SEXTA-FEIRA, 27/02/2026

Em destaque

Políticas potencializam trajetórias e criam oportunidade para jovens

Projeto Virando o Jogo, no Ceará, chegou a mais de 5 mil jovens.

Por Ludmilla Souza - 35

Publicado em 

Políticas potencializam trajetórias e criam oportunidade para jovens
© Arquivo pessoal/Divulgação

A jovem Nayane Silva (foto) era estudante do primeiro ano do ensino médio quando engravidou da filha, aos 18 anos. “Estudei até quando eu estava com seis meses de gestação, a barriga foi crescendo, não tinha como subir uma rampa que dava acesso à escola, então parei os estudos”, conta ela, que passou quatro anos fora da escola, até que conheceu o projeto Virando o Jogo em Fortaleza. Aluna da quinta edição do projeto, a jovem mãe está fazendo curso de salgadeira.

“Me senti muito acolhida e fui gostando cada vez mais das aulas, com os psicólogos, fui saindo do sedentarismo, criando novos hábitos e conhecimentos. Hoje sou salgadeira, amo culinária. O projeto tem me ajudado bastante, tanto psicologicamente, como fisicamente, com os esportes oferecidos saí da obesidade e do sedentarismo, agora sou apaixonada por esporte e sou saudável”, conta Nayane, de 23 anos.

No momento, ela está sem emprego. “É muito difícil, faltam oportunidades!”. Mas, agora reinserida no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), onde estuda as disciplinas dos três anos do ensino médio, quer prestar concurso para a Guarda Municipal de Fortaleza. “Vou me preparar para o próximo concurso, não gostava de estudar e hoje tenho prazer em aprender. Vou estudar e não vou parar até chegar a hora da aprovação.”

O jovem Carlos Daniel Carneiro de Sousa é colega da Nayane no curso de salgadeiro. Ele terminou o ensino médio e no momento está sem trabalhar, mas o projeto o motiva. “Minha vida se encontrava meio sem sentido, seguia apenas por seguir. Havia parado em 2020 no 1° ano do médio e foi no período da pandemia, estava bem desinteressado na vida. Mas, a experiência no Virando o Jogo tem sido de aprendizado e de autoconhecimento, um misto muito grande. A vida ainda está um pouco turbulenta, mas me sinto muito melhor, em relação ao início do projeto mudei bastante.”

Aos 22 anos, ele sonha em montar seu próprio negócio. “Quero ter um restaurante ou algo relacionado a gastronomia”. Atualmente ele estuda por conta própria em casa para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Meus planos atuais são trabalhar em uma cozinha e adquirir conhecimento, mais na frente fazer uma faculdade e em alguns anos abrir meu negócio.”

Mateus Santos da Silva foi aluno da primeira edição. Fez curso de assistente administrativo e, durante a edição, foi reinserido no EJA semipresencial e aprovado na seleção de jovem aprendiz no Banco do Nordeste. Mas, antes do projeto, não era assim.

“Eu não trabalhava, eu não estudava e ficava só em casa, abandonei os estudos porque arranjei um trabalho, depois fiquei sem os estudos e sem o trabalho”. Mas o projeto transformou a vida dele. “Consegui ingressar no Ceja para concluir os estudos, tive direito a vários cursos e à ajuda de custo, que dava para ajudar em casa. Foi uma experiência muito boa, os professores são ótimos!”

Mateus foi efetivado no banco depois de um ano e meio como jovem aprendiz e ainda cursa duas faculdades ao mesmo tempo. “Estou no segundo semestre da faculdade de administração e de processos gerenciais também.”

Aos 22 anos, ele também quer fazer concurso público. “Meu sonho é terminar as duas faculdades, conseguir um bom emprego e ainda pretendo passar em concurso público e vou passar!”.

Nayane e Carlos estão no projeto Virando o Jogo, que em Fortaleza e em Sobral chegou a 5.180 jovens cearenses que não estudam e nem trabalham, ou, como o jovem Mateus, não estudavam e não trabalhavam e tiveram a vida transformada. A iniciativa do governo do estado do Ceará envolve órgãos das áreas de educação, da segurança pública, a Fundação de Amparo à Pesquisa, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A história desses e de outros jovens foi registrada no livro-reportagem Aqui Contém Sonhos: Narrativas em torno do Projeto Virando o Jogo.

