QUINTA-FEIRA, 05/02/2026
Publicidade

Em destaque

Produção industrial cai 0,9% em maio, diz IBGE

No acumulado do ano, houve avanço de 2,5%

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Produção industrial cai 0,9% em maio, diz IBGE
REUTERS/Washington Alves/Direitos Reservados

A produção industrial brasileira caiu 0,9% em maio em relação a abril. É o segundo recuo consecutivo, apontando retração de 1,7% no período. Com o resultado, o setor perdeu o ganho acumulado entre fevereiro e março deste ano (1,1%).

No acumulado nos últimos 12 meses, houve crescimento de 1,3%, o que acabou por reduzir a intensidade no ritmo de evolução se comparado ao resultado do mês anterior. Os dados foram anunciados nesta quarta-feira (3), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Os números fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (3) pelo órgão, que mostrou ainda avanço de 2,5% no acumulado dos cinco primeiros meses de 2024, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Influências

Nessa comparação, entre as atividades, as principais influências positivas na totalidade da indústria foram anotadas por produtos alimentícios (5,2%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,1%), indústrias extrativas (2,3%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (4,8%).

O gerente da pesquisa, André Macedo, disse que, em maio de 2024, a indústria apresentou “predominância de resultados negativos de forma geral”, com recuo na margem e na comparação com maio de 2023.

Houve, ainda, interrupção da trajetória ascendente no índice de média móvel trimestral e perda de intensidade no ritmo de expansão no acumulado do ano e dos 12 meses anteriores.

Nesse mês, a indústria intensificou a queda que já tinha sido registrada no mês anterior, e entre os fatores que explicam esse resultado, estão as chuvas no Rio Grande do Sul, que tiveram um impacto local maior, mas também influenciaram o resultado negativo na indústria do país, informou o texto publicado pelo IBGE.

Conforme a pesquisa, 16 das 25 atividades investigadas tiveram recuo em maio de 2024. Veículos automotores, reboques e carrocerias (-11,7%) e produtos alimentícios (-4,0%) foram as duas maiores influências negativas para o resultado geral da indústria em maio.

O gerente afirmou, também, que esses dois setores foram prejudicados pelas enchentes do Rio Grande do Sul. No setor de veículos automotores, a paralisação das plantas industriais locais provocou impactos diretos e indiretos. Por causa do mau tempo, tanto as montadoras de veículos, quanto as fábricas de autopeças pararam com as produções e isso afetou também o abastecimento para a produção de bens finais no restante do país.

“Houve, por exemplo, a concessão de férias coletivas em uma planta industrial em São Paulo como forma de mitigar os efeitos das paralisações ocorridas em unidades produtoras de peças no Rio Grande do Sul”, completou.

Greve

Macedo acrescentou que a paralisação decorrente de greve em outra montadora e a base de comparação elevada também contribuíram para a queda de dois dígitos na atividade. Em abril, o setor de veículos registrou crescimento de 13,8%.

A atividade de produtos alimentícios, que responde por cerca de 15% da produção industrial do país, teve em maio o segundo mês seguido de queda. A perda acumulada no período é de 4,7%.

“A retração no processamento da cana-de-açúcar, por conta da condição climática menos favorável na segunda quinzena de maio, provocou uma queda pontual na produção do açúcar. Já entre os impactos negativos que podem ter a ver com as chuvas no Rio Grande do Sul estão as carnes de aves, de bovinos e de suínos e os derivados da soja, que são produtos que têm grande peso no setor”, explicou.

Outros setores que recuaram e influenciaram o resultado negativo do mês foram os de produtos químicos (-2,5%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-6,3%), produtos do fumo (-28,2%), metalurgia (-2,8%), máquinas e equipamentos (-3,5%), impressão e reprodução de gravações (-15,0%) e produtos diversos (-8,5%).

Os principais impactos positivos no resultado geral da indústria foram as indústrias extrativas (2,6%) e de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,9%). De acordo com Macedo, esses segmentos têm grande peso e evitaram uma queda maior no resultado da indústria.

“O crescimento do setor extrativo veio após uma queda no mês anterior, ou seja, tem o efeito de uma base de comparação mais negativa. Também houve aumento na extração dos dois principais produtos, o petróleo e o minério de ferro”, afirmou.

As atividades de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (3,7%), produtos têxteis (2,9%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (1,5%), produtos de borracha e de material plástico (0,5%), outros equipamentos de transporte (0,2%), móveis (0,2%) e celulose, papel e produtos de papel (0,1%) também tiveram desempenho favorável.

“Ainda na comparação com abril, as quatro grandes categorias econômicas recuaram: bens de consumo duráveis (-5,7%), bens de capital (-2,7%), bens intermediários (-0,8%) e bens de consumo semi e não duráveis (-0,1%)”, pontuou o IBGE.

