SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

Após alta no PIB, analistas apontam força do consumo interno

Juros altos e taxa de investimento são vistos como desafios

Por Agência Brasil - Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - 44

Publicado em 

Após alta no PIB, analistas apontam força do consumo interno
Foto - © Tânia Rego/Agencia Brasil/Arquivo

O crescimento de 0,9% da economia brasileira no segundo trimestre deste ano ante os três meses anteriores deu sinais da força do consumo interno, avaliam especialistas ouvidos pela Agência Brasil. Eles apontam sinais positivos e desafios após conhecerem dados do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, divulgados nesta quinta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O professor Ecio Costa, do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), minimizou o recuo de 0,9% da agropecuária no segundo trimestre, em relação aos três primeiros meses do ano. Ele atribui o resultado ao comportamento sazonal da safra da soja, concentrada no começo do ano.

Para Costa, os resultados mostram que a principal máquina da economia brasileira é o setor de serviços, que cresceu 0,6% no trimestre. “Representa mais de 70% do PIB e quando cresce, puxa a economia”, aponta.

Demanda na indústria

Sobre o comportamento da indústria, que apresentou avanço de 0,9% no trimestre, o professor da UFPE explica que é um desempenho relacionado à produção encomendada para o consumo de fim de ano, que é fabricada meses antes. Ele aponta ainda iniciativas do governo como subsídios ao consumo, que aquecem a produção industrial.

“Você tem o Bolsa Família com valor mais elevado, incentivos que foram dados como para aquisição de veículos, por exemplo”, cita Costa, que faz uma ressalva: “o custo do crédito ainda está bem elevado”.  

O professor de economia destaca também que “a indústria ainda está muito distante do seu maior patamar da série histórica, que aconteceu em 2013. A indústria precisa se recuperar e, talvez, a reforma tributária venha ajudar nesse sentido”. 

Crescimento projetado

Para o restante do ano, Costa acredita em mais crescimento. “O setor de serviços termina sendo puxado pelo consumo no segundo semestre, e as indústrias também produzem mais no segundo semestre. Em geral, quando a gente observa a série histórica [do IBGE], o segundo semestre é melhor que o primeiro, então se já tivemos um desempenho positivo, deve haver um crescimento importante para a economia brasileira em 2023”, prevê.

Um fator negativo apresentado pelo professor na divulgação do IBGE é a taxa de investimentos (17,2%), que caiu na comparação com o ano passado (18,3%). “A economia cresce de maneira sustentável com mais investimento. O Brasil está com patamar baixo de investimento”, lamenta.

Para Mauricio Andrade Weiss, professor de economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Brasil mostrou uma mudança no perfil de crescimento do PIB. Enquanto o primeiro trimestre foi puxado pela agricultura, o segundo teve participação mais marcante dos serviços, e não apenas os serviços relacionados com o agro, como transporte e armazenamento da produção agrícola.

“Agora a parte de serviços está mais ampliada para uma diversidade maior de setores. É um bom sinal para o país, indica uma sustentabilidade maior do investimento comparado ao que a gente tinha no primeiro trimestre”, considera.

Políticas públicas

O professor da UFRGS aponta que a chamada PEC da Transição, iniciativa do então governo de transição aprovada pelo Congresso no fim do ano passado para abrir espaço no orçamento para financiar programas do governo, foi um dos fatores que têm possibilitado o crescimento do PIB em 2023.

“Você tem uma ampliação do Bolsa Família, a retomada do Minha Casa, Minha Vida, aumento da renda dos aposentados, aumento real do salário mínimo, todos esses programas auxiliam na renda. Os efeitos não tinham sido observados no primeiro trimestre, mas foram sentidos nesse segundo trimestre”, pontua.

Para o ano de 2023, Weiss acredita em um crescimento da economia perto de 3%. Ele cita o corte na taxa de juros, iniciado em agosto, e o programa Desenrola, que permite a renegociação de dívidas, como medidas que começarão a ser sentidas no fim do ano. Na visão dele, o cenário é de “otimismo, com uma taxa de crescimento continuada”.

