A edição 2025 do Duelo da Fronteira, em Guajará-Mirim, ganhou nova data: o evento será realizado de 12 a 17 de novembro. O adiamento foi anunciado pela Comissão Organizadora após consenso entre os representantes dos bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho. A medida garante mais tempo de preparação para que as agremiações apresentem um espetáculo à altura da expectativa do público.
O ofício comunicando a mudança foi encaminhado à Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e discutido em reunião com os presidentes dos bois. O objetivo é viabilizar recursos, melhorar a infraestrutura e preservar a relevância do festival como uma das principais manifestações do folclore amazônico e importante motor do turismo cultural na fronteira.
De acordo com o secretário da Sejucel, Paulo Higo Ferreira, a nova data valoriza os artistas locais.
“Os verdadeiros protagonistas do Duelo na Fronteira são os integrantes dos bois Flor do Campo e Malhadinho. O adiamento é fundamental para garantir a força cultural do evento e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento econômico e turístico de Guajará-Mirim”, afirmou.
Cronograma do Duelo da Fronteira 2025
-
12 e 13 de novembro (quarta e quinta-feira): ensaios técnicos das agremiações;
-
14 de novembro (sexta-feira): apresentação cultural da Bolívia, apresentação do Boi Mirim, apresentação do primeiro boi (sorteado) e show regional;
-
15 de novembro (sábado): apresentação cultural da Bolívia, apresentação do Boi Mirim, apresentação do segundo boi (sorteado) e show regional;
-
16 de novembro (domingo): apresentação dos dois bois no tradicional Duelo;
-
17 de novembro (segunda-feira): apuração das notas e show de encerramento.
O festival, considerado a maior expressão folclórica de Rondônia, atrai milhares de pessoas todos os anos e é um símbolo da identidade cultural da região de fronteira com a Bolívia.