QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

DIRETORA DEFENDE EM TESE DE MESTRADO EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA NO COLÉGIO TIRADENTES DE JACY-PARANÁ

Tiradentes da Polícia Militar, no distrito de Jacy-Paraná, a 96 quilômetros de Porto Velho.

Publicado em 

DIRETORA DEFENDE EM TESE DE MESTRADO EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA NO COLÉGIO TIRADENTES DE JACY-PARANÁ - News Rondônia

A experiência exitosa de uma escola que ensina disciplina, zelo, fraternidade, respeito mútuo, civismo, e onde o telefone celular não entra, será mostrada no próximo dia 17, pela 1º tenente Erika Josiani Ossucci, que defenderá tese de mestrado na Universidade Federal de Rondônia (Unir). A tenente dirige o Colégio Tiradentes da Polícia Militar, no distrito de Jacy-Paraná, a 96 quilômetros de Porto Velho.

DIRETORA DEFENDE EM TESE DE MESTRADO EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA NO COLÉGIO TIRADENTES DE JACY-PARANÁ - News Rondônia

Formada em ciências biológicas pela Unir, em 2007, Erika ingressou na rede estadual de ensino, assumindo a função de professora com carga horária de 40h.

DIRETORA DEFENDE EM TESE DE MESTRADO EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA NO COLÉGIO TIRADENTES DE JACY-PARANÁ - News Rondônia

Em 2013, liberada pelo Comando Geral da Polícia Militar, a tenente estudou uma temporada no Colégio Militar do Exército, em Brasília, e fez também cursos no Corpo de Bombeiros e na Polícia Militar do Distrito Federal, obtendo a pós-graduação em segurança pública e direitos humanos; ingressou em gestão ambiental, fez mestrado em desenvolvimento regional na área de políticas públicas, e agora faz gestão de aprendizagem.

Não teria êxito em tudo o que fez, se em 2013 não desse conta da missão que lhe fora confiada no 5º Batalhão da PM de Rondônia, na zona Leste de Porto Velho. “Ali aprendi muito da vida, do amor ao próximo, das desgraças e das agruras do ser humano. Da linha tênue existente para crianças e adolescentes que, por muitos motivos, perdem cedo a capacidade de sonhar com um futuro melhor, que vença situações de abandono, e carências de base”.

O trabalho da tenente Erika foi no Setor 16 [bairros Airton Senna, Cidade Jardim, Ulisses Guimarães, Marcos Freire, Porto Cristo, Renascer e Ronaldo Aragão]. Nos 34 mil quilômetros quadrados de área do município [que supera as áreas de Alagoas e Sergipe, individualmente], esse setor se destaca, pois abrange também os municípios de Candeias do Jamari, Itapuã d’Oeste e os distritos de Jacy-Paraná, União Bandeirantes, Vila Nova Mutum e Triunfo.

Quando chegou ao Colégio Militar de Jacy, inaugurado em 8 de fevereiro de 2014, e por ela dirigido desde 2013 (quando era a Escola dos Sonhos), a diretora se deparou com meninos com expectativa de serem jogadores de futebol e meninas se contentando apenas em concluir o Ensino Médio.

“Os meninos se contentavam em fazer bicos, não se preocupavam com vestibulares. A faculdade ficava distante. A situação hoje é outra, e um deles me surpreendeu ao mostrar que quer estudar engenharia mecatrônica ou curso de pilotagem de jato”, relatou.

Erika fiscalizou obras de construção e ajudou na parte pedagógica. Fez esse trabalho enquanto enfrentava a vulnerabilidade a que a maioria se expunha, diante do tráfico de drogas, casos de prostituição e desestruturação familiar.

“Abracei a causa, participei da escolha de cada móvel e fui o elo entre a PM, a Seduc [Secretaria de Estado da Educação] e o governo estadual”, conta orgulhosa.

No contraturno, o colégio oferece aulas e recreação com xadrez, futsal, vôlei, atletismo, jiu-jitsu, e incursiona nas áreas biológica, hortícola e de jardinagem. Incentiva a construção de horta com figuras geométricas e orquidário. E na segunda fase os alunos levarão o projeto de hortas para suas próprias casas.

Paranaense, de Mandaguari, de onde saiu menina, Erika tem dois filhos: Irene, 2 anos; e Bruno, 10.

Oitocentos alunos com idades entre dez e 18 anos estudam no Colégio Tiradentes de Jacy, em dois turnos. O primeiro ano letivo causou impacto à população do distrito. Segundo a tenente, havia algum receio em relação ao rigor disciplinar.

Hoje, o colégio é exemplo de disciplina, cidadania e pró-atividade. Em 2015, obteve o 2º lugar na Feira de Robótica da Seduc e o prêmio de melhor redação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. Neste ano, já foi premiado no concurso de redação da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), e enviará alunos ao Rio de Janeiro para participar das Olimpíadas de Astronomia e Aeronáutica.

Há duas semanas, 23 alunos disputaram o campeonato de jiu-jitsu em Rolim de Moura, conquistando 19 medalhas.

O QUE MUDOU – Algumas respostas de alunos a perguntas sobre o motivo pelo qual escolheram o Colégio Militar em 2014: por causa da enchente; para adquirir conhecimento; meus pais me matricularam, porque é uma escola organizada, onde não há brigas; é o melhor colégio da região; porque quero um futuro melhor e de verdade; a educação é melhor, tem regras e é rígida, exemplar.

Respostas ao questionário de 2016: no começo eu não queria; minha mãe decidiu me colocar aqui porque tem disciplina e aprendizado; para aprender e futuramente ser um profissional igual aos que trabalham aqui; para melhorar minha postura e aprender com qualidade; um colégio diferenciado; mudei de cidade e vi que a única escola com estrutura boa é essa; porque quero ser PM; gosto da doutrina do colégio; minha irmã falava da biblioteca e eu adoro ler.

O comportamento dos alunos vem mudando, e a diretora não tem dúvida em dizer que o colégio representou para Jacy “um divisor de águas”.

Alunos pedem licença para entrar nas salas da coordenação e da direção, controlam o tom de voz, pedem permissão para falar, cuidam mais das palavras, reconhecem falhas e sabem apreciar elogios.

“Essa cobrança de comportamento estendeu-se ao ambiente externo, e até em casa eles já são diferentes”, observa a diretora.

A cada semana, um chefe de turma é escalado para a limpeza da sala de aula. Ganha a denominação de xerife. “Um comanda, dois auxiliam, todos trabalham, e com isso já aprenderam a auxiliar as mães na limpeza de casa, diminuindo-lhe a sobrecarga”, relata.

Segundo a diretora, nas ruas, quando pessoas notam algum comportamento inadequado de alunos, logo comunicam à escola. “São notados e respeitados”.

Ao reclamarem de qualquer situação, os alunos procuram o CA [Corpo de Alunos], similar à secretaria escolar, onde são resolvidas questões disciplinares. Boletins revelam notas, méritos e deméritos, assim, os pais conhecem notificações da pontuação por comportamento. “Nas anormalidades, os pais são chamados na hora”.

O bom são os prêmios para quem andar “na linha”: passeios, vagas em estágios, matrículas garantidas em projetos escolares.

Depois de muitos anos dispensada em grande parte das escolas da rede pública, o momento cívico é indispensável no Colégio Militar em Jacy. Diariamente os alunos cantam hinos diferentes e hasteiam as bandeiras brasileira, do estado e do município.

Na alagação de 2014, devido à cheia do rio Madeira e afluentes na região, não foi preciso suspender as atividades. Alunos foram transportados de barco e vans. “A única escola que teve aulas normalmente foi a nossa”, conta a tenente.

O QUE NÃO PODE – Além da restrição ao telefone celular, alunos não entram de piercing, meninas usam maquiagem leve e esmalte claro, cortam unhas regularmente, brincos não ultrapassam o lóbulo da orelha.

Anteriormente, usavam camiseta branca, calça jeans básica, meia branca e até chinelos. Hoje, às segundas e sextas-feiras meninas vestem saias cor chumbo, blusa branca com gola polo vermelho, sapato ou sapatilha e meias brancas. Às terças, quartas e quintas, calça social.

Meninos vestem calça social cor chumbo, calçam sapato preto com cadarço, meias brancas, usam camiseta golo polo. Ambos usam bibico [tipo de quepe].

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia reforça educação ambiental em áreas de preservação de Nova Mutum e Jaci-Paraná

Ação promovida pela Sedam alcançou comunidades próximas a unidades de conservação e fortaleceu a conscientização sobre proteção dos biomas amazônicos.
L
Passeio ciclístico mobiliza Machadinho d’Oeste e motiva alunos para avaliações Saeb e Saero

Passeio ciclístico mobiliza Machadinho d’Oeste e motiva alunos para avaliações Saeb e Saero

Projeto “Pedalando Rumo à Proficiência” reúne 350 participantes em Machadinho d’Oeste, incentivando melhor desempenho nas provas Saeb e Saero.
L
Enamed: Inscrições abertas até 18 de julho para Futuros Médicos

Enamed: Inscrições abertas até 18 de julho para Futuros Médicos

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) convoca estudantes e interessados para se inscreverem até 18 de julho, com provas marcadas para 19 de outubro.
L

Governo de Rondônia participa de audiência sobre Plano Nacional de Educação 2024-2034

Encontro debateu metas e estratégias para a próxima década da educação pública no Brasil
L
Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Cadastro vai até 17 de julho; cursos gratuitos incluem oratória, inteligência artificial, drones, inglês e muito mais
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Beramadeira é sucesso de público e Porto Velho Shopping reforça fase de expansão do empreendimento

Arraial Beramadeira celebra cultura popular em Porto Velho com dança, música, comidas típicas e reforça novo momento do shopping como espaço de experiências e convivência.
L

Chevrolet apresenta a linha Onix 2026 menos potente ao mercado nacional

Nova linha Chevrolet Onix 2026 traz design renovado, motor 1.0 turbo com injeção direta e tecnologias avançadas, reafirmando liderança no mercado brasileiro.
L
Orkut, redes sociais, retorno do Orkut, Orkut Brasil, Orkut 2025

Orkut: história, fim e o possível retorno da rede social que marcou gerações

O Orkut, rede social criada por Orkut Büyükkökten em 2004, marcou a internet no Brasil e pode voltar com nova proposta; entenda o passado, o encerramento e os rumores do retorno.
L
Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Projeto que altera a Lei Maria da Penha foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, proibindo a aproximação do agressor mesmo com consentimento da vítima.
L
Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o PL 2583/2020 institui a Estratégia Nacional de Saúde visando fortalecer a indústria e a pesquisa para a autonomia brasileira na produção de insumos e equipamentos médicos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes recebe IFRO e reafirma compromisso com a educação pública de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe IFRO e reafirma compromisso com a educação pública de Rondônia

Cristiane Lopes reforça apoio ao Instituto Federal de Rondônia durante encontro com reitor, gestores e estudantes, e garante continuidade na destinação de recursos.
L
Projeto relatado por Coronel Chrisóstomo garante salas exclusivas para idosos vítimas de violência em IMLs

Projeto relatado por Coronel Chrisóstomo garante salas exclusivas para idosos vítimas de violência em IMLs

Proposta aprovada na Comissão de Segurança Pública prevê atendimento reservado e humanizado para idosos em situação de violência.
L
Eyder Brasil homenageia cerca de 400 jornalistas com Voto de Louvor na Assembleia Legislativa de Rondônia

Eyder Brasil homenageia cerca de 400 jornalistas com Voto de Louvor na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado destaca o papel essencial dos jornalistas para a democracia, a transparência e o combate às fake news em Rondônia.
L
Assembleia aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia para garantir mais transparência e rigor

Assembleia aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia para garantir mais transparência e rigor

Nova lei dos concursos públicos reforça isonomia, detalha regras de seleção e combate discriminação nos processos seletivos estaduais.
L
Deputado Pedro Fernandes cobra aplicação da Lei de Atendimento à Endometriose em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes cobra aplicação da Lei de Atendimento à Endometriose em Rondônia

Autor da Lei de Atendimento à Endometriose, parlamentar destaca urgência de garantir diagnóstico e tratamento especializado na rede pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil e Receita Federal apreendem Haxixe na operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em Jaru

Polícia Civil e Receita Federal apreendem Haxixe na operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em Jaru

A droga seria entregue via Correios a uma suspeita.
10
PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

A ação foi acompanhada por representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, conforme determina a legislação vigente
10
Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Homem suspeito de matar José Carlos Avelino dos Santos, de 48 anos, em Ji-Paraná, se apresentou voluntariamente à polícia nesta terça-feira e entregou a arma usada no crime.
14
Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Colisão frontal entre carro e caminhão na Avenida Edson Lima do Nascimento, em Ji-Paraná, deixou motorista idoso preso às ferragens e com suspeita de pneumotórax.
12
Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

A equipe do Sargento Machado do 02 da Polícia Militar prendeu um homem de 38 anos pilotando uma moto roubada na Avenida Imigrantes, em Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: AGROPECUÁRIA MASUTTI LTDA

Licença de Operação – LO Nº 087/2025
L
Iniciativa Global pela integridade da informação sobre mudança do clima lança chamado à ação com apoio da COP30

Iniciativa Global pela integridade da informação sobre mudança do clima lança chamado à ação com apoio da COP30

Chamado da Iniciativa Global busca ampliar ações contra a desinformação climática e terá propostas apresentadas na COP30, com apoio da presidência brasileira.
L

Helô Pinheiro comemora 82 anos com a família em São Paulo e celebra legado como Garota de Ipanema

Ícone da música brasileira, Helô Pinheiro celebrou seu aniversário em clima intimista ao lado de filhos, netos e do marido. A eterna Garota de Ipanema segue inspirando gerações.
L

Governo de Rondônia intensifica transporte aeromédico e salva vidas com atendimento emergencial

Mais de 30 transportes aéreos e 5 missões para transplantes foram realizados em 2025, fortalecendo a rede de saúde e salvando pacientes em estado grave.
L

Cientistas revertem sintomas de Parkinson em camundongos: ‘surpresos com o sucesso’

Cientistas da Austrália revertem sintomas de Parkinson em camundongos após descoberta de uma nova proteína.
L
Moraes acusa Eduardo Bolsonaro de interferência em processo do STF e inclui vídeo em inquérito

Moraes acusa Eduardo Bolsonaro de interferência em processo do STF e inclui vídeo em inquérito

A avaliação consta na decisão de Moraes que determinou a inclusão de um vídeo postado pelo parlamentar nas redes sociais em um inquérito no qual ele é investigado por coação no curso do processo e obstrução de investigação.
L

Filosofia hegeliana leva pesquisador de Ji-Paraná ao maior evento internacional de filosofia em Salvador

Trabalho de Fernando Von Noble propõe reflexão ética sobre o meio ambiente e será apresentado em congresso da FISP, entre 24 e 28 de novembro de 2025.
L
Família de Juliana Marins pede investigação da PF sobre vazamento de Autópsia

Família de Juliana Marins pede investigação da PF sobre vazamento de Autópsia

O documento, de responsabilidade da Polícia Civil do Rio de Janeiro, deveria ser sigiloso, conforme nota oficial da corporação à Agência Brasil.
L

Governo de Rondônia lança Sistema Único de Educação para integrar redes de ensino e modernizar gestão escolar

Plataforma SUE/RO conecta escolas estaduais, municipais e filantrópicas, permitindo gestão pedagógica completa e monitoramento da aprendizagem em tempo real.
L

MPRO e parceiros alinham ações para garantir água potável a comunidades ribeirinhas de Porto Velho

Projeto Gotas de Esperança reúne instituições como Unicef, Visão Mundial e Instituto Água Sustentável para enfrentar a crise no acesso à água potável no Baixo Madeira.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.