O financiamento de motos no Brasil registrou um crescimento de 10,3% em agosto deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2024. Segundo um levantamento da B3, mais de 170 mil unidades foram financiadas no período, sendo 126 mil novas.
Apesar do aumento no segmento de duas rodas, o mesmo não ocorreu com outros veículos. Os financiamentos de carros (veículos leves) caíram 4,5% em relação a agosto de 2024. Já para veículos pesados, como caminhões e ônibus, a queda foi ainda maior, de 15,9%.
Total de vendas e o panorama do ano
No total, as vendas financiadas de veículos no país chegaram a 622 mil unidades em agosto, o que representa uma queda de 1,5% em relação ao ano passado. No acumulado de 2025, os financiamentos já somam 4,669 milhões de unidades, uma leve redução de 0,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Apesar da queda no número total de veículos financiados, o superintendente de produtos de financiamentos da B3, Daniel Takatohi, ressaltou o bom desempenho do mercado. Ele destacou que a média diária de vendas financiadas, de 29,6 mil veículos por dia útil, foi a melhor do ano.