SEGUNDA-FEIRA, 19/01/2026

Em destaque

Políticas potencializam trajetórias e criam oportunidade para jovens

Projeto Virando o Jogo, no Ceará, chegou a mais de 5 mil jovens.

Por Ludmilla Souza - 35

Publicado em 

Políticas potencializam trajetórias e criam oportunidade para jovens
© Arquivo pessoal/Divulgação

A jovem Nayane Silva (foto) era estudante do primeiro ano do ensino médio quando engravidou da filha, aos 18 anos. “Estudei até quando eu estava com seis meses de gestação, a barriga foi crescendo, não tinha como subir uma rampa que dava acesso à escola, então parei os estudos”, conta ela, que passou quatro anos fora da escola, até que conheceu o projeto Virando o Jogo em Fortaleza. Aluna da quinta edição do projeto, a jovem mãe está fazendo curso de salgadeira.

“Me senti muito acolhida e fui gostando cada vez mais das aulas, com os psicólogos, fui saindo do sedentarismo, criando novos hábitos e conhecimentos. Hoje sou salgadeira, amo culinária. O projeto tem me ajudado bastante, tanto psicologicamente, como fisicamente, com os esportes oferecidos saí da obesidade e do sedentarismo, agora sou apaixonada por esporte e sou saudável”, conta Nayane, de 23 anos.

No momento, ela está sem emprego. “É muito difícil, faltam oportunidades!”. Mas, agora reinserida no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), onde estuda as disciplinas dos três anos do ensino médio, quer prestar concurso para a Guarda Municipal de Fortaleza. “Vou me preparar para o próximo concurso, não gostava de estudar e hoje tenho prazer em aprender. Vou estudar e não vou parar até chegar a hora da aprovação.”

O jovem Carlos Daniel Carneiro de Sousa é colega da Nayane no curso de salgadeiro. Ele terminou o ensino médio e no momento está sem trabalhar, mas o projeto o motiva. “Minha vida se encontrava meio sem sentido, seguia apenas por seguir. Havia parado em 2020 no 1° ano do médio e foi no período da pandemia, estava bem desinteressado na vida. Mas, a experiência no Virando o Jogo tem sido de aprendizado e de autoconhecimento, um misto muito grande. A vida ainda está um pouco turbulenta, mas me sinto muito melhor, em relação ao início do projeto mudei bastante.”

Aos 22 anos, ele sonha em montar seu próprio negócio. “Quero ter um restaurante ou algo relacionado a gastronomia”. Atualmente ele estuda por conta própria em casa para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Meus planos atuais são trabalhar em uma cozinha e adquirir conhecimento, mais na frente fazer uma faculdade e em alguns anos abrir meu negócio.”

Mateus Santos da Silva foi aluno da primeira edição. Fez curso de assistente administrativo e, durante a edição, foi reinserido no EJA semipresencial e aprovado na seleção de jovem aprendiz no Banco do Nordeste. Mas, antes do projeto, não era assim.

“Eu não trabalhava, eu não estudava e ficava só em casa, abandonei os estudos porque arranjei um trabalho, depois fiquei sem os estudos e sem o trabalho”. Mas o projeto transformou a vida dele. “Consegui ingressar no Ceja para concluir os estudos, tive direito a vários cursos e à ajuda de custo, que dava para ajudar em casa. Foi uma experiência muito boa, os professores são ótimos!”

Mateus foi efetivado no banco depois de um ano e meio como jovem aprendiz e ainda cursa duas faculdades ao mesmo tempo. “Estou no segundo semestre da faculdade de administração e de processos gerenciais também.”

Aos 22 anos, ele também quer fazer concurso público. “Meu sonho é terminar as duas faculdades, conseguir um bom emprego e ainda pretendo passar em concurso público e vou passar!”.

Nayane e Carlos estão no projeto Virando o Jogo, que em Fortaleza e em Sobral chegou a 5.180 jovens cearenses que não estudam e nem trabalham, ou, como o jovem Mateus, não estudavam e não trabalhavam e tiveram a vida transformada. A iniciativa do governo do estado do Ceará envolve órgãos das áreas de educação, da segurança pública, a Fundação de Amparo à Pesquisa, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A história desses e de outros jovens foi registrada no livro-reportagem Aqui Contém Sonhos: Narrativas em torno do Projeto Virando o Jogo.

O projeto possibilita acesso gratuito a cursos profissionalizantes certificados pelo Senac e, paralelamente, promove ações de reinserção escolar junto a quem interrompeu os estudos e tem interesse em voltar a estudar, reconduzindo cada jovem participante evadido ao ensino regular.

