TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

Com nova safra, governo espera redução do preço dos alimentos

Rui Costa defendeu esforço de comunicação contra fake news

Por PEDRO PEDUZZI - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Com nova safra, governo espera redução do preço dos alimentos
FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse na manhã desta quarta-feira (22) que o governo espera uma redução no preço dos alimentos a partir da safra deste ano. “Nossa expectativa é de que a safra, agora, seja muito melhor, de vários produtos, contribuindo para o barateamento dos alimentos”, disse ele, no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Ele, no entanto, avalia que isso pode ser colocado em risco, caso o consumidor não fique atento. Para Rui Costa, é preciso ter atenção com os preços praticados. “O aumento do poder aquisitivo pode pressionar preços, uma vez que, com o aumento do consumo, o vendedor, sabendo que o consumidor está com salário maior, vai testando, aumentando preços, para ver se o consumidor se dispõe a pagar cada vez mais”, alertou o ministro.

Por isso, acrescentou, “é importante o consumidor pesquisar e pechinchar, para evitar a alta de preços. Isso é fundamental para garantir o aumento do poder aquisitivo, porque não adianta o salário subir se os preços sobem na mesma proporção”.

Prioridade

A preocupação com a alta no preço dos alimentos foi manifestada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a primeira reunião ministerial de 2025, feita na segunda-feira (20). Lula disse que baixar os preços é uma das prioridades do governo federal este ano.

Durante a entrevista, Costa lembrou que essa alta dos alimentos se deve, em parte, aos impactos climáticos que comprometeram muitas localidades produtoras de alimento, e que, com a queda na oferta e aumento da procura, devido ao aumento do poder aquisitivo, aumentaram também os preços praticados.

Explicar essas correlações está entre as estratégias a serem adotadas pelo governo federal. “Precisamos mostrar a melhora da economia e do poder aquisitivo da população, mas, também, a garantir que esses ganhos não resultem em aumento de preços”, resumiu.

A avaliação do ministro da Casa Civil é que a comunicação do governo federal sobre seus feitos precisa ser aperfeiçoada, de forma a evitar problemas que vão além daqueles danosos causados por notícias falsas.

Fake news e Pix

Conforme explicou, as políticas públicas precisam ser divulgadas com cautela, de forma a evitar dar força às notícias falsas, divulgadas por motivações políticas. “O mundo inteiro, não só o Brasil, se vê diante de um grande problema: o fortalecimento de redes sociais sem compromisso com a verdade”.

“Com isso, as notícias hoje estão carentes de credibilidade. As pessoas não sabem mais o que é verdade e o que é mentira. Por isso que, na definição de políticas públicas, o presidente reforçou que, antes de fazermos qualquer anúncio ou publicação, a gente se comunique, porque a verdade tem de chegar antes da mentira. Se a gente não comunicar antes, a mentira chega e se instala, e a gente tem de lutar muito para desmenti-la”, acrescentou.

Foi o que aconteceu, segundo ele, com a história relacionada ao Pix. No início de janeiro, o anúncio de uma medida da Receita Federal sobre monitoramento de movimentações financeiras deu margem ao surgimento de notícias falsas sobre cobrança de taxas sobre movimentações via Pix, algo que nunca foi anunciado ou cogitado pelo governo.

“Esse episódio do Pix é claro. O Pix estrutura as relações pessoais e sociais. Uma pessoa que faz o churrasco ou vai fazer compras para os amigos recebe o dinheiro deles para fazer as compras. Outros recebem para organizar bolões. O governo tem consciência disso. O Pix, portanto, nunca será utilizado como elemento para apuração de renda e cobrança de tributos. Muito menos para taxação”, garantiu o ministro.

Para Rui Costa, há má-fé por trás da forma como as fake news são divulgadas por pessoas que nunca fizeram nada por seu estado ou por seu país. “Há pessoas que se colocam na política apenas com um celular na mão, com a intenção de ‘lacrar’ e conseguir likes, sem nenhum compromisso. Fico estarrecido com isso”, disse Rui Costa.

“Às vezes, quando somos convidados para ir ao Congresso, chega um parlamentar com seu celular, faz uma pergunta naquele estilo ‘lacração’ e vai embora. Não fica nem para ouvir a resposta, porque o objetivo dele não é contribuir com o debate, nem apresentar uma sugestão para melhorar a vida das pessoas. O objetivo dele é conseguir likes nas redes sociais e, eventualmente, se reeleger e destruir a política pública”, acrescentou.

