DOMINGO, 10/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Com nota máxima, Escola Estadual Ulisses Guimarães de Porto Velho é certificada pelo MEC

Diversas escolas da Capital comemoraram neste 19 de novembro os 132 anos da criação do maior símbolo pátrio.

Publicado em 

Com nota máxima, Escola Estadual Ulisses Guimarães de Porto Velho é certificada pelo MEC - News Rondônia

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), publicou a Portaria nº 852, que regulamenta a certificação das Escolas Cívico-Militares (Ecim) que adotam o modelo do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A Portaria estabelece normas para a execução da certificação das unidades escolares do Programa, que compreende a mensuração e a verificação do modelo cívico-militar.

Em silêncio, atentos, posicionados na quadra de esportes, um grupo de alunos do 9º ano da Escola Estadual Ulisses Guimarães, no Jardim Santana, zona Leste de Porto Velho, atualmente pertencente ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, homenageou a Bandeira Nacional nesta sexta-feira (19).

Com nota máxima, Escola Estadual Ulisses Guimarães de Porto Velho é certificada pelo MEC - News Rondônia

Diversas escolas da Capital comemoraram neste 19 de novembro os 132 anos da criação do maior símbolo pátrio.

A diretora Regina Cláudia Ramos da Silva anunciou ao microfone que no próximo dia 24, quarta-feira, participará da certificação de nível básico do estabelecimento em ato no Palácio da Alvorada, em Brasília. Estarão presentes o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente da República, Jair Bolsonaro. 

Estudam nesse estabelecimento 1,3 mil alunos, a maioria deles de famílias com baixa renda. A Escola Ulisses Guimarães é a primeira escola-piloto cívico militar em Rondônia a obter a certificação. Até 2023 o País terá 216 escolas nesse modelo.

Antes da marcha, o culto ao pavilhão nacional foi completo: começou com a marcha do 3º sargento carregando a bandeira. Em seguida, o aluno Daniel Novaes, do 9º ano A, leu a Ordem do Dia explicando as cores da bandeira (verde, amarelo, azul e branco), os detalhes da esfera azul-celeste com estrelas, simbolizando o céu brasileiro, seus 26 estados e o Distrito Federal.

“Nossos valores, assim como a Bandeira Nacional, se perpetuam e se mantêm presentes em nossa sociedade. Procuremos sempre olhá-la com os olhos do coração, sob a chama do amor de filho e do profundo respeito à nação brasileira”, disse o aluno.

Daniel acrescentou: “Cultuar o mais alto símbolo de uma nação nos mantêm alinhados com os valores patrióticos edificados por nossos antepassados, exaltando o sacrifício despendido na construção da nossa democracia”.

Após a leitura, ouviu-se a entonação do Hino à Bandeira, de autoria do poeta Olavo Bilac e com música do maestro Francisco Braga.

Semanalmente, essa escola cultua a Bandeira Nacional em seu momento cívico norteado pela dedicação, excelência, honestidade e respeito; lemas da direção.

 “Alcançamos a nota máxima e a nossa meta de bom desempenho das gestões administrativa, educacional e didático-pedagógica. Do nível básico caminhamos para o intermediário e nos consolidaremos até 2023”, declarou Regina Ramos.

Regina manifestou gratidão a todos da direção, aos demais servidores escolares, aos pais e aos alunos pelo agrupamento dessa escola às similares, em outros estados. Após o encerramento da solenidade, os alunos agruparam-se próximos ao mural escolar, que mostra a exata localização das estrelas na bandeira.

O gestor escolar Flávio Vieira, capitão de corveta da Marinha do Brasil, apresentou o estabelecimento e sua ampliação aos visitantes, alinhando a segurança e as pendências a serem solucionadas, entre as quais a troca da instalação elétrica.

Naquele momento, a servidora Daniele Braga, 35 anos, avistou-se no pátio com a filha Labele Cristine, 15, do 9º B. Anteriormente, a jovem havia cursado na Escola Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Luiz, no Bairro JK II, de onde se transferiu para a Escola Ulisses Guimarães em 2020.

