QUARTA-FEIRA, 07/01/2026
Publicidade

Em destaque

Mestre Ernesto Melo anuncia gravação de seu segundo Álbum e inicia atividades de produção

O Poeta da Cidade como é popularmente conhecido, Ernesto está prestes a apresentar mais uma obra de sua autoria.

Publicado em 

Por Francisco Leilson Filho

Com recursos incentivados pela Lei Aldir Blanc, em sua 2ª edição o Mestre da Cultura Ernesto Melo começou no último dia 8 de janeiro as atividades de pré produção das 13 músicas que compõe o Álbum intitulado “Mestre Ernesto Melo, o Poeta da Cidade Vol. II”

Em reunião realizada com sua equipe de produção no último dia 08 de janeiro no espaço externo do Mercado Cultural, foi apresentado o cronograma de trabalho aprovado pela Superintendência de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL. Na ocasião o artista argumentou que em razão da grande quantidade de projetos incentivados, o recurso foi depositado 10 dias após o planejado, em 30 de dezembro de 2021.

“Diante desta nova realidade, tivemos que fazer ajustes no cronograma, entendendo o período de festividades de fim de ano e o retorno das atividades por parte dos prestadores de serviço”, comentou Ernesto.

“Este novo calendário será apresentado na entrega do primeiro relatório mensal à SEJUCEL, pois efetivamente o trabalho se inicia a partir do depósito na conta do proponente, assim como está descrito no Edital Marechal Rondo 2ª Edição”, informou Erika Patrícia Melo, produtora e responsável pela gestão do projeto. “Meu pai é um dos mais importantes artistas de Rondônia e nosso maior desafio foi aprovar o projeto, agora temos o compromisso de apresentar para o mundo a obra do Mestre e Imortal da Academia de Letras, que é autor da música mais linda que se conhece, que é “Porto Velho meu Dengo”.

Para esta produção foi contratado um estúdio profissional especializado em Samba, que já é conhecido pelos sambistas de Rondônia e referência na região norte e fica na cidade de Manaus, mas todos os outros aspectos da produção são de Porto Velho.

“Prestigiou-se o trabalho daqui por entendermos que os recursos da LAB II são destinados ao fomento e ao auxílio emergencial dos artistas em seu local de atuação”, informou Ernesto Melo.

O projeto aprovado também assegura a realização de um Vídeo Clip da música “Santa Barbara”, fazendo referência ao centenário Terreiro de mesmo nome, local onde o pai do artista frequentava e que faz parte da história do mesmo. “Vivi boa parte da minha vida lá, acompanhado meu pai que era da casa, hoje eu presto esta grande homenagem a este ícone da cultura religiosa local, o mais antigo Terreiro que se tem notícia. Quero desta forma mostrar para o grande publico que eu canto Porto Velho”, comenta.

O Poeta da Cidade como é popularmente conhecido, Ernesto está prestes a apresentar mais uma obra de sua autoria. Desde o seu primeiro CD com o sucesso da música “Porto Velho meu Dengo” o músico que também é membro da Academia Rondoniense de Letras, vem se apresentado na cidade com sua banda “A Fina Flor do Samba” nos principais eventos do gênero.

Ainda de acordo com os produtores do músico, o trabalho vai possibilitar o profissionalismo da carreira do artista, todas as músicas, também chamadas de fonogramas, serão registradas e distribuídas em plataformas digitais, possibilitando assim uma maior divulgação da obra e sua abrangência.

“Atualmente o CD convencional já não é mais uma exigência, tão pouco será produzido, mas as plataformas digitais são os verdadeiros palcos onde os grandes artistas conseguem fazer sua obra conhecida, já temos notícias de que músicos do nosso Estado já são ouvidos por milhões de pessoas mundo afora, tudo por conta destas plataformas, acredito muito no potencial do meu pai, ele é o músico do momento”, conclui Erika Patrícia.

Ernesto Melo, Contador, funcionário público federal aposentado do Ministério do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Rondônia, 73 anos, casado com Dona Maria Erenir Coral dos Santos Melo, falecida em decorrência da Covid19 em 2021, nascido em Porto Velho, Rondônia, é sambista. Escreve, toca violão, banjo e cavaquinho, tendo sido um compositor mais voltado para escrever sobre Porto Velho antigo, sua história e suas estórias, suas nuances e situações; sobre nossos personagens folclóricos e artísticos e sobre o Mocambo, em particular.

