O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) destinaram um investimento de R$ 56 milhões para impulsionar a Indústria 4.0 no Brasil. O valor, concedido de forma não reembolsável, será usado em projetos que apliquem tecnologias digitais avançadas para aumentar a produtividade e a competitividade das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
As empresas interessadas em participar da concorrência pública podem se inscrever até 12 de setembro por meio da plataforma do Senai. O objetivo é selecionar até 100 propostas. Os projetos vencedores deverão ser testados em, no mínimo, 12 MPMEs.
Fortalecimento do setor produtivo
A iniciativa faz parte do programa federal Brasil Mais Produtivo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) e executado em parceria com diversas instituições, incluindo o Sebrae e a ABDI. Para o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal, a iniciativa é uma das principais estratégias para acelerar a digitalização das indústrias.
José Luis Gordon, diretor do BNDES, reforça que o investimento é fundamental para aumentar a competitividade da indústria nacional. A iniciativa visa modernizar o setor produtivo, incorporando conceitos como inteligência artificial, internet das coisas, computação na nuvem e robôs autônomos.