A exemplo do que acontece com o Colégio Militar Tiradentes VII (antiga Escola Manaus), a maior escola do Jardim Santana recebeu alunos de bairros vizinhos. No modelo cívico-militar, a próxima escola escolhida é a Daniel Neri SIlva, no bairro JK I.

 “Ela estranhou no começo, mas se enturmou e eu digo que aqui é mil vezes melhor”, se excede Daniele em elogios à organização, à disciplina ao incentivo a diversas atividades. “Quero concluir e fazer o concurso para a Polícia Rodoviária Federal, ou para a Polícia Federal”, ela disse.

Daniele se sente recompensada: tem três filhos, entre os quais, Dom Guilherme, 14, que também estuda na Ulisses, cursando o 8º ano.

O QUE ELES

QUEREM SER

Nos olhares, no refinado tratamento e nas notas anotadas nos boletins, vê-se que esses alunos têm esperança em dias melhores.

Eles fazem parte de grupos seletos da periferia porto-velhense aos quais é dada a oportunidade de obter um aprendizado que os conduza a um futuro promissor.

Em rápida consulta, perguntamos o que pretendem ser após concluírem o Ensino Fundamental e Médio:

Kadmiel Lucas, 14: “Quero ser jogador”.

Camila Pereira do Espírito Santo, 15: “Quero fazer enfermagem”.

Ahata Cristine Arraes, 14: “Vou fazer administração”.

Alex Felipe, 15: “Quero ser técnico de enfermagem”.

Alessandro Santos, 15: “Vou fazer concurso para Polícia Federal”.

Daniel Novaes, 15: “Quero estudar engenharia eletrônica”.

Samara Ferreira Nunes Ferrão, 15: “Vou estudar psicologia”.

Taíssa Milena Santos de Souza, 14: “Espero ser policial federal”.

Texto: Montezuma Cruz

Fotos: Frank Néry

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sala do Futuro Professor transforma rotina docente em São Paulo e pode inspirar todo o Brasil

Plataforma digital integra frequência, avaliações e diário de classe em sistema único
L
Estudante de Rondônia recebe prêmio nacional do MEC por destaque no Enem 2024

Estudante de Rondônia recebe prêmio nacional do MEC por destaque no Enem 2024

Júlia Evaldt da Silva, egressa da rede pública de Ariquemes, obteve 980 pontos na redação e viaja a Brasília para cerimônia neste domingo (11).
L
Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado na primeira etapa

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado na primeira etapa

Participantes que tiveram pedido aceito terão 60 minutos extras na prova, marcada para 19 de outubro; Inep já liberou consulta no Sistema Revalida.
L

Prefeitura realiza aulão pré-Enem neste sábado no Teatro Banzeiros

Evento gratuito da Prefeitura de Porto Velho oferece revisão completa para o Enem, com 200 vagas preenchidas por inscrições prévias.
L
Recurso para atendimento especializado na PND tem prazo final em 12 de agosto

Recurso para atendimento especializado na PND tem prazo final em 12 de agosto

Participantes da Prova Nacional Docente (PND) com pedidos recusados devem recorrer até terça-feira para garantir atendimento especializado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

Atualizações na Rampage 2026 são detalhadas pela Ram

Marca anuncia melhorias em segurança, design e conforto
L

Vereador Osvaldo Ferreira, de Humaitá, visita Jornal News Rondônia para fortalecer laços e discutir esporte e turismo

Visita ao Jornal News Rondônia abre diálogo para criação de espaço dedicado ao município na programação
L

Homem é ferido com gargalo de garrafa em frente a boate na Avenida Calama em Porto Velho

Vítima de 26 anos sofreu golpes no peito e no braço durante briga na madrugada deste domingo (10)
14

Imunização preventiva protege pets de doenças fatais

Especialistas alertam para o impacto da negligência vacinal na mortalidade de cães e gatos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Especialistas apontam que ocupação das mesas da Câmara e Senado excedeu prerrogativas e pode configurar crime de prevaricação.
L
TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro em viagem aos EUA

TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro em viagem aos EUA

Tribunal de Contas da União vê indícios de irregularidades e pede apuração sobre uso de recursos públicos por Eduardo Bolsonaro
L
Lula afirma que Bolsonaro tem direito de defesa e critica pedido de anistia

