A economia brasileira registrou um crescimento de 0,1% no terceiro trimestre de 2025, na comparação com o segundo trimestre do mesmo ano. O dado reflete a pequena expansão do Produto Interno Bruto (PIB), que é o conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país.
Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (4), no Rio de Janeiro. De acordo com o IBGE, o valor total do PIB no período alcançou a marca de R$ 3,2 trilhões.
Desempenho Anual e Acumulado
Em relação ao mesmo período do ano anterior, o terceiro trimestre de 2024, o PIB brasileiro apresentou uma alta de 1,8%.
No acumulado dos últimos quatro trimestres, o indicador econômico teve uma expansão mais significativa, chegando a 2,7%. O resultado aponta para a tendência de crescimento da economia ao longo de 12 meses.
Entenda o que é o PIB
O PIB consiste no conjunto de todos os bens e serviços finais que são produzidos em uma localidade durante um determinado período. Este dado fundamental ajuda a traçar o comportamento da economia de um país, estado ou cidade.
O cálculo do PIB é feito com o auxílio de diversas pesquisas setoriais, como as de comércio, serviços e indústria. É crucial que, durante o cálculo, sejam evitadas situações de dupla contagem de valores.
Os bens e serviços finais que compõem o indicador são medidos no preço em que chegam ao consumidor. Dessa forma, todos os valores levam em consideração também a inclusão dos impostos cobrados.
Limitações do Indicador
Apesar de ser vital para compreender a realidade econômica de um país, o PIB não expressa fatores como a distribuição de renda ou a condição de vida da população. É possível que um país apresente um PIB elevado, mas ainda assim tenha um padrão de vida relativamente baixo, e vice-versa.








