Centralização de anúncios

Para lidar com esse problema, a ideia do governo federal será a de alinhar a comunicação sobre suas políticas, explicando-as antes mesmo de serem publicadas. “Não é criar um funil que burocratize ou entrave o governo. É aperfeiçoar o modelo”, explicou.

Segundo ele, as pessoas precisam conhecer as políticas públicas que são implementadas para melhor embasar suas opiniões. Nesse sentido, o ministro defendeu o fortalecimento do papel dos veículos oficiais. “Vamos fazer com que essas informações cheguem à população. Quero encerrar a entrevista deixando um pedido, para que as pessoas nos acompanhem por nossos canais oficiais e aqui, nos canais da EBC, para não caírem no conto do vigário”, complementou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Taxa mínima para entregadores pode reduzir pedidos em 67%

Taxa mínima para entregadores pode reduzir pedidos em 67%

Pesquisa encomendada pelo iFood aponta que proposta de taxa mínima por entrega pode encarecer o serviço e reduzir drasticamente a demanda por delivery no Brasil.
L
Crescimento da tecnologia climática gera oportunidades bilionárias no Brasil

Crescimento da tecnologia climática gera oportunidades bilionárias no Brasil

Demanda global por soluções verdes deve movimentar US$ 10,1 trilhões até 2030, mas país ainda busca ampliar participação no fluxo de investimentos internacionais.
L
Mercado estima redução da Selic em 0,25 ponto nesta semana

Mercado estima redução da Selic em 0,25 ponto nesta semana

Boletim Focus aponta que taxa básica de juros deve cair para 14,75% ao ano; projeção de inflação sobe para 4,1% devido a tensões no Oriente Médio.
L
Mercado para lácteos, sementes, soja e ponte em Rondônia pautam encontro de Lula e Rodrigo Paz

Mercado para lácteos, sementes, soja e ponte em Rondônia pautam encontro de Lula e Rodrigo Paz

Presidente Lula e o boliviano Rodrigo Paz trataram de integração logística, construção da segunda ponte sobre o Rio Mamoré e fortalecimento do agronegócio rondoniense.
L
Rondônia ocupa 23ª posição nacional em índice de prosperidade e impacto sustentável

Rondônia ocupa 23ª posição nacional em índice de prosperidade e impacto sustentável

Estado se destaca no Norte em impacto sustentável, mas ainda enfrenta desafios para consolidar crescimento econômico e social
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

A Lei Felca, também chamada de ECA Digital, estabelece regras para proteger menores de 18 anos em redes sociais, jogos e plataformas digitais, responsabilizando empresas e pais.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
Horóscopo de sexta-feira (13): cautela e decisões conscientes

Horóscopo de terça-feira (17): dia de diálogo e decisões seguras

Previsões do horóscopo para 17 de março de 2026 indicam um dia favorável para planejamento, conversas importantes e decisões conscientes.
L

Nota de pesar: Francisca Macedo Fernandes

Familiares e amigos se despedem de Francisca Macedo Fernandes em Porto Velho, com velório na Capela Madeira Mamoré e cortejo previsto para o Recanto da Concessão.
L

Memória e Honra: Preceptório da Legião de Honra de Rondônia realiza Sessão Histórica em Porto Velho

Cerimônia reuniu membros da Ordem DeMolay e destacou trajetória de liderança com entrega da mais alta honraria da instituição
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano solicita melhorias nas Linhas 2 e 9 em Candeias do Jamari

Alex Redano solicita melhorias nas Linhas 2 e 9 em Candeias do Jamari

A situação tem gerado constantes reclamações da comunidade, que depende das estradas para atividades essenciais do dia a dia.
L
Deputado Alex Redano solicita recuperação urgente da estrada de acesso ao Lago do Cuniã

Deputado Alex Redano solicita recuperação urgente da estrada de acesso ao Lago do Cuniã

Indicação parlamentar pede serviços de patrolamento e encascalhamento para garantir trafegabilidade e acesso a serviços essenciais no Baixo Madeira.
L
Elero abre atividades educacionais de 2026 com cursos gratuitos

