QUARTA-FEIRA, 28/01/2026

Em destaque

Políticas potencializam trajetórias e criam oportunidade para jovens

Projeto Virando o Jogo, no Ceará, chegou a mais de 5 mil jovens.

Por Ludmilla Souza - 35

Publicado em 

Políticas potencializam trajetórias e criam oportunidade para jovens
© Arquivo pessoal/Divulgação

A jovem Nayane Silva (foto) era estudante do primeiro ano do ensino médio quando engravidou da filha, aos 18 anos. “Estudei até quando eu estava com seis meses de gestação, a barriga foi crescendo, não tinha como subir uma rampa que dava acesso à escola, então parei os estudos”, conta ela, que passou quatro anos fora da escola, até que conheceu o projeto Virando o Jogo em Fortaleza. Aluna da quinta edição do projeto, a jovem mãe está fazendo curso de salgadeira.

“Me senti muito acolhida e fui gostando cada vez mais das aulas, com os psicólogos, fui saindo do sedentarismo, criando novos hábitos e conhecimentos. Hoje sou salgadeira, amo culinária. O projeto tem me ajudado bastante, tanto psicologicamente, como fisicamente, com os esportes oferecidos saí da obesidade e do sedentarismo, agora sou apaixonada por esporte e sou saudável”, conta Nayane, de 23 anos.

No momento, ela está sem emprego. “É muito difícil, faltam oportunidades!”. Mas, agora reinserida no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), onde estuda as disciplinas dos três anos do ensino médio, quer prestar concurso para a Guarda Municipal de Fortaleza. “Vou me preparar para o próximo concurso, não gostava de estudar e hoje tenho prazer em aprender. Vou estudar e não vou parar até chegar a hora da aprovação.”

O jovem Carlos Daniel Carneiro de Sousa é colega da Nayane no curso de salgadeiro. Ele terminou o ensino médio e no momento está sem trabalhar, mas o projeto o motiva. “Minha vida se encontrava meio sem sentido, seguia apenas por seguir. Havia parado em 2020 no 1° ano do médio e foi no período da pandemia, estava bem desinteressado na vida. Mas, a experiência no Virando o Jogo tem sido de aprendizado e de autoconhecimento, um misto muito grande. A vida ainda está um pouco turbulenta, mas me sinto muito melhor, em relação ao início do projeto mudei bastante.”

Aos 22 anos, ele sonha em montar seu próprio negócio. “Quero ter um restaurante ou algo relacionado a gastronomia”. Atualmente ele estuda por conta própria em casa para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Meus planos atuais são trabalhar em uma cozinha e adquirir conhecimento, mais na frente fazer uma faculdade e em alguns anos abrir meu negócio.”

Mateus Santos da Silva foi aluno da primeira edição. Fez curso de assistente administrativo e, durante a edição, foi reinserido no EJA semipresencial e aprovado na seleção de jovem aprendiz no Banco do Nordeste. Mas, antes do projeto, não era assim.

“Eu não trabalhava, eu não estudava e ficava só em casa, abandonei os estudos porque arranjei um trabalho, depois fiquei sem os estudos e sem o trabalho”. Mas o projeto transformou a vida dele. “Consegui ingressar no Ceja para concluir os estudos, tive direito a vários cursos e à ajuda de custo, que dava para ajudar em casa. Foi uma experiência muito boa, os professores são ótimos!”

Mateus foi efetivado no banco depois de um ano e meio como jovem aprendiz e ainda cursa duas faculdades ao mesmo tempo. “Estou no segundo semestre da faculdade de administração e de processos gerenciais também.”

Aos 22 anos, ele também quer fazer concurso público. “Meu sonho é terminar as duas faculdades, conseguir um bom emprego e ainda pretendo passar em concurso público e vou passar!”.