O economista Bruno Sobral, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), enxerga dados positivos no comportamento do PIB no segundo trimestre, como um crescimento de serviços ligados a áreas produtivas da economia. Programas de transferência de renda também foram avaliados como tendo uma influência positiva para a economia, melhorando o mercado de trabalho e impulsionando o consumo das famílias.

Desafio na indústria

Porém, Sobral ressalta desafios importantes. Um deles é relacionado ao setor industrial, que teve o crescimento puxado principalmente pela indústria extrativa (1,8%), relacionada ao petróleo, gás e mineração. Para o professor, a indústria de transformação (fábricas que transformam matéria-prima em um produto final ou intermediário) fica devendo, de forma recorrente, a ponto de o setor como um todo não ter conseguido ainda atingir o ponto máximo da série histórica do IBGE, que foi em 2013.

“É fundamental ter políticas de desenvolvimento econômico de uma maneira mais concreta, um plano de reindustrialização”, aponta. “Pensando essa recuperação para setores de inovação, setores que fortaleçam complexos econômicos estratégicos, de alta produtividade”. 

Uma situação que se entrelaça com a baixa taxa de investimento no país. “Pensando a taxa de investimento como algo que possa fortalecer as infraestruturas, as bases fundamentais para a recuperação econômica”, destaca.

Outro desafio sinalizado pelo economista da Uerj, que estima um crescimento do PIB perto ou até maior que 3% em 2023, é o nível alto de juros, que impulsiona a inadimplência. “Ainda há um problema de inadimplência, um desafio para obtenção de crédito. Se superado, o crescimento seria ainda maior”. 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pequenos empreendedores têm até 30 de janeiro para renegociar dívidas com a União

Pequenos empreendedores têm até 30 de janeiro para renegociar dívidas com a União

Edital oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para MEIs, micro e pequenas empresas regularizarem débitos inscritos em dívida ativa
L
Arrecadação federal bate recorde histórico de 2,89 trilhões de reais em 2025

Arrecadação federal bate recorde histórico de 2,89 trilhões de reais em 2025

O resultado representa um crescimento real de 3,75% acima da inflação e foi impulsionado pelo desempenho do setor de serviços e pela taxação de apostas online.
L
Sebrae Rondônia amplia missões empresariais para 2026

Sebrae Rondônia amplia missões empresariais para 2026

Após resultados positivos em 2025, instituição reforça ações nacionais e internacionais para ampliar mercados e competitividade dos pequenos negócios
L
IPTU 2026: Entenda o cálculo do imposto em Porto Velho

IPTU 2026: Entenda o cálculo do imposto em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho detalha critérios de cobrança do IPTU e da Taxa de Lixo, que em 2026 acompanham apenas a inflação sem apresentar aumento real.
L
Caixa libera pagamento do Bolsa Família para NIS final 4

Caixa libera pagamento do Bolsa Família para NIS final 4

Os beneficiários recebem nesta quinta-feira a parcela de janeiro com valor médio de 697,77 reais, incluindo os adicionais destinados a mães e crianças.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Terror em Silent Hill: Regresso para o Inferno estreia no Cine Araújo em Porto Velho

Novo capítulo da franquia Silent Hill chega às telas do Cine Araújo em Porto Velho, trazendo uma atmosfera sombria, suspense psicológico e terror intenso para os fãs do gênero.
L
Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

O Ministério da Educação publicou o edital que oferece mais de 67 mil vagas de financiamento para o primeiro semestre, destinadas a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
L

Giro News: Dra. Waldirene de Souza Rivas fala sobre toxina botulínica

Cirurgiã ortopedista explica o que é a toxina botulínica, para que serve, quem pode se beneficiar e a importância do uso responsável, além do trabalho filantrópico na Casa Família Rosetta
L
Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

O presidente da Casa, Hugo Motta, confirmou a nova seleção em anúncio oficial nas redes sociais, enquanto as inscrições para outros cargos terminam na próxima segunda-feira.
L
Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