O projeto possibilita acesso gratuito a cursos profissionalizantes certificados pelo Senac e, paralelamente, promove ações de reinserção escolar junto a quem interrompeu os estudos e tem interesse em voltar a estudar, reconduzindo cada jovem participante evadido ao ensino regular.

Ao vestir a camisa do Virando o Jogo, o “botão” da virada é acionado em diferentes fases: ao longo do processo formativo, participantes do projeto Virando o Jogo passam por formação cidadã, qualificação profissional, ações comunitárias e atividades socioculturais, além de adquirir noções de empreendedorismo e gestão financeira. Contam ainda com atendimento psicossocial e acompanhamento familiar, quando necessário, assim como ajuda de custo, vale-transporte, material didático, uniforme, lanche e outros benefícios sociais.

Quem avançou em todas as “casas” do projeto Virando o Jogo sai com certificado técnico-profissional assinado pelo Senac, perspectiva de encaminhamento para estágios ou empregos, pequenos negócios iniciados ou em planejamento e um currículo mais encorpado, o que resulta em chances mais sólidas para ingressar no mercado de trabalho.

Com recursos do Programa de Prevenção e Redução à Violência do Estado do Ceará (PReVio), o governo do estado afirma que em 2023 o projeto vai chegar a três municípios cearenses: Caucaia, Maracanaú e Maranguape. Em 2024, serão ainda acrescidos Itapipoca, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Com isso, a estimativa é atingir a marca de 20 mil adolescentes e jovens atendidos em todo o estado.

Avaliação

A iniciativa do projeto Virando o Jogo levou a um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Fortaleza (Unifor)  a analisá-lo, assim como a situação do jovem que está fora da escola e do trabalho. Na visão do pesquisador Gustavo Raposo, primeiro é preciso pensar o sentido do termo nem-nem.

“Nem estuda, nem trabalha, essa ideia é de que esse jovem está numa situação muito vulnerável, porque ele deveria estar estudando e não está. Ao não estudar prejudica o futuro profissional dele, o futuro da renda e também não estar trabalhando faz com que ele fique ainda mais vulnerável, exposto ao recrutamento para atividades ilícitas e isso acaba se transformando num duplo efeito de risco. E tem um contingente muito grande de jovens que estão nessa situação”, lamenta o pesquisador, que trabalha com direitos humanos e pesquisa empírica.

O pesquisador explica que é preciso analisar o que faz esse jovem estar fora da escola. “Tem muitas questões relacionadas à violência urbana, deslocamento, efeito do controle das organizações criminosas sobre os territórios, uma infinidade de possibilidades e aspectos que podem ser tratados pra pensar por que esse jovem não está dentro da escola.”

O ambiente escolar também influencia para este abandono. “Outro aspecto importante diz respeito à própria escola: por que não consegue manter esse jovem dentro da escola? Será que a escola é ruim, será que tem violência dentro dessa escola, será que ela não está oferecendo uma formação adequada para esse jovem, que faça com que ele se sinta estimulado e atraído para ficar dentro da escola? A dinâmica também relacionada à escola que tem que ser observada.”

Quanto à dimensão profissional, o pesquisador frisa que o jovem pode ocasionalmente trabalhar, embora precariamente. “Ele está fazendo bicos, se movimentando, às vezes transitando entre atividades lícitas, como entrega, e ilícitas, fazendo pequenos trabalhos associados ao mundo crime, tem uma situação que esse jovem que a gente diz que não trabalha, na verdade ele está se virando de todo jeito para sobreviver, mesmo que não tenha uma atividade fixa permanente.”

Para Raposo, é preciso refletir que esse jovem é supervulnerável em todos os aspectos. “Essa situação destrói boa parte das perspectivas de futuro que ele tem e cria uma situação de vulnerabilidade que pode gerar riscos associados, inclusive à segurança e a atividades criminosas.” O pesquisador defende que esse jovem precisa ser cuidado.

