TERÇA-FEIRA, 03/03/2026
Publicidade

Em destaque

Em 26 anos, inflação do país ficou acima da meta por oito vezes

IPCA ficou 0,33 ponto percentual acima do teto em 2024

Por BRUNO DE FREITAS MOURA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Em 26 anos, inflação do país ficou acima da meta por oito vezes
MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL

Desde 1999, quando o Brasil passou a adotar o regime de metas de inflação, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ultrapassou oito vezes o limite máximo da meta. A última vez foi no ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA, que leva em conta a variação do custo de vida de famílias com rendimento de até 40 salários mínimos, fechou o ano passado em 4,83%. A meta estipulada pelo governo era de 3% com tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para mais ou para menos, isto é, um arco de 3% até 4,5%.

O órgão do governo que define a meta é o Conselho Monetário Nacional (CMN), composto pelos ministros da Fazenda, do Planejamento e o presidente do Banco Central (BC).

A perseguição da meta é conduzida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Um dos principais recursos para o Copom fazer a política monetária, ou seja, controlar a inflação, é a taxa básica de juros, a Selic – que serve de referência para qualquer operação de empréstimo.

Efeito dos juros

A Selic alta faz com que empréstimos fiquem mais caros – seja para pessoa física ou empresas – e é sinônimo de freio na atividade econômica, o que tem potencial de conter aumento de preços. Por outro lado, desestimula investimentos e a criação de emprego e renda.

Atualmente, a Selic está em 12,25% ao ano. O último aumento, de 1 ponto percentual, foi em 11 de dezembro. O Copom já indicou mais aumentos de 1 p.p. nas próximas duas reuniões – que ocorrem a cada 45 dias, com o objetivo de conter a pressão inflacionária dos próximos anos.

Eventos climáticos, desvalorização do real ante o dólar e o preço das carnes são fatores que ajudam a explicar a inflação acima da meta em 2024.

Por que meta?

De acordo com o BC, o regime de metas de inflação é o conjunto de procedimentos para garantir a estabilidade de preços nos país.

“A meta confere maior segurança sobre os rumos da política monetária, mostrando para a sociedade, de forma transparente, o compromisso do BC com a estabilidade de preços”, diz o BC.

Ainda de acordo com o Banco Central, a previsibilidade “melhora o planejamento das famílias, empresas e governo”.

Se por um lado a meta aponta um teto para a subida de preços, também determina que não seja muito baixa.

Pode parecer contraintuitivo, mas inflação muito baixa ou deflação (queda de preços) pode ser ruim para a economia, uma vez que, se constante, cria um círculo vicioso que afasta o consumo (as pessoas podem evitar fazer compras na expectativa de os preços caírem mais ainda) e impacta negativamente o crescimento da economia e a geração de emprego.

Carta aberta

Cada vez que o país estoura a meta de inflação, o presidente do BC tem de divulgar, por meio de carta aberta ao ministro da Fazenda (que responde como presidente do CMN) a descrição detalhada das causas do descumprimento da meta, as providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos e o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.

Em carta divulgada nesta sexta-feira (10), o Banco Central diz que a alta do dólar e das commodities (bens primários com cotação internacional) e o aquecimento da economia explicam a maior parte da alta da inflação em 2024.

No site da autoridade monetária estão o histórico de cumprimento ou não da meta e as cartas abertas redigidas.

Além de 2024, a inflação ficou fora do intervalo de tolerância nos seguintes anos: 2001, 2002, 2003, 2015, 2017, 2021 e 2022.

Dos oito anos de estouro, apenas 2017 ficou abaixo do piso. O IPCA terminou o ano em 2,95%. O piso determinado era 3%.

Em 2002, quando o teto da meta era 5,5%, o IPCA alcançou 12,53%, o maior desde a implantação do regime monetário. Em 2021, ano com efeitos da pandemia, chegou a 10,06%.

Meta contínua

Até 2024, a meta de inflação era fechada no fim do ano corrente. Uma resolução do CMN determina que, para 2025 em diante, a meta seja apurada ao longo dos últimos doze meses. Assim, a verificação se desloca ao longo do tempo, não ficando mais restrita ao mês de dezembro de cada ano.

Esse padrão segue exemplos internacionais e é conhecido como “meta contínua”. Por exemplo, em abril de 2025 será levado em conta o intervalo de maio de 2024 a abril de 2025 para se apurar se o IPCA está dentro do limite. O presidente do BC terá que explicar por carta aberta se deixar a inflação fora da meta por seis meses seguidos.

