SEGUNDA-FEIRA, 13/10/2025

SETEMBRO AMARELO: EM PROJETO JOVENS PELA VIDA, ALUNOS DA ESCOLA JOÃO BENTO SÃO INCENTIVADOS: “VOCÊS VIVERÃO ATÉ OS 90 ANOS”

Alunos da Escola São Bento erguem as mãos e contam até 40 e, em seguida conhecem a realidade que entristece o mundo

Publicado em 

Por Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça

O melhor do projeto Jovens pela Vida é que suas atividades irão além das palestras previstas para o mês de setembro em escolas de Porto Velho. De outubro em diante, ele prosseguirá normalmente com novas reuniões entre organizadores/monitores e grupos de alunos dispostos não apenas a ouvir palestras, mas ao acompanhamento permanente.

Coach Edimilson: “O que é preciso para ser feliz?”

“Eles clamam por ajuda para suas inquietudes”, afirmou o coordenador de Políticas Públicas do Estado, Gabriel Barbosa, durante a abertura oficial do projeto, segunda-feira (2), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Bento da Costa, no bairro Eldorado.

Jovens pela Vida, idealizado pela Superintendência Estadual de Juventude, Cultura, Esportes e Lazer (Sejucel) e as secretarias estaduais de Saúde e Educação, visitará outras escolas durante o Setembro Amarelo, a campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria. Também colaboram com o projeto o Tribunal de Justiça e o Ministério Público Estadual.

O master coach pela Sociedade Brasileira de Inteligência Sistêmica (Febracis), Edimilson Oliveira, demonstrou a necessidade “não apenas de identificar emoções, mas de conviver com elas”.

Fernando Máximo incentivou os alunos a lutar pelos seus sonhos

“Contem até 40!”, ordenou a todos. Quando terminaram, os alunos souberam que, a cada 40 segundos, alguém comete suicídio no mundo.

A cada ano, mais de 11 mil pessoas tiram a própria vida, número que segundo estimativas do Ministério da Saúde em 2016, tende a ser até 20% maior, devido a mortes erroneamente identificadas como acidentais. Em cinco anos, de 2013 a 2018, Porto Velho teve 180 casos de suicídio.

Em números globais, em 2003, seguindo a estatística do MS, cerca de 900 mil pessoas tiraram a própria vida. A maioria dessas com idades entre 15 e 35 anos.

“O que leva um jovem a desistir da vida?” – indagou. E foi explicando: “Os sentimentos se manifestam dentro da pessoa, criando uma imagem mental. De onde vêm as emoções?” – perguntou Edimilson Oliveira .

“Pelo ar? Não, elas são produzidas pela escolha das próprias pessoas, algumas se viciam em álcool, drogas ilícitas, até em trabalho, e também podem viciar em emoções” – disse Oliveira.

Lohana elogiou o conteúdo da campanha

Segundo o palestrante, se a pessoa sente uma emoção mais de cinco vezes, vicia-se nesse sentimento. eguiu instigando os alunos: “O que é preciso em sua vida para ser feliz?”. Alguns responderam: dinheiro. Risos na platéia.

“O que é preciso para realizar algo” – ele indagou novamente. Emendando: “Nada! Nossas emoções são produzidas por nossos próprios pensamentos, e no que pensamos acreditamos”.

Oliveira entrou no assunto depressão, classificando-a de “conjunção de sentimentos”. Disse que não se fica depressivo de uma hora para outra, mas alertou: “Se a pessoa começa a olhar pra baixo, pensa em tudo quanto é besteira e acredita ser realidade”.

“Eu vi minha mãe morrendo, quando ouvi a letra de uma música na qual a mãe morre na sala de cirurgia”, exemplificou.

“Yes! Por nossas conquistas escolares! Pelo Enem! Pelo vestibular” – ele apelou, erguendo as mãos para o alto, todos repetindo seu gesto e batendo palmas.

VENCENDO O MEDO

“A gente colhe amanhã o que planta hoje: se planta uva, não colhe chuchu, se planta chuchu não colhe uva” – iniciou o secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo. “Em dois anos de plantação eu concluí que viveria até aos 70 anos, e vocês, ao que tudo indica, viverão até os 90”, animou.

