SÁBADO, 06/12/2025

Em destaque

Com nova safra, governo espera redução do preço dos alimentos

Rui Costa defendeu esforço de comunicação contra fake news

Por PEDRO PEDUZZI - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Com nova safra, governo espera redução do preço dos alimentos
FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse na manhã desta quarta-feira (22) que o governo espera uma redução no preço dos alimentos a partir da safra deste ano. “Nossa expectativa é de que a safra, agora, seja muito melhor, de vários produtos, contribuindo para o barateamento dos alimentos”, disse ele, no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Ele, no entanto, avalia que isso pode ser colocado em risco, caso o consumidor não fique atento. Para Rui Costa, é preciso ter atenção com os preços praticados. “O aumento do poder aquisitivo pode pressionar preços, uma vez que, com o aumento do consumo, o vendedor, sabendo que o consumidor está com salário maior, vai testando, aumentando preços, para ver se o consumidor se dispõe a pagar cada vez mais”, alertou o ministro.

Por isso, acrescentou, “é importante o consumidor pesquisar e pechinchar, para evitar a alta de preços. Isso é fundamental para garantir o aumento do poder aquisitivo, porque não adianta o salário subir se os preços sobem na mesma proporção”.

Prioridade

A preocupação com a alta no preço dos alimentos foi manifestada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a primeira reunião ministerial de 2025, feita na segunda-feira (20). Lula disse que baixar os preços é uma das prioridades do governo federal este ano.

Durante a entrevista, Costa lembrou que essa alta dos alimentos se deve, em parte, aos impactos climáticos que comprometeram muitas localidades produtoras de alimento, e que, com a queda na oferta e aumento da procura, devido ao aumento do poder aquisitivo, aumentaram também os preços praticados.

Explicar essas correlações está entre as estratégias a serem adotadas pelo governo federal. “Precisamos mostrar a melhora da economia e do poder aquisitivo da população, mas, também, a garantir que esses ganhos não resultem em aumento de preços”, resumiu.

A avaliação do ministro da Casa Civil é que a comunicação do governo federal sobre seus feitos precisa ser aperfeiçoada, de forma a evitar problemas que vão além daqueles danosos causados por notícias falsas.

Fake news e Pix

Conforme explicou, as políticas públicas precisam ser divulgadas com cautela, de forma a evitar dar força às notícias falsas, divulgadas por motivações políticas. “O mundo inteiro, não só o Brasil, se vê diante de um grande problema: o fortalecimento de redes sociais sem compromisso com a verdade”.

“Com isso, as notícias hoje estão carentes de credibilidade. As pessoas não sabem mais o que é verdade e o que é mentira. Por isso que, na definição de políticas públicas, o presidente reforçou que, antes de fazermos qualquer anúncio ou publicação, a gente se comunique, porque a verdade tem de chegar antes da mentira. Se a gente não comunicar antes, a mentira chega e se instala, e a gente tem de lutar muito para desmenti-la”, acrescentou.

Foi o que aconteceu, segundo ele, com a história relacionada ao Pix. No início de janeiro, o anúncio de uma medida da Receita Federal sobre monitoramento de movimentações financeiras deu margem ao surgimento de notícias falsas sobre cobrança de taxas sobre movimentações via Pix, algo que nunca foi anunciado ou cogitado pelo governo.

“Esse episódio do Pix é claro. O Pix estrutura as relações pessoais e sociais. Uma pessoa que faz o churrasco ou vai fazer compras para os amigos recebe o dinheiro deles para fazer as compras. Outros recebem para organizar bolões. O governo tem consciência disso. O Pix, portanto, nunca será utilizado como elemento para apuração de renda e cobrança de tributos. Muito menos para taxação”, garantiu o ministro.

Para Rui Costa, há má-fé por trás da forma como as fake news são divulgadas por pessoas que nunca fizeram nada por seu estado ou por seu país. “Há pessoas que se colocam na política apenas com um celular na mão, com a intenção de ‘lacrar’ e conseguir likes, sem nenhum compromisso. Fico estarrecido com isso”, disse Rui Costa.