Segundo o BC, a utilização desse período evita a caracterização de descumprimento em situações de variações temporárias na inflação. Esse é o caso, por exemplo, de um choque em preços de alimentos que faça com que a inflação fique fora do intervalo de tolerância por apenas alguns meses. Para 2025, a meta segue em 3%, com tolerância de 1,5 p.p. para mais ou para menos.

Em 2024, o acumulado de 12 meses do IPCA chegou a marcar 3,69% em abril, antes de sofrer inflexão e seguir tendência de alta, até alcançar a máxima de 4,87% em novembro. O índice de dezembro (0,52%) permitiu um recuo no fim do ano, que fechou em 4,83%. Se estivesse valendo o novo critério, o BC estaria somando três meses seguidos de taxa acima do teto, mas não precisaria ainda prestar informações via carta aberta ao CMN.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Indústria de máquinas e equipamentos inicia 2026 com queda de 17% na receita

Indústria de máquinas e equipamentos inicia 2026 com queda de 17% na receita

Setor atribui desaceleração aos juros altos no mercado interno e à valorização do real; exportações para os EUA mostram resiliência apesar de barreiras tarifárias.
L
Brasil alcança sexta posição em crescimento econômico no G20

Brasil alcança sexta posição em crescimento econômico no G20

PIB brasileiro atingiu R$ 12,7 trilhões em 2025 com alta de 2,3%, superando potências como Estados Unidos e Alemanha no ranking das maiores economias.
L
Caixa antecipa Bolsa Família e facilita crédito para vítimas de enchentes em MG

Caixa antecipa Bolsa Família e facilita crédito para vítimas de enchentes em MG

Pacote de medidas inclui pausa de seis meses em financiamentos habitacionais, renegociação de dívidas para empresas e atendimento móvel na Zona da Mata.
L
CDL Porto Velho promove café da manhã especial pelo Dia da Mulher

CDL Porto Velho promove café da manhã especial pelo Dia da Mulher

Evento “Mulheres que Transformam Negócios em Legado” reunirá palestras e networking no dia 5 de março, na capital.
L
Haddad afirma que conflito no Irã não deve impedir queda da Selic em março

Haddad afirma que conflito no Irã não deve impedir queda da Selic em março

Ministro da Fazenda acredita que o Brasil possui autonomia energética e reservas cambiais para suportar instabilidade no Oriente Médio e manter ciclo de cortes.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Arthur e Eryle destacam a Horus Cafeteria como espaço de café, arte e inspiração

No Agenda News, Arthur e Eryle vão contar como foi o início do projeto, os desafios de empreender, a construção da identidade da marca e os planos para o futuro.
L

Giro News: Dr. Fernando Máximo detalha R$ 238,8 milhões enviados para Rondônia

A entrevista também vai abordar os desafios enfrentados em Brasília, articulações políticas, resultados já alcançados e o impacto direto desses investimentos na vida da população rondoniense.
L

Comunidade News: Fábio Brito e Solange Hiroshe apresentam propostas da Chapa 2 ao CRESS-RO

A entrevista promete aprofundar o debate sobre autonomia técnica, fiscalização das condições éticas de trabalho, desagravos públicos, participação da base e construção coletiva de estratégias que fortaleçam o Serviço Social no estado.
L
Com Sicoob Credisul como patrocinadora, ExpoVilhena terá quatro dias de negócios e shows nacionais

Com Sicoob Credisul como patrocinadora, ExpoVilhena terá quatro dias de negócios e shows nacionais

Feira terá portões abertos e programação que movimenta o agronegócio e a economia local.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alero debate impactos da privatização e preço do pedágio da BR-364

Alero debate impactos da privatização e preço do pedágio da BR-364

Audiência pública proposta pelo deputado Alan Queiroz reúne autoridades e sociedade para questionar falhas em estudos técnicos e o alto custo das tarifas em Rondônia
L
Nikolas Ferreira usou jato vinculado a dono do Banco Master em 2022

Nikolas Ferreira usou jato vinculado a dono do Banco Master em 2022

Deputado alega desconhecer proprietário da aeronave usada em caravana política; empresa operadora nega que Daniel Vorcaro seja dono do jatinho.
L
Homenagem na Alero: deputados recebem a Ordem do Mérito Marechal Rondon

Homenagem na Alero: deputados recebem a Ordem do Mérito Marechal Rondon

Governador Marcos Rocha entrega a maior comenda de Rondônia a parlamentares em reconhecimento à parceria institucional e ao desenvolvimento do estado
L
Cláudia de Jesus entrega kimonos ao projeto Sonho Meu