Elero abre atividades educacionais de 2026 com cursos gratuitos

Capacitações serão realizadas entre terça (17) e quarta (19).
L
Deputada Cláudia de Jesus propõe Política Estadual de Saúde Mental em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe Política Estadual de Saúde Mental em Rondônia

Proposta busca integrar saúde, educação e segurança para fortalecer a prevenção e proteção à vida no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista e criança ficam feridos em atropelamento na zona sul de Porto Velho

Motociclista e criança ficam feridos em atropelamento na zona sul de Porto Velho

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua Joaquim da Rocha com a Estrada dos Japoneses; vítimas foram socorridas com fraturas e escoriações.
12
Polícia Civil investiga acidente fluvial com criança ferida em Guajará-Mirim

Polícia Civil investiga acidente fluvial com criança ferida em Guajará-Mirim

Vítima foi atingida por embarcação no Rio Pacaás Novos; condutor teria perdido o controle da direção em área de banho.
10
Equipe do sgt Roque prende ladrão que furtou bike em panificadora

Equipe do sgt Roque prende ladrão que furtou bike em panificadora

Durante a abordagem, o indivíduo confessou o crime e informou que já havia comercializado o produto do roubo por um valor muito abaixo do mercado.
10
VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo roubo de iPhone na zona sul

VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo roubo de iPhone na zona sul

Criminosos abordaram vítima na Rua da Lua, no bairro Floresta.
10
Equipe do Sgt Machado fecha boca de fumo e prende casal no Jardim Santana

Equipe do Sgt Machado fecha boca de fumo e prende casal no Jardim Santana

Durante a abordagem na residência a equipe localizou diversas porções de crack e uma quantia em dinheiro e fios de cobre.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comunidade aprova atendimentos da nova UPA José Adelino

Comunidade aprova atendimentos da nova UPA José Adelino

Inaugurada recentemente em Porto Velho, a UPA José Adelino recebe elogios da população por estrutura moderna e atendimento humanizado na rede municipal de saúde.
L
Judocas brasileiras superam preconceito e inspiram jovens atletas

Judocas brasileiras superam preconceito e inspiram jovens atletas

Rafaela Silva e Jéssica Pereira compartilham trajetórias de superação em evento no Rio de Janeiro sobre equidade de gênero e desenvolvimento social.
L
Nova 364 participa da Semana da Água e reforça educação ambiental

Nova 364 participa da Semana da Água e reforça educação ambiental

A concessionária Nova 364 marcou presença na abertura da Semana da Água em Rondônia, destacando a importância da educação ambiental para a gestão sustentável dos recursos hídricos.
L
Apenas 10% dos direitos autorais na música são destinados a mulheres

Apenas 10% dos direitos autorais na música são destinados a mulheres

Estudo da UBC revela profunda desigualdade de gênero no setor e aponta que apenas 11 mulheres figuram entre os 100 maiores arrecadadores do país.
L
Escola Vôo da Juriti: rede elétrica passa por adequação em Porto Velho

Escola Vôo da Juriti: rede elétrica passa por adequação em Porto Velho

A Escola Vôo da Juriti, na zona Leste de Porto Velho, passa por intervenção na rede elétrica antes do início das aulas, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: POSTO 5 ESTRELAS LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Brasil encerra Paralimpíada de Milão-Cortina com campanha histórica

Brasil encerra Paralimpíada de Milão-Cortina com campanha histórica

Delegação brasileira conquista primeira medalha em Jogos de Inverno e consolida evolução técnica com resultados expressivos na neve italiana.
L
AIE anuncia liberação histórica de 411 milhões de barris de petróleo

AIE anuncia liberação histórica de 411 milhões de barris de petróleo

Agência Internacional de Energia detalha plano para disponibilizar estoques emergenciais e conter a volatilidade nos preços globais de combustíveis.
L
Papa Leão XIV denuncia "violência atroz" no Irã e faz apelo por cessar-fogo

Papa Leão XIV denuncia “violência atroz” no Irã e faz apelo por cessar-fogo

Primeiro pontífice norte-americano da história demonstra preocupação com civis e pede caminhos de diálogo para a crise no Líbano.
L
Crise no Oriente Médio provoca cancelamentos e adiamentos no esporte mundial

Crise no Oriente Médio provoca cancelamentos e adiamentos no esporte mundial

Conflitos e restrições aéreas paralisam grandes prêmios de Fórmula 1, suspendem partidas internacionais e geram pedidos de asilo de atletas.
L