SEXTA-FEIRA, 09/01/2026
Publicidade

Em destaque

Estudantes barrados no primeiro dia de Enem planejam chegar mais cedo no domingo

Estudantes em diferentes cidades relataram que não prestaram o exame no 1º dia porque as salas estavam lotadas.

Publicado em 

Alunos inscritos no Enem 2020 afirmam que vão à prova neste domingo (24) munidos de máscara, álcool em gel e de olho no relógio: muitos pretendem chegar mais cedo por medo de serem barrados na porta da sala de prova.

São esperados 2,6 milhões de candidatos – mais da metade dos inscritos faltou no primeiro dia

O Inep esclareceu na sexta (22) que os candidatos barrados no 1º dia do Enem terão duas opções:

comparecer ao 2º dia de provas, neste domingo (24);

ou pedir a reaplicação das duas datas do exame.

Alunos impedidos de fazer o Enem no primeiro dia de provas afirmam não ter clareza sobre como funcionará a reaplicação. Na dúvida, vão comparecer aos locais nos quais já estavam inscritos.

Kayane Vieira, de 18 anos, está escalada para fazer a prova na UniRitter, no campus Cavalhada, em Porto Alegre. Ela foi uma das que ficaram sem sala no domingo passado e está em um grupo de WhatsApp para trocar informações sobre a reaplicação do Enem.

"Eu vou à prova", diz. Ela diz que ouviu de outros candidatos informações desencontradas sobre a prova substituta. "Então cada um fala uma coisa e a gente não sabe o que fazer. Mas a gente tem medo de faltar", afirma.

De acordo com o Inep, os pedidos para substituir os exames perdidos poderão ser feitos a partir da próxima segunda-feira (25) até a sexta (29).

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, declarou que os casos de salas lotadas ocorreram em 11 dos mais de 14.447 locais de prova – e que eles seriam averiguados. Citou cidades que tiveram visitas de agentes da vigilância e do Ministério Público e, afirmou, em nenhum caso houve interdição por motivos de saúde.

Tayna Bampi, de 20 anos, também estava na Uniritter em Porto Alegre e diz que pretende "chegar mais cedo e entrar na sala mais cedo também. Não acho que terá mais salas para abrir, talvez estejam contando mais com a desistência de pessoas. Acho que terá bem menos gente", diz.

Em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, Camila Militão, de 18 anos, também foi barrada no último domingo e pretende comparecer ao segundo dia.

"Eu vou preparada para a prova, mas temo que também não vou conseguir realizá-la de novo." A estudante reclama que a cidade dela não foi citada pelo Inep entre as que tiveram problemas com superlotação no balanço do domingo.

O presidente do Inep afirmou na entrevista coletiva do último domingo que há divergências entre o que foi noticiado e o que está registrado na ata das salas de prova. Mas informou que qualquer participante que se sentiu prejudicado pode solicitar a reaplicação a partir de 25 de janeiro.

Calor

Outro desafio será suportar o calor. Os protocolos do Inep priorizam a ventilação natural, com portas e janelas abertas. Só será permitido ligar o ar-condicionado se ele tiver um filtro especial que impeça a passagem do Sars-CoV-2, o que não é comum em salas de aula.

Rafaela D’Avila Vellado, de 19 anos, fez a prova no último domingo em Porto Alegre e se queixou do clima abafado. "A sala foi enchendo, só tinha 2 janelas, um calor de quase 30 graus. Não tinha ventilador, ar-condicionado, nada. Fiquei preocupada como seria durante a prova."

Infectologistas ouvidos pelo G1 dizem que o risco de pegar Covid-19 é maior nos deslocamentos pelo transporte público do que durante a avaliação.

 “São jovens que deveriam estar evitando aglomerações e que vão ser forçados a sair de casa, a pegar transporte público e a talvez encontrar grandes grupos nos corredores e portões”, afirma Alexandre Naime Barbosa, chefe da infectologia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

“Se for ver todo o processo, a realização da prova em si é o menor dos perigos. A mudança de rotina, sim, vai impactar o número de casos.”

Ventilação

Nas salas de provas, a dica é ficar de olho na ventilação adequada.

Vitor Mori, membro do Observatório Covid-19 BR e pesquisador na Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, aponta a ventilação das salas de prova como outro ponto crítico na realização do Enem.

Para ele, não tem sentido discutir percentual de ocupação de salas de aula ou distanciamento em metros se não houver ventilação suficiente.

"Falam de ventilação de forma superficial. E a principal transmissão é pelo ar. Se não tiver protocolos sérios de troca de ar e monitoramento, não tem como garantir proteção das pessoas", afirma.

Mori defende que deveria haver um controle dos níveis de gás carbônico nas salas de aula para checar se a troca de ar ocorre de forma correta.

"Sempre argumento que estamos parados na concepção da pandemia de março. Não atualizou [os protocolos]. Quando os protocolos são errados e não funcionam, os casos aumentam."

