TERÇA-FEIRA, 11/11/2025

Em destaque

Brasil se especializa na produção de azeite extra virgem

Qualidade do óleo vegetal já é reconhecida internacionalmente

Por Gilberto Costa - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil se especializa na produção de azeite extra virgem
EMBRAPA/LANZETTA
Produtores brasileiros de azeite de oliva têm chances de se beneficiarem da alta internacional do preço do alimento, e ganhar mais espaço para vender ao segundo maior mercado importador do mundo: o próprio Brasil.

De todo azeite que o país consome, menos de 1% (0,24%) é produzido por sua lavoura. A maior participação no mercado interno poderá se dar pela qualidade do produto, o que permite crescimento de consumo mesmo quando o preço se eleva.

Entre 2018 e 2022, a produção de azeite só no Rio Grande do Sul passou de 58 mil litros para 448,5 mil litros. O estado e outras regiões do país, como a Serra da Mantiqueira – entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro -, está se especializando na produção de azeite extra virgem, de menor acidez, reconhecido como artigo especial ou premium.

De acordo com o Internacional Olive Council, entre 2013 e 2020, o Brasil importou uma média de 74 mil toneladas ao ano de azeite e óleo de bagaço de azeitona. No período de oito anos, a importação cresceu de 73 mil toneladas ao ano para 104 mil toneladas ao ano.

Em 2020, oitenta por cento desse volume veio da Portugal e da Espanha. Os dois países da península ibérica diminuíram a produção de azeite nos últimos anos por causa do aumento de temperatura quando ocorre a floração das oliveiras, o que causou a elevação do preço do produto em cerca de 45% de 2020 para cá.

Paralelo ao encarecimento do azeite, produção nacional começa a ter reconhecimento. No mês passado, por exemplo, um azeite de marca gaúcha (Potenza Frutado) foi escolhido como o melhor do Hemisfério Sul – Prêmio Internacional Expoliva de Qualidade dos Melhores Azeites Extravirgens, realizado na Espanha (22ª edição).

Abastecimento mais rápido – Além de azeite extra virgem de qualidade reconhecida, o produtor nacional tem em seu favor a agilidade para abastecer o mercado interno. “Se eu colher uma azeitona hoje no pé aqui, eu posso tranquilamente em dez dias ter o azeite dela em uma loja do Pão de Açúcar em São Paulo”, calcula Luiz Eduardo Batalha, o maior produtor de azeite do Brasil e dono da marca que leva seu nome.

Batalha, que acumula experiência com a produção de carne, café e cana-de-açúcar em diferentes partes do país, cultiva oliveiras em três fazendas com total de 3 mil hectares nos municípios de Pinheiro Machado e Candiota, no sudeste gaúcho, a cerca de 60 quilômetros da fronteira com o Uruguai.

Segundo ele, o azeite extra virgem “é um produto que precisa de muito frescor” e as marcas estrangeiras apesar do domínio absoluto “não competem com a rapidez que a gente tem de colocar o azeite nas gôndolas do supermercado, nos lugares, nos restaurantes.”

O argumento do produtor faz sentido para Ticiana Werner, dona de um restaurante em Brasília que leva o seu sobrenome. Ela pondera que além do maior tempo para chegar às redes brasileiras de abastecimento, o azeite importado pode não estar devidamente acondicionado em seu transporte.

“Um azeite da Europa vem como? Em um contêiner. Como é esse contêiner, é refrigerado? Se não for refrigerado o azeite pode oxidar”, avalia a empresária que desde o início do ano começou a usar azeite nacional em saladas, pratos quentes e até sobremesas.

O Brasil cultiva oliveiras desde o século passado, mas a perspectiva de ter uma produção mais robusta e virtuosa começou a se desenhar entre os anos de 2005 e 2006, quando o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) demandou que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) avaliasse a possibilidade de o país cultivar oliveiras, como já acontecia com as vinheiras no Sul do Brasil e no Vale do São Francisco (Bahia e Pernambuco).

O trabalho teve início com o plantio de mudas de oliveiras tradicionais em países de grande produção. As variedades de maior sucesso foram koroneike, de origem grega; as espanholas arbequina e arbosana; e a covatina, da Itália.

Mudança no metabolismo – “Quando você traz uma espécie de uma condição adequada para uma condição como a nossa, a planta mexe no seu metabolismo e se adapta à nova condição”, explica o engenheiro agrônomo Rogério Oliveira Jorge, responsável técnico em laboratório da Embrapa Clima Temperado em Pelotas (RS), que faz pesquisas e avalia a qualidade dos azeites produzidos no Brasil.

O desempenho da planta depende da capacidade de se adaptar ao clima e ao solo. A ciência sabe que as oliveiras não se desenvolvem bem em lugares com muita chuva e solos enxarcados.

