QUARTA-FEIRA, 10/12/2025
Publicidade

Em destaque

Mestre Ernesto Melo anuncia gravação de seu segundo Álbum e inicia atividades de produção

O Poeta da Cidade como é popularmente conhecido, Ernesto está prestes a apresentar mais uma obra de sua autoria.

Publicado em 

Por Francisco Leilson Filho

Com recursos incentivados pela Lei Aldir Blanc, em sua 2ª edição o Mestre da Cultura Ernesto Melo começou no último dia 8 de janeiro as atividades de pré produção das 13 músicas que compõe o Álbum intitulado “Mestre Ernesto Melo, o Poeta da Cidade Vol. II”

Em reunião realizada com sua equipe de produção no último dia 08 de janeiro no espaço externo do Mercado Cultural, foi apresentado o cronograma de trabalho aprovado pela Superintendência de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL. Na ocasião o artista argumentou que em razão da grande quantidade de projetos incentivados, o recurso foi depositado 10 dias após o planejado, em 30 de dezembro de 2021.

“Diante desta nova realidade, tivemos que fazer ajustes no cronograma, entendendo o período de festividades de fim de ano e o retorno das atividades por parte dos prestadores de serviço”, comentou Ernesto.

“Este novo calendário será apresentado na entrega do primeiro relatório mensal à SEJUCEL, pois efetivamente o trabalho se inicia a partir do depósito na conta do proponente, assim como está descrito no Edital Marechal Rondo 2ª Edição”, informou Erika Patrícia Melo, produtora e responsável pela gestão do projeto. “Meu pai é um dos mais importantes artistas de Rondônia e nosso maior desafio foi aprovar o projeto, agora temos o compromisso de apresentar para o mundo a obra do Mestre e Imortal da Academia de Letras, que é autor da música mais linda que se conhece, que é “Porto Velho meu Dengo”.

Para esta produção foi contratado um estúdio profissional especializado em Samba, que já é conhecido pelos sambistas de Rondônia e referência na região norte e fica na cidade de Manaus, mas todos os outros aspectos da produção são de Porto Velho.

“Prestigiou-se o trabalho daqui por entendermos que os recursos da LAB II são destinados ao fomento e ao auxílio emergencial dos artistas em seu local de atuação”, informou Ernesto Melo.

O projeto aprovado também assegura a realização de um Vídeo Clip da música “Santa Barbara”, fazendo referência ao centenário Terreiro de mesmo nome, local onde o pai do artista frequentava e que faz parte da história do mesmo. “Vivi boa parte da minha vida lá, acompanhado meu pai que era da casa, hoje eu presto esta grande homenagem a este ícone da cultura religiosa local, o mais antigo Terreiro que se tem notícia. Quero desta forma mostrar para o grande publico que eu canto Porto Velho”, comenta.

O Poeta da Cidade como é popularmente conhecido, Ernesto está prestes a apresentar mais uma obra de sua autoria. Desde o seu primeiro CD com o sucesso da música “Porto Velho meu Dengo” o músico que também é membro da Academia Rondoniense de Letras, vem se apresentado na cidade com sua banda “A Fina Flor do Samba” nos principais eventos do gênero.

Ainda de acordo com os produtores do músico, o trabalho vai possibilitar o profissionalismo da carreira do artista, todas as músicas, também chamadas de fonogramas, serão registradas e distribuídas em plataformas digitais, possibilitando assim uma maior divulgação da obra e sua abrangência.

“Atualmente o CD convencional já não é mais uma exigência, tão pouco será produzido, mas as plataformas digitais são os verdadeiros palcos onde os grandes artistas conseguem fazer sua obra conhecida, já temos notícias de que músicos do nosso Estado já são ouvidos por milhões de pessoas mundo afora, tudo por conta destas plataformas, acredito muito no potencial do meu pai, ele é o músico do momento”, conclui Erika Patrícia.

Ernesto Melo, Contador, funcionário público federal aposentado do Ministério do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Rondônia, 73 anos, casado com Dona Maria Erenir Coral dos Santos Melo, