SÁBADO, 12/04/2025

Haddad defende reforma tributária e alerta para desafios até 2032 diante de lobbies e exceções fiscais

Ministro da Fazenda falou para empresários na Fiesp nesta terça-feira

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Haddad defende reforma tributária e alerta para desafios até 2032 diante de lobbies e exceções fiscais
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (25) que a luta pela implementação da reforma tributária ainda vai se desenrolar até 2032, em especial para combater os lobbies para excluir da reforma diferentes setores.

Durante evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, o ministro disse considerar como único defeito da reforma, a ampliar as exceções para pagamento de impostos.

“Se pudesse colocar um defeito nesta reforma — diante do caos que estamos vivendo, é até pecado dizer que é defeito — é a gente ampliar as exceções, porque isso faz com que a alíquota padrão vá se distanciando dos 21 22% de alíquota média”, afirmou. “Então, a luta não acabou. Do meu ponto de vista, o recado que a gente tem que ter aqui é que assim, luta não acabou. Nós temos uma reforma, a melhor possível em regime democrático”, acrescentou.

Haddad disse acreditar que isso poderá ser reavaliado ao final do prazo de transição em 2032. Aos empresários, o ministro afirmou que essas exceções levam a um aumento da alíquota média Imposto sobre Valor Agregado (IVA), o novo tributo que substituirá os impostos e contribuições que vigoram atualmente..

Além de prever a isenção tributária para produtos da cesta básica, a devolução de impostos para famílias de baixa renda, chamada de cashback, o texto da lei complementar definiu, entre outros pontos, a inclusão de novos setores com redução da alíquota em 60% e também definiu 18 atividades por profissionais liberais que terão alíquota reduzida em 30%.

Com inclusão de exceções para setores da economia e produtos, a alíquota-padrão do IVA subiu para 27,84%, segundo cálculos preliminares. Isso porque alíquotas menores para um segmento significa alíquota maior sobre os demais produtos.

A lei complementar da reforma foi sancionada em janeiro. Ela institui um teto de 26,5% para a alíquota-padrão. Em 2031, uma avaliação estimará se as alíquotas finais do IVA, que entrarão em vigor em 2033, serão maiores que 26,5%. Caso positivo, o governo enviará um projeto para reduzir as exceções a setores e produtos, que precisará ser aprovado até o fim de 2032, para reequilibrar a alíquota-padrão em 26,5% em 2033.

Gatilhos tributários

A partir de 2033, haverá gatilhos automáticos para reduzir a carga tributária a cada vez que a taxa de referência ultrapassar 26,5%.

“É uma transição que vai exigir tenacidade do progresso nacional de resistir aos lobbies que vão surgir daqui até 2032 para tentar ampliar ao invés de diminuir as excepcionalidades que fazem com que a alíquota máxima se distancie da alíquota média”, defendeu Haddad. “Nós vamos ter que batalhar muito para essa reforma se concluir, a transição se concluir e até 2032 nós podemos sim reavaliar as exceções e diminuir o número delas para que a alíquota padrão se aproxime da alíquota média”, concluiu.

Jet Ski

Haddad também criticou o governo anterior, afirmando que a única contribuição de Jair Bolsonaro para reforma tributária foi reduzir o imposto de importação sobre jet ski. O ministro lembrou ainda que Bolsonaro chegou a se reunir com parlamentares do PL, seu partido, no Congresso Nacional, onde defendeu o voto contrário à aprovação da reforma.

“A única iniciativa do governo anterior em relação à reforma, não foi uma medida de pouca importância, uma medida de grande importância que dialogou com toda a população brasileira, foi a redução do imposto sobre o jet ski. Isso, sim, foi a grande legado do governo anterior em relação à reforma tributária”, disse. “Vamos nos lembrar que o ex-presidente da República esteve no Senado Federal mudando o voto para prejudicar a indústria brasileira, lembrou.

Durante o evento, Haddad classificou a reforma tributária como uma das três frentes mais importantes pela modernização do Brasil. As outras duas frentes, para o titular da Fazenda, são as áreas de crédito e infraestrutura.

