SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

Banco Central estuda o fim do crédito rotativo do cartão de crédito

Modalidade é conhecida pelos altos juros, que chegaram a 437% ao ano.

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Banco Central estuda o fim do crédito rotativo do cartão de crédito
Lula Marques/ Agência Brasil
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campo Neto, afirmou, nesta quinta-feira (10), que a autarquia estuda o fim do crédito rotativo de cartão de crédito. Essa é uma das modalidades de crédito mais caras do mercado, com juros que chegaram a 437,3% ao ano em junho.

Campos Netos participou hoje de uma sessão plenária no Senado Federal para explicar decisões de política monetária e estabilidade financeira tomadas pelo BC no semestre anterior.

O rotativo é aquele crédito contratado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão e dura 30 dias. Após os 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida. No caso do cartão de crédito parcelado, os juros ficaram em 196,1% ao ano em junho.

Campos Neto disse que, em até 90 dias, o BC deve apresentar uma solução para o “grande problema” que é o cartão de crédito. E a solução que está se encaminhando é o fim do rotativo, com o crédito indo direto para o parcelamento, com uma taxa ao redor de 9% ao mês.

“Ou seja, extingue-se o rotativo, quem não paga o cartão vai direto para o parcelamento ao redor de 9%. E que a gente crie algum tipo de tarifa para desincentivar esse parcelamento sem juros tão longos. Não é proibir o parcelamento sem juros, é simplesmente tentar fazer com que eles fiquem um pouco mais disciplinados, numa forma bem faseada, para não afetar o consumo”. Campos Neto ressalta que cartão de crédito hoje representa 40% do consumo no Brasil.

Uma das situações que faz os juros do cartão serem tão altos, segundo o presidente do BC, é a grande utilização do parcelamento de compras por prazos mais longos. Isso aumenta o risco do crédito para as instituições financeiras e, consequentemente, os juros.

“A gente tem um parcelado sem juros, que ajuda muito o comércio, que ajuda muito a atividade, mas que tem aumentado muito o número de parcelas, de três para cinco, para sete, para nove, para onze. Hoje, o prazo médio são 13 parcelas. Então, é como se fizessem um financiamento de longo prazo sem juros. A pessoa que toma a decisão de dar os juros não é a mesma que paga pelo risco, isso gera uma assimetria”, explicou Campos Neto.

Facilidades

Além disso, o Brasil teve um grande aumento no número de cartões nos últimos anos e facilidades de crédito, o que fez crescer a inadimplência na modalidade. “Os bancos, novos entrantes e varejistas acabaram usando o cartão de crédito como um instrumento de fidelizar o cliente. Então, nós saímos de cento e poucos milhões de cartões de crédito para 215 milhões de cartões de crédito num período de dois anos e meio, isso é uma alta bastante grande”, disse. “O resultante disso foi uma inadimplência no rotativo de 52%. Não tem nenhuma inadimplência, nem parecida, em nenhum outro lugar do mundo, que eu tenha olhado, no cartão de crédito”, acrescentou.

Outra solução seria simplesmente limitar os juros de cartão, mas segundo o presidente do BC, isso acarretaria na retirada dos cartões de circulação. “Para as pessoas que têm mais risco os bancos não ofereceriam aquele cartão, devido a uma relação de risco e retorno ineficiente. O problema de cortar o número de cartões é que se sabe como começa, mas não se sabe como termina. Então, isso pode gerar um efeito muito grande na parte de consumo, na parte de varejo”, disse.

Política monetária

Campos Neto afirmou aos senadores que sua mensagem principal é que, na condução da política monetária, o BC “fez um bom trabalho em termos de pouso suave”, de “trazer a inflação para baixo com o mínimo de custo possível”. Ele destacou que as previsões para o crescimento da economia subiram e que o desemprego vem recuando.

“O que é o pouso suave? É a gente ter conseguido trazer a inflação muito alta para um nível muito mais baixo, com quase nenhum custo ou muito pouco custo, tanto de crescimento, quanto de emprego, quanto de contração de crédito. Quando a gente faz uma comparação relativa, o Brasil atingiu ou está atingindo um pouso suave. É importante mencionar que a gente ainda tem uma luta com a inflação pela frente, mas a gente está atingindo um pouso suave de forma bastante eficiente”, disse.

