QUARTA-FEIRA, 18/03/2026

Em destaque

Economia cresce 0,9% no terceiro trimestre de 2024, diz IBGE

Serviços e indústria puxaram o resultado do PIB

Por BRUNO DE FREITAS MOURA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Economia cresce 0,9% no terceiro trimestre de 2024, diz IBGE
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

A economia cresceu 0,9% na passagem do segundo para o terceiro trimestre do ano, empurrada pela indústria e pelo setor de serviços, na 13ª expansão consecutiva. Em relação ao terceiro trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país) apresentou alta de 4%.

No acumulado de quatro trimestres, o crescimento da economia do país soma 3,1%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB chega a R$ 3 trilhões de reais.

Em um recorte setorial, os serviços e a indústria cresceram 0,9% e 0,6% respectivamente, na passagem do segundo para o terceiro trimestre. Já a agropecuária foi o único setor que registrou queda, de 0,9%.

Com os resultados divulgados, o PIB e o setor de serviços renovam patamares recordes. Por outro lado, a indústria se encontra 4,7% abaixo do pico, alcançado no 3º trimestre de 2013.

A alta de 0,9% no trimestre ficou abaixo do crescimento de 1,4% apurado na passagem do primeiro para o segundo trimestre de 2024.

Emprego e renda

A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, atribui o resultado positivo do trimestre a fatores relacionados a emprego e renda.

“A gente continua com vários efeitos positivos, como o mercado de trabalho, a inflação está acima da meta, mas não está em níveis altíssimos, e o governo continua com a política de transferência de renda”, enumera, lembrando que a taxa de desocupação atingiu patamares mínimos historicamente.

Palis pondera que a desaceleração frente o crescimento apurado no segundo trimestre (1,4% para 0,9%) não é ainda impacto do aumento, em setembro, da taxa básica de juros, por parte do Comitê de Política Monetária (Copom), passando de 10,5% para 10,75% ao ano.

“Demora um tempo para ter um efeito maior sobre a atividade economia. O terceiro trimestre não tem tanto esse impacto, apesar de o juro estar em um patamar elevado”, diz.

Ela acrescenta que a base de comparação é alta, o que faz com que aumentos sejam menos expressivos.

Nas atividades de serviços – setor com maior participação no PIB – as altas ficaram por conta de Informação e comunicação (2,1%); outras atividades de serviços (1,7%); atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,5%); atividades imobiliárias (1%); comércio (0,8%); transporte, armazenagem e correio (0,6%) e administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,5%).

Na indústria, houve alta de 1,3% nas indústrias de transformação – seguimento que transforma matéria-prima em um produto final ou intermediário, que vai ser novamente modificado por outra indústria. Em contrapartida, caíram construção (-1,7%); eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-1,4%) e indústrias extrativas (-0,3%).

Os técnicos do IBGE calcularam que o investimento no terceiro trimestre, chamado de formação bruta de capital fixo, cresceu 2,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Os consumos das famílias (1,5%) e do governo (0,8%) também tiveram expansão.

As exportações apresentaram queda de 0,6%, enquanto as importações cresceram 1%.

Altas seguidas

Na comparação com o terceiro trimestre de 2023, a alta de 4% é a 15ª seguida. Na base comparativa, os serviços tiveram novamente maior expansão, de 4,1%, com destaque para a alta de informação e comunicação (7,8%) e outras atividades de serviços (6,4%).

A indústria cresceu 3,6%, com destaque para construção (5,7%) e indústrias de transformação (4,2%), que foi influenciada, principalmente, pela fabricação de veículos automotores; outros equipamentos de transporte; móveis e produtos químicos.

A agropecuária recuou 0,8%. De acordo com o comunicado do IBGE, “alguns produtos, cujas safras são significativas no terceiro trimestre, apresentaram queda na estimativa de produção anual e perda de produtividade, como cana (-1,2%), milho (-11,9%) e laranja (-14,9%)”.