Lula afirma que Bolsonaro tem direito de defesa e critica pedido de anistia

Em Porto Velho, presidente disse que ex-chefe do Executivo está em prisão domiciliar e com presunção de inocência, diferente de sua prisão em 2018.
L
Moraes libera visita de oito familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais

Moraes libera visita de oito familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais

Ministro do STF autoriza sogros, nora, neta e outros parentes a visitarem o ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.
L
Eyder Brasil realiza pit stop em alusão ao Agosto Lilás em Porto Velho

Eyder Brasil realiza pit stop em alusão ao Agosto Lilás em Porto Velho

Ação aconteceu na esquina das avenidas Rio Madeira e Calama para conscientizar sobre o combate à violência contra a mulher.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Criança autista de 7 anos morre afogada no Rio Abunã em Porto Velho

Tragédia ocorreu em chácara no distrito de Fortaleza do Abunã; vítima saiu sozinha de casa e foi encontrada já sem vida
18

RESISTIU: Foragido é preso após confronto com policiais do 5° Batalhão em Porto Velho

Homem, considerado um dos maiores ladrões da região, foi capturado após luta corporal na Rua Jaci-Paraná
10

Carro capota após bater em poste no centro de Porto Velho

Acidente ocorreu na Rua Lauro Sodré; apesar do impacto, ninguém ficou ferido
10

Carro é destruído por incêndio no Espaço Alternativo em Porto Velho

Vazamento de combustível teria provocado as chamas na madrugada deste domingo (10)
10
Adolescente é apreendido com moto roubada na zona leste de Porto Velho

Adolescente é apreendido com moto roubada na zona leste de Porto Velho

Jovem de 16 anos foi flagrado pela PM pilotando veículo com restrição de roubo no bairro Parque Amazônia; ele já possui outras passagens por roubo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

operacao-do-5-bpm-fecha-boca-de-fumo-e-prende-traficante-da-rodinha-na-zona-leste-de-porto-velho

Operação do 5° BPM fecha boca de fumo e prende “traficante da rodinha” na zona Leste de Porto Velho

Polícia Militar apreende drogas, objetos suspeitos e prende cadeirante de 58 anos monitorado por medidas judiciais
10

Vira-latas ganham protagonismo no debate sobre adoção e responsabilidade

Data nacional busca conscientizar população sobre a importância da guarda responsável de cães e gatos
L

Grupo criminoso usa até armamento de guerra para enfrentar a PM; um dos bandidos é morto

Polícia Militar reage a invasão armada da LCP em Machadinho do Oeste e encontra arsenal de uso restrito das Forças Armadas após confronto
L

Exposição fotográfica sobre a Festa do Divino será realizada em Vilhena

A exposição reúne 35 imagens que retratam a fé, a cultura e as cores da tradicional Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz.
L

Dia dos Pais 2025: celebração neste domingo (10) destaca tradição, comércio aquecido e novas formas de presentear

No Brasil, o Dia dos Pais é no segundo domingo de agosto — em 2025, dia 10 — e combina origem publicitária com simbolismo religioso; varejo projeta resultado recorde na década
L

Debate sobre compliance, KYC e inclusão ganham força no setor de cassinos

Bárbara Teles destaca no podcast Road to Lisbon como a adaptação do KYC às realidades locais pode tornar o iGaming mais seguro, eficaz e inclusivo.
L

Fiat reforça presença entre sedãs compactos com a linha Cronos 2026

Fiat reforça presença entre sedãs compactos com a linha Cronos 2026
L

City Sedan 2025 segue eficiente e tem amplos recursos de segurança

Sedã compacto da Honda revela desempenho consistente em diferentes cenários
L
news-rondonia-e-cine-araujo-anunciam-o-sortudo-da-semana-na-promocao-de-ingressos

News Rondônia e Cine Araújo anunciam o sortudo da semana na promoção de ingressos!

Sorteios do News Rondônia e Cine Araújo levam ganhadores para sessões imperdíveis com acompanhante
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.