“Às vezes, quando somos convidados para ir ao Congresso, chega um parlamentar com seu celular, faz uma pergunta naquele estilo ‘lacração’ e vai embora. Não fica nem para ouvir a resposta, porque o objetivo dele não é contribuir com o debate, nem apresentar uma sugestão para melhorar a vida das pessoas. O objetivo dele é conseguir likes nas redes sociais e, eventualmente, se reeleger e destruir a política pública”, acrescentou.

Centralização de anúncios

Para lidar com esse problema, a ideia do governo federal será a de alinhar a comunicação sobre suas políticas, explicando-as antes mesmo de serem publicadas. “Não é criar um funil que burocratize ou entrave o governo. É aperfeiçoar o modelo”, explicou.

Segundo ele, as pessoas precisam conhecer as políticas públicas que são implementadas para melhor embasar suas opiniões. Nesse sentido, o ministro defendeu o fortalecimento do papel dos veículos oficiais. “Vamos fazer com que essas informações cheguem à população. Quero encerrar a entrevista deixando um pedido, para que as pessoas nos acompanhem por nossos canais oficiais e aqui, nos canais da EBC, para não caírem no conto do vigário”, complementou.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova geração do A60 reforça portfólio de articulados da Volvo CE

Nova geração do A60 reforça portfólio de articulados da Volvo CE

Modelo chega com 15% mais eficiência de combustível e 5% mais produtividade
L
Nova geração do A60 reforça portfólio de articulados da Volvo CE

Pix supera 313 milhões de transações em um único dia

Sistema de pagamentos instantâneos bate recorde em volume e movimentação financeira.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12 milhões neste sábado

Apostas podem ser realizadas até 20h30 em lotéricas e pela internet
L
Petrobras inicia entregas do primeiro SAF produzido integralmente no Brasil

Petrobras inicia entregas do primeiro SAF produzido integralmente no Brasil

Combustível sustentável de aviação atende padrões internacionais e pode reduzir até 87% das emissões de CO₂.
L
Moradores de Paraibuna e Itirapina podem solicitar saque do FGTS por calamidade

Moradores de Paraibuna e Itirapina podem solicitar saque do FGTS por calamidade

Benefício visa auxiliar vítimas de fortes chuvas nas cidades de São Paulo.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Beleza Jovem do Norte: Ketlyn Figueiredo no Miss Teen 2025

A jovem de Porto Velho, preparada pela Felicittá Agency Model, leva o nome de Rondônia ao concurso nacional com elegância, disciplina e o sonho de inspirar outras adolescentes.
L
Receita Federal alerta para golpes com uso de nome e CPF de contribuintes

Receita Federal alerta para golpes com uso de nome e CPF de contribuintes

Criminosos criam sites falsos que simulam cobranças oficiais; órgão orienta atenção redobrada.
L
STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

Corte forma maioria para garantir renda a mulheres afastadas do trabalho.
L
Copa do Mundo 2026: definidos todos os grupos da competição

Copa do Mundo 2026: definidos todos os grupos da competição

Sorteio coloca Brasil no Grupo C ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti.
L

Sintonia 360: Babby Teixeira Fotógrafa em Destaque

evolução da imagem digital e os bastidores de ensaios que emocionam e marcam histórias.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para 2026

TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para 2026

Especialistas verificaram código-fonte, transmissão de votos e integridade dos equipamentos; tribunal reafirma segurança do sistema.
L
Retrospectiva – Atuação da deputada Dra. Taíssa Sousa pela melhoria e elevação da BR-425

Retrospectiva – Atuação da deputada Dra. Taíssa Sousa pela melhoria e elevação da BR-425

Nos últimos meses, a deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) vem intensificando sua atuação em defesa da melhoria da BR-425.
L
Playground no Bairro Jequitibá recebe recurso destinado pelo deputado Pedro Fernandes

Playground no Bairro Jequitibá recebe recurso destinado pelo deputado Pedro Fernandes

Playground será instalado com emenda de R$ 60 mil e reforça ações de lazer e convivência em Rolim de Moura
L
Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Sessão é marcada por silêncio do depoente, rejeição de convocações e debate acirrado entre base governista e oposição.
L
Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Atendendo ao pedido do vereador Dr. Gilber, a Seinfra de Porto Velho executa obras na Linha C-10, crucial para o escoamento da produção da agricultura familiar na zona rural.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