Além do baixo índice pluviométrico e da baixa umidade relativa do ar, a planta precisa de exposição ao sol e de temperaturas amenas. Nos períodos de florescimento pleno, polinização e frutificação efetiva “a temperatura diária deve ficar em torno de 20ºC, a fim de que todos os processos metabólicos ocorram normalmente”, descreve estudo da Embrapa sobre a distribuição potencial de oliveiras no Brasil e no mundo, feito em 2015.

De acordo com os pesquisadores da empresa estatal, além do Rio Grande do Sul e de lugares de altitude como a Serra da Mantiqueira, há zonas “apontadas como mais favoráveis” no semiárido nordestino.

O azeite de oliva é rico em ácidos graxos, pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. Em entrevista à Agência Brasil, a nutricionista Mônica Julien, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, aconselhou o consumo. “Eu recomendo que use azeite se possível, não em substituição a todas as outras gorduras, porque até as gorduras saturadas têm sua função também no organismo, mas se puder acrescentar e trocar uma boa parte das gorduras por azeite é bastante saudável.”

Rotineiramente, o Ministério da Agricultura e Pecuária faz fiscalização e apreensões de azeites em supermercados. O Mapa orienta aos consumidores conferir a lista de produtos irregulares já apreendidos; não comprar a granel; optar por produtos com a data de envase mais recente; reparar a data de validade e o tempo dos ingredientes contidos – o tempo de colheita de azeitona para azeites extra virgem é de seis meses. Outra sugestão é observar se o óleo está turvo e se na embalagem há informação sobre mistura de óleos (adição de outro óleo vegetal).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru oferece até 95% de desconto em dívidas pelo Refis 2025

Prefeitura de Jaru oferece até 95% de desconto em dívidas pelo Refis 2025

Contribuintes têm até o dia 28 de novembro para renegociar débitos municipais e evitar juros e multas.
L
II FROMIMPE impulsiona desenvolvimento econômico em Rondônia

II FROMIMPE impulsiona desenvolvimento econômico em Rondônia

Fórum estadual cria comitês regionais para fortalecer políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas.
L
Decreto restabelece prazo para pagamento do ICMS em Rondônia

Decreto restabelece prazo para pagamento do ICMS em Rondônia

Empresas com parcelamentos tributários regulares voltam a ter 45 dias para quitar o imposto.
L
Programa Cidadania Empresarial impulsiona empreendedorismo com atendimentos gratuitos em Vilhena

Programa Cidadania Empresarial impulsiona empreendedorismo com atendimentos gratuitos em Vilhena

Iniciativa do governo de Rondônia ofereceu serviços, palestras e orientação técnica, fortalecendo a formalização e o crescimento de pequenos negócios.
L
Governo estende para 2026 prazo de pedido de ressarcimento do INSS

Governo estende para 2026 prazo de pedido de ressarcimento do INSS

O governo federal decidiu prorrogar até 14 de fevereiro de 2026 o prazo final para que aposentados e pensionistas possam solicitar a devolução de valores descontados indevidamente dos benefícios do INSS, referente a fraudes reveladas pela Operação Sem Desconto.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Instituto publicou a grade de correção da questão discursiva e a análise dos recursos contra a versão preliminar.
L

Comunidade News: Direitos Humanos em Debate com Professor Mário Jonas

Durante a entrevista, o público poderá entender de forma acessível como a legislação e as políticas públicas se conectam com o cotidiano das pessoas.
L

Jornalista Carlos Caldeira representa o News Rondônia na cobertura oficial da COP 30

O News Rondônia marca presença na COP 30, em Belém (PA), acompanhando os principais debates sobre clima e sustentabilidade e destacando o protagonismo da Amazônia no cenário internacional.
L
Prefeitura de Porto Velho e Senai abrem inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial 2026

Prefeitura de Porto Velho e Senai abrem inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial 2026

Com oportunidades em áreas presenciais e a distância, cursos do Senai e Prefeitura de Porto Velho ampliam acesso à qualificação técnica e profissional
L
Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Nove militares do Exército e um policial federal são acusados de monitorar ministros e o presidente eleito em 2022.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L

POLÍTICA

Ministro Luiz Fux estreia na Segunda Turma do STF e é homenageado por colegas

Ministro Luiz Fux estreia na Segunda Turma do STF e é homenageado por colegas

A sessão marcou a primeira participação do ministro no colegiado após sua saída da Primeira Turma; ele recebeu elogios, inclusive do presidente da Turma, Gilmar Mendes.
L
Voto distrital misto pode fortalecer vínculo entre representantes e eleitores, avalia Sidney Neves

Voto distrital misto pode fortalecer vínculo entre representantes e eleitores, avalia Sidney Neves

Para o coordenador da Abradep, modelo estimula maior proximidade com as bases eleitorais, mas requer debate aprofundado e implementação responsável.
L
Motta defende relator do PL Antifacção e nega retirada de poderes da Polícia Federal

Motta defende relator do PL Antifacção e nega retirada de poderes da Polícia Federal

Presidente da Câmara afirma que tema foi “resolvido” após o relator Guilherme Derrite retirar a exigência de aval de governador para operações conjuntas da PF.
L
Plano de Governança Climática é lançado na COP30 para integrar ações em todos os níveis do Brasil

