TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

Bado realiza show “Amazonialidades” e lança songbook durante agenda cultural

Nesse chão de quintais amazônicos, nasce a obra de Bado, pois Rondônia é a sua terra, Porto Velho, o seu lugar e a Amazônia, seu chão de vida e criação. Por isso, amazonialidades nasce para expressar esse lugar de vida, arte e cultura.

Por Edgar Melo - ƒ

Publicado em 

No período de 27 a 31 de maio, acontece em Porto Velho a Agenda Cultural “Amazonialidades – Bado 40 anos” de musicalidade, com objetivo de celebrar e marcar os trilhos da jornada musical de 40 anos do músico e compositor Bado. A programação, reúne arte, história, música e poesia. A agenda cultural Amazonialidades, conecta a vida, transcende o local, habita o lugar de todos, navega pelo tempo da inovação e expansão criativa, preservando vivências ancestrais na existência e na identidade do mundo amazônico num ecossistema musical do artista. Nesse chão de quintais amazônicos, nasce a obra de Bado, pois Rondônia é a sua terra, Porto Velho, o seu lugar e a Amazônia, seu chão de vida e criação. Por isso, amazonialidades nasce para expressar esse lugar de vida, arte e cultura.

De acordo com a produção do artista, a Agenda Cultural Amazonialidades, inicia no dia 27 de maio (segunda-feira), e segue semana adentro, com várias atividades artísticas conforme destaca a programação.

27/05 – 19h Lançamento no YouTube Projeto Tom da Palavra
28/05 – 19h Lançamento no YouTube

Documentário Amazonialidades: Harmonia e os Sons na imagem da Amazônia

28/05 – 18h Cenas & Diálogos Musicais
Local: Centro Municipal de Artes Jorge Andrade
Júlio de Castilho, 1110 – Olaria.

29/05 – 18h Lançamento Songbook Bado: Amazonialidades nos trilhos das canções
Local: Centro Cultural e Documentação Histórica – CCDH/TJRO.
(Av. Rogério Weber, 2396 – Caiari)

30/05 – 20h Show Musical “Amazonialidades” – Bado & convidados
Local: Mercado Cultural – Centro Porto Velho.

31/05 – 19h Lançamento Songbook Bado: nos trilhos das canções & Exposição Documental e Fotográfica
Local: Casa de Cultura Ivan Marrocos
(Av. Carlos Gomes, 563- Caiari.

02/06 às 17h  – Lo Fi Acústico
Show Musical Amazonialidades: Bado e Banda

Local: Complexo da EFMM – Centro

Bado e sua Amazonialidade musical

Erivaldo de Melo Trindade, conhecido como Bado é graduado em História (UNIR/2007) e em Música (UFRS/2012) com especialização em Educação Musical (IFAM – AM/2019). Professor de música no Centro Municipal de Artes Jorge Andrade. Atua como profissional da música desde a década de 80, participando de shows musicais, eventos e projetos no âmbito local, regional e nacional.

Participou de Projetos Nacionais como: Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro/1992), Cartografia da Música Brasileira do Projeto Rumos/ITAÚ Cultural(2001), Projeto “Cantorias Amazônica” no Centro Cultural Banco do Brasil(RJ-2002), Quinta Cultural Banco da Amazônia(2002), Projeto Pixinguinha(FUNARTE/2005), Projeto Toca Brasil (2006), com gravação do DVD Gente da mesma Floresta e  Projeto Amazônia das Artes (2015/SESC-DN),  Além de participar em CDs coletivos (Porto das Esperanças e Amazônia em Canto(1992/1995), Bado produziu seu CD solo Aldeia de Sons(2005)participou do Festicine Itinerância(2013) no Vale do Guaporé com apresentações em 13 comunidades ribeirinhas envolvendo Brasil e Bolívia.  Em 2016, Bado lançou o DVD Mundos 50 Anos: Bado e amigos e produziu o show musical “No quintal“. Numa revisitação musical, em 2019 Bado apresenta novamente o Show Musical “No quintal” e se apresenta na III Mostra Nacional de Música no Espaço Cultural Escola SESC no Rio de Janeiro.

Em 2020, na era das lives, Bado participa do Projeto Sexta Cultural SESC e realiza o Show Love Musical Bado, Família e Amigos. Em 2021, Bado inaugura seu canal no You Tube e lança o clipe da música Minuano (Milonga da Serra), que nasceu da vivência e aproximação com os ritmos, sons e linguagens musicais presentes nas culturas que se cruzam pelas fronteiras da região Sul do Brasil. Ainda em 2021, Bado participa do Projeto Circuito SOMA de música autoral e recebeu o Prêmio Grão de Música/2021, uma iniciativa de premiação aos artistas brasileiros que navegam pela produção musical alternativa.

Em 2022, Bado realiza vários Shows em Porto Velho no formato de Lives, a exemplo dos Projetos Festival MAPO – Raízes Brasileiras e Festival Águas que me Tocam. Lança mais um videoclipe no seu canal no You Tube, intitulado “Passarada”, realiza a produção de duas Lives “Banzeiro das Canções (I e II) e celebra sua maturidade musical com o lançamento do seu novo Álbum Musical Olhos de Rios, com 10 faixas contemplando   gravações de músicas inéditas com distribuição em junho do mesmo ano nas plataformas digitais. Os dois últimos projetos de autoria do artista Bado foram contemplados pela Lei Aldir Blanc, Edital Nº 31 e 34/2021/SEJUCEL-CODEC- 2ª Edição Marechal Rondon e Mary Cyanne.