MPRO reverte decisão e cúmplice de feminicídio volta a ser preso em Porto Velho

MPRO reverte decisão e cúmplice de feminicídio volta a ser preso em Porto Velho

Homem ajudou na fuga do autor de feminicídio e teve prisão preventiva restabelecida.
16
Ônibus com equipe de Guajará e carro Tiggo se envolvem em colisão em Porto Velho

Ônibus com equipe de Guajará e carro Tiggo se envolvem em colisão em Porto Velho

Acidente de trânsito ocorreu no cruzamento da Avenida Carlos Gomes com a Avenida Presidente Dutra, em Porto Velho, e a causa será apurada pela perícia.
12
PM de Rondônia prende suspeito de homicídios em Ouro Preto do Oeste

PM de Rondônia prende suspeito de homicídios em Ouro Preto do Oeste

Micael B. foi capturado em um hotel de Ji-Paraná em ação da Polícia Militar, portando revólver calibre 38 e com mandado de prisão em aberto por investigações de homicídio.
10
Motocicleta furtada é recuperada abandonada às margens da BR-364

Motocicleta furtada é recuperada abandonada às margens da BR-364

Polícia localizou motocicleta Honda CG 160 Fan com registro de furto abandonada no quilômetro 415 da BR-364, próximo à Linha 630, no município de Jaru.
14
Pneu estoura e motorista perde controle de camionete na RO-303

Pneu estoura e motorista perde controle de camionete na RO-303

Acidente na RO-303, rodovia entre Rolim de Moura e Santa Luzia, fez camionete sair da pista após pneu estourar, mas motorista saiu ileso.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Autocuratela e testamento vital ajudam no planejamento pessoal e patrimonial

Autocuratela e testamento vital ajudam no planejamento pessoal e patrimonial

Instrumentos cartoriais garantem escolhas sobre saúde e bens, em vida ou após a morte.
L
Livro traz textos de crianças palestinas afetadas pela guerra

Livro traz textos de crianças palestinas afetadas pela guerra

Obra visa sensibilizar jovens brasileiros e reverte lucros para educação na Cisjordânia e Gaza.
L
Agrotóxicos atingem população em vulnerabilidade, alertam especialistas

Agrotóxicos atingem população em vulnerabilidade, alertam especialistas

Documentário revela impactos para quem vive próximo a plantações e consome alimentos industrializados.
L
Pesquisador da Uerj defende monitoramento das trajetórias de ex-cotistas

Pesquisador da Uerj defende monitoramento das trajetórias de ex-cotistas

Sociólogo ressalta importância de analisar impacto das cotas na pós-graduação e no mercado de trabalho.
L
Cotas raciais da Uerj completam 22 anos e transformam trajetórias de vida

Cotas raciais da Uerj completam 22 anos e transformam trajetórias de vida

Ex-cotistas destacam impacto da política de ações afirmativas na educação e na carreira profissional.
L
Mais de 42 mil candidatos fazem prova discursiva do CNU 2025 neste domingo

Mais de 42 mil candidatos fazem prova discursiva do CNU 2025 neste domingo

Avaliação será aplicada em 228 municípios a partir das 13h
L
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente ocorreu na Avenida São Luís, em Rolim de Moura, quando motorista de carro saía de estacionamento e atingiu motociclista, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
10
Motociclista morre ao colidir contra muro da Secretaria de Obras

Motociclista morre ao colidir contra muro da Secretaria de Obras

Lucas Enrique dos Santos, que estava em Rolim de Moura a trabalho, não resistiu aos ferimentos após violenta colisão de sua motocicleta Yamaha Fazer contra o muro da Secretaria Municipal de Obras.
18
Brasil garante vaga nas quartas de final do Mundial de handebol feminino

Brasil garante vaga nas quartas de final do Mundial de handebol feminino

Seleção mantém 100% de aproveitamento após vitória sobre Angola
L
Ancelotti afirma que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase da Copa 2026

Ancelotti afirma que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase da Copa 2026

Técnico destaca competitividade e próximos amistosos contra França e Croácia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.