“Precisa ser protegido, precisa haver investimentos, programas, que tragam esse jovem de volta para escola e, ao mesmo tempo, trabalhe a inserção ou a reinserção profissional dele. O nem-nem tem que ser acolhido porque ele é um jovem que tem potencial enorme, eles são criativos, têm projetos, sonhos, ideias inovadoras, mas estão, em grande medida, sem a capacidade de enxergar naquele horizonte que ele vive, ver o que ele pode fazer para sair daquilo.”

Para tanto, os projetos podem mudar a situação, analisa Raposo. “Os projetos mostram opções, caminhos, abrem uma porta, induzem esse movimento inercial que acaba fazendo com ele seja tragado por essa situação de vulnerabilidade em que vive.”

O pesquisador alerta, no entanto, para a visão negativa que há desses jovens. “É preciso muito cuidado com a ideia do jovem problema. Tem muita gente que fala: ‘Vamos investir para que eles não virem ‘ladrões’. Cuidado com essa abordagem. A abordagem do acolhimento, do apoio, da compreensão dos problemas que vivem, da oportunidade e da potencialidade que esse jovem tem, se for bem trabalhada, é adequada, é a perspectiva que a gente prefere atuar.”

Ele observa que falta de perspectiva dos jovens também não é um problema só brasileiro. “É é muito presente em outros países, essa falta de oportunidades, de perspectivas, o mercado de trabalho que não consegue absorver esses jovens, especialmente jovens negros, que vêm de grupos minoritários no exterior, principalmente afetando filhos de imigrantes, então não é um problema só brasileiro. Mas no Brasil é um problema de dimensão alarmante.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Censo Escolar 2025: Frequência no ensino fundamental chega a 99,5%

Censo Escolar 2025: Frequência no ensino fundamental chega a 99,5%

Dados revelam universalização do acesso na idade obrigatória e queda histórica no atraso escolar; MEC destaca impacto do programa Pé-de-Meia no ensino médio.
L
Censo Escolar 2025: Brasil registra queda de 1 milhão de matrículas na educação básica

Censo Escolar 2025: Brasil registra queda de 1 milhão de matrículas na educação básica

MEC e Inep apontam que redução é reflexo da transição demográfica e de maior eficiência do sistema; distorção idade-série caiu drasticamente.
L
Cursos profissionalizantes: inscrições estão abertas

Cursos profissionalizantes: inscrições estão abertas

Cursos profissionalizantes presenciais seguem com inscrições abertas até 5 de março em Porto Velho, com opções técnicas e de qualificação em diversas áreas.
L
MEC autoriza Campus Buritis do Ifro com R$ 12,3 mi

MEC autoriza Campus Buritis do Ifro com R$ 12,3 mi

Novo Campus Buritis do Ifro será construído com recursos do Novo PAC. Também foram autorizados restaurantes estudantis e bibliotecas em outras unidades de Rondônia.
L
MEC autoriza RU da Unir em Rolim de Moura: investimento de R$ 16,3 mi

MEC autoriza RU da Unir em Rolim de Moura: investimento de R$ 16,3 mi

O Restaurante Universitário da Unir em Rolim de Moura terá obras retomadas com recursos do Novo PAC. Ministro também vistoriou teatro e futuro hospital universitário em Porto Velho.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Luiz Hermes Saraiva de Oliveira

Luiz Hermes Saraiva de Oliveira construiu trajetória marcada por ética, alegria e dedicação à família em Porto Velho, onde viveu grande parte de sua vida e formou laços duradouros.
L

Nota de pesar: Anaiza Lima de Medeiros

Familiares e amigos se despedem de Anaiza Lima de Medeiros, a Dona Naza, referência de acolhimento e amizade em Porto Velho, onde marcou gerações à frente de seu tradicional bar.
L

Hospital Universitário vai fortalecer a saúde em Porto Velho e reduzir pressão causada pela falta de investimentos do Governo do Estado

“Rondônia não tem Hospital Universitário, e essa é uma determinação do presidente Lula: que nenhum estado do país deixe de ter pelo menos uma unidade de hospital universitário”, destacou o ministro.
L

FALAÊ Podcast: Pastor Fábio Oliveira fala sobre fé, teologia e escatologia bíblica

Membro da Igreja Aviva, escritor e professor, Pastor Fábio Oliveira participa do programa para conversar sobre estudos bíblicos, propósito e a missão de ensinar com clareza e responsabilidade.
L