Diante da forte queda na inflação, na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduziu a Selic, a taxa básica de juros, de 13,75% ao ano para 13,25% ao ano. Foi o primeiro corte de juros em três anos. A taxa Selic é o principal instrumento do BC para alcançar a meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A última vez em que o BC tinha reduzido a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano, em meio à contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em março de 2021, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

A decisão da manutenção da Selic nesse patamar, por esse prazo, vinha sendo motivo de críticas do governo federal e de alguns setores produtivos. Isso porque o aumento da Selic causa reflexos nos preços, encarecem o crédito e estimulam a poupança, o que também pode dificultar a expansão da economia.

Como em outras apresentações, Campo Neto destacou que as decisões do BC sobre a Selic são técnicas e consideraram a expectativa de inflação (12 a 18 meses a frente), o hiato de produto (capacidade de crescer sem gerar inflação) e a inflação corrente. Ele ainda defendeu a autonomia do Banco Central e apresentou dados apontando a uma relação entre o grau de autonomia dessas instituições pelo mundo e a inflação.

“Ela [a autonomia] garante um ganho institucional, ele separa o ciclo político do ciclo econômico, ele facilita a obtenção de inflação baixa e menores juros estruturais na economia e alinha o Brasil às melhores práticas internacionais”, disse.

O presidente do Banco Central afirmou ainda que as atuais boas avaliações e previsões para a economia brasileira também são mérito da atuação do BC. Ele citou a elevação das notas de crédito do Brasil por agências de classificação de risco internacionais e avaliações de outras instituições reconhecidas e até da imprensa especializada.

“Quando a gente olha todos esses índices de termômetro, todos eles, 100% deles, mencionam a autonomia do Banco Central e mencionam a política de juros do Banco Central como um fator decisivo”, disse. “Isso foi atingido aqui, com a ajuda do Congresso, em termos de colocar a autonomia do Banco Central e essa capacidade do Banco Central de gerir a crise de forma autônoma e técnica, tem mostrado grandes e grandes frutos. Então acho que, por trás de cada comemoração que a gente tem feito recentemente no Brasil, tem também um pedaço que foi a atuação do Banco Central. Eu gostaria que isso não fosse esquecido”, acrescentou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pequenos empreendedores têm até 30 de janeiro para renegociar dívidas com a União

Pequenos empreendedores têm até 30 de janeiro para renegociar dívidas com a União

Edital oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para MEIs, micro e pequenas empresas regularizarem débitos inscritos em dívida ativa
L
Arrecadação federal bate recorde histórico de 2,89 trilhões de reais em 2025

Arrecadação federal bate recorde histórico de 2,89 trilhões de reais em 2025

O resultado representa um crescimento real de 3,75% acima da inflação e foi impulsionado pelo desempenho do setor de serviços e pela taxação de apostas online.
L
Sebrae Rondônia amplia missões empresariais para 2026

Sebrae Rondônia amplia missões empresariais para 2026

Após resultados positivos em 2025, instituição reforça ações nacionais e internacionais para ampliar mercados e competitividade dos pequenos negócios
L
IPTU 2026: Entenda o cálculo do imposto em Porto Velho

IPTU 2026: Entenda o cálculo do imposto em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho detalha critérios de cobrança do IPTU e da Taxa de Lixo, que em 2026 acompanham apenas a inflação sem apresentar aumento real.
L
Caixa libera pagamento do Bolsa Família para NIS final 4

Caixa libera pagamento do Bolsa Família para NIS final 4

Os beneficiários recebem nesta quinta-feira a parcela de janeiro com valor médio de 697,77 reais, incluindo os adicionais destinados a mães e crianças.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

O Ministério da Educação publicou o edital que oferece mais de 67 mil vagas de financiamento para o primeiro semestre, destinadas a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
L