Ao vestir a camisa do Virando o Jogo, o “botão” da virada é acionado em diferentes fases: ao longo do processo formativo, participantes do projeto Virando o Jogo passam por formação cidadã, qualificação profissional, ações comunitárias e atividades socioculturais, além de adquirir noções de empreendedorismo e gestão financeira. Contam ainda com atendimento psicossocial e acompanhamento familiar, quando necessário, assim como ajuda de custo, vale-transporte, material didático, uniforme, lanche e outros benefícios sociais.

Quem avançou em todas as “casas” do projeto Virando o Jogo sai com certificado técnico-profissional assinado pelo Senac, perspectiva de encaminhamento para estágios ou empregos, pequenos negócios iniciados ou em planejamento e um currículo mais encorpado, o que resulta em chances mais sólidas para ingressar no mercado de trabalho.

Com recursos do Programa de Prevenção e Redução à Violência do Estado do Ceará (PReVio), o governo do estado afirma que em 2023 o projeto vai chegar a três municípios cearenses: Caucaia, Maracanaú e Maranguape. Em 2024, serão ainda acrescidos Itapipoca, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Com isso, a estimativa é atingir a marca de 20 mil adolescentes e jovens atendidos em todo o estado.

Avaliação

A iniciativa do projeto Virando o Jogo levou a um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Fortaleza (Unifor)  a analisá-lo, assim como a situação do jovem que está fora da escola e do trabalho. Na visão do pesquisador Gustavo Raposo, primeiro é preciso pensar o sentido do termo nem-nem.

“Nem estuda, nem trabalha, essa ideia é de que esse jovem está numa situação muito vulnerável, porque ele deveria estar estudando e não está. Ao não estudar prejudica o futuro profissional dele, o futuro da renda e também não estar trabalhando faz com que ele fique ainda mais vulnerável, exposto ao recrutamento para atividades ilícitas e isso acaba se transformando num duplo efeito de risco. E tem um contingente muito grande de jovens que estão nessa situação”, lamenta o pesquisador, que trabalha com direitos humanos e pesquisa empírica.

O pesquisador explica que é preciso analisar o que faz esse jovem estar fora da escola. “Tem muitas questões relacionadas à violência urbana, deslocamento, efeito do controle das organizações criminosas sobre os territórios, uma infinidade de possibilidades e aspectos que podem ser tratados pra pensar por que esse jovem não está dentro da escola.”

O ambiente escolar também influencia para este abandono. “Outro aspecto importante diz respeito à própria escola: por que não consegue manter esse jovem dentro da escola? Será que a escola é ruim, será que tem violência dentro dessa escola, será que ela não está oferecendo uma formação adequada para esse jovem, que faça com que ele se sinta estimulado e atraído para ficar dentro da escola? A dinâmica também relacionada à escola que tem que ser observada.”

Quanto à dimensão profissional, o pesquisador frisa que o jovem pode ocasionalmente trabalhar, embora precariamente. “Ele está fazendo bicos, se movimentando, às vezes transitando entre atividades lícitas, como entrega, e ilícitas, fazendo pequenos trabalhos associados ao mundo crime, tem uma situação que esse jovem que a gente diz que não trabalha, na verdade ele está se virando de todo jeito para sobreviver, mesmo que não tenha uma atividade fixa permanente.”

Para Raposo, é preciso refletir que esse jovem é supervulnerável em todos os aspectos. “Essa situação destrói boa parte das perspectivas de futuro que ele tem e cria uma situação de vulnerabilidade que pode gerar riscos associados, inclusive à segurança e a atividades criminosas.” O pesquisador defende que esse jovem precisa ser cuidado.

“Precisa ser protegido, precisa haver investimentos, programas, que tragam esse jovem de volta para escola e, ao mesmo tempo, trabalhe a inserção ou a reinserção profissional dele. O nem-nem tem que ser acolhido porque ele é um jovem que tem potencial enorme, eles são criativos, têm projetos, sonhos, ideias inovadoras, mas estão, em grande medida, sem a capacidade de enxergar naquele horizonte que ele vive, ver o que ele pode fazer para sair daquilo.”

Para tanto, os projetos podem mudar a situação, analisa Raposo. “Os projetos mostram opções, caminhos, abrem uma porta, induzem esse movimento inercial que acaba fazendo com ele seja tragado por essa situação de vulnerabilidade em que vive.”