Agenda News: Deise Menghi apresenta a Terapia Seven Healings

A terapeuta explica o método que atua na causa dos sintomas, integra mente e corpo e mostra como a Seven Healings vem ajudando pacientes em mais de 25 países.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo mantém estudos para concessão de hidrovias na Amazônia apesar de suspensão

Governo mantém estudos para concessão de hidrovias na Amazônia apesar de suspensão

Ministro Silvio Costa Filho afirma que revogação de decreto após protestos indígenas não interrompe análises técnicas para os rios Madeira, Tapajós e Tocantins.
L
Mario Sarrubbo afirma que PL Antifacção poupa cúpula financeira do crime

Mario Sarrubbo afirma que PL Antifacção poupa cúpula financeira do crime

Ex-secretário de Segurança critica texto aprovado na Câmara por focar apenas na violência ostensiva e excluir taxação de bets que financiaria o combate às facções.
L
Ieda Chaves entrega de 150 mil mudas de café clonal impulsiona agricultura em Porto Velho

Ieda Chaves entrega de 150 mil mudas de café clonal impulsiona agricultura em Porto Velho

Investimento de R$ 420 mil via emenda parlamentar beneficia famílias da Associação RECA na Ponta do Abunã.
L
Governo arrecada R$ 226 milhões em investimentos com leilão de três terminais portuários

Governo arrecada R$ 226 milhões em investimentos com leilão de três terminais portuários

Concessões em Santana, Natal e Porto Alegre foram arrematadas na B3 sem disputa entre empresas; governo planeja realizar 18 leilões até o fim do ano.
L
Empresário Paulo Camisotti permanece em silêncio em depoimento à CPMI do INSS

Empresário Paulo Camisotti permanece em silêncio em depoimento à CPMI do INSS

Filho de Maurício Camisotti é investigado por gerir rede de empresas que teria desviado R$ 800 milhões de aposentados; relator vê “império do crime”.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

Automóvel com sinais de identificação adulterados possuía registro de furto em Belo Horizonte.
10
MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

Dois homens foram condenados a penas que somam 42 anos de prisão por crimes de roubo e extorsão praticados em escritório e agência bancária na cidade.
10
Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Adilsinho foi detido nesta quinta-feira em Cabo Frio; superintendente destaca combate ao “capo” mais sanguinário da contravenção fluminense.
L
Casal sofre fraturas em grave acidente entre carro e moto no centro de Porto Velho

Casal sofre fraturas em grave acidente entre carro e moto no centro de Porto Velho

Vítimas foram atingidas por veículo que invadiu a preferencial; Corpo de Bombeiros realizou o socorro e encaminhou os feridos ao Hospital João Paulo II.
16
Mulher é presa com drogas no estômago no Presídio 603

Mulher é presa com drogas no estômago no Presídio 603

Esposa de apenado foi flagrada por bod scan ao tentar entrar com cerca de 100 porções de cocaína e maconha em presídio
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Polícia Penal de Rondônia recebe capacitação em direitos humanos para otimizar atuação operacional

Polícia Penal de Rondônia recebe capacitação em direitos humanos para otimizar atuação operacional

A iniciativa busca fortalecer as competências operacionais e garantir maior segurança jurídica aos servidores.
L

Mesmo com retração, café de Rondônia mantém presença em 21 países

Relatório do SISCAC-UNIR e do PPGAgro aponta queda no volume exportado em 2025, mas destaca geração de US$ 56,61 milhões e presença em 21 países, com a Rússia como principal destino.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: COMERCIO DE COMBUSTIVEIS COSTA MARQUES LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M A CAVICHIOLI

Licença Ambiental Prévia (LP), Licença Ambiental Instalação (LI), Licença de Operação (LO) e Termo de Outorga para Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental: ELIEZER ELLER TEIXEIRA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Iluminação do Viaduto da Campos Sales é restabelecida após furto de cabos

Iluminação do Viaduto da Campos Sales é restabelecida após furto de cabos

Mais de 14 postes foram reativados e cerca de 300 metros de rede recuperados em Porto Velho.
L
Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês

Unidade móvel já realizou 775 cirurgias de catarata e mais de 1.400 consultas no Parque da Cidade, na capital.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.