TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

Mestre Ernesto Melo anuncia gravação de seu segundo Álbum e inicia atividades de produção

O Poeta da Cidade como é popularmente conhecido, Ernesto está prestes a apresentar mais uma obra de sua autoria.

Publicado em 

Por Francisco Leilson Filho

Com recursos incentivados pela Lei Aldir Blanc, em sua 2ª edição o Mestre da Cultura Ernesto Melo começou no último dia 8 de janeiro as atividades de pré produção das 13 músicas que compõe o Álbum intitulado “Mestre Ernesto Melo, o Poeta da Cidade Vol. II”

Em reunião realizada com sua equipe de produção no último dia 08 de janeiro no espaço externo do Mercado Cultural, foi apresentado o cronograma de trabalho aprovado pela Superintendência de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL. Na ocasião o artista argumentou que em razão da grande quantidade de projetos incentivados, o recurso foi depositado 10 dias após o planejado, em 30 de dezembro de 2021.

“Diante desta nova realidade, tivemos que fazer ajustes no cronograma, entendendo o período de festividades de fim de ano e o retorno das atividades por parte dos prestadores de serviço”, comentou Ernesto.

“Este novo calendário será apresentado na entrega do primeiro relatório mensal à SEJUCEL, pois efetivamente o trabalho se inicia a partir do depósito na conta do proponente, assim como está descrito no Edital Marechal Rondo 2ª Edição”, informou Erika Patrícia Melo, produtora e responsável pela gestão do projeto. “Meu pai é um dos mais importantes artistas de Rondônia e nosso maior desafio foi aprovar o projeto, agora temos o compromisso de apresentar para o mundo a obra do Mestre e Imortal da Academia de Letras, que é autor da música mais linda que se conhece, que é “Porto Velho meu Dengo”.

Para esta produção foi contratado um estúdio profissional especializado em Samba, que já é conhecido pelos sambistas de Rondônia e referência na região norte e fica na cidade de Manaus, mas todos os outros aspectos da produção são de Porto Velho.

“Prestigiou-se o trabalho daqui por entendermos que os recursos da LAB II são destinados ao fomento e ao auxílio emergencial dos artistas em seu local de atuação”, informou Ernesto Melo.

O projeto aprovado também assegura a realização de um Vídeo Clip da música “Santa Barbara”, fazendo referência ao centenário Terreiro de mesmo nome, local onde o pai do artista frequentava e que faz parte da história do mesmo. “Vivi boa parte da minha vida lá, acompanhado meu pai que era da casa, hoje eu presto esta grande homenagem a este ícone da cultura religiosa local, o mais antigo Terreiro que se tem notícia. Quero desta forma mostrar para o grande publico que eu canto Porto Velho”, comenta.

O Poeta da Cidade como é popularmente conhecido, Ernesto está prestes a apresentar mais uma obra de sua autoria. Desde o seu primeiro CD com o sucesso da música “Porto Velho meu Dengo” o músico que também é membro da Academia Rondoniense de Letras, vem se apresentado na cidade com sua banda “A Fina Flor do Samba” nos principais eventos do gênero.

Ainda de acordo com os produtores do músico, o trabalho vai possibilitar o profissionalismo da carreira do artista, todas as músicas, também chamadas de fonogramas, serão registradas e distribuídas em plataformas digitais, possibilitando assim uma maior divulgação da obra e sua abrangência.

“Atualmente o CD convencional já não é mais uma exigência, tão pouco será produzido, mas as plataformas digitais são os verdadeiros palcos onde os grandes artistas conseguem fazer sua obra conhecida, já temos notícias de que músicos do nosso Estado já são ouvidos por milhões de pessoas mundo afora, tudo por conta destas plataformas, acredito muito no potencial do meu pai, ele é o músico do momento”, conclui Erika Patrícia.