O instituto contextualiza que esses recuos apagaram o bom desemprenho de culturas como algodão (14,5%), trigo (5,3%) e café (0,3%), que também possuem safras relevantes no período.

“Já era de se esperar, desde o começo do ano, e esse comportamento, ao longo do tempo, foi piorando, muito por conta das questões climáticas da seca, que têm acontecido no Brasil”, diz Rebeca Palis.

O IBGE destaca que a melhora no mercado de trabalho, que se reflete no aumento da massa salarial, e programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, colaboraram para o consumo das famílias crescer 5,5% na comparação com o terceiro trimestre de 2023 – 14º trimestre seguido de alta.

Na mesma comparação, a despesa do governo cresceu 1,3%.

A taxa de investimento no terceiro trimestre de 2024 foi de 17,6%, o que representa um crescimento em relação à observada no mesmo período do ano anterior (16,4%).

Acumulado do ano

No acumulado do ano até o terceiro trimestre de 2024, o PIB cresceu 3,3% em relação a igual período de 2023. Nessa comparação, a agropecuária (-3,5%) caiu, enquanto a indústria (3,5%) e os serviços (3,8%) apresentaram expansão.

Revisão para cima

O IBGE informou também que o PIB de 2023, anteriormente um crescimento de 2,9%, foi revisto para 3,2%.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fazenda tira de projeto de lei proposta para socorrer bancos em crise

Fazenda tira de projeto de lei proposta para socorrer bancos em crise

Ministro Fernando Haddad afirma que exclusão de recursos da União amadurece o texto no Congresso; proposta foca em soluções de mercado para crises financeiras.
L
Pix apresenta instabilidade e afeta bancos nesta quarta (18)

Pix apresenta instabilidade e afeta bancos nesta quarta (18)

Falhas no sistema atingem transferências e aplicativos bancários; Banco Central ainda apura causas do problema.
L
Federação de petroleiros atribui alta do diesel a privatizações e margens abusivas

Federação de petroleiros atribui alta do diesel a privatizações e margens abusivas

FUP critica falta de controle estatal sobre a distribuição e aponta “distorções estruturais” herdadas de gestões anteriores; cenário é agravado por guerra no Oriente Médio.
L
Bolsa Família atende 125 mil famílias em Rondônia

Bolsa Família atende 125 mil famílias em Rondônia

Pagamentos começam nesta quarta (18) e somam mais de R$ 85,9 milhões em repasses para todos os municípios do estado.
L
Governo propõe zerar ICMS sobre diesel importado com compensação parcial aos estados

Governo propõe zerar ICMS sobre diesel importado com compensação parcial aos estados

União oferece cobrir 50% da perda de arrecadação para conter alta nos preços; medida temporária visa garantir abastecimento em meio ao conflito no Oriente Médio.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Decreto assinado pelo presidente Lula institui núcleo para centralizar denúncias e agilizar remoção de conteúdos ilícitos; regulamentação do ECA Digital endurece regras para plataformas e influenciadores mirins.
L

In Foco Podcast: Nilce Casara conta sua trajetória na política e educação de Rondônia

O In Foco Podcast segue reforçando seu compromisso de valorizar histórias reais, experiências marcantes e personagens que contribuíram para o desenvolvimento de Rondônia.
L
Governo anuncia medidas para punir empresas que descumprirem tabela de frete mínimo

Governo anuncia medidas para punir empresas que descumprirem tabela de frete mínimo

Ministro dos Transportes propõe barrar contratações de transportadoras reincidentes; ação visa conter insatisfação de caminhoneiros e ameaça de greve.
L

Tempestades intensas até sexta-feira colocam capital e regiões norte, noroeste e nordeste de Rondônia em alerta para alagamentos e raios

Condições atmosféricas favorecem tempestades frequentes e acumulados elevados de chuva nos próximos dias.
L
Haddad propõe mudança no ICMS aos estados para conter preço dos combustíveis