Assim, consolidando uma trajetória, uma história e uma trilha sonora construída nos compassos do tempo e da memória, incorporando um conjunto diverso e plural de ritmos e sons, Bado segue produzindo sua obra estabelecendo no universo da arte e da música, conexões sonoras que valorizem a identidade amazônica no contexto da produção artística Cultural Brasileira e da música universal.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Premiação do II Prêmio Judiciário Rondoniense de Comunicação será quarta-feira

Premiação do II Prêmio Judiciário Rondoniense de Comunicação será quarta-feira

Evento celebra trabalhos que aproximam a Justiça da sociedade e reconhece profissionais e estudantes.
L
TJRO entrega quase 800 presentes arrecadados para a Campanha Papai Noel dos Correios

TJRO entrega quase 800 presentes arrecadados para a Campanha Papai Noel dos Correios

Tribunal mobilizou magistrados, servidores e colaboradores para atender pedidos de crianças e levar alegria neste Natal.
L
Conde Von Noble integra antologia em homenagem ao Bicentenário de Dom Pedro II

Conde Von Noble integra antologia em homenagem ao Bicentenário de Dom Pedro II

Obra reúne 200 autores e celebra o legado cultural e humanista do último imperador.
L
Locomotiva 18 recebe adorno de Natal e emociona visitantes na Madeira-Mamoré

Locomotiva 18 recebe adorno de Natal e emociona visitantes na Madeira-Mamoré

A Locomotiva 18 ganha iluminação especial de Natal na Madeira-Mamoré, reunindo famílias e reforçando a preservação da memória histórica de Porto Velho.
L
Filme de Bolsonaro ganha trailer e se envolve em polêmicas nos bastidores

Filme de Bolsonaro ganha trailer e se envolve em polêmicas nos bastidores

Produção retrata campanha de 2018 e enfrenta denúncias de irregularidades.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: DJ Leudson celebra 30 anos de carreira com a Festa Corsário Revival

vai detalhar tudo sobre a aguardada Festa Corsário Revival, marcada para o dia 13 de dezembro, na Deep Club.
L
Alero promove ato "Por todas que não voltaram" em protesto contra o feminicídio

Alero promove ato “Por todas que não voltaram” em protesto contra o feminicídio

Ato contra o feminicídio mobilizou servidores e a população na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), destacando 10.327 ocorrências de violência contra a mulher registradas no estado em 2025.
L
Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Advogado afirmou no STF que o coronel do Exército, ex-assessor de Bolsonaro, tinha apenas funções administrativas e baseava informações em fontes abertas, sem atuar como espião.
L
Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Ministro do STF considerou a solicitação de defesas dos réus da trama golpista “absurda”, mantendo o julgamento na Primeira Turma do Supremo em Brasília.
L
Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Nova regra retira obrigatoriedade de autoescola, disponibiliza curso teórico gratuito e reduz exigência de aulas práticas para baratear e facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Ministro do STF expediu mandado de soltura para Rodrigo Bacellar após ser notificado sobre a votação da Assembleia Legislativa do Rio, mas o deputado permanecerá afastado da presidência.
L
Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Advogado do ex-secretário-executivo da Presidência negou no STF que o documento “Punhal Verde e Amarelo”, com plano de sequestro ou homicídio de autoridades, tenha existido de fato.
L
Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Presidente Hugo Motta levará processos ao Plenário a partir desta quarta-feira, desconsiderando decisões do STF que determinavam a perda imediata de Zambelli e Ramagem, e encaminhará caso de Eduardo Bolsonaro à Mesa.
L
Líder do PT critica como "escandalosa" votação do PL que reduz penas de golpistas

Líder do PT critica como “escandalosa” votação do PL que reduz penas de golpistas

Deputado Lindbergh Farias acusa o presidente da Câmara, Hugo Motta, de pautar o PL 2162/23 para beneficiar Jair Bolsonaro e militares condenados na trama golpista.
L
Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Advogado Eugênio Aragão negou no STF que a ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça tenha participado do complô, alegando que o levantamento de dados era para combater o crime organizado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Desocupação da Estação Ecológica de Samuel entra na fase final após inutilizar mais de 100 barracos, reforçando a proteção ambiental no estado.
10
Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18

Suruba em escritório de advocacia do DF por R$ 10 mil termina com briga e PM na delegacia

Um encontro de sexo e álcool entre um advogado e duas mulheres no Lago Sul, em Brasília, acabou em barraco policial após desacerto financeiro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: José Maria Alves Muniz

A despedida de um avô amoroso, marido fiel e pai presente, cuja história foi marcada por simplicidade, afeto, ensinamentos silenciosos e amor pela vida.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA

de PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA para MEGA LOGÍSTICA TRANSPORTE POR NAVEGAÇÃO S/A
L

Requerimento da Licença Ambiental: GIMA GILBERTO MIRANDA AUTOMOVEIS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO.
L

TJ/RO solta Guga, investigado por “rachadinha” na Assembleia, em decisão com repercussão nacional

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) concedeu habeas corpus a José Augusto Diogo Leite (Guga) nesta terça-feira (09/12/2025), substituindo a prisão preventiva por monitoramento eletrônico.
L
Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Instituição destaca crescimento acima de 6% na última década e apresenta nova solução de crédito planejado.
L
Governo lança aplicativo com aulas teóricas gratuitas para CNH

Governo lança aplicativo com aulas teóricas gratuitas para CNH

Plataforma CNH do Brasil oferece curso online, simulado oficial e versão digital da habilitação.
L
Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Trailer de Dark Horse utilizou faixa do Destiny’s Child sem autorização, e ação legal já está em andamento.
L
Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Atendimento ocorre até quinta-feira (11) no Centro de Saúde da Mulher, por ordem de chegada.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.