O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que as agências da Previdência Social estarão fechadas para atendimento presencial nesta terça-feira, 20 de janeiro, em mais de 90 municípios brasileiros. A suspensão ocorre devido ao feriado de São Sebastião, padroeiro de diversas localidades, incluindo as capitais Rio de Janeiro (RJ) e Boa Vista (RR).
Embora as unidades físicas não funcionem nessas cidades, os canais remotos, como o aplicativo Meu INSS e a Central Telefônica 135, seguem operando normalmente. O órgão orienta que os cidadãos utilizem as plataformas digitais para realizar serviços como requerimentos de benefícios, consultas de extratos e acompanhamento de processos.
Além do feriado pontual, o INSS anunciou uma paralisação nacional de todas as suas agências entre os dias 28 e 30 de janeiro. A medida é necessária para a realização de melhorias programadas nos sistemas previdenciários pela Dataprev. Durante esse período de modernização, até mesmo os serviços digitais e o telefone 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro.
Para compensar a suspensão do atendimento no fim do mês, o instituto realizou mutirões no último fim de semana e repetirá a ação nos dias 24 e 25 de janeiro. O objetivo é antecipar agendamentos e minimizar o impacto para os segurados. O INSS assegura o reencaixe para aqueles que preferirem ser atendidos presencialmente em dias úteis após o restabelecimento dos sistemas.
A modernização visa garantir maior estabilidade e segurança nas transações digitais da Previdência Social. A recomendação aos beneficiários é que resolvam pendências urgentes até o dia 27 de janeiro, antes do início da atualização técnica que deixará as plataformas fora do ar por quatro dias.








































