QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Venda de veículos aumenta 14,3% em agosto

Crescimento foi verificado na comparação com mesmo mês de 2023

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Venda de veículos aumenta 14,3% em agosto
REUTERS/Roosevelt Cassio/Direitos reservados

A venda de veículos no país em agosto apresentou uma alta de 14,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com 237,4 mil unidades emplacadas, informou nesta quinta-feira (5) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O número representa o melhor mês no ano em média diária de vendas, com 10,8 mil unidades comercializadas. No período de janeiro a agosto, mais de 1,6 milhão de unidades foram emplacadas, melhor desempenho desde 2019.

No acumulado do ano, a produção de veículos até agosto ficou em 259.613 unidades, um crescimento de 5,2% em relação a julho e de 14,4% na comparação com agosto de 2023. Considerando o período acumulado, é o melhor resultado desde outubro de 2019.

Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, a produção conseguiu manter um ritmo constante, mesmo sendo afetada pela paralisação de fornecedores em razão das enchentes no Rio Grande do Sul.

“É uma produção importante que nos coloca em um ritmo de crescimento consistente e isso é motivo de celebração”, disse Leite durante coletiva de imprensa para apresentar os números do mês passado.

Segundo a Anfavea, o maior ritmo de vendas e os lançamentos de novos modelos ajudaram a impulsionar as atividades das fábricas. “Não adianta vender muito sem ter uma produção equilibrada e isso é um termômetro importante para o setor”, continuou.

Em agosto, o setor manteve a recuperação em relação ao volume de exportações, registrando 38,2 mil unidades vendidas (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), ante 39 mil em julho. Leite explicou que o resultado se deve ao fato de agosto ter tido um dia útil a menos, o que impactou nas vendas. No mesmo mês do ano passado, o resultado ficou em 34,5 mil unidades.

Ele também destacou que, apesar da retração das exportações, em razão da diminuição do mercado interno de alguns países, os embarques em agosto tiveram o segundo maior volume do ano. O resultado se deve ao fato de que a Argentina, Chile, Colômbia e México registraram crescimento em seus respectivos mercados. Porém, no acumulado do ano, a queda nas vendas externas é de 17,9%.

Os números ainda mostram que foram importadas 41 mil unidades em agosto. A participação acumulada no ano dos veículos importados continua elevada, representando 17,2% do mercado interno. Essa participação é impulsionada sobretudo por produtos de origem chinesa, especialmente veículos elétricos.

A estimativa da associação é que há no país um estoque de cerca de 81 mil unidades chinesas. Na avaliação, da Anfavea, o crescimento do estoque começou a ocorrer após o governo anunciar, em novembro do ano passado, o retorno progressivo do Imposto de Importação de veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in comprados fora do país. A decisão estabelece uma retomada gradual das alíquotas até 35% em 2026 e cria cotas iniciais para importações com isenção até 2026.

Dados da Anfavea mostram que, em dezembro do ano passado, após o anúncio da retomada da tributação, o estoque era de em torno de 13,2 mil unidades. Em abril, já estava em 24 mil, unidades, chegando ao pico de 86,2 mil unidades em junho, enquanto a média de emplacamento ficou em 9,4 mil unidades no período.

“Está se criando um volume muito grande de estoque para se beneficiar dessa alíquota reduzida. É um excesso de produção na China, em razão do arrefecimento do mercado local. A China tem uma capacidade instalada de produção de 50 milhões [de veículos] e está produzindo 30 milhões. Essa demanda caiu e esse estoque tem vindo para o Brasil principalmente se beneficiando da alíquota mais baixa de imposto”, opinou Leite.

O presidente da Anfavea disse que o volume de estoque representa um desequilíbrio no mercado, já que o estoque total de veículos produzidos no Brasil (nas fábricas e concessionárias) fechou agosto em 268,9 mil unidades. A entidade defende a retomada da alíquota máxima do imposto, que atualmente gira entre 18% e 22% dependendo do tipo de eletrificação do veículo.

“Nós defendemos a recomposição imediata da alíquota, porque esse volume de importação começa a ser muito danoso para a nossa indústria, tanto no volume e estoque que vão ser colocados no mercado e não sabemos em quais condições ele vai ser colocado no mercado”, disse Leite, que informou que vai pedir esta semana à Câmara de Comércio Exterior (Camex) a retomada imediata da alíquota máxima do Imposto de Importação.

Estudo COP30

Durante a coletiva, a Anfavea apresentou um estudo intitulado Avançando nos Caminhos da Descarbonização Automotiva no Brasil, com propostas para reduzir as emissões de CO² do setor automotivo no país, que deve ser apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), a ser realizada este ano no Azerbaijão, e na COP30, que será ano que vem em Belém.

Atualmente, o setor automotivo emite 242 milhões de toneladas de CO² por ano, o que representa cerca de 13% das emissões totais do Brasil. Segundo a Anfavea, se o ritmo atual de crescimento for mantido, as emissões poderão atingir 256 milhões de toneladas em 2040.

Para reverter esse quadro a entidade defende a intensificação do uso das novas tecnologias de propulsão desenvolvidas pelos fabricantes de veículos nacionais, combinadas com a maior utilização de biocombustíveis. A estimativa é que o uso combinado dessas tecnologias pode resultar em uma redução de até 280 milhões de toneladas de CO² ate 2040.

“É uma oportunidade de aproveitar novas tecnologias de propulsão e a aplicação de biocombustíveis como vetores para a descarbonização do setor automotivo”, pontuou Leite.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Greve na Petrobras atinge 28 plataformas e entra no terceiro dia

Greve na Petrobras atinge 28 plataformas e entra no terceiro dia

Federação Única dos Petroleiros afirma que movimento ganhou adesão em refinarias e terminais, enquanto a estatal nega prejuízos na produção.
L
Ação da Iveco em Tabuleiro do Norte oferece consultas e óculos gratuitos

Ação da Iveco em Tabuleiro do Norte oferece consultas e óculos gratuitos

Projeto social reforça vínculo entre indústria automotiva e comunidades locais
L
Conab divulga nesta quinta-feira o 12º Boletim Hortigranjeiro

Conab divulga nesta quinta-feira o 12º Boletim Hortigranjeiro

Dados serão publicados a partir das 9h no portal oficial da companhia.
L
Firestone celebra 125 anos e destaca fábrica de Santo André

Firestone celebra 125 anos e destaca fábrica de Santo André

Programação global inclui lançamentos de pneus, ativações e homenagens até 2026
L
Crise do leite em Rondônia leva entidades a apresentar Plano de Ação Estratégico na ALE-RO

Crise do leite em Rondônia leva entidades a apresentar Plano de Ação Estratégico na ALE-RO

Proposta conjunta busca reconstruir a cadeia produtiva e garantir renda ao produtor.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

A decisão do presidente da comissão permite que a proposta seja votada ainda nesta quarta-feira e siga para análise imediata do plenário do Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Ação integrada mira crimes ambientais em Porto Velho e Nova Mamoré.
14
Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.