“Nós temos um problema do sistema de crédito no Brasil, o que inclui a rolagem da dívida pública e o seu sistema de rolagem, os juros que nós pagamos no Brasil para rolar a nossa dívida, e um outro problema de infraestrutura que é voltar a perseguir a melhoria da nossa qualidade de educação.”, afirmou Haddad.

Em relação ao crédito, o ministro citou medidas aprovadas e implementadas em sua gestão, como o empréstimo consignado privado, a trava no rotativo do crédito, o Desenrola e o marco de garantias.

“O crédito consignado que entrou no ar na sexta-feira, permitindo ao trabalhador da ativa os mesmos benefícios dos aposentados e servidores públicos; a trava no rotativo do cartão de crédito, que chegava a 400% no Brasil; o desenrola, o marco de garantias que permitiu a indústria vender 14% mais de veículos, 16% mais de televisores, linha branca, tudo o que aconteceu no Brasil ano passado e que tem no marco de garantia um dos seus pilares, tudo isso tem que funcionar cada vez melhor”, afirmou.

Na avaliação do ministro, o país precisa voltar a olhar para a indústria com maior seriedade e que a reforma tributária pode dar uma grande sustentabilidade por uma agenda de reindustrialização do país.

“Mas há uma nova indústria, uma indústria verde, uma indústria que abre oportunidades, uma indústria que exporta, além de atender o mercado interno, uma indústria eficiente, com capacidade de concorrer com os players globais”, disse.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Servidores receberão reajuste retroativo a janeiro em 2 de maio

Servidores receberão reajuste retroativo a janeiro em 2 de maio

Ministério da Gestão confirmou data após sanção do Orçamento
L
Atividade econômica brasileira cresce 0,4% em fevereiro

Atividade econômica brasileira cresce 0,4% em fevereiro

Em 12 meses, indicador é positivo em 3,8%
L
Inflação desacelera e fecha março em 0,56%, pressionada por alimentos

Inflação desacelera e fecha março em 0,56%, pressionada por alimentos

Café, ovo e tomate representaram um quarto do IPCA
L
STF deve realizar audiência de conciliação sobre compensação da desoneração da folha, diz Haddad

STF deve realizar audiência de conciliação sobre compensação da desoneração da folha, diz Haddad

Segundo ministro, medidas aprovadas pelo Congresso foram insuficientes
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

11 de abril: Dia da Intendência é celebrado em Porto Velho com homenagens e reconhecimento ao trabalho logístico do Exército

Com cerimônia na 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Exército homenageia o Serviço de Intendência, peça-chave na logística e no apoio às tropas em todo o Brasil.
L

Páscoa: 47% dos rondonienses pretendem gastar até R$ 50 reais com presentes

O estudo foi realizado entre os dias 10 e 16 de março e ouviu quase 64 mil pessoas em todo o Brasil.
L

Rondônia dá início à colheita do cacau com evento em Buritis neste sábado

Estado se consolida como potência cacaueira na Região Norte e referência nacional na produção do fruto
L

#AmazoniaGenteeJustiça | Entrevista Ricardo Gilson da Costa Silva professor da UNIR

Nesta sexta-feira, dia 11, às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça entrevista Ricardo Gilson da Costa Silva, professor da UNIR e pesquisador nas áreas de Geografia Agrária, movimentos sociais, territorialidades e direitos humanos na Amazônia. Doutor pela USP e pós-doutor pela UBA, ele atua nos programas de pós-graduação da UNIR e coordena o grupo de pesquisa GTGA/CNPq.
L

#EmCimaDaHora | Entrevista Deputado federal Coronel Chrisóstomo

O programa Em Cima da Hora desta sexta-feira, dia 11, às 16h, recebe o deputado federal Coronel Chrisóstomo para uma conversa ao vivo sobre sua atuação parlamentar, projetos em andamento e temas relevantes para Rondônia e o Brasil. Não perca essa entrevista exclusiva com um dos representantes do estado na Câmara Federal!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois promove curso de oratória “Comunicação de Alto Impacto” em Cacoal

