TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

PROGRAMA ESCOLA DO NOVO TEMPO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL INICIA ANO LETIVO EM RONDÔNIA

Atualmente 3.500 estudantes estão matriculados em 11 escolas da rede estadual, distribuídas em onze municípios, atendidos pelo programa Escola do Novo Tempo; instituído desde 2017

Publicado em 

“Todos os dias, cinco dias por semana, milhares de jovens vão às escolas, alguns porque os pais querem ou obrigam, outros por uma vontade própria, um querer e uma determinação, que só cabem a eles uma resposta para tudo isso, e essa resposta sempre é individual.

Eles sempre contam com uma história por traz dessa determinação muitas vezes ela pode ser sofrida, complicada, etc. E muitas vezes esses jovens acabam se perdendo nesse caminho pelos golpes traiçoeiros da vida, a mercê de qualquer situação.

No meu caso isso foi diferente, eu conheci a escola do Novo Tempo, que me ensinou os 4 pilares da educação: Ser, Conviver, Fazer, Conhecer, e me mostrou um ensino de qualidade, me acolheu de braços abertos, me ajuda nas escolhas futuras, me ajuda a ter sucesso e a continuar nesse caminho, sem tropeçar e se caso isso aconteça, me ajudam a levantar, e é isso que a Escola do Novo Tempo faz, ela é mais que uma escola, mais que um bom aprendizado, é sua porta para o futuro”

Essa é uma carta enviada pela estudante Kelly Mendes da Silva, do 2ºC, da escola Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Cândido Portinari, do município de Rolim de Moura, Rondônia, para a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), em agradecimento ao trabalho realizado pelos educadores da rede estadual e pela oportunidade dada pelo governo através do programa Escola do Novo Tempo.

Foi com o depoimento dessa estudante que iniciou hoje (26), no auditório do Rondon Palace Hotel, a reunião de abertura dos trabalhos do ano letivo do programa Escola do Novo Tempo. Atualmente 3.500 estudantes estão matriculados em 11 escolas da rede estadual, distribuídas em onze municípios, atendidos pelo programa Escola do Novo Tempo; instituído desde 2017, coordenado pela Gerencia de Educação Básica da Seduc/RO.

ANO LETIVO

Segundo a professora coordenadora do programa, Adriana Teixeira Nobre, o ano letivo de 2019 será dedicado a sustentabilidade. A comunidade destas unidades escolares tem como expectativa se tornarem unidades tutoras de boas práticas, potencializando a metodologia utilizada na educação de tempo integral para o tema.

“A educação integral tem como foco o projeto de vida dos estudantes e norteiam o trabalho pedagógico por meio de três eixos formativos: Excelência acadêmica; Formação de competências para o século XXI; e Formação para a vida” – explicou Adriana.

O secretário de Estado da Educação Suamy Lacerda participou da abertura da reunião, que alinhará as ações do programa em todo o Estado, e disse que a educação em tempo integral é um desafio aos educadores e gestores, em especial os de locais de difícil acesso, que foram parabenizados pelo compromisso com o programa. “Sintam-se acolhidos pela secretaria e que sejamos um ponto firme de apoio para potencializar o programa”.

Suamy Lacerda afirmou que a educação integral é um desafio no Brasil, usando como parâmetro países como os EUA que já ofertam a educação integral há mais de cem anos, enquanto o Brasil não possui nem uma década “de ações coordenadas e massivas”.

DESAFIO RONDONIENSE

Outro exemplo citado como desafio pelo secretário é o fato de que em Rondônia algumas família não consideram a dedicação a educação integral importante e destinam o contra turno dos jovens para o trabalho, até por necessidade da renda familiar. “Isso é um desafio a manutenção dos estudantes no programa, mas não nos impede de lançar o desafio, será nosso compromisso, nossa competência e dedicação que fará o programa engrenar. As pessoas que estão aqui tem condições e compromisso para isso, precisamos fazer permanente a propagação do valor destacado na carta da estudante Kelly Mendes da Silva, e exposta em vídeo; mostrar como o método educacional é importante e tem efeitos na formação do educando” – exaltou Suamy, convidando os gestores e educadores para diuturnamente potencializarem os valores do programa e o compromisso com a educação em tempo integral no seio das comunidades beneficiadas.