O recuo de 1,0% na comparação de maio de 2024 com maio do ano anterior teve influência dos resultados negativos de duas das quatro grandes categorias econômicas, 14 dos 25 ramos, 43 dos 80 grupos e 50,4% dos 789 produtos pesquisados, finalizou o IBGE.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Seguros: proteção vira prioridade no planejamento

Seguros: proteção vira prioridade no planejamento

Seguros ganham espaço no orçamento das famílias como estratégia para proteger renda, patrimônio e rotina diante de imprevistos e mudanças financeiras.
L
Benefício fiscal retomado fortalece economia de Guajará-Mirim

Benefício fiscal retomado fortalece economia de Guajará-Mirim

Decreto paulista restabelece isenção de ICMS para mercadorias destinadas à Área de Livre Comércio e impulsiona competitividade do comércio local.
L
Concessão da BR-364: FIERO cobra transparência sobre pedágio

Concessão da BR-364: FIERO cobra transparência sobre pedágio

Federação defende diálogo com usuários e clareza sobre tarifas e investimentos após questionamentos sobre a cobrança na rodovia.
L
Conab projeta safra recorde de café com alta de 17,1% em 2026

Conab projeta safra recorde de café com alta de 17,1% em 2026

Volume de produção deve atingir 66,2 milhões de sacas beneficiadas, superando o recorde histórico de 2020 e consolidando o crescimento do setor no país.
L
Consulta ao Abono Salarial PIS/Pasep 2026 já está disponível

Consulta ao Abono Salarial PIS/Pasep 2026 já está disponível

Trabalhadores podem conferir se têm direito ao benefício referente ao ano-base 2024 através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal oficial do governo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Legacy School inicia atividades em Porto Velho com proposta educacional intercultural

Escola chega à capital de Rondônia com metodologia inovadora, formação integral e atendimento da creche ao ensino médio
L

Agenda News Folia 2026: Pernambuco e Jairo Guedes revelam detalhes do Concentra Mas Não Sai

A proposta é unir conforto, organização e muita animação, garantindo que o folião aproveite a festa do começo ao fim.
L

Giro News: Priscila Franco, do CCAA, fala sobre desafios e crescimento em 2026

Priscila vai explicar como o CCAA lida com esses desafios no dia a dia, quais estratégias têm sido adotadas e de que forma a metodologia da escola impacta diretamente os resultados dos alunos.
L
Inmet e CPTEC mantêm alerta para chuvas intensas em Rondônia

Inmet e CPTEC mantêm alerta para chuvas intensas em Rondônia

Ponta do Abunã registra a formação de um sistema convectivo, com possibilidade de chuvas pesadas já no início da tarde; não há previsão de eventos extremos de nível 3, mas o fim de semana tende a ser chuvoso.
L

Comunidade News: Pr. Ivanildo Santo debate a força da visita religiosa nos hospitais

Outro ponto discutido é a relação entre espiritualidade e saúde emocional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Deputado do PL-RO defende apuração integral de denúncias sobre fraudes e pede convocação de todos os citados pela CPMI.
L
PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

O procurador-geral Paulo Gonet enviou parecer favorável à contratação de trabalhadores como pessoa jurídica e sugeriu que fraudes sejam analisadas fora da esfera trabalhista.
L
Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

O encontro estava previsto para a próxima quinta-feira e foi desmarcado oficialmente por questões de agenda, em meio à falta de consenso entre os ministros.
L
Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Deputada recebe prefeitos e vereadores na Assembleia de Rondônia para discutir saúde, infraestrutura e educação em municípios do estado.
L
Ministro do STJ pede licença após denúncia de importunação sexual

Ministro do STJ pede licença após denúncia de importunação sexual

Marco Aurélio Buzzi se afastou do cargo por questões de saúde um dia depois de o tribunal abrir sindicância para apurar a acusação feita por uma jovem.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Ação integrada entre Rondônia e Acre apura esquema que teria causado prejuízo superior a R$ 2 milhões aos cofres públicos e resultou em prisões e apreensões.
10
Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d'Oeste

Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d’Oeste

Agentes da Delegacia de Candeias do Jamari apreenderam entorpecentes e prenderam suspeitos em flagrante após monitoramento de inteligência na região.
10
Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Prefeitura ampliar presença policial durante o Carnaval, com atuação conjunta entre município e Polícia Militar.
L
Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Conhecido como Calcinha, o homem foi detido por moradores da zona sul de Porto Velho até a chegada da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira.
12
PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

Agentes federais estiveram na residência do gestor em Rio Branco para investigar supostas irregularidades em registros de piloto em uma escola de aviação.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LIMA SANTOS & ALMEIDA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 038/SEMMA/2025
L
VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

Família percorreu 14 mil quilômetros em 56 dias, atravessando nove países e elogiando o desempenho do Chevrolet Equinox.
L
Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Documentos do Departamento de Justiça revelam aportes de Jeffrey Epstein em empresas como Coinbase, Jawbone e fundos de capital de risco, mesmo após condenação.
L
ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

Agência participa de evento internacional voltado à integração regional e ao desenvolvimento sustentável.
L
Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Pavimentação da rua Minas Gerais melhora mobilidade urbana e integra pacote de obras realizado em parceria com deputado estadual.
L

Edital de Convocação AGO: FEDERAÇÃO DE FUTSAL DE RONDÔNIA

Local – Avenida do Imigrantes nº 4544 – bairro Industrial – Porto Velho/RO
L
Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Encontro destacou a literatura como ferramenta de transformação social e fortaleceu o intercâmbio cultural entre São Paulo e Rondônia.
L
Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Relatório aponta que unidades estaduais e terras indígenas sofrem maior pressão interna de devastação, enquanto áreas federais registram alta ameaça no entorno.
L

Recebimento da Licença Ambiental: L. A. COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00052.002/2026-SUL
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.