um dos mais importantes do mundo, é a prova de que essa missão está sendo cumprida com zelo e grande sucesso. Parabéns aos estudantes por essa conquista. E parabéns aos profissionais de educação do IFRO, que se dedicam em continuarem fazendo uma Educação que Transforma Vidas”.

Os destaques atuais são especialmente em relação à avaliação da Redação, em que os que responderam o questionário estavam entre 980 e 600 pontos alcançados. Do Campus Jaru, Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio, Dandara Melissa Alves foi uma das alunas com 980 pontos na Redação, obtendo ainda médias superiores a 640 nas demais áreas avaliadas. Mesmo sendo um resultado que ela diz ter sido inesperado, sente-se “extremamente orgulhosa e motivada para explorar novas oportunidades acadêmicas. Minhas expectativas incluem ingressar em uma universidade renomada e contribuir para minha área de interesse: Tecnologia da Informação. O IFRO foi, sem sombra de dúvidas, o que mais contribuiu para que eu pudesse alcançar essa conquista, principalmente com as aulas de português focadas em redação, aulões e acesso a plataformas de letramento. Sou muito grata a essa instituição”.

Vitória Mayra da Silva Souza é outra estudante que tirou 980 na Redação. Ela que cursou Técnico em Química no Campus Porto Velho Calama afirma que seu desempenho se deve “aos aulões de redação”, pois “foram essenciais para obter o resultado. Espero ingressar na UNIR”. Um entre os oito que responderam ter obtido nota 960 na Redação, Giuseppe Spirotto Stein de Oliveira Mesquita, concluinte do Técnico em Informática no Campus Cacoal, destaca ter “boas expectativas do que virá a frente. Após meses de estudo, parte do sucesso se deve ao IFRO e a sua educação, com a ajuda dos professores e da equipe do campus”. As médias de Giuseppe nas outras provas também foram altas, incluindo 846.6 em Matemática e suas Tecnologias.

Alcançaram nota 960 na redação: Carlem Alexandre da Silva Filho/Campus Ji-Paraná/Curso Técnico em Informática; Barbara Pedroso de Barros/Cacoal/Técnico em Agroecologia; Wata Negreiros Monteiro/Porto Velho Calama/Técnico em Informática; Hugo Teles Pereira/Cacoal/Técnico em Informática; Gabriel Ferreira de Andrade/Porto Velho Calama/Técnico em Química; Vinicius Calado de Carvalho/Cacoal/Técnico em Agropecuária; e Talita Silva/Porto Velho Calama/Técnico em Química.

Resumindo seu sentimento em relação à conquista no último Enem, Vinicius de Carvalho diz: “cumpri o que almejei para o Enem 2023, aumentando significativamente meus resultados em todas as áreas do conhecimento. O IFRO não proporciona aos alunos um ensino diretamente voltado para o Enem, mas, ao mesmo tempo, disponibiliza materiais e didáticas que fazem com que o aluno possa aprender os conteúdos que frequentemente caem na prova”.

Doze estudantes tiraram nota 940 na Redação: Luiz Eduardo Menezes Couto/Porto Velho Calama/Técnico em Quimica; João Pedro Teixeira Magnabosco/Ji-Paraná/Técnico em Química; Maria Beatriz Ramos Rivarola/Guajará-Mirim/Técnico em Biotecnologia; Geovanna Cristina Marinho Dourado/Porto Velho Calama/Técnico em Edificações; Julia Vitoria Queiroz dos Santos/Porto Velho Calama/Técnico em Eletrotécnica; Eduarda Salomão Felipe/Cacoal/Técnico em Agropecuária; Julia Pereira Cruz/Ji-Paraná/Técnico em Química; Wesley Kauê Batista Mota/Porto Velho Calama/Técnico em Edificações; Yuli Oliveira da Guarda/Porto Velho Calama/Técnico em Eletrotécnica; Paulo Eduardo Ribeiro Farage/Ariquemes/Técnico em Alimentos; Yasmin Simão Negreiros/Porto Velho Calama/Técnico em Química; Kauã Breno Tossat do Nascimento/Porto Velho Calama/Técnico em Informática.

Desse grupo, Julia Vitoria diz ainda não ter feito para valer a prova, foi apenas para conhecer: “esse ano eu fiz como treineira e foquei mais na redação, minha professora de língua portuguesa foi essencial para obter esse resultado no meu primeiro ano fazendo o Enem, sempre passando redações como atividade e nos dando dicas”. E há os que estão de olho nos novos desafios que virão em 2024. É o caso da Julia Pereira, para quem “alcançar essas notas e principalmente os 940 pontos na redação do Enem é motivo de grande felicidade para mim. Essa conquista reflete não apenas minha dedicação, mas também a excelência do ensino proporcionado pelo IFRO. Esses três anos de estudo foram fundamentais para superar minhas expectativas, e melhoramento na aprendizagem”.

“Só quem se empenha sabe o quão gratificante é esse resultado, estou extremamente feliz. O papel do IFRO foi fundamental, pois sem ele, bem como os professores capacitados e empenhados em nos ensinar, não seria possível”, ressalta Maria Beatriz do Campus Guajará. E Paulo Eduardo do Campus Ariquemes, que tirou médias entre 690 e 781 nas demais áreas avaliadas na prova nacional, se diz feliz e ansioso para o futuro: “sou muito grato ao IFRO pela educação de alta qualidade, pelo apoio do corpo docente e as oportunidades acadêmicas que ele proporciona”.

Mais 14 alunos ligados ao IFRO ficam com 920 pontos na Redação. Neste grupo, duas não são da modalidade integrado ao ensino médio. Débora Tomaz Moreira cursa Ciências Biológicas no Campus Ariquemes e Eduarda Vitória Leigue de Lima foi aluna do Técnico em Informática Concomitante ao Ensino Médio no Campus Porto Velho Zona Norte. Os demais são João Gabriel dos Santos  /Campus Guajará-Mirim/Técnico em Biotecnologia; Maria Eduarda Marafon Cruz/Cacoal/Técnico em Agropecuária; Sophia Lara Gonçalves Ribeiro/Cacoal/Técnico em Agropecuária; Thiciany de Almeida Fortunato/Cacoal/Técnico em Informática; Franciely da Silva Cavalcante/Porto Velho Calama/Técnico em Edificações; Maciely dos Santos/Porto Velho Calama/Técnico em Informática; Bryan Fernando Serafim Costa/Ariquemes/Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Kewillem Nikoly Leme Gonçalves/Ji-Paraná/Técnico em Informática; Maria Eduarda Nunes Figueira/Porto Velho Calama/Técnico em Edificações; Kethely Thalita de Santana/Jaru/Técnico em Alimentos; Enzo Luan de Souza Cortez/Guajará-Mirim/Técnico em Informática; e Adriely Eler Costa/Jaru/Técnico em Comércio.

Obtendo destaque nas demais disciplinas da prova, Thiciany Fortunato demonstra que estudar no Instituto Federal proporcionou a ela “uma educação de qualidade para alcançar esse desempenho”. Para Adriely Costa “a alegria transborda ao ver o resultado, pois no IFRO não apenas aprendemos, vivemos uma educação que nos transforma. Cada experiência, amizade e desafio moldam não só nosso conhecimento, mas também nosso ser”.

A nota de 900 pontos na Redação teve ao menos 16 estudantes do IFRO: Ely de Jesus Relvas Júnior, Shakira Gabriele Eguigenes Dantas, Laura Giordânia Amorim de Lima, Andressa Leite Alencar, Jamily Neves, Amanda Pedroso de Barros, Tenório Leal Carvalho Souza, Hamábily Alves dos Santos, Nilton Junior Almeida Dias, Kamylla Rodrigues da Silva, Taline Rodrigues França, Kamilla Teles, Diego Viana da Silva, Renan Braga Reis, Ester Vettorazzi Duque Duarte do Espírito Santo e Jessyca Laís dos Santos Carvalho.

“Em primeiro lugar, foi no IFRO que meu interesse pelos estudos e pela educação se elevaram, pois o ensino que me foi proporcionado me mostrou a grande importância do conhecimento para a vida e é o que, atualmente, me faz lutar por uma vaga no ensino superior”, afirma Shakira Dantas, que cursou o Técnico em Biotecnologia no Campus Guajará-Mirim.

Das notas de Redação que ficaram entre 880 e 800, foram mais 18 respostas. Sara Moreira dos Santos, Lívia Reiscilyn Entringer Santos, Paulo Vinicius Silva Schmitt, Vinícius Faria Effgen, Maria Luísa Corrêa Barata, Julia de Freitas e Júlio Cesar Lima de Souza tiveram nota 880. A nota de Camila Oliveira Ortolane foi 860. E Eduarda Nogueira Martins, Kemily Freitas dos Santos, Anny Ellen Teles da Silva e Maria Eduarda Dias Chaves tiraram 840. A nota 820 foi alcançada por Jhonatan Welington Alexandrino de Lima, Nicole Costa Feitoza e Kauane dos Santos Miranda.  Por fim, Alexandre Guimarães Rodrigues, Emili Carneiro de Aquino e Kayo Ramos Pereira, receberam a nota 800.

Nos depoimentos registrados, muitos foram os alunos que agradeceram aos professores e demais servidores que contribuíram de forma direta ou indireta na conquista obtida. A escrita de um texto adequado ao solicitado pela banca de avaliação, com coesão e coerência necessárias. “Eu estou muito contente com o meu resultado. O IFRO teve um papel muito importante na minha caminhada, pois tive professores excelentes e que sempre estavam à disposição para me ajudar, sou muito grata a eles por isso”, comentou Maria Luísa Barata, egressa do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, do Campus Porto Velho Calama.