Haddad propõe mudança no ICMS aos estados para conter preço dos combustíveis

Medida busca frear impactos do conflito no Oriente Médio e evitar greve de caminhoneiros; governadores resistem e alegam risco à arrecadação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Emenda da deputada vai financiar máquinas e fortalecer produção rural no distrito de Palmeiras, em Nova Mamoré.
L
CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

Comissão busca identificar donos reais de fundos de investimento; requerimentos de quebra de sigilo de Paulo Guedes e convocação de Valdemar da Costa Neto são rejeitados.
L
Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Secretaria de Radiodifusão apura conduta após ofensas contra a deputada Erika Hilton; Ministério Público Federal pede multa de R$ 10 milhões.
L
Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Polícia Federal terá mais 60 dias para concluir investigações da Operação Compliance Zero; suspeitas de rombo financeiro chegam a R$ 17 bilhões.
L
Governar: reunião fortalece rede de governança em RO

Governar: reunião fortalece rede de governança em RO

Encontro no Tribunal de Contas reúne líderes do sistema de Justiça para alinhar ações e ampliar a eficácia de políticas públicas em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal é preso com entorpecentes em embarcação durante Operação Desarme no Rio Madeira

Casal é preso com entorpecentes em embarcação durante Operação Desarme no Rio Madeira

Ação conjunta do BPCHOQUE e Núcleo de Inteligência intercepta barco com destino ao Amazonas; suspeito tentou usar nome falso para ocultar antecedentes.
12
Ciclista e motociclista ficam feridos em grave acidente na zona leste

Ciclista e motociclista ficam feridos em grave acidente na zona leste

Colisão ocorreu no cruzamento das ruas Benedito Inocêncio e Daniela no bairro Três Marias
14
Polícia Militar desarticula ponto de venda de drogas no bairro Nova Esperança

Polícia Militar desarticula ponto de venda de drogas no bairro Nova Esperança

Equipe do 5º Batalhão apreende diversos tipos de entorpecentes e prende suspeito após denúncias de tráfico em Porto Velho.
10
Carro é destruído por incêndio durante a madrugada em RO

Carro é destruído por incêndio durante a madrugada em RO

Incêndio começou no motor enquanto o veículo trafegava pela Avenida Transcontinental; proprietário perdeu documentos e pertences.
12
Motorista de carro foge após atingir motociclista em RO

Motorista de carro foge após atingir motociclista em RO

Vítima sofreu fratura na clavícula ao ser derrubada por veículo em marcha à ré na Avenida Padre Adolfo Rohl; passageira teve escoriações leves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investimento da BYD cria estrutura de pesquisa automotiva no Brasil

Investimento da BYD cria estrutura de pesquisa automotiva no Brasil

Centro será referência em pesquisa e desenvolvimento automotivo
L
Wagner Borges leva RO à vice-presidência do CONASEMS

Wagner Borges leva RO à vice-presidência do CONASEMS

Estado conquista espaço inédito na saúde pública nacional com representação na diretoria executiva do conselho.
L

Cinema em Porto Velho: estreias imperdíveis, Crepúsculo por R$15 e promoção leve 2 pelo preço de 1 agitam a semana

Novidades chegam às telonas com reexibições especiais e promoções
L
Mortes por câncer colorretal no Brasil devem quase triplicar até 2030, aponta estudo

Mortes por câncer colorretal no Brasil devem quase triplicar até 2030, aponta estudo

Pesquisa publicada na revista The Lancet estima 127 mil óbitos em cinco anos; diagnóstico tardio e avanço de hábitos nocivos explicam alta da mortalidade.
L
YouTube testa usuários para identificar vídeos ruins de IA

YouTube testa usuários para identificar vídeos ruins de IA

Plataforma exibe questionários para avaliar conteúdos de baixa qualidade gerados por inteligência artificial, conhecidos como “AI slop”.
L
Rondônia abre vagas para especialização em enfermagem neonatal

Rondônia abre vagas para especialização em enfermagem neonatal

Seleção do Ministério da Saúde e Fiocruz oferece oportunidades pelo SUS; inscrições seguem até 6 de abril.
L