Ernesto Melo, Contador, funcionário público federal aposentado do Ministério do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Rondônia, 73 anos, casado com Dona Maria Erenir Coral dos Santos Melo, falecida em decorrência da Covid19 em 2021, nascido em Porto Velho, Rondônia, é sambista. Escreve, toca violão, banjo e cavaquinho, tendo sido um compositor mais voltado para escrever sobre Porto Velho antigo, sua história e suas estórias, suas nuances e situações; sobre nossos personagens folclóricos e artísticos e sobre o Mocambo, em particular.

Conviveu com os principais personagens históricos da cultura de Porto Velho desde os tempos do Território Federal, aprendeu a tocar instrumentos e se notabilizou com o grande sambista. Ajudou a fundar grupos musicais como: Grupo de Cultura Águas do Madeira, que deu origem ao Grupo Kizomba, fez apresentações em locais consagrados no Rio de Janeiro, como na quadra da Portela, no Café Socyte, Asa Branca, Feitiço  da Vila, e em meados dos anos 2000 recebe apoio de amigos, como o saudoso Manelão da Banda do Vai Quem Quer, e grava seu primeiro CD, “Ernesto Melo, o Poeta da Cidade”, onde apresenta a música que o reposiciona no cenário musical brasileiro, “Porto Velho meu Dengo”, seu maior sucesso. Com esta canção venceu o Festival aberto de Música do Sesc em 2002, representou Rondônia em Maringá no 25º FEMUCIC, em 2004 foi contemplado com o Troféu “Prêmio de Opinião Pública-POP”.  É autor de vários sambas enredo bem como marchinhas de carnaval, nos anos 2000 funda o Grupo “A Fina Flor do Samba”, desde então se apresenta às sextas feiras no Mercado Cultural de Porto Velho, foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre da Cultura Popular Imaterial no ano de 2018, e no ano de 2020 recebe o Título de Imortal pela Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes – ARL, ocupando a cadeira de n° 13 cujo Patrono é José Alves da Silva, o nosso Zezinho Maranhão, onde também é acadêmico, em 2021 é referenciado em obra literária fomentada pela Lei Aldir Blanc intitulada “Lugar e Memória – Uma Poética de Porto Velho em Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba” e na obra “Galo da Meia Noite, uma festa a mais”, também incentivada pela mesma lei. Ainda sob a Lei Aldir Blanc, Ernesto Melo é consagrado como “Mestre da Cultura Popular do Estado de Rondônia”

O projeto “Mestre Ernesto Melo, o Poeta da Cidade vol. II” é incentivado pelo Governo do Estado de Rondônia através Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL, Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC/RO, Lei Aldir Blanc, “LAB II”.

Programa de Editais vinculados ao FUNDO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA – FEDEC, sob a responsabilidade da Coordenação de Cultura – CODEC.

Todas as atividades deste projeto respeitam as medidas sanitárias e administrativas determinadas para contenção do COVID-19, em especial àquelas constantes no Decreto 24.919 de 05 de abril de 2020.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Locomotiva 18 recebe adorno de Natal e emociona visitantes na Madeira-Mamoré

Locomotiva 18 recebe adorno de Natal e emociona visitantes na Madeira-Mamoré

A Locomotiva 18 ganha iluminação especial de Natal na Madeira-Mamoré, reunindo famílias e reforçando a preservação da memória histórica de Porto Velho.
L
Filme de Bolsonaro ganha trailer e se envolve em polêmicas nos bastidores

Filme de Bolsonaro ganha trailer e se envolve em polêmicas nos bastidores

Produção retrata campanha de 2018 e enfrenta denúncias de irregularidades.
L
Projeto cultural promove oficinas de fotografia para estudantes do Cristo Rei em Vilhena

Projeto cultural promove oficinas de fotografia para estudantes do Cristo Rei em Vilhena

Atividade do projeto Lentes da Periferia atende cerca de 50 alunos do Colégio Cívico Militar Almirante Tamandaré..
L
Agente Secreto e Wagner Moura são indicados ao Globo de Ouro 2026