Conviveu com os principais personagens históricos da cultura de Porto Velho desde os tempos do Território Federal, aprendeu a tocar instrumentos e se notabilizou com o grande sambista. Ajudou a fundar grupos musicais como: Grupo de Cultura Águas do Madeira, que deu origem ao Grupo Kizomba, fez apresentações em locais consagrados no Rio de Janeiro, como na quadra da Portela, no Café Socyte, Asa Branca, Feitiço  da Vila, e em meados dos anos 2000 recebe apoio de amigos, como o saudoso Manelão da Banda do Vai Quem Quer, e grava seu primeiro CD, “Ernesto Melo, o Poeta da Cidade”, onde apresenta a música que o reposiciona no cenário musical brasileiro, “Porto Velho meu Dengo”, seu maior sucesso. Com esta canção venceu o Festival aberto de Música do Sesc em 2002, representou Rondônia em Maringá no 25º FEMUCIC, em 2004 foi contemplado com o Troféu “Prêmio de Opinião Pública-POP”.  É autor de vários sambas enredo bem como marchinhas de carnaval, nos anos 2000 funda o Grupo “A Fina Flor do Samba”, desde então se apresenta às sextas feiras no Mercado Cultural de Porto Velho, foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre da Cultura Popular Imaterial no ano de 2018, e no ano de 2020 recebe o Título de Imortal pela Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes – ARL, ocupando a cadeira de n° 13 cujo Patrono é José Alves da Silva, o nosso Zezinho Maranhão, onde também é acadêmico, em 2021 é referenciado em obra literária fomentada pela Lei Aldir Blanc intitulada “Lugar e Memória – Uma Poética de Porto Velho em Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba” e na obra “Galo da Meia Noite, uma festa a mais”, também incentivada pela mesma lei. Ainda sob a Lei Aldir Blanc, Ernesto Melo é consagrado como “Mestre da Cultura Popular do Estado de Rondônia”

O projeto “Mestre Ernesto Melo, o Poeta da Cidade vol. II” é incentivado pelo Governo do Estado de Rondônia através Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL, Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC/RO, Lei Aldir Blanc, “LAB II”.

Programa de Editais vinculados ao FUNDO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA – FEDEC, sob a responsabilidade da Coordenação de Cultura – CODEC.

Todas as atividades deste projeto respeitam as medidas sanitárias e administrativas determinadas para contenção do COVID-19, em especial àquelas constantes no Decreto 24.919 de 05 de abril de 2020.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

Banda do Vai Quem Quer celebra 46 anos com desfile, ações sociais e ambientais; festa começa em 14 de janeiro e o grande desfile será em 14 de fevereiro.
L
O Agente Secreto vence prêmio de filme estrangeiro nos EUA

O Agente Secreto vence prêmio de filme estrangeiro nos EUA

Filme brasileiro é destaque no Critics Choice Awards.
L
Livro resgata legado do Teatro Experimental do Negro

Livro resgata legado do Teatro Experimental do Negro

Obra analisa papel de Abdias do Nascimento no teatro brasileiro.
L
Centros Municipais de Arte e Cultura abrem inscrições para cursos gratuitos em 2026

Centros Municipais de Arte e Cultura abrem inscrições para cursos gratuitos em 2026

Edital da Semed oferece vagas em música, dança, teatro e artes visuais nos CMACEs de Porto Velho; inscrições começam em 12 de janeiro
L
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato em Vilhena

Atividade capacitou 15 pessoas em técnicas com fibras vegetais, incentivando sustentabilidade e cultura local.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de quarta-feira (7/1): equilíbrio e decisões conscientes

Horóscopo de quarta-feira (7/1): equilíbrio e decisões conscientes

Previsões para quarta-feira, 7 de janeiro de 2026, indicam um dia propício a ajustes na rotina, diálogos importantes e escolhas mais racionais.
L
Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Prazo segue até 15 de janeiro, com inscrições online pelo site da Prefeitura para vagas na rede municipal de ensino de Porto Velho.
L
Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Governo de Rondônia abre inscrições para concursos da Seduc com mais de 4,3 mil vagas para professor e técnico educacional até 9 de fevereiro.
L

Nota de pesar: João Adaildo do Nascimento

João Adaildo do Nascimento faleceu aos 96 anos. Soldado da Borracha, era reconhecido pela fé, simplicidade, amor à família e dedicação à música religiosa.
L

Planejando 2026: o caminho para investir com inteligência e equilíbrio

Entenda como montar uma estratégia vencedora unindo a segurança da renda fixa ao potencial das ações para investir com equilíbrio em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Venezuela e Rondônia: crises, oportunidades e avanços econômicos

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Venezuela e Rondônia: crises, oportunidades e avanços econômicos