Cláudia de Jesus entrega kimonos ao projeto Sonho Meu

Investimento de R$ 50 mil viabilizado por emenda parlamentar fortalece o taekwondo e incentiva o desenvolvimento de crianças e adolescentes no município
L
Deputada Gislaine Lebrinha acompanha demandas da educação em agenda no CPA, em Porto Velho

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha demandas da educação em agenda no CPA, em Porto Velho

Parlamentar cobrou andamento de obras em Guajará-Mirim e São Felipe durante reunião na SEDUC.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende 10 pessoas em operação contra o tribunal do crime em RO

Polícia Civil prende 10 pessoas em operação contra o tribunal do crime em RO

Ação coordenada em Guajará-Mirim e Nova Mamoré desarticula grupo suspeito de homicídios, esquartejamento e expulsão de moradores de suas residências.
10
Homem é preso após agredir companheira e esconder drogas

Homem é preso após agredir companheira e esconder drogas

Polícia Militar prende suspeito na zona Sul por lesão corporal e tráfico após encontrar maconha e balança de precisão
12
Jovem é preso após tentar subtrair bolsa de paciente no Hospital João Paulo II

Jovem é preso após tentar subtrair bolsa de paciente no Hospital João Paulo II

Ação rápida do vigilante e da Polícia Militar evitou que o crime fosse consumado e garantiu a devolução dos pertences à vítima.
10
Acidente deixa idoso em estado grave após atropelamento

Acidente deixa idoso em estado grave após atropelamento

Ciclista sofreu traumatismo craniano após colisão com veículo na zona Leste de Porto Velho e foi socorrido pelo Samu ao Hospital João Paulo II
16
Colisão entre Astra e Onix deixa ferida no bairro Nossa Senhora das Graças

Colisão entre Astra e Onix deixa ferida no bairro Nossa Senhora das Graças

Acidente registrado na manhã desta terça-feira em cruzamento da região central de Porto Velho mobiliza Polícia Militar; vítima sofreu ferimentos leves na cabeça.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: FUNERARIA SAN THIAGO LTDA

LICENÇA PREVIA(LP), LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) E LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L

Requerimento da Licença Ambiental: DJALMA RIBEIRO DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA – LAP, INSTALAÇÃO – LAI.
L
Brasileiros ficam retidos em Dubai após fechamento de espaço aéreo no Oriente Médio

Brasileiros ficam retidos em Dubai após fechamento de espaço aéreo no Oriente Médio

Grupo que participava de cruzeiro no navio MSC Euribia não conseguiu retornar ao Brasil no domingo devido aos ataques na região; Itamaraty acompanha o caso.
L
SENAI-RO apresenta o Brasil Mais Produtivos aos empresários contemplados nesta etapa do programa

SENAI-RO apresenta o Brasil Mais Produtivos aos empresários contemplados nesta etapa do programa

O encontro marcou o início dos novos atendimentos em Rondônia, com a apresentação das soluções que estarão disponíveis aos participantes. Nesta etapa, serão atendidas 60 empresas ligadas aos setores de alimentos, construção civil, veículos automotivos, confecção e cerâmica.
L

Edital de Convocação AGO: INSTITUTO ASSISTENCIAL, PROFISSIONALIZANTE E AMBIENTAL DE CUJUBIM – INAPAC

Local: Rua Abunã, nº. 843, Olaria, CEP: 76.801-293, Porto Velho – RO.
L
A Tragédia que Expõe Nossa Formação Social

A Tragédia que Expõe Nossa Formação Social

Leia o artigo escrito por Jorge Washington de Amorim Junior.
L

Edital de Convocação AGE: INSTITUTO ASSISTENCIAL, PROFISSIONALIZANTE E AMBIENTAL DE CUJUBIM – INAPAC

Local: Rua Abunã, nº. 843, Olaria, CEP: 76.801-293, Porto Velho – RO
L
PS Especial 2026 - UNIR convoca candidatos para matrícula em 2ª chamada

PS Especial 2026 – UNIR convoca candidatos para matrícula em 2ª chamada

As matrículas em 2ª chamada do PS Especial 2026 – Vagas Ociosas serão realizadas no período 3 a 9 de março de 2026, exclusivamente de forma online.
L
Sua voz na Justiça: CNJ recebe artigos para Revista Eletrônica

Sua voz na Justiça: CNJ recebe artigos para Revista Eletrônica

Pesquisadores, pesquisadoras e profissionais do Direito têm até o dia 22 de março para submeter artigos à primeira edição de 2026.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.