"Essa coisa do 1,5 metro parte do princípio de que a transmissão acontece por gotículas maiores. Quando a gente fala, tosse, espirra, a gente emite partículas maiores, mais pesadas, que caem a distância mais curta. Mas a transmissão também ocorre por partículas mais leves, aerossóis, que ficam flutuando no ar e se espalham na sala. É como fumaça de cigarro. Você sente o cheiro, mesmo estando a mais de 1,5 metro. Em ambientes fechados, o que importa mais é a ventilação", afirma.

Escola pública na pandemia

Este domingo também será o fim de um ciclo para os candidatos que terminaram o ensino médio na pandemia. De acordo com dados do governo, 1.374.111 candidatos confirmados em todo o Brasil estavam no terceiro ano do ensino médio durante a suspensão das aulas presenciais.

"Não me sinto preparada, nem a metade", afirma Verônica Lopes Marinho, de 17 anos. Ela terminou o ensino médio em uma escola pública de Belford Roxo (RJ) em meio à suspensão das aulas presenciais.

"Pelo pelo que vi, é uma prova que tem que estar bem preparada o ano todo, e eu não estava", conta. "A gente sempre quer passar de primeira, eu espero que dê", torce a candidata, que busca uma vaga em fisioterapia ou nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também pelo Sisu.

Números do Enem 2020

Enem suspenso: 58 cidades terão reaplicação da prova: 56 no Amazonas e duas em Rondônia

Doenças infectocontagiosas: Até o 1º dia, 10.171 pessoas haviam pedido para participar da reaplicação por terem sintomas de doenças infectocontagiosas. Foram aceitas 8.180 e negadas 1.991.

Cidades, locais, salas: o 1º domingo de Enem teve 1.689 municípios, 14.447 locais de prova e 201.380 salas de aplicação.

Inscritos no 1º dia: 5.523.029 inscritos (o número exclui participante do AM e de duas cidades de RO que suspenderam as provas)

Presentes no 1º dia: 2.680.697 (48,5%)

Ausentes/abstenção do 1º dia: 2.842.332 (51,5%)

Eliminados no 1º dia: 2.967 participantes foram eliminados por portar equipamentos eletrônicos, saírem da sala antes do horário permitido, entre outros.

Logística: 69 candidatos foram afastados por "ocorrências logísticas", como emergências médicas ou interrupção de energia elétrica.

Falta de luz: Três escolas em São Sebastião do Passé (BA) tiveram problemas de fornecimento na energia elétrica e os candidatos terão reaplicação. Menos de 1 mil candidatos estavam inscrito

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Educação inicia ações do Janeiro Branco com foco na saúde mental dos servidores

Educação inicia ações do Janeiro Branco com foco na saúde mental dos servidores

Campanha Janeiro Branco 2026 é aberta em Porto Velho pela Seduc com ações de sensibilização, materiais informativos e atividades voltadas ao cuidado emocional.
L
CNU 2 divulga resultado preliminar da avaliação de títulos

CNU 2 divulga resultado preliminar da avaliação de títulos

Candidatos do Concurso Nacional Unificado podem apresentar recursos entre os dias 9 e 12 de janeiro, por meio do portal gov.br.
L
Rondônia lidera Norte no acompanhamento escolar: estado é 4º no país em 2025

Rondônia lidera Norte no acompanhamento escolar: estado é 4º no país em 2025

Rondônia registrou 93,68% de acompanhamento da frequência escolar em outubro e novembro, mantendo liderança na Região Norte e alcançando 4º lugar no ranking nacional.
L
Governo de Rondônia abre seleção de formadores para política estadual de alfabetização

Governo de Rondônia abre seleção de formadores para política estadual de alfabetização

Edital do Proalfa oferece bolsas para formadores estaduais, regionais e municipais; inscrições seguem abertas até 25 de janeiro de 2026
L
Jaru entrega kits escolares para mais de 5.500 alunos

Jaru entrega kits escolares para mais de 5.500 alunos

Prefeitura de Jaru, em Rondônia, distribui materiais completos para estudantes da rede municipal, garantindo igualdade e boas condições de aprendizado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Programação começa com o Baile Municipal e segue até os desfiles das escolas de samba, com valorização da cultura local
L
Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Calendário de pagamentos de 2026 define datas para servidores ativos, aposentados e pensionistas, incluindo o 13º salário.
L

Chuvas intensas atingem Rondônia e previsão indica fim de semana chuvoso

Modelos meteorológicos apontam domingo como o dia mais chuvoso, com risco de pancadas fortes em várias regiões do estado.
L
Prefeitura inicia cursos profissionalizantes no Residencial Pró-Moradia Leste I

Prefeitura inicia cursos profissionalizantes no Residencial Pró-Moradia Leste I

Projeto de Trabalho Social oferece cursos profissionalizantes para promover qualificação, cidadania e desenvolvimento humano.
L
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 13,5 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 13,5 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.957; próximo sorteio pode pagar prêmio milionário.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula comemora acordo entre Mercosul e União Europeia

Lula comemora acordo entre Mercosul e União Europeia

Presidente celebra aprovação do pacto comercial por bloco europeu, destacando 25 anos de negociação e impactos positivos para comércio e integração internacional.
L