Giro News: Dra. Waldirene de Souza Rivas fala sobre toxina botulínica

Cirurgiã ortopedista explica o que é a toxina botulínica, para que serve, quem pode se beneficiar e a importância do uso responsável, além do trabalho filantrópico na Casa Família Rosetta
L
Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

O presidente da Casa, Hugo Motta, confirmou a nova seleção em anúncio oficial nas redes sociais, enquanto as inscrições para outros cargos terminam na próxima segunda-feira.
L
Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

O prefeito Léo Moraes anunciou o investimento que beneficia mais de 46 mil alunos; a entrega de kits escolares visa garantir segurança, inclusão e igualdade na rede municipal.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

As secretarias de educação têm até amanhã para apresentar pedidos de reconsideração sobre a classificação preliminar divulgada pelo Ministério da Educação no sistema oficial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

O deputado estadual ressaltou que a base de seu mandato é o diálogo direto com os eleitores e a presença constante tanto na capital quanto nas regiões do interior de Rondônia.
L
Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Em telefonema de 45 minutos, líderes prepararam terreno para visita presidencial em fevereiro, focando em parcerias na defesa, ciência e tecnologia e biocombustíveis.
L
Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Em conversa por telefone, os líderes avaliaram o cenário após o cessar-fogo e a proposta de criação de um conselho internacional para pacificar o enclave palestino.
L
Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

A programação em Roraima inclui a inauguração de novos espaços de acolhimento e o reforço da cooperação internacional para proteção de indígenas e refugiados.
L
Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

O ministro Alexandre de Moraes acolheu o parecer da PGR sobre a falta de provas contra dois policiais, enquanto determinou o trancamento de ações para outros nomes já condenados.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Sob gestão do governador Marcos Rocha, a polícia recebeu novos complexos, tecnologia de inquérito eletrônico e reforço no combate ao crime organizado em todo o estado.
L
Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Simone Araújo Gomes foi vista pela última vez dirigindo um Jeep Renegade azul, com destino à BR-364
12
Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

A agressão ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), após detentos simularem uma emergência médica para forçar a saída da cela em Porto Velho.
10
Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Veículo modelo Celta foi queimado no bairro Planalto; além do automóvel, moto, botijas de gás e mercadorias também foram levadas do depósito.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

Entre 2022 e 2024, estado ampliou participação nas classes de maior renda, conforme estudo da FGV; renda do trabalho e políticas públicas impulsionaram mudança
L
Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Contribuinte pode acessar guias virtuais pelo site ou WhatsApp; desconto de 10% para pagamento em cota única
L
Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Embora o termo seja familiar para a maioria da população, mais de 45% dos brasileiros não sabem definir corretamente o que foi o genocídio nazista, segundo pesquisa inédita.
L
Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

O edital da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para microempreendedores e empresas de pequeno porte em débito com o fisco.
L
Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

O presidente da ApexBrasil e o senador Davi Alcolumbre organizam uma visita oficial a Bruxelas em março para pressionar pela ratificação definitiva do tratado comercial.
L
Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Alunos de diferentes unidades em Rondônia registraram pontuações de 960 na redação e médias gerais superiores a 750 pontos, consolidando a qualidade do ensino técnico federal.
L
Alunos do IFRO participam de simulação da ONU em Brasília e representam Rondônia

Alunos do IFRO participam de simulação da ONU em Brasília e representam Rondônia

Estudantes dos campi de Porto Velho integraram a etapa final do Modelo Internacional do Brasil, desenvolvendo habilidades de diplomacia e liderança em evento nacional.
L
IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca aprovados para matrícula

IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca aprovados para matrícula

Os candidatos selecionados têm até o dia 26 de janeiro para enviar a documentação via sistema oficial, garantindo uma das mais de 3,7 mil vagas gratuitas oferecidas pela instituição.
L
IFRO abre seleção para nutricionista com bolsa de 3 mil reais em Porto Velho

IFRO abre seleção para nutricionista com bolsa de 3 mil reais em Porto Velho

O processo seletivo busca profissional externo para atuar no projeto de alimentação escolar dos campi Calama e Zona Norte, com inscrições abertas a partir desta sexta-feira.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.