Nayane e Carlos estão no projeto Virando o Jogo, que em Fortaleza e em Sobral chegou a 5.180 jovens cearenses que não estudam e nem trabalham, ou, como o jovem Mateus, não estudavam e não trabalhavam e tiveram a vida transformada. A iniciativa do governo do estado do Ceará envolve órgãos das áreas de educação, da segurança pública, a Fundação de Amparo à Pesquisa, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A história desses e de outros jovens foi registrada no livro-reportagem Aqui Contém Sonhos: Narrativas em torno do Projeto Virando o Jogo.

O projeto possibilita acesso gratuito a cursos profissionalizantes certificados pelo Senac e, paralelamente, promove ações de reinserção escolar junto a quem interrompeu os estudos e tem interesse em voltar a estudar, reconduzindo cada jovem participante evadido ao ensino regular.

Ao vestir a camisa do Virando o Jogo, o “botão” da virada é acionado em diferentes fases: ao longo do processo formativo, participantes do projeto Virando o Jogo passam por formação cidadã, qualificação profissional, ações comunitárias e atividades socioculturais, além de adquirir noções de empreendedorismo e gestão financeira. Contam ainda com atendimento psicossocial e acompanhamento familiar, quando necessário, assim como ajuda de custo, vale-transporte, material didático, uniforme, lanche e outros benefícios sociais.

Quem avançou em todas as “casas” do projeto Virando o Jogo sai com certificado técnico-profissional assinado pelo Senac, perspectiva de encaminhamento para estágios ou empregos, pequenos negócios iniciados ou em planejamento e um currículo mais encorpado, o que resulta em chances mais sólidas para ingressar no mercado de trabalho.

Com recursos do Programa de Prevenção e Redução à Violência do Estado do Ceará (PReVio), o governo do estado afirma que em 2023 o projeto vai chegar a três municípios cearenses: Caucaia, Maracanaú e Maranguape. Em 2024, serão ainda acrescidos Itapipoca, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Com isso, a estimativa é atingir a marca de 20 mil adolescentes e jovens atendidos em todo o estado.

Avaliação

A iniciativa do projeto Virando o Jogo levou a um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Fortaleza (Unifor)  a analisá-lo, assim como a situação do jovem que está fora da escola e do trabalho. Na visão do pesquisador Gustavo Raposo, primeiro é preciso pensar o sentido do termo nem-nem.

“Nem estuda, nem trabalha, essa ideia é de que esse jovem está numa situação muito vulnerável, porque ele deveria estar estudando e não está. Ao não estudar prejudica o futuro profissional dele, o futuro da renda e também não estar trabalhando faz com que ele fique ainda mais vulnerável, exposto ao recrutamento para atividades ilícitas e isso acaba se transformando num duplo efeito de risco. E tem um contingente muito grande de jovens que estão nessa situação”, lamenta o pesquisador, que trabalha com direitos humanos e pesquisa empírica.

O pesquisador explica que é preciso analisar o que faz esse jovem estar fora da escola. “Tem muitas questões relacionadas à violência urbana, deslocamento, efeito do controle das organizações criminosas sobre os territórios, uma infinidade de possibilidades e aspectos que podem ser tratados pra pensar por que esse jovem não está dentro da escola.”

O ambiente escolar também influencia para este abandono. “Outro aspecto importante diz respeito à própria escola: por que não consegue manter esse jovem dentro da escola? Será que a escola é ruim, será que tem violência dentro dessa escola, será que ela não está oferecendo uma formação adequada para esse jovem, que faça com que ele se sinta estimulado e atraído para ficar dentro da escola? A dinâmica também relacionada à escola que tem que ser observada.”

Quanto à dimensão profissional, o pesquisador frisa que o jovem pode ocasionalmente trabalhar, embora precariamente. “Ele está fazendo bicos, se movimentando, às vezes transitando entre atividades lícitas, como entrega, e ilícitas, fazendo pequenos trabalhos associados ao mundo crime, tem uma situação que esse jovem que a gente diz que não trabalha, na verdade ele está se virando de todo jeito para sobreviver, mesmo que não tenha uma atividade fixa permanente.”

