Em 2025, o governo de Rondônia intensificou as ações do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO), levando atendimento direto, esclarecimento de dúvidas e iniciativas de educação para o consumo a diversas cidades do estado. O programa contribui para uma economia mais saudável, gerando confiança para compras e investimentos, além de reduzir a judicialização por meio de mediação e solução de conflitos.
O governador Marcos Rocha destacou a importância do Procon-RO para garantir direitos, segurança e justiça social nos serviços prestados à população.
Feirões Limpa Nome
As atividades começaram com o primeiro feirão Limpa Nome, em fevereiro, em Guajará-Mirim, atendendo 169 pessoas e renegociando 86 dívidas, totalizando R$ 326.380,18 em acordos.
Em julho, Porto Velho recebeu o mutirão, com 117 atendimentos e 137 dívidas renegociadas, somando R$ 72.023,39. Já em novembro, o feirão chegou a Ariquemes, beneficiando a população local e regional com renegociações de débitos e orientações financeiras.
Ações sociais e integração
O Procon-RO participou de 33 edições do programa Rondônia Cidadã, oferecendo atendimento ágil e humanizado à população da Capital e do interior. Foram realizadas resolução de dívidas, abertura de reclamações e mediação de conflitos de consumo.
Além disso, o órgão integrou-se a três edições do MP Itinerante, do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), atingindo 18 cidades e distritos, promovendo maior acesso a regiões mais distantes e fortalecendo a integração entre órgãos públicos.
Boas práticas de atendimento
Para estimular a qualidade no atendimento, o programa “Empresa Amiga do Consumidor” realizou seis workshops em diferentes cidades, abordando legislação, mediação de conflitos e aprimoramento de serviços.
Segundo a coordenadora do Procon-RO, Osvanilda Velame Borges Soares, as ações visam aproximar o órgão do consumidor, fortalecendo a economia local e promovendo práticas de consumo conscientes e saudáveis.











