Investimento histórico fortalece cafeicultura de Rondônia, diz Cristiane Lopes

Emenda de R$ 1,5 milhão da deputada federal Cristiane Lopes viabiliza Centro de Excelência do Café em Cacoal e impulsiona produtores rurais.
L
Cláudia de Jesus pede protocolos de saúde mental em custódias

Cláudia de Jesus pede protocolos de saúde mental em custódias

Proposta solicita triagem psicológica, capacitação de agentes e monitoramento contínuo de pessoas privadas de liberdade em Rondônia.
L
Deputada Lebrinha garante quadra para escola de Guajará-Mirim

Deputada Lebrinha garante quadra para escola de Guajará-Mirim

Recurso viabiliza construção de quadra poliesportiva coberta em escola municipal, ampliando as atividades educacionais e esportivas no município.
L
Dra. Taíssa anuncia 50 vagas para perícias do INSS

Dra. Taíssa anuncia 50 vagas para perícias do INSS

Atendimentos voltados ao BPC e novos benefícios retornam a Guajará-Mirim após articulação da deputada junto ao INSS em Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Neto é preso por agredir avó e descumprir medida protetiva

Neto é preso por agredir avó e descumprir medida protetiva

Um jovem de 24 anos foi detido pela Polícia Militar em Porto Velho após atacar a avó de 61 anos, desrespeitando medida protetiva e ameaçando a vítima de morte.
14
Menores são apreendidos com moto roubada em Marcos Freire

Menores são apreendidos com moto roubada em Marcos Freire

Dois adolescentes foram apreendidos após abordagem policial na Rua Maringá, em Marcos Freire, com motocicleta com restrição de roubo e objetos de procedência duvidosa.
16
PF, PMRO e Funai prendem homem por transporte ilegal de madeira em RO

PF, PMRO e Funai prendem homem por transporte ilegal de madeira em RO

Ação da Operação Madeira Mamoré flagrou veículo saindo de terra indígena com toras extraídas ilegalmente, reforçando o combate a crimes ambientais no estado.
14
Homem é preso suspeito de tráfico de drogas no Parque São Pedro

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas no Parque São Pedro

Suspeito foi flagrado durante patrulhamento da PM em área conhecida pelo comércio de entorpecentes e tentou fugir após receber voz de prisão.
16
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rondônia

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rondônia

Colisão ocorreu em cruzamento entre as ruas T-23 e Goiânia; vítima foi socorrida pelo SAMU e levada para atendimento médico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: MEGA LOGISTICA TRANSPORTE POR NAVEGACAO S/A.

LICENÇA PRÉVIA DE REGULARIZAÇÃO e LICENÇA DE INSTALAÇÃO DE REGULARIZAÇÃO,
L

Pedágio eletrônico Free Flow começa a funcionar nesta segunda-feira na BR-364

Novo sistema de pedágio eletrônico na BR-364 elimina cancelas, permite pagamento digital e promete mais fluidez no tráfego entre Porto Velho e Vilhena.
L
Nova profissão multimídia gera polêmica entre jornalistas e emissoras

Nova profissão multimídia gera polêmica entre jornalistas e emissoras

Lei nº 15.325/2026 reconhece o profissional multimídia, mas sindicatos alertam para prejuízos a jornalistas e radialistas, enquanto Abert vê avanço para o setor.
L
CNH terá renovação automática para bons motoristas

CNH terá renovação automática para bons motoristas

Ministério dos Transportes anuncia que condutores sem infrações nos últimos 12 meses poderão renovar a CNH digital automaticamente e sem custos adicionais.
L
CNU 2025: prazo para recurso de avaliação de títulos começa hoje

CNU 2025: prazo para recurso de avaliação de títulos começa hoje

Candidatos à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado podem contestar resultado provisório da avaliação de títulos até 12 de janeiro pelo portal gov.br.
L
Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários

Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários

A partir de 4 de fevereiro, viajantes internacionais deverão seguir normas do Ministério da Agricultura para evitar entrada de pragas e doenças no país.
L
Complexo Madeira-Mamoré oferece música e recreação gratuita

Complexo Madeira-Mamoré oferece música e recreação gratuita

Nos dias 10 e 11 de janeiro, o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré recebe shows ao vivo e atividades de recreação para crianças e famílias, com entrada gratuita.
L
Sicredi é líder em atendimento no Prêmio Reclame AQUI 2025

Sicredi é líder em atendimento no Prêmio Reclame AQUI 2025

Pelo 3° ano consecutivo, Sicredi conquista 1º lugar na categoria “Cooperativa de Crédito – Grandes Operações”, reforçando excelência no relacionamento com associados.
L
Vacinação em Jaru terá horário estendido para certificados estudantis

Vacinação em Jaru terá horário estendido para certificados estudantis

O Centro de Saúde Marcelina Tereza atenderá das 7h30 às 21h na próxima terça-feira, oferecendo atualização de caderneta e emissão de certificado de vacinação.
L
Abadás da Banda 2026: lote promocional em Porto Velho

Abadás da Banda 2026: lote promocional em Porto Velho

A Banda do Vai Quem Quer abre sua sede na quarta-feira com lote promocional de abadás por R$70, garantindo acesso ao cordão de isolamento e ao desfile de Carnaval.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.