O Brasil se prepara para alcançar uma nova safra recorde de grãos na temporada 2025/2026. A projeção, divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 18 de setembro de 2025, em Brasília, indica que o país poderá colher 353,8 milhões de toneladas. O volume é 1% maior que o recorde de 350,2 milhões de toneladas registrado na safra anterior.
Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, a estimativa leva em conta o aumento na área cultivada, que passará de 81,74 milhões para 84,24 milhões de hectares. No entanto, a produtividade média deve ter uma leve queda, de 2%, em comparação com 2024/2025.
Destaques para soja, algodão e milho
A safra recorde de grãos será impulsionada principalmente pela soja e pelo algodão. A produção de soja deve crescer 3,6%, atingindo 177,67 milhões de toneladas, um novo recorde. O algodão também apresenta crescimento, com 3,5% de aumento na área plantada e 0,7% na produção, chegando a 4,09 milhões de toneladas.
Já a colheita do milho pode ter uma pequena redução de 1%, apesar do aumento da área plantada. A Conab atribui a queda a uma maior demanda interna, principalmente para a produção de etanol, e uma possível mudança no mercado externo.
A ministra substituta do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fernanda Machiaveli, celebrou os resultados, destacando a resiliência da agricultura brasileira em um cenário global adverso.