Entre os aprendizados estão técnicas de persuasão, argumentação e desenvolvimento da presença em público.
L

Ieda Chaves mantém agenda de visitas e assegura recursos para Alta Floresta e Santa Luzia

Emendas parlamentares foram destinadas às áreas da agricultura, esportes e saúde.
L
Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Esses pedidos surgiram principalmente após visitas de fiscalização realizadas nos bairros.
L

Alero inicia campanha solidária para arrecadar água mineral para comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira

A cheia do Rio Madeira já afeta mais de 2.700 famílias em Porto Velho.
L

Na CNN, Marcos Rocha se posiciona contra PEC da Segurança e defende autonomia dos estados

Com uma trajetória consolidada nas forças de segurança, Rocha destacou sua posição com base na vivência pessoal e na gestão pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente foge após causar acidente com duas vítimas na zona Sul

Após a queda, o suspeito se levantou rapidamente e fugiu com o veículo, deixando as duas vítimas feridas no asfalto.
12

Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na zona Leste

Com o impacto, a vítima sofreu fraturas na perna e na clavícula.
14
Homem é atacado com enxadadas na cabeça na zona leste

Homem é intubado depois de levar enxadada na cabeça

Segundo as primeiras informações, o sujeito estaria perturbando frequentadores de um estabelecimento comercial, quando foi atacado com golpes de enxada na cabeça, depois o suspeito fugiu.
16
PRF prende homem que responde por associação criminosa, em Porto Velho

PRF prende homem que responde por associação criminosa, em Porto Velho

O mandado de prisão preventiva estava em aberto desde 2021
10
Carro avança cruzamento e atropela motociclista na zona leste

Carro avança cruzamento e atropela motociclista na zona leste

Testemunhas disseram que o carro seguia pela Rua Cascalheira, e o motorista invadiu a preferencial, atropelando a motociclista que havia saído do trabalho para almoçar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IFRO Campus Colorado do Oeste seleciona profissionais bolsistas para Programa de Educação Inclusiva

Está aberta a seleção de profissionais para atuarem como colaboradores externos para o Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade do IFRO, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste. A inscrição é on-line e gratuita, estando aberta até 13 de abril.
L

Volvo CE exibe primeiro caminhão articulado elétrico do mundo

A30 Electric estará disponível para locação na Europa em 2026
L

Ex-vereador Polaquinho é inocentado em caso de homicídio em Seringueiras

A decisão, assinada pelo juiz Dr. Vinícius de Almeida Ferreira, foi publicada no último dia 3 de abril.
L

Mercedes-Benz lança o eArocs 400 na Bauma 2025

Veículo extrapesado inaugura propulsão livre de emissões locais no setor da construção
L

NOTA OFICIAL: Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau)

A Sesau reforça seu compromisso com a saúde pública, pautando todas as suas ações nos princípios da legalidade, eficiência e transparência, sempre priorizando o bem-estar da população rondoniense.
L
Crianças indígenas entregam manifesto pelo meio ambiente a ministras

Crianças indígenas entregam manifesto pelo meio ambiente a ministras

Mundo já tem respostas técnicas para conter o aquecimento, diz Marina
L

Sarau Itinerante chega a Nova Mutum com música, poesia e cultura popular

Evento gratuito neste sábado (12) valoriza talentos locais e fortalece a economia criativa no distrito
L
Maioria do STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Maioria do STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Tragédia foi em 2013 e matou 242 pessoas no Rio Grande do Sul
L
Haddad diz que país tem “colchão de proteção” contra turbulências

Haddad diz que país tem “colchão de proteção” contra turbulências

Reservas cambiais, supersafra e saldo comercial são as garantias
L
Prefeitura de Porto Velho mantém Portal da Transparência com informações atualizadas

Prefeitura de Porto Velho mantém portal da transparência com informações atualizadas

A transparência é obrigatória por lei e é uma das principais vertentes da atual gestão do prefeito Léo Moraes
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.