“A escola tem o perfil que o gestor impõe a ela; se ele for um gestor presente menos problemas, se ele for ausente mais problemas. Se ele viver a escola, teremos ações fortes e consolidadas. Gestores não possuem problemas, possuem desafios” – disse Suamy lembrando que com a mudança de governo a educação entrará em raio de avaliação institucional, portanto o programa.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Escola Vôo da Juriti: rede elétrica passa por adequação em Porto Velho

Escola Vôo da Juriti: rede elétrica passa por adequação em Porto Velho

A Escola Vôo da Juriti, na zona Leste de Porto Velho, passa por intervenção na rede elétrica antes do início das aulas, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação.
L
CIEE abre 102 vagas de estágio em Rondônia

CIEE abre 102 vagas de estágio em Rondônia

Oportunidades são destinadas a estudantes do ensino médio e superior em diversas áreas, com bolsas que variam conforme a carga horária e empresa contratante.
L
Estudante da Mediação Tecnológica conquista vaga em Medicina na Unir com apoio do MedTec-RO

Estudante da Mediação Tecnológica conquista vaga em Medicina na Unir com apoio do MedTec-RO

O MedTec-RO continua a expandir sua atuação, provando ser uma ferramenta vital para que jovens do interior de Rondônia alcancem a formação acadêmica superior.
L
Crateras da Lua: evento abre observação em Porto Velho

Crateras da Lua: evento abre observação em Porto Velho

Projeto de observação astronômica permitirá ver crateras da Lua com telescópios em praça pública de Porto Velho, aproximando ciência e astronomia da comunidade.
L
UNIR abre seleção para mestrado em Administração com 13 vagas

UNIR abre seleção para mestrado em Administração com 13 vagas

Inscrições gratuitas para o processo seletivo seguem de 23 de março a 17 de maio e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo de RO reabre inscrições para cadastro reserva em Ji-Paraná

Governo de RO reabre inscrições para cadastro reserva em Ji-Paraná

Interessados podem se inscrever até 14 de abril pelo sistema de Cadastro Habitacional.
L

Comunidade News: Olival Cardoso fala sobre os desafios e as demandas do bairro Castanheiras

A proposta do Comunidade News é justamente aproximar a população dos temas que impactam o dia a dia de cada região, valorizando lideranças comunitárias e ampliando o debate sobre problemas reais, mas também sobre caminhos possíveis para melhorar a vida de quem mora na capital.
L
Polícia Legislativa investiga vazamento de dados de banqueiro na CPMI do INSS

Polícia Legislativa investiga vazamento de dados de banqueiro na CPMI do INSS

O senador Carlos Viana anunciou a apuração sobre o acesso indevido a informações sigilosas de Daniel Vorcaro, enquanto articula a prorrogação dos trabalhos da comissão.
L

Nota de pesar: Ruden Russelakiz de Oliveira

Ruden Russelakiz de Oliveira será lembrado em Porto Velho pelo carinho com a família e amigos, com velório na Funerária Dom Bosco e sepultamento no Jardim da Saudade.
L
Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por motivos de saúde

Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por motivos de saúde

O novo pedido foi protocolado junto ao STF quatro dias após a internação do ex-presidente em uma Unidade de Terapia Intensiva para tratar uma broncopneumonia bacteriana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes destaca avanço da PEC 47 e reforça luta por justiça aos servidores dos ex-territórios

Deputada federal de Rondônia atua pela transposição de servidores dos ex-territórios e defende reconhecimento e segurança jurídica para a categoria
L
Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

O ministro relator do STF considerou que há provas robustas de corrupção passiva contra parlamentares maranhenses e um suplente de Sergipe.
L
Moraes ordena que governo do Rio envie vídeos da Operação Contenção à PF

Moraes ordena que governo do Rio envie vídeos da Operação Contenção à PF

A decisão visa garantir o acesso dos peritos a quase mil gravações da ação policial ocorrida no ano passado, que resultou na morte de 121 pessoas e quatro policiais.
L
Alex Redano cobra recuperação da RO-478 em Costa Marques

Alex Redano cobra recuperação da RO-478 em Costa Marques

Deputado solicita obras urgentes na rodovia que liga Forte Príncipe da Beira à sede de Costa Marques, prejudicada por buracos e trechos críticos.
L
Mendonça impõe tornozeleira eletrônica a deputada federal

Mendonça impõe tornozeleira eletrônica a deputada federal

O ministro do STF negou o pedido de prisão preventiva da parlamentar Gorete Pereira, investigada por beneficiar-se de fraudes bilionárias em aposentadorias do INSS.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é assaltada por dupla ao sair para trabalhar na Zona Leste de Porto Velho

Mulher é assaltada por dupla ao sair para trabalhar na Zona Leste de Porto Velho

Câmeras de segurança registraram a ação agressiva dos criminosos, que fugiram levando pertences da vítima no bairro Esperança da Comunidade.
14
Polícia Civil deflagra operação para cumprir medidas socioeducativas em Rondônia

Polícia Civil deflagra operação para cumprir medidas socioeducativas em Rondônia

A ação batizada de Ordo Iudicialis I focou na localização de adolescentes com ordens judiciais em aberto, visando garantir a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
10
Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

O corpo de José Lopes Carneiro, de 70 anos, foi localizado em avançado estado de decomposição dentro de sua residência no condomínio Pró Moradia Leste 1.
18
Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

O suspeito, que estava foragido desde a semana passada após destruir a residência da família no centro, foi localizado por policiais no bairro Cuniã.
12
PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

Ação nacional cumpre mandados de busca e apreensão para identificar criminosos envolvidos no armazenamento, no compartilhamento e na produção de material de abuso.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae promove imersão estratégica na ANUGA Select Brazil 2026, com foco em inovação, tendências e geração de negócios para empresários rondonienses
L

Tambaqui de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Governo de Rondônia participa da Seafood Expo North America em Boston, com apoio da Acripar, Sebrae e indústrias, ampliando exportações do pescado amazônico
L
Governo de RO capacita servidores em Ji-Paraná sobre Transferegov e projetos sociais

Governo de RO capacita servidores em Ji-Paraná sobre Transferegov e projetos sociais

A formação é voltada para servidores estaduais e municipais, visando fortalecer a gestão de recursos transferidos pela União.
L
Dia Mundial da Síndrome de Down: Reeducandos confeccionam camisas para mães atípicas

Dia Mundial da Síndrome de Down: Reeducandos confeccionam camisas para mães atípicas

Projeto da Sejus entregou 30 peças produzidas na Penitenciária Pandinha para o Grupo Tesouros 21 participar de caminhada em Porto Velho.
L
Semana da Água em Porto Velho promove ações de educação ambiental e sustentabilidade

Semana da Água em Porto Velho promove ações de educação ambiental e sustentabilidade

Governo e Sedam iniciam atividades com foco na gestão sustentável e conscientização da população na capital.
L
Páscoa 2026: Prefeitura abre edital para comerciantes

Páscoa 2026: Prefeitura abre edital para comerciantes

Evento no Parque da Cidade oferece 40 vagas para vendedores ambulantes com inscrições presenciais entre os dias 17 e 19 de março.
L
Petro acusa Equador de bombardeio em solo colombiano; Noboa nega

Petro acusa Equador de bombardeio em solo colombiano; Noboa nega

A crise diplomática entre os países vizinhos escalou após o presidente da Colômbia sugerir que artefatos militares foram lançados a partir do território equatoriano.
L
Chefe do antiterrorismo dos EUA renuncia e nega ameaça do Irã

Chefe do antiterrorismo dos EUA renuncia e nega ameaça do Irã

Joseph Kent deixou o cargo em protesto contra o conflito no Oriente Médio, afirmando que a guerra foi motivada por pressões externas e não por riscos reais à segurança nacional.
L