Da instabilidade política na Venezuela à expansão do agronegócio em Rondônia, reportagem aborda eleições, chuvas intensas, empregos e investimentos públicos na região.
L
Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital após queda e exige laudo médico

Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital após queda e exige laudo médico

Ex-presidente sofreu queda em cela da PF; ministro do STF determina exames específicos mediante comprovação
L
Neidinha Suruí se consolida como nome forte para o Senado por Rondônia em 2026

Neidinha Suruí se consolida como nome forte para o Senado por Rondônia em 2026

Pré-candidata da REDE e PSB destaca-se por baixa rejeição, trajetória socioambiental e articulação política ampla
L
Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Embaixador Benoni Belli afirmou que ação militar dos EUA viola soberania venezuelana e cria precedente perigoso para a comunidade internacional.
L
Trump afirma que ataque à Venezuela deixou "muitos mortos"

Trump afirma que ataque à Venezuela deixou “muitos mortos”

Presidente dos EUA disse que operação contra Maduro matou principalmente cubanos e elogiou ação militar, criticando opositores e manifestantes contrários à intervenção.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso com moto adulterada após acidente em Porto Velho

Homem é preso com moto adulterada após acidente em Porto Velho

Acidente no bairro Orgulho do Madeira deixa dois feridos; polícia flagrou um dos condutores com veículo adulterado e sem CNH, caracterizando crime.
14
Condenado a 12 anos por roubo é preso em Candeias do Jamari

Condenado a 12 anos por roubo é preso em Candeias do Jamari

Homem de 27 anos foi abordado pela Polícia Militar durante patrulhamento de rotina
14
Homem é preso após agredir filho de 7 anos em Porto Velho

Homem é preso após agredir filho de 7 anos em Porto Velho

Pai teria dado chineladas na criança; genitora impediu novas agressões.
16
Motociclista se envolve em acidente e fica ferida em frente ao TJRO

Motociclista se envolve em acidente e fica ferida em frente ao TJRO

Colisão foi evitada, mas pista molhada causou queda; socorro foi acionado pela PM
14
Carro de aplicativo capota após colisão em Porto Velho

Carro de aplicativo capota após colisão em Porto Velho

Acidente na zona sul deixa três pessoas com escoriações leves e destrói muro de residência.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Agência identificou larvas e fragmentos de insetos em lote do produto e proibiu fabricação, venda e consumo após comunicação de irregularidades pela empresa.
L
CNBB: carta manifesta apoio à Igreja na Venezuela

CNBB: carta manifesta apoio à Igreja na Venezuela

Em meio a tensões e violência no país, a CNBB enviou carta à Conferência Episcopal Venezuelana expressando solidariedade, defesa da paz, do diálogo e da dignidade humana.
L
Imposto de Renda 2026: novas faixas ampliam isenção e reduzem cobrança

Imposto de Renda 2026: novas faixas ampliam isenção e reduzem cobrança

A nova tabela do Imposto de Renda 2026 amplia a isenção para salários de até R$ 5 mil e cria redutores até R$ 7.350, com impacto direto no bolso de milhões de brasileiros a partir de fevereiro.
L
Petrobras firma acordo para fornecer diesel S10 à Vale

Petrobras firma acordo para fornecer diesel S10 à Vale

Contrato entre Petrobras e Vale amplia negócios de baixo carbono.
L
EUA retiram recomendação universal de quatro vacinas infantis

EUA retiram recomendação universal de quatro vacinas infantis

Gripe, rotavírus, meningite e hepatite A ficam fora do calendário padrão.
L
Anvisa autoriza estudo com medicamento para lesão na medula

Anvisa autoriza estudo com medicamento para lesão na medula

Pesquisa nacional pode representar avanço histórico no tratamento.
L
Petro afirma que pode pegar em armas para defender a Colômbia

Petro afirma que pode pegar em armas para defender a Colômbia

Presidente reage a ameaça de Trump e ordena defesa armada da soberania.
L
Ação dos EUA na Venezuela ameaça paz regional, diz Brasil na ONU

Ação dos EUA na Venezuela ameaça paz regional, diz Brasil na ONU

Embaixador afirma que captura de Maduro viola o direito internacional e reacende riscos históricos na América do Sul.
L
Pai é preso depois de agredir filho de 7 anos durante correção

Pai é preso depois de agredir filho de 7 anos durante correção

Caso ocorreu no bairro Cidade Nova, na zona sul da capital
10
Prefeitura inicia obra de revitalização do Parque Circuito

Prefeitura inicia obra de revitalização do Parque Circuito

Reforma do Parque Circuito começa em 2026, será executada pela Emdur e manterá o espaço aberto ao público durante os serviços.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.