O pesquisador alerta, no entanto, para a visão negativa que há desses jovens. “É preciso muito cuidado com a ideia do jovem problema. Tem muita gente que fala: ‘Vamos investir para que eles não virem ‘ladrões’. Cuidado com essa abordagem. A abordagem do acolhimento, do apoio, da compreensão dos problemas que vivem, da oportunidade e da potencialidade que esse jovem tem, se for bem trabalhada, é adequada, é a perspectiva que a gente prefere atuar.”

Ele observa que falta de perspectiva dos jovens também não é um problema só brasileiro. “É é muito presente em outros países, essa falta de oportunidades, de perspectivas, o mercado de trabalho que não consegue absorver esses jovens, especialmente jovens negros, que vêm de grupos minoritários no exterior, principalmente afetando filhos de imigrantes, então não é um problema só brasileiro. Mas no Brasil é um problema de dimensão alarmante.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para o Sisu 2026 começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Sisu 2026 começam nesta segunda-feira

O processo seletivo oferece mais de 274 mil vagas em instituições públicas de ensino superior e permite o uso das notas das três últimas edições do Enem.
L
Governo de RO reforça calendário do Enem para inscrição em Sisu, Prouni e Fies

Governo de RO reforça calendário do Enem para inscrição em Sisu, Prouni e Fies

Com resultado do Enem divulgado, governo orienta estudantes de Rondônia sobre prazos de inscrição nos programas de acesso ao ensino superior
L
Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam em fevereiro

Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam em fevereiro

O programa federal oferece 12 mil bolsas de estudo para estudantes de graduação que formam professores da educação básica, com auxílio financeiro mensal de 1.050 reais.
L
Nota do Enem: Afya Ji-Paraná oferece até 100% de desconto

Nota do Enem: Afya Ji-Paraná oferece até 100% de desconto

Condição vale nesta sexta (16) até 21h e no sábado (17) até 18h, com vagas limitadas; descontos variam conforme a nota do Enem e não incluem Medicina.
L
IFRO Colorado do Oeste: seleção abre 11 bolsas no Educação Inclusiva

IFRO Colorado do Oeste: seleção abre 11 bolsas no Educação Inclusiva

Campus Colorado do Oeste está com inscrições on-line e gratuitas até 18 de janeiro para 11 vagas imediatas e cadastro reserva, com bolsas de R$ 2.200 a R$ 4.400.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026 começam nesta segunda-feira

Inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026 começam nesta segunda-feira

O Ministério do Esporte abriu o prazo para atletas de alto rendimento solicitarem o benefício, que oferece suporte financeiro mensal com base em resultados obtidos em 2025.
L

Historiador rondoniense refaz os caminhos do Mal. Rondon ao Monte Roraima

O pesquisador e historiador Prof. Dr. Lourismar Barroso percorreu 120 quilômetros a pé e refez, após quase um século, a última grande jornada de Rondon até o Tepuy Roraima.
L
Mudança na validade da CNH gera economia milionária para bons motoristas

Mudança na validade da CNH gera economia milionária para bons motoristas

A nova regra de renovação automática beneficiou mais de 300 mil condutores em sete dias, eliminando taxas e exames para quem não cometeu infrações no último ano.
L
Ministério da Saúde anuncia vacinação de profissionais contra dengue

Ministério da Saúde anuncia vacinação de profissionais contra dengue

A aplicação do imunizante Butantan-DV começa em fevereiro para trabalhadores da atenção primária, utilizando a primeira vacina de dose única do mundo desenvolvida com tecnologia nacional.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda-feira

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda-feira

Cerca de 18,8 milhões de famílias são contempladas neste mês com valor mínimo de 600 reais e o cronograma segue o final do NIS dos beneficiários.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prisão Perpétua: Justiça Necessária em Crimes contra a Vida

Prisão Perpétua: Justiça Necessária em Crimes contra a Vida

Caso em São Paulo citado nas redes e em artigos de opinião expõe indignação com progressão de regime e coloca no centro a pergunta: as penas atuais são suficientes para crimes hediondos contra a vida?
L
Coluna Espaço Aberto – Tempo, poder e ambição: a política de Porto Velho não espera o carnaval passar

Coluna Espaço Aberto – Tempo, poder e ambição: a política de Porto Velho não espera o carnaval passar

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia: articulações para 2026, obras no Cemetron, ônibus a R$ 3, operação no IPAM, caso Banco Master e investimentos da Energisa

