QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

Os marcadores musicais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana

Segundo Eric Dardel é nesse “Espaço onde se desenvolve a existência, porque ela é, em essência, extensão, porque ela procura um horizonte, direções, existências que dela se aproximam, porque a vida lhe oferece percursos a seguir, fáceis ou acidentados, seguros ou incertos”.

Por Marquelino Santana - 35

Publicado em 

OS MARCADORES MUSICAIS DOS SERINGAIS AMAZÔNICOS
Foto - Cerezo/pintura acrílica sobre tela.

Os marcadores musicais dos seringais amazônicos possuem uma relação que envolve o seringueiro em sua cotidianidade, marcada num espaço vivido onde a solidão e a alegria se manifestam como algo real, e que podem, meio aos seus antagonismos sentimentais, conviverem incorporadas aos seus modos de vida. No contexto de sua existência, o seringueiro desde que adentrou na vastidão da floresta amazônica, adaptando-se à novos fazeres em suas colocações, cotidianamente foi dinamizando seu espaço e revelando a essência do ser. Segundo Eric Dardel é nesse “Espaço onde se desenvolve a existência, porque ela é, em essência, extensão, porque ela procura um horizonte, direções, existências que dela se aproximam, porque a vida lhe oferece percursos a seguir, fáceis ou acidentados, seguros ou incertos”.

Sobre os marcadores musicais no território africano, a historiadora Isabel Henriques relata que esses marcadores são utilizados não só para produzir músicas, porque permitem estabelecer relações à curta e longa distância entre os diferentes grupos. Ela nos diz que “Em todos esses casos verifica-se que um dos suportes mais evidentes do processo de socialização está ligado a uma tríade fundamental: música, dança, canto.

Os primeiros migrantes dos seringais em busca de afastar a solidão e a saudade que ficou guardada apenas em suas lembranças, e na ausência de mulheres em suas colocações, os rapazes divertiam-se dançando juntos e batendo em latas e troncos de madeira, geralmente utilizando o forró, música tradicional da caatinga nordestina. Com o passar do tempo, e agora tendo a família como importante núcleo familiar, a diversão foi se intensificando, agora à base de sanfona, triângulo e zabumba. Para o escritor acreano Raimundo Souza, “Pode-se afirmar que a festa é um lugar de manutenção de identidade do seringueiro”.

Sobre os marcadores musicais nas coletividades indígenas, o geógrafo Almeida Silva nos informa que “a confecção de um instrumental musical, flautas, tambores, etc., estão repletas de ritualidades, isto é, exige uma preparação espiritual”.

Para Raimundo Souza “A maioria dessas festas no seringal aconteciam por motivo dos adjuntos, ocasião onde os seringueiros se reuniam e em um só dia brocavam (derrubavam o mato na base do terçado) para o anfitrião e, como uma certa recompensa ou mesmo para divertir os homens que trabalhavam duro durante o dia, a noite serviam um farto jantar, geralmente regrado a muita carne de porco doméstico e de caça silvestre, e em seguida acontecia uma festa tocada a sanfona, zabumba, pandeiro e triângulo”.

Nos seringais, o marcador musical além de proporcionar momentos de lazer no meio da floresta, também servia de importante meio de socialização entre as famílias espalhadas em diversas colocações. Por um momento as dificuldades são postas de lado, a solidão transforma –se em interação coletiva, e o espaço adquire novas intimidades, novos horizontes e novas afetividades. Conforme nos esclarece Gaston Bachelard “Qualquer que seja a afetividade que matize um espaço, mesmo que seja triste ou pesada, assim que é expressa, poeticamente expressa, a tristeza se modera, o peso se alivia”.

Dessa forma, o seringueiro em seu espaço de ação foi se constituindo o “ser – aí” numa temporalidade em que foi cotidianamente aprimorando sua essência humana. O ser humano passava a ser seringueiro em sua espacialidade, que por sua vez passava também através do “ser – com”, na sua relação com os demais seringueiros e com a floresta, a extravasar a descoberta da existência do ser.