Para Raposo, é preciso refletir que esse jovem é supervulnerável em todos os aspectos. “Essa situação destrói boa parte das perspectivas de futuro que ele tem e cria uma situação de vulnerabilidade que pode gerar riscos associados, inclusive à segurança e a atividades criminosas.” O pesquisador defende que esse jovem precisa ser cuidado.

“Precisa ser protegido, precisa haver investimentos, programas, que tragam esse jovem de volta para escola e, ao mesmo tempo, trabalhe a inserção ou a reinserção profissional dele. O nem-nem tem que ser acolhido porque ele é um jovem que tem potencial enorme, eles são criativos, têm projetos, sonhos, ideias inovadoras, mas estão, em grande medida, sem a capacidade de enxergar naquele horizonte que ele vive, ver o que ele pode fazer para sair daquilo.”

Para tanto, os projetos podem mudar a situação, analisa Raposo. “Os projetos mostram opções, caminhos, abrem uma porta, induzem esse movimento inercial que acaba fazendo com ele seja tragado por essa situação de vulnerabilidade em que vive.”

O pesquisador alerta, no entanto, para a visão negativa que há desses jovens. “É preciso muito cuidado com a ideia do jovem problema. Tem muita gente que fala: ‘Vamos investir para que eles não virem ‘ladrões’. Cuidado com essa abordagem. A abordagem do acolhimento, do apoio, da compreensão dos problemas que vivem, da oportunidade e da potencialidade que esse jovem tem, se for bem trabalhada, é adequada, é a perspectiva que a gente prefere atuar.”

Ele observa que falta de perspectiva dos jovens também não é um problema só brasileiro. “É é muito presente em outros países, essa falta de oportunidades, de perspectivas, o mercado de trabalho que não consegue absorver esses jovens, especialmente jovens negros, que vêm de grupos minoritários no exterior, principalmente afetando filhos de imigrantes, então não é um problema só brasileiro. Mas no Brasil é um problema de dimensão alarmante.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Justiça catarinense suspende lei que proibia cotas raciais em universidades

Justiça catarinense suspende lei que proibia cotas raciais em universidades

A decisão liminar atende a um pedido do diretório estadual do PSOL e baseia-se no entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal sobre a validade das ações afirmativas.
L
Saúde mental e pediatria lideram erros em exame médico

Enamed: Saúde mental e pediatria lideram erros em exame médico

Relatório do Enamed revela falhas graves no conhecimento de estudantes de medicina em temas básicos como manejo da dengue e tratamento de Parkinson.
L
Emissão de certificado do ensino médio via Enem gera impasse

Emissão de certificado do ensino médio via Enem gera impasse

Alunos aprovados em universidades enfrentam dificuldades para obter o diploma escolar e temem perder prazos de matrícula devido à falta de sistema digital.
L
Alex Redano pede reforma da quadra da Escola General Osório

Alex Redano pede reforma da quadra da Escola General Osório

Indicação do deputado ao Governo de Rondônia solicita intervenção urgente na quadra da Escola General Osório, em Porto Velho, para garantir segurança e ampliar atividades esportivas e pedagógicas.
L
UNIR abre inscrições para cursos de pós-graduação em 2026

UNIR abre inscrições para cursos de pós-graduação em 2026

Universidade Federal de Rondônia oferta vagas para mestrado, doutorado e especialização em diferentes áreas, com editais próprios e prazos distintos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues

Falecimento de Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues, suboficial da reserva da Polícia Militar, aos 55 anos, deixando legado de honra, alegria e amor à família em Porto Velho.
L
Boulos prevê aprovação do fim da escala 6x1 ainda neste semestre

Boulos prevê aprovação do fim da escala 6×1 ainda neste semestre

O ministro Guilherme Boulos afirmou que o governo federal trabalha pela redução da jornada de trabalho para garantir mais tempo de lazer e descanso às famílias.
L

Agenda News: Carlinhos Camurça é o convidado do Agenda News Folia 2026

Depois de um período de pausa, o Trio 40 Graus retorna com força total à programação oficial, prometendo transformar as ruas de Porto Velho em um grande espetáculo de luz, som e emoção em 2026.
L
INPE e CPTEC projetam chuvas significativas em Rondônia para as próximas 24 horas