Agente Secreto e Wagner Moura são indicados ao Globo de Ouro 2026

Produção brasileira concorre em três categorias importantes.
L
Cantata Natalina reúne milhares de moradores no Prédio do Relógio

Cantata Natalina reúne milhares de moradores no Prédio do Relógio

Evento teve apresentações de alunos da rede municipal.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dr. Fernando Máximo destina emenda para implantação de Implanon em Cujubim

Emenda de R$ 200 mil viabiliza a implantação do Implanon pelo SUS em Cujubim, fortalecendo a saúde da mulher com apoio do vereador Professor Haroldo e acompanhamento de autoridades locais.
L
Minha Casa, Minha Vida projeta 3 milhões de moradias contratadas até 2026

Minha Casa, Minha Vida projeta 3 milhões de moradias contratadas até 2026

Ministro das Cidades, Jader Filho, garante que não faltarão recursos para o programa e anuncia atualização das faixas de renda no início de 2026 para ampliar o acesso à moradia popular.
L
Ministério das Cidades aguarda estudo da Fazenda sobre modelo de tarifa zero

Ministério das Cidades aguarda estudo da Fazenda sobre modelo de tarifa zero

Ministro Jader Filho afirma que o atual modelo de financiamento do transporte público no Brasil está esgotado e que o debate sobre a gratuidade não pode mais ser adiado.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L

Ponto & Contraponto: Cesar Augusto Freitas Jacques no Debate Jurídico e Educacional

Com uma formação sólida e múltiplas graduações e pós-graduações, Cesar traz uma visão ampla que une prática jurídica, docência e políticas públicas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Em tom de campanha, Lula reforça discurso contra feminicídios em evento nacional

Em tom de campanha, Lula reforça discurso contra feminicídios em evento nacional

Presidente destaca responsabilidade dos homens e educação como caminhos para prevenção.
L
Flávio Dino, do STF, manda PF investigar R$ 72,3 milhões em novas irregularidades nas emendas Pix

Flávio Dino, do STF, manda PF investigar R$ 72,3 milhões em novas irregularidades nas emendas Pix

Ministro do Supremo Tribunal Federal determinou investigação de desvios em emendas individuais para 20 municípios após relatório da CGU apontar quadro generalizado de ilegalidades.
L
Vereador Dr. Gilber prestigia posse do Dr. Pedro Butriti como novo Diretor do SEST/SENAT em Rondônia

Vereador Dr. Gilber prestigia posse do Dr. Pedro Butriti como novo Diretor do SEST/SENAT em Rondônia

Cerimônia de posse contou com a presença de autoridades, incluindo o Vereador Dr. Gilber e o Senador Marcos Rogério, destacando o papel da instituição na qualificação e saúde.
L
Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Transparência pública reforça reconhecimento nacional e garante à Assembleia de Rondônia a segunda certificação consecutiva do Selo Diamante
L
STF julga ações sobre demarcações de Terras Indígenas na próxima quarta-feira (10)

STF julga ações sobre demarcações de Terras Indígenas na próxima quarta-feira (10)

Movimento indígena convoca mobilização para a mesma data.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Operação Madeira Mamoré reúne PF, PMRO e IBAMA no combate a crimes ambientais em Rondônia

Operação Madeira Mamoré reúne PF, PMRO e IBAMA no combate a crimes ambientais em Rondônia

A Operação intensifica ações para combater crimes ambientais em Rondônia, com apreensão de madeira de lei e autuações em madeireiras irregulares.
10
Estudante de 17 anos é esfaqueada durante assalto no Centro de Porto Velho

Estudante de 17 anos é esfaqueada durante assalto no Centro de Porto Velho

Jovem foi atacada por três criminosos de bicicleta na Avenida Carlos Gomes; PM faz buscas pelos suspeitos do assalto na capital.
16
Casal fica ferido após bater com moto na traseira de carro de aplicativo em Porto Velho