O ente, foi assim, descobrindo novos saberes e fazeres que cotidianamente foi revelando seu ser. Sobre a cotidianidade, Martin Heidegger nos diz que “não se devem extrair estruturas ocasionais e acidentais, mas sim estruturas essenciais. Essenciais são as estruturas que se mantêm ontologicamente determinantes em todo modo de ser de fato da pre-sença”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cinema rondoniense alcança protagonismo histórico no 11º Festival Pan-Amazônico

Cinema rondoniense alcança protagonismo histórico no 11º Festival Pan-Amazônico

Produções de Rondônia lideram seleções no Amazônia FiDoc 2026 após investimentos estratégicos da Lei Paulo Gustavo e editais da Sejucel
L
Mostra de Cinema dos Invisíveis encerra ações em RO

Mostra de Cinema dos Invisíveis encerra ações em RO

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem programação cultural gratuita com filmes, debates e atividades que fortalecem o audiovisual amazônico.
L

Viral no TikTok, Crelves Oliveira deixa o Acre para buscar carreira musical em Porto Velho

Natural do Acre, Crelves Oliveira dos Santos ganhou destaque nas redes sociais com música dedicada à filha e agora segue para Porto Velho em busca de apoio para a carreira
L
Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Curta exibido em aldeias fortalece identidade cultural, promove inclusão e amplia visibilidade dos saberes ancestrais na região.
L
Teatro Ruante: espetáculo emociona alunos da UNIR

Teatro Ruante: espetáculo emociona alunos da UNIR

Apresentação aborda vivências femininas e promove reflexão entre acadêmicos, com sessão acessível e gratuita aberta à comunidade em Porto Velho.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

CNH Social: RO entrega novas permissões

CNH Social: RO entrega novas permissões

Beneficiárias de Ariquemes e Ji-Paraná recebem habilitação gratuita e ampliam oportunidades de trabalho e mobilidade no estado.
L
IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2024 revela que agressões estão mais persistentes e intensas; aparência física e raça são os principais alvos, atingindo 43,3% das estudantes do sexo feminino.
L

Única Talks: Dr. Edenir da Rosa destaca papel da Justiça em Rondônia

Juiz do TJRO aborda desafios do Judiciário, judicialização da saúde e aproximação com a sociedade em entrevista ao programa Única Talks
L
Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia no Brasil

Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia no Brasil

Texto insere o ódio ou aversão às mulheres na Lei do Racismo e prevê penas de 2 a 5 anos de prisão; proposta segue para a Câmara dos Deputados após rejeição de emendas que buscavam flexibilizar a punição.
L

Momento Empresarial: Amanda Monteiro destaca o crescimento da fisioterapia e qualidade de vida

Ela também destaca o papel do fisioterapeuta como profissional essencial na recuperação e no desempenho dos pacientes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra Taíssa: cuidador para aluno com TEA

Dra Taíssa: cuidador para aluno com TEA

Indicação solicita apoio especializado em escola de Guajará-Mirim para garantir inclusão, segurança e melhores condições de aprendizagem.
L
Ieda Chaves: feira garante 97 adoções em Porto Velho

Ieda Chaves: feira garante 97 adoções em Porto Velho

Evento em Porto Velho reuniu mais de 100 cães e gatos e alcançou alta taxa de adoção, destacando o papel social das ONGs e a necessidade de políticas públicas.
L
Aplicativos serão obrigados a detalhar custos de corridas ao consumidor

Aplicativos serão obrigados a detalhar custos de corridas ao consumidor

Portaria do Ministério da Justiça exige transparência sobre a divisão do valor pago entre plataformas e trabalhadores; descumprimento da norma pode gerar multas de até R$ 13 milhões para empresas de transporte e entrega.
L
A Prisão domiciliar de Bolsonaro: privilégio ou direito humanitário?

A Prisão domiciliar de Bolsonaro: privilégio ou direito humanitário?