 Ainda fazem parte da comemoração Clara Marcieli Barros Venâncio e Thayna Albuquerque Silva (780 pontos), Gabrielly Menezes de Oliveira (760), Luiz Henrique Augusto Haeser (680), Evyllin Machado Orneles (640) e Kevyn Ruan Castilho Martins (600). Além de todos os demais que não compartilharam suas notas, mas que com esforço fizeram os dois domingos de prova e vão buscar novas oportunidades, levando o conhecimento adquirido ao longo da jornada em algum dos 10 campi e das demais ofertas de cursos que são feitas via polo de educação a distância do IFRO.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Parceria entre prefeitura de Porto Velho e iniciativa privada amplia inclusão digital no Assentamento Santa Rita
L
Ano letivo 2026 começa na zona rural de Porto Velho com entrega de uniformes e incentivos

Ano letivo 2026 começa na zona rural de Porto Velho com entrega de uniformes e incentivos

Prefeitura inicia aulas para cerca de 10 mil estudantes do campo com kits escolares, uniformes e ações de valorização educacional
L
Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta-feira

Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta-feira

Entrega de documentos deve ser feita diretamente na instituição privada de ensino.
L
Estudante indígena da Mediação Tecnológica é aprovado em Medicina na Unir

Estudante indígena da Mediação Tecnológica é aprovado em Medicina na Unir

A política educacional, amplia o acesso ao ensino em regiões mais distantes do estado, como distritos, áreas rurais e comunidades indígenas.
L
PS UNIR 2026: último dia para inscrição com notas

PS UNIR 2026: último dia para inscrição com notas

Candidatos podem se inscrever no PS UNIR 2026 usando notas do Ensino Médio para disputar vagas remanescentes em cursos presenciais e a distância.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval em Porto Velho ocorre com tranquilidade e segurança reforçada em Rondônia, afirma Polícia Militar

Carnaval em Porto Velho ocorre com tranquilidade e segurança reforçada em Rondônia, afirma Polícia Militar

Apenas uma ocorrência relevante foi registrada na Capital; PM intensificou policiamento em todo o Estado durante o Carnaval 2026
L

Caso Juliana de Matos: estudantes pedem justiça em vídeo

Líderes de turma de Direito da FIMCA e da Metropolitana se manifestam com respeito e responsabilidade, pedem justiça pela morte de Juliana e defendem medidas de segurança, protocolos claros e ambulatório no campus.
L

Ponto & Contraponto: Luiz Carlos Freire e a música como arte a favor da vida

desenvolvimento humano e fortalecimento da cidadania, mostrando que a arte vai muito além do palco e da técnica, ela também salva, educa e transforma vidas.
L
Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Recursos do Novo PAC fortalecem infraestrutura, ampliam a produção de vacinas e buscam garantir autonomia do Brasil na fabricação de imunizantes e soros.
L

Caso Juliana de Matos: Polícia detalha investigação sobre morte da professora e escrivã em Porto Velho

Delegada Leisaloma Carvalho explicou o andamento do inquérito, descartou boatos sobre notas e relacionamento amoroso e afirmou que a principal linha aponta para crime motivado por frustração e não aceitação da rejeição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Deputado defende Programa Estadual de Regularização Transitória, assegurando segurança jurídica e continuidade das atividades produtivas na região.
L
Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Parlamentar articula regularização fundiária em Monte Negro e Buritis, protegendo produtores locais e garantindo posse definitiva da terra.
L
Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Ministro do STF solicita parecer do Comando Militar do Planalto sobre pedido feito por general condenado pela trama golpista e mantido sob custódia militar em Brasília.
L
Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Projeto aprovado por unanimidade busca ampliar visibilidade, inclusão e políticas públicas voltadas à comunicação como direito
L
Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Evento no Butantan marcou início da vacinação contra a dengue para profissionais do SUS.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

Uma mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por crime de receptação.
10
Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Na ocasião, o suspeito que foi preso em flagrante disse ter tido um relacionamento amoroso de três meses com Juliana, e decidiu cometer o crime após a vítima se distanciar e reatar o casamento com o ex-marido.
16
Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Durante coletiva a polícia detalhou andamento das investigações e descartou vínculo acadêmico ou relacionamento com o suspeito
L
Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Ocorrências quase simultâneas envolveram carro e moto em avenida urbana e colisão traseira na BR-364, sem registro de feridos graves.
14
Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Vítima tentou atravessar a rodovia fora da faixa de pedestres, foi atingida por um carro em alta velocidade e morreu ainda no local do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: V & R COMERCIO DE DERIVADOS DE PETROLEO LTDA

Licença Ambiental de Operação (L.A.O) Nº 159035
L

Requerimento da Outorga: Janilda Fiau Silva

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento de Renovação da Outorga da SED ENTRONCAMENTO:  ENERGISA RONDÔNIA – DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A.

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS DO POÇO TUBULAR PROFUNDO
L

Requerimento de Outorga: PAULO HENRIQUE DOS SANTOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Iniciativa do MDIC oferece financiamento com juros baixos para autônomos, cooperativas e empresas de transporte em todo o país.
L
Cesta básica em janeiro: preços sobem na maioria das capitais brasileiras

Cesta básica em janeiro: preços sobem na maioria das capitais brasileiras

Pesquisa da Conab e DIEESE aponta aumento do custo da alimentação em 24 capitais e variações negativas em apenas três municípios.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.