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia: articulações para 2026, obras no Cemetron, ônibus a R$ 3, operação no IPAM, caso Banco Master e investimentos da Energisa

Marcos Rocha se aproxima do PSD e de Adailton Fúria; Senado entra no radar, Cemetron recebe reforma de R$ 19 milhões, Porto Velho amplia frota com mais 51 ônibus, Draco apura suspeitas no IPAM, Banco Master segue sob sigilo no STF e Energisa soma R$ 70 milhões em eficiência energética.
L
Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Publicidade

POLÍCIA

Picape atinge carro e foge sem prestar socorro em trecho da rodovia BR 174

Picape atinge carro e foge sem prestar socorro em trecho da rodovia BR 174

O acidente envolveu um veículo VW Gol ocupado por um casal, que saiu da pista e colidiu contra um poste de iluminação após ser atingido lateralmente por uma caminhonete.
10
Idoso de 83 anos morre após acidente com bicicleta elétrica em Cerejeiras

Idoso de 83 anos morre após acidente com bicicleta elétrica em Cerejeiras

O pioneiro Claudionor Francisco da Silva foi atingido por uma motoneta na BR-435; familiares questionam a demora na comunicação do óbito e buscam imagens da colisão.
18
Homem é preso em flagrante após espancar a própria mãe idosa no bairro Belém

Homem é preso em flagrante após espancar a própria mãe idosa no bairro Belém

O agressor, que apresenta histórico de dependência química, atingiu a vítima de 70 anos com socos e pontapés; vizinhos acionaram a Polícia Militar ao presenciarem a violência.
16
Vítima de tentativa de homicídio usa Libras para identificar agressor em RO

Vítima de tentativa de homicídio usa Libras para identificar agressor em RO

O homem, que cumpre pena no regime monitorado, foi atingido por um golpe de facão no pescoço e apontou um integrante de facção rival como o autor do crime.
14
Homem pede para ser preso após causar tumulto e simular pertencer a facção em RO

Homem pede para ser preso após causar tumulto e simular pertencer a facção em RO

O rapaz de 24 anos alegou problemas psiquiátricos e afirmou ter sido agredido após mentir sobre sua ligação com criminosos em uma casa noturna.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

X-Men no MCU: 8 mutantes que merecem destaque

X-Men no MCU: 8 mutantes que merecem destaque

Com os mutantes entrando de vez no universo da Marvel Studios, a nova fase abre espaço para heróis e vilões além de Wolverine e Deadpool brilharem em filmes e séries do Disney+.
L
Moradores flagram criminoso e fazem ameaça de morte após invasão em RO

Moradores flagram criminoso e fazem ameaça de morte após invasão em RO

O suspeito de 22 anos, que já atacou diversas casas no bairro Parque Cidade Jardim 2, foi detido por populares ao tentar invadir a mesma residência pela segunda vez.
10
Corpo é encontrado em quintal no bairro Alto Alegre após relatos de tiros

Corpo é encontrado em quintal no bairro Alto Alegre após relatos de tiros

A Polícia Militar isolou a área para o trabalho da perícia técnica; a vítima estava caída ao lado de uma bicicleta e ainda não foi identificada.
18
Jaru: inscrições na Escolinha de Futsal estão abertas

Jaru: inscrições na Escolinha de Futsal estão abertas

Semcelt abre matrículas presenciais para alunos de 6 a 17 anos, com turmas no Ginásio Sebastião Mesquita e novos polos no Jardim Europa e Jardim dos Estados.
L
Cavaleiro dos Sete Reinos: onde entra na linha do tempo

Cavaleiro dos Sete Reinos: onde entra na linha do tempo

O spin-off da HBO se passa no ano 209 Após a Conquista, acompanhando Duncan e o jovem Ovo em Westeros entre Casa do Dragão e Game of Thrones, em um período de paz frágil.
L
Governo dos Estados Unidos questiona critérios diplomáticos em resposta à Noruega

Governo dos Estados Unidos questiona critérios diplomáticos em resposta à Noruega

Donald Trump vinculou sua postura atual à ausência de reconhecimento internacional e voltou a contestar os fundamentos da soberania dinamarquesa sobre o território ártico.
L
Polícia Militar captura foragido da justiça em residência na zona sul

Polícia Militar captura foragido da justiça em residência na zona sul

O homem possuía dois mandados de prisão por roubo e furto expedidos pela 1ª Vara Criminal e foi localizado após denúncias anônimas sobre seu paradeiro.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.