Decisão do ministro Alexandre de Moraes reacende debate sobre igualdade no sistema penal e levanta questionamentos sobre critérios aplicados a presos no Brasil.
L
Fernanda Machiavelli assume o Ministério do Desenvolvimento Agrário

Fernanda Machiavelli assume o Ministério do Desenvolvimento Agrário

Secretária-executiva substitui Paulo Teixeira, que deixa o cargo para disputar as eleições de outubro; anúncio foi feito pelo presidente Lula durante conferência nacional voltada à agricultura familiar em Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico no bairro Alto Alegre

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico no bairro Alto Alegre

Grupo utilizava rádios comunicadores para monitorar viaturas e receber pedidos de entorpecentes em Vilhena; operação resultou na prisão de uma mulher e na condução de outros três suspeitos à delegacia.
12
Bombeiros de Cerejeiras resgatam homem após dois dias de buscas em mata

Bombeiros de Cerejeiras resgatam homem após dois dias de buscas em mata

Morador de Mato Grosso, de 42 anos, sofreu surto psicótico e fugiu para área de vegetação no Cone Sul de Rondônia; vítima foi localizada desnutrida em Pimenteiras do Oeste, mas passa bem após atendimento.
10
Polícia Civil esclarece execução ligada a guerra de facções em RO

Polícia Civil esclarece execução ligada a guerra de facções em RO

Investigação da Delegacia de Homicídios identifica mandante e executores de crime ocorrido no bairro Alto Alegre; perícia balística em pistola 9mm foi crucial para confirmar a autoria do assassinato de A.F.S.
10
Polícia Civil conclui inquérito de homicídio em Nova Califórnia

Polícia Civil conclui inquérito de homicídio em Nova Califórnia

Investigação da 9ª Delegacia indicia cinco pessoas por crime ocorrido em 2025 no Ramal das Torres; mandante e uma mulher já estão presos, enquanto outros três envolvidos seguem foragidos.
14
Polícia Militar desarticula ponto de tráfico na Vila Samuel

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico na Vila Samuel

Mulher de 38 anos, conhecida como “Lane”, foi presa em Candeias do Jamari com cerca de 100 porções de drogas; câmeras de monitoramento e máquina de cartão foram apreendidas no local.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CNJ: seminário debate mulheres na Justiça

CNJ: seminário debate mulheres na Justiça

Evento virtual apresenta resultados de pesquisa nacional e reúne magistrados, servidores e especialistas para discutir presença feminina no sistema de Justiça.
L
Energisa: veja canais para resolver conta de luz

Energisa: veja canais para resolver conta de luz

Clientes podem usar WhatsApp, app e telefone para emitir segunda via, negociar débitos e informar falta de energia sem sair de casa.
L

Conexão RH: Dra. Maria Augusta esclarece uso de canetas emagrecedoras

Endocrinologista explica como funcionam medicamentos como Mounjaro e Ozempic, alerta para riscos do uso sem acompanhamento e reforça importância de mudanças de hábitos
L

Jovem News: Luiz Henrique destaca ações sociais em Porto Velho

Fundador da Associação Sorriso do Amanhã fala sobre projetos que ajudam crianças e idosos, desafios financeiros e impacto das ações na comunidade
L
Povo Fulni-ô guiará vivência cultural na Chapada dos Veadeiros

Povo Fulni-ô guiará vivência cultural na Chapada dos Veadeiros

Aldeia Multiétnica promove imersão de quatro dias em abril para compartilhar saberes ancestrais; encontro terá rodas de conversa, palestras e rituais de convivência com indígenas de Pernambuco no coração de Goiás.
L
Jirau Energia: ações mobilizam 700 no Dia da Água

Jirau Energia: ações mobilizam 700 no Dia da Água

Programação em Nova Mutum Paraná e região reuniu comunidade em atividades de educação ambiental e reforçou combate à poluição plástica.
L
Fecomércio RO: agenda em Brasília fortalece diálogo

Fecomércio RO: agenda em Brasília fortalece diálogo

Presidente Raniery Coêlho cumpre agenda na capital federal com parlamentares e reforça articulação para eventos estratégicos do setor em Rondônia.
L
Militares do Irã rejeitam negociações com Trump após novos ataques

Militares do Irã rejeitam negociações com Trump após novos ataques

Comando das Forças Armadas iraniano nega existência de diálogo e afirma que governo dos EUA “negocia consigo mesmo”; escalada de violência atinge Teerã e Tel Aviv enquanto mercados reagem a plano de paz de 15 pontos.
L