O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro e 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, oferecendo atividades culturais gratuitas à população. Um dos destaques da programação foi o espetáculo “As Aventuras de Vô Capistana”, apresentado pela Cia de Artes Evolução.
Reconhecido como o maior projeto de circulação artística do estado, o Sesc 52 tem como objetivo fomentar a cultura regional, fortalecer artistas locais e ampliar o acesso da comunidade à arte.
Na edição de 2025, o espetáculo “As Aventuras de Vô Capistana”, interpretado por Eules Lycaon, conquistou plateias de todas as idades em diversas regiões de Rondônia. No formato de contação de histórias, a peça apresenta mitos, lendas e a realidade da Amazônia, por meio das memórias de um típico seringueiro rondoniense: o carismático Vô Capistana.
Em 26 de novembro, a apresentação aconteceu na Escola Municipal Pinóquio, em Seringueiras. O diretor da escola, Pedro Miani, destacou: “Eu acho o espetáculo muito interessante, muito importante. Trouxe o lúdico para as crianças e fez com que todos participassem da cultura local. Recomendo: abram as portas, porque é sensacional!”
Para o ator e idealizador do espetáculo, Eules Lycaon, a experiência foi enriquecedora. “Participar do Sesc 52 tem sido transformador. A cada apresentação, uma nova experiência e aprendizado. É muito enriquecedor para mim, como artista e idealizador de ‘As Aventuras de Vô Capistana’.”

Em 1º de dezembro, o evento foi realizado no auditório da Escola Municipal Benjamin Constant, em Ouro Preto do Oeste. Segundo o orientador Eudino Batista, “A receptividade dos alunos foi maravilhosa! O teatro trouxe a importância de resgatar a cultura dos seringais, abordando temas como animais, família e logística de trabalho dos seringueiros.”
No dia seguinte, 2 de dezembro, a Escola Municipal Balão Mágico, em Vale do Anari, recebeu o projeto. O gestor Oriel Klamerick afirmou: “Fiquei surpreendido com o projeto. É muito importante e altamente interativo. Para regiões mais carentes, iniciativas como o Sesc 52 fazem toda a diferença.”
O Sistema Fecomercio, por meio do Sesc 52, reforça seu compromisso com o acesso democrático à arte e à cultura, promovendo circulação artística, fortalecendo a produção local e garantindo que a cultura seja um direito de todos.











































