A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (29), o quarto lote de restituição do Imposto de Renda (IR) de 2025. O pagamento contemplará 1.884.035 contribuintes, com um valor total de R$ 2,92 bilhões. A maior parte do montante será destinada a quem não tem prioridade legal, mas declarou o Imposto de Renda próximo ao final do prazo e utilizou a declaração pré-preenchida e/ou a restituição via Pix, uma novidade neste ano.
O valor também inclui restituições residuais de anos anteriores. Os contribuintes podem verificar se estão no lote no site oficial da Receita Federal ou no aplicativo “Meu Imposto de Renda”. O pagamento será depositado diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.
Caso a restituição não seja creditada, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) para verificar se há alguma pendência. Se a conta bancária estiver desativada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Após esse período, o resgate deve ser solicitado no Portal e-CAC.