Plano de Governança Climática é lançado na COP30 para integrar ações em todos os níveis do Brasil

A medida busca alinhar governos federal, estaduais e municipais para acelerar as agendas de adaptação, mitigação e transformação urbana.
L
Subprocurador-Geral de Justiça Ivanildo de Oliveira recebe Medalha de Honra durante Congresso Nacional do Ministério Público

Subprocurador-Geral de Justiça Ivanildo de Oliveira recebe Medalha de Honra durante Congresso Nacional do Ministério Público

Condecoração foi entregue pelo presidente do CNPG em reconhecimento à contribuição do membro do MPRO para o fortalecimento do Ministério Público brasileiro.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia prende homem por porte ilegal de arma de fogo

PRF em Rondônia prende homem por porte ilegal de arma de fogo

Após tentativa de fuga, o indivíduo foi alcançado no perímetro urbano em Ji-Paraná
10
PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

A Polícia Federal cumpre 35 mandados e bloqueia R$ 4,5 milhões para apurar fraudes em contratos emergenciais na prefeitura de Lajeado (RS).
L
Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Um motociclista ficou ferido na tarde desta segunda-feira (10) em Ji-Paraná após a Honda CG 125 Fan que ele conduzia colidir com um Chevrolet Onix no cruzamento da Rua Paulo Freire com a Avenida Brasil.
12
Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Um furto de celular modelo Redmi 60 foi registrado na tarde desta segunda-feira (10) na Rua João Batista, Setor 07, em Jaru. O criminoso, flagrado por câmeras de segurança, levou também o cartão de um banco digital e o utilizou para realizar compras por aproximação.
10
Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

O corpo de Breno Correia, um menino de apenas 7 anos, foi encontrado nas águas do Rio Ubirajara, na zona rural de Jaru, na manhã desta segunda-feira (10). A criança estava desaparecida desde a tarde de domingo (9), quando brincava no rio.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação – Assembléia Geral Extraordinária com efeito de Ordinária: COOP. DE PROD. RURAIS DO OBSERVATÓRIO AMBIENTAL JIRAU-COOPPROJIRAU

DATA – 21 de Novembro de 2025 – 7,00hs – Rua Pitomba 01 – Quadra B1 – Nova Mutum Paraná – Porto Velho/RO
L

Edital de Convocação – Assembléia Geral Extraordinária com efeito de Ordinária: COOP. DE PROD. RURAIS DO OBSERVATÓRIO AMBIENTAL JIRAU-COOPPROJIRAU

DATA – 21 de Novembro de 2025 – 7,00hs – Rua Pitomba 01 – Quadra B1 – Nova Mutum Paraná – Porto Velho/RO
L
Sessão solene na Assembleia reconhece servidores do DER e celebra impacto da pavimentação da RO-420

Sessão solene na Assembleia reconhece servidores do DER e celebra impacto da pavimentação da RO-420

Proposta pela deputada Dra. Taíssa Sousa, homenagem destacou o empenho dos profissionais que transformaram o desenvolvimento de Jacinópolis em realidade
L
Governador da Califórnia critica ausência de Trump na COP30 e firma parcerias com o Pará

Governador da Califórnia critica ausência de Trump na COP30 e firma parcerias com o Pará

Gavin Newsom, do Partido Democrata, usou sua participação em Belém para se opor à política ambiental de Donald Trump e assinar acordos em bioeconomia e combate a incêndios florestais.
L
Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Imunização é a forma mais eficaz de prevenir a doença e evitar complicações graves, alerta a Secretaria Municipal de Saúde.
L
Paraná confirma sétima morte associada à passagem de tornados simultâneos

Paraná confirma sétima morte associada à passagem de tornados simultâneos

Vítima de 70 anos em Rio Bonito do Iguaçu faleceu por insuficiência cardíaca; cidade registrou seis das sete mortes e teve 90% da área urbana danificada.
L
Agência Reguladora de Porto Velho fiscaliza coleta de lixo e cobra mais eficiência nos serviços

Agência Reguladora de Porto Velho fiscaliza coleta de lixo e cobra mais eficiência nos serviços

Operação percorreu várias regiões da capital para verificar o cumprimento das rotas, horários e padrões de qualidade da limpeza urbana
L
75% dos brasileiros acreditam que economia verde trará novos empregos, diz pesquisa

75% dos brasileiros acreditam que economia verde trará novos empregos, diz pesquisa

Estudo da ABDI e Nexus aponta amplo apoio popular à transição sustentável, especialmente entre o público de maior renda e escolaridade.
L
Casa do Papai Noel em Porto Velho terá fotos gratuitas e neve artificial a cada 15 minutos

Casa do Papai Noel em Porto Velho terá fotos gratuitas e neve artificial a cada 15 minutos

Espaço ficará na Vila de Natal, no Parque da Cidade, com estrutura especial para toda a família e atrações inéditas neste fim de ano
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.