INPE e CPTEC projetam chuvas significativas em Rondônia para as próximas 24 horas

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) alerta para chuvas intensas no trecho Norte e Noroeste, alcançando até a metade da Ponta da Abunã, com previsão de persistência até quarta-feira.
L

Giro News: Izabel Menezes fala sobre acesso à saúde em Porto Velho

O agendamento pode ser feito de forma simples, presencialmente ou pelo WhatsApp, com uma equipe preparada para orientar e encontrar o melhor horário para cada paciente
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Saldo de apenas 466 vagas formais em 2025 levanta dúvidas sobre capacidade administrativa do prefeito e sua ambição ao governo de Rondônia.
L
Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Alíquota passa de 12% para 4%, fortalecendo o setor produtivo e ampliando oportunidades para pecuaristas do estado.
L
Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Os presidentes do Brasil e da França defenderam o fortalecimento da ONU durante conversa sobre a iniciativa americana para a reconstrução de Gaza.
L
André Mendonça mantém prisão de empresário investigado por fraudes

André Mendonça mantém prisão de empresário investigado por fraudes

O ministro do Supremo Tribunal Federal negou a liberdade de Antonio Carlos Antunes, suspeito de operar esquema de descontos indevidos contra aposentados do INSS.
L
Marcélio Brasileiro celebra aprovação da Transação Tributária pela ALE/RO

Marcélio Brasileiro celebra aprovação da Transação Tributária pela ALE/RO

Vice-presidente da AROM destaca vitória histórica do municipalismo e impacto direto nas finanças dos municípios rondonienses.
L
Publicidade

POLÍCIA

Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Fernanda de Andrade, de 29 anos, já havia sobrevivido a uma tentativa de homicídio em 2023.
18
Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Dois empresários e um advogado teriam ameaçado o vigilante de um condomínio para interferir na investigação sobre a morte do cão.
16
Polícia Federal adia depoimentos sobre fraudes no Banco Master

Polícia Federal adia depoimentos sobre fraudes no Banco Master

Investigados alegaram falta de acesso aos autos do inquérito que apura irregularidades financeiras de 17 bilhões de reais envolvendo o BRB.
L
Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Guajará-Mirim

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Guajará-Mirim

Agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher cumpriram mandado de prisão preventiva no distrito de Nova Dimensão contra investigado reincidente.
16
Sargento é encontrado morto em apartamento no bairro Nova Porto Velho

Sargento é encontrado morto em apartamento no bairro Nova Porto Velho

Após a análise do corpo o falecimento ocorreu por causas naturais.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Aids 2026 acontecerá no Rio de Janeiro, reunindo especialistas, pesquisadores e movimentos sociais para debater prevenção, tratamento e direitos humanos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: INSTITUTO BOREAL RD LTDA

LICENCA AMBIENTAL PREVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Onix Joye 2018 Manual Com Ótimo Custo Benefício na Zé Veículos

Onix Joye 2018 manual com ótimo custo benefício na Zé Veículos

Hatch econômico e confiável, perfeito para quem busca praticidade e baixo consumo no dia a dia.
L
Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Profissional experiente em jardinagem e limpeza de terrenos na capital de Rondônia está desempregado e busca uma nova oportunidade.
L
Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Iniciativa da Semusa beneficiou 12 mulheres e terá novos atendimentos no início de fevereiro, com prioridade para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.
L

Recebimento da Autorização de Transporte: CNN – CIA NORTE NAVEGAÇÃO

Autorização de Transporte Intermunicipal N° 2026F8629XHS
L

Recebimento da Autorização de Transporte: CNN – CIA NORTE NAVEGAÇÃO

Autorização de Transporte Intermunicipal N° 2026W52SD189
L
Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Autoridades indianas confirmaram casos de infecção entre profissionais de saúde e monitoram cerca de 100 pessoas em quarentena para conter a disseminação do vírus.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.