O prefeito Léo Moraes anunciou o investimento que beneficia mais de 46 mil alunos; a entrega de kits escolares visa garantir segurança, inclusão e igualdade na rede municipal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus pede mudanças no concurso da Seduc para garantir justiça e inclusão

Cláudia de Jesus pede mudanças no concurso da Seduc para garantir justiça e inclusão

Indicações tratam da prova de títulos, inclusão de candidatos indígenas e fortalecimento das bibliotecas.
L
Alero derruba veto do Governo e mantém emenda da Dra. Taíssa aos servidores do Iperon

Alero derruba veto do Governo e mantém emenda da Dra. Taíssa aos servidores do Iperon

Atuação da deputada garantiu auxílios a servidores cedidos e reforçar a isonomia no serviço público.
L
Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

O deputado estadual ressaltou que a base de seu mandato é o diálogo direto com os eleitores e a presença constante tanto na capital quanto nas regiões do interior de Rondônia.
L
Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Em telefonema de 45 minutos, líderes prepararam terreno para visita presidencial em fevereiro, focando em parcerias na defesa, ciência e tecnologia e biocombustíveis.
L
Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Em conversa por telefone, os líderes avaliaram o cenário após o cessar-fogo e a proposta de criação de um conselho internacional para pacificar o enclave palestino.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre fratura após carro invadir preferencial no Centro

Motociclista sofre fratura após carro invadir preferencial no Centro

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um Renault Sandero invadiu a via, causando o atropelamento
16
PM flagra dupla furtando fios elétricos de residência no centro de Porto Velho

PM flagra dupla furtando fios elétricos de residência no centro de Porto Velho

Com a prisão da dupla, a polícia investigará se os suspeitos possuem envolvimento com receptadores de cobre na região.
10
Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Sob gestão do governador Marcos Rocha, a polícia recebeu novos complexos, tecnologia de inquérito eletrônico e reforço no combate ao crime organizado em todo o estado.
L
Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Simone Araújo Gomes foi vista pela última vez dirigindo um Jeep Renegade azul, com destino à BR-364
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sema desobstrui Parque Natural após queda de árvores causada por fortes chuvas

Sema desobstrui Parque Natural após queda de árvores causada por fortes chuvas

Ação emergencial garantiu segurança, preservação ambiental e acesso ao Viveiro Municipal após fortes chuvas em Porto Velho
L
Prefeitura celebra 111 anos de Porto Velho com retorno de passeios de barco na EFMM

Prefeitura celebra 111 anos de Porto Velho com retorno de passeios de barco na EFMM

A locomotiva, símbolo máximo da fundação da cidade, terá uma exibição especial ao público durante a tarde.
L
CRAM acolhe quase 300 mulheres vítimas de violência doméstica na capital

CRAM acolhe quase 300 mulheres vítimas de violência doméstica na capital

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher registrou 291 atendimentos; o serviço oferece proteção e acompanhamento psicológico em parceria com a Casa Abrigo.
L
79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

Entre 2022 e 2024, estado ampliou participação nas classes de maior renda, conforme estudo da FGV; renda do trabalho e políticas públicas impulsionaram mudança
L
Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Contribuinte pode acessar guias virtuais pelo site ou WhatsApp; desconto de 10% para pagamento em cota única
L
Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Embora o termo seja familiar para a maioria da população, mais de 45% dos brasileiros não sabem definir corretamente o que foi o genocídio nazista, segundo pesquisa inédita.
L
Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

O edital da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para microempreendedores e empresas de pequeno porte em débito com o fisco.
L
Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

O presidente da ApexBrasil e o senador Davi Alcolumbre organizam uma visita oficial a Bruxelas em março para pressionar pela ratificação definitiva do tratado comercial.
L
Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Alunos de diferentes unidades em Rondônia registraram pontuações de 960 na redação e médias gerais superiores a 750 pontos, consolidando a qualidade do ensino técnico federal.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.