Engraxate e picolezeiro quando menino, ele também sonhou com um futuro melhor. Começou largando a balada e o futebol para se dedicar aos estudos, 15 horas por dia.

“O segredo é iniciar alguma coisa, ter atitude, não se acomodar, e aí eu me perguntava: será que ser aluno de escola pública me garante esse futuro?”, ensinou Máximo.

“Se querer é quase sempre poder, eu tenho que ir atrás da minha chance. Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho, disse um dia Tiger Woods, o primeiro atleta bilionário do mundo, e a sorte é a junção de oportunidade e preparação, por isso, se um cavalo passar com arreio em sua porta uma vez na vida, prepare-se para montá-lo: assim é o Enem e o vestibular”, aconselhou o titular da Sesau.

Gabriel Barbosa, coordenador de Políticas Públicas do Estado

Passou a falar do medo, “uma coisa ruim que te bota pra baixo”.  Máximo confessa que teve três, um deles, aprender matemática, sem a qual não chegaria a ser médico. Passou no vestibular e foi para as olimpíadas.

O segundo medo, na Universidade Federal do Amazonas, foi de cadáver. Questionava-se: como ser médico sem conhecer o assunto? “Na primeira semana de medicina, eu entrei no laboratório de anatomia e abracei um”.

O terceiro: falar em público. Este durou até o dia em que se ofereceu dicas de primeiros socorros a uma emissora de rádio de Manaus, minutos depois de salvar uma pessoa em crise convulsiva. “Eu, magrinho, capinha da gaita, fui falando essas dicas para as pessoas, logo entregaria cinco programas”.

De lá para cá, o médico passou a cativar estudantes, médicos, outros profissionais liberais, proferindo palestras sobre primeiros socorros e motivacionais.

Com cinco pós-graduações, entre as quais cirurgia geral, bioética, medicina do trabalho, videolaparoscopia, Máximo faz trabalhos voluntários. Numa dessas ocasiões, salvou um homem com o pescoço cortado por linha de pipa com cerol.

André: “Muito legal”

Ao se consolidar profissionalmente, adquiriu o primeiro carro zero quilômetro, uma camionete que deu de presente aos pais.  “Meu pai passou fome na vida, ele e minha mãe são donos do meu sonho, por isso me contentei em seguir com o velho carro com o qual fiz diversos plantões hospitalares”, revelou.

Encerrou a palestra com sua frase de luta na tela do audiovisual: #Youcanmore ! (Você pode mais.)

Ao som de Jenn Johnson, o grupo Express Art, nascido na Comunidade Cristã de Rondônia, apresentou o número musical e de dança “Vai ficar tudo bem”. Segundo a coordenadora Joadna Oliveira, a líder geral da equipe, Gabriela Farias, recebeu pedidos de apresentação da equipe formada por criança, em todas as escolas que receberão o projeto Jovens pela Vida.

Lohanna Valente, 16, porto-velhense, aluna do 2º ano, gostou do modelo. “Tem muito conteúdo, mostra situações de maneira artística; o sonho deve estar acima de tudo”. Ela quer ser médica.

André Marcos, 18, 2º ano, nascido no Acre, viveu em Manaus e se mudou há dois meses para cá, diz que se adaptou muito bem à cidade e à escola. “Gostei de toda a programação, até pensei que esse tema seria mais difícil de ver e ouvir, mas tudo aconteceu de maneira descontraída, foi muito legal”.

 

VEJA A GALERIA DE FOTOS AQUI

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inep abre inscrições para médicos elaboradores de questões para Revalida e Enamed

Inep abre inscrições para médicos elaboradores de questões para Revalida e Enamed

Candidatos devem ter especialização e ser docentes em curso de medicina, com remuneração de até R$ 500 por item elaborado.
L
Energisa oferece curso gratuito de formação de mulheres eletricistas em Porto Velho

Energisa oferece curso gratuito de formação de mulheres eletricistas em Porto Velho

Iniciativa em parceria com o Senai busca incentivar a inclusão feminina no setor elétrico e promover qualificação profissional gratuita.
L
Governo de Rondônia entrega ônibus e embarcações escolares para reforçar transporte de estudantes da rede estadual

Governo de Rondônia entrega ônibus e embarcações escolares para reforçar transporte de estudantes da rede estadual