Casal fica ferido após bater com moto na traseira de carro de aplicativo em Porto Velho

Acidente grave ocorreu na Rua Fábia, no bairro Igarapé, na zona leste, na manhã desta segunda-feira; uma das vítimas chegou a ficar desacordada após a colisão.
14
Delegado flagra furto de caminhonete e prende suspeito em RO

Delegado flagra furto de caminhonete e prende suspeito em RO

Tiago A., de 43 anos, foi detido no Centro de Ji-Paraná após quebrar o vidro de uma Ford Ranger; o suspeito tentou agredir e subornar o delegado antes de ser contido com apoio da PM.
12
Jovem é encontrado morto após ser alvejado por múltiplos disparos em RO

Jovem é encontrado morto após ser alvejado por múltiplos disparos em RO

Kaléfe Miguel Conrat Barbosa, de 21 anos, foi assassinado na Avenida Rio Branco; Polícia Civil investiga o caso após a perícia encontrar drogas e objetos pessoais nas vestes da vítima.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cras Nova Mamoré é inaugurado como 15ª unidade entregue pelo Governo de Rondônia em 18 municípios

Cras Nova Mamoré é inaugurado como 15ª unidade entregue pelo Governo de Rondônia em 18 municípios

Novo Cras Nova Mamoré reforça política de Assistência Social e integra conjunto de 20 unidades construídas pelo Governo de Rondônia
L
CONACI reúne líderes em Belém e fortalece ações de transparência com participação de Porto Velho

CONACI reúne líderes em Belém e fortalece ações de transparência com participação de Porto Velho

Reunião destaca sustentabilidade e reforça a transparência pública com presença da Controladoria de Porto Velho
L
Ação de plantio no IFRO reforça compromisso ambiental da Prefeitura de Porto Velho

Ação de plantio no IFRO reforça compromisso ambiental da Prefeitura de Porto Velho

A ação de plantio reúne estudantes, voluntários, Ecoporé, Bloco Pirarucu do Madeira e Sema, fortalecendo a educação ambiental e a meta de cerca de 2 mil mudas.
L
Praça Jonathas Pedroza vira novo point instagramável de Porto Velho

Praça Jonathas Pedroza vira novo point instagramável de Porto Velho

A Praça recebe iluminação natalina e revitalização completa, reforçando o charme do centro histórico e atraindo moradores para registros fotográficos.
L
Copa Madeirão de Futsal encerra nesta terça-feira com premiação para três categorias

Copa Madeirão de Futsal encerra nesta terça-feira com premiação para três categorias

A Copa reúne cerca de 1.300 atletas e encerra nesta terça-feira com finais no Ginásio Dudu, destacando a força do esporte em Porto Velho.
L
Servidores da Semad celebram confraternização com homenagens e projeções para 2026

Servidores da Semad celebram confraternização com homenagens e projeções para 2026

Servidores participam de confraternização com homenagens e projeções para 2026, reforçando a valorização profissional e o compromisso com uma gestão pública eficiente.
L

Recebimento da Licença Ambiental: Auto Posto Catarinense LTDA

Licença de Operação Nº 198/2025/SEMMA/PMV
L
Evento Vira Enfermagem 2025 é o maior da Região Norte

Evento Vira Enfermagem 2025 é o maior da Região Norte

Encontro Vira Enfermagem será no Rondon Palace Hotel em dezembro para profissionais que buscam expansão de mentalidade na área.
L
União Brasil decide pela expulsão do Ministro do Turismo, Celso Sabino

União Brasil decide pela expulsão do Ministro do Turismo, Celso Sabino

Comissão Executiva Nacional determinou o cancelamento da filiação do deputado após ele se recusar a deixar o cargo no governo federal, contrariando determinação do partido.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.