Ação contempla oito ônibus, 26 embarcações e três vans adaptadas, com investimento superior a R$ 8,4 milhões, beneficiando escolas da capital e do interior.
L
TRT-14 promove ação social e se compromete a estruturar biblioteca em escola rural

TRT-14 promove ação social e se compromete a estruturar biblioteca em escola rural

Evento em Colônia Viçosa, Porto Velho, celebrou o Dia das Crianças com lazer, educação e cidadania
L
Biblioteca Municipal Francisco Meirelles realiza 7ª Gincana Literária em Porto Velho

Biblioteca Municipal Francisco Meirelles realiza 7ª Gincana Literária em Porto Velho

Evento alusivo ao Dia das Crianças incentivou leitura e trabalho em equipe.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alero comemora 42 anos com ação social e serviços gratuitos à população de Porto Velho

Assembleia Legislativa transforma aniversário em evento comunitário com atendimentos de saúde, emissão de documentos, lazer e orientação jurídica.
L

Rondonienses podem participar da maior feira de alimentos e bebidas do planeta, em Dubai

Produtores de Rondônia têm chance de destacar o agro regional na GulFood 2026 e ampliar oportunidades de exportação.
L

Leitura Finalizada: Uma Farsa de Amor na Espanha

Entre farpas e provocações, um namoro de mentira vira uma história de amor cheia de química, risadas e aquele quentinho no coração.
L
São Paulo confirma mais 3 casos de intoxicação por metanol; total atinge 28

São Paulo confirma mais 3 casos de intoxicação por metanol; total atinge 28

O estado mantém 100 casos em investigação e já descartou 246 possíveis contaminações, enquanto fiscalizações em bares e restaurantes foram intensificadas.
L
STF marca para dezembro julgamento do Núcleo 2 da trama golpista de 2022

STF marca para dezembro julgamento do Núcleo 2 da trama golpista de 2022

Primeira Turma do Supremo reservou sessões nos dias 9, 10, 16 e 17 para julgar seis réus acusados de tentar garantir a permanência ilegítima de Jair Bolsonaro no poder.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Fresadora em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

Com 4 vagas disponíveis, a oportunidade é para atuação em tempo integral. A empresa oferece benefícios atrativos, incluindo cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Empilhadeira em Porto Velho, Salário R$ 2.795,45

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação na obra, plano de saúde, vale transporte e seguro de vida.
L
CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa propõe criação do Programa de Integração Universidade–Comunidade Rural em Rondônia

Dra. Taíssa propõe criação do Programa de Integração Universidade–Comunidade Rural em Rondônia

Projeto busca aproximar universidades das comunidades rurais, promovendo conhecimento técnico, sustentabilidade e desenvolvimento social no campo
L
Dra. Taíssa solicita reconstrução de ponte em Extrema

Dra. Taíssa solicita reconstrução de ponte em Extrema

Infraestrutura segura e mobilidade para o desenvolvimento local
L
Dra. Taíssa propõe projeto que garante comunicação prévia aos pacientes do SUS em Rondônia

Dra. Taíssa propõe projeto que garante comunicação prévia aos pacientes do SUS em Rondônia

Mais transparência e respeito ao cidadão na marcação de consultas e exames
L
Gislaine Lebrinha inaugura refeitório em escola de Chupinguaia

Gislaine Lebrinha inaugura refeitório em escola de Chupinguaia

Deputada destaca importância da emenda parlamentar para a educação e infraestrutura escolar.
L
Pedro Fernandes solicita rebaixamento do Morro do Samambaia na RO-420 em Buritis

Pedro Fernandes solicita rebaixamento do Morro do Samambaia na RO-420 em Buritis

Deputado defende obra para aumentar segurança e melhorar trafegabilidade no trecho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idosa de 82 anos morre atropelada por carro desgovernado em balneário de Candeias do Jamari

Idosa de 82 anos morre atropelada por carro desgovernado em balneário de Candeias do Jamari

O veículo estava estacionado em uma ladeira quando perdeu o freio, atingiu a vítima e caiu no rio.
18
Suspeito com tornozeleira eletrônica é preso com droga e moto adulterada em Porto Velho

Suspeito com tornozeleira eletrônica é preso com droga e moto adulterada em Porto Velho

O homem já era conhecido da guarnição por envolvimento anterior com veículo roubado.
10
Aluno leva simulacro de arma de fogo para sala de aula na Escola Araújo Lima

Aluno leva simulacro de arma de fogo para sala de aula na Escola Araújo Lima

Um adolescente de 17 anos foi flagrado com um simulacro de pistola dentro da mochila escolar.
12
Operação Alerta Lilás da PRF prende 83 pessoas por violência contra a mulher

Operação Alerta Lilás da PRF prende 83 pessoas por violência contra a mulher

Ações ocorreram em rodovias federais e a maioria das detenções foi por não pagamento de pensão alimentícia, que é um crime patrimonial contra vulnerável.
L
Colisão entre duas motocicletas na zona leste deixa condutoras feridas

Colisão entre duas motocicletas na zona leste deixa condutoras feridas

Acidente na Rua Goianésia envolveu duas motocicletas, sendo que a condutora que causou a batida traseira estaria utilizando o celular durante a direção.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arte, cultura e esperança: NACC inaugura sala de cinema para crianças em tratamento oncológico em Porto Velho

Arte, cultura e esperança: NACC inaugura sala de cinema para crianças em tratamento oncológico em Porto Velho

O espaço foi criado para levar lazer e inclusão às famílias acolhidas, fortalecendo a luta contra o câncer infantil com momentos de emoção, fé e cultura.
L
PMRO apresenta redução de 87% nos focos de queimadas em coletiva interinstitucional no MPRO

PMRO apresenta redução de 87% nos focos de queimadas em coletiva interinstitucional no MPRO

Ação conjunta coordenada pelo Ministério Público de Rondônia reúne órgãos ambientais e forças de segurança para apresentar resultados expressivos no combate ao desmatamento e incêndios florestais.
L

Energisa leva mutirão de negociação de débitos ao bairro Socialista nesta terça (14)

O caminhão da Energisa Rondônia estará na Escola Municipal Elenilson Negreiros, no bairro Socialista, em Porto Velho, nesta terça-feira (14), das 8h às 16h.
L
Indústria registra 10 meses de pessimismo, apesar de pequena alta na confiança

Indústria registra 10 meses de pessimismo, apesar de pequena alta na confiança

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), da CNI, subiu 1 ponto em outubro, mas o resultado de 47,2 pontos permanece abaixo da linha de 50, que separa a confiança da falta de confiança.
L
Novas regras de crédito habitacional da Caixa facilitam compra de imóveis mais caros

Novas regras de crédito habitacional da Caixa facilitam compra de imóveis mais caros

Medidas elevam a cota máxima de financiamento para 80% e aumentam o teto do SFH para R$ 2,25 milhões, injetando R$ 20 bilhões no setor imobiliário.
L
BNDES aprova R$ 1,6 bilhão para empresas afetadas por tarifaço dos EUA

BNDES aprova R$ 1,6 bilhão para empresas afetadas por tarifaço dos EUA

Linha de crédito rápida visa auxiliar empresas brasileiras a buscar novos mercados após a imposição de tarifa de 50% pelo governo de Donald Trump.
L
OMS alerta que uma em cada 6 infecções bacterianas é resistente a antibióticos

OMS alerta que uma em cada 6 infecções bacterianas é resistente a antibióticos

Relatório da Organização Mundial da Saúde aponta que a resistência antimicrobiana é responsável por mais de 1 milhão de mortes anualmente, pedindo uso mais responsável dos medicamentos.
L
Prefeitura de Porto Velho assina contrato da nova Policlínica e dá posse a 150 profissionais de saúde

Prefeitura de Porto Velho assina contrato da nova Policlínica e dá posse a 150 profissionais de saúde

Investimento de R$ 30 milhões reforça a rede municipal e amplia atendimento à população
L
Pedro Fernandes propõe ampliação do videomonitoramento em Rondônia

Pedro Fernandes propõe ampliação do videomonitoramento em Rondônia

Deputado defende programa permanente para modernizar segurança pública e fortalecer ação policial.
L
Audiência pública sobre ponte Brasil-Bolívia será realizada em Guajará-Mirim

Audiência pública sobre ponte Brasil-Bolívia será realizada em Guajará-Mirim

Evento no dia 17 promete detalhar obras da Ponte Binacional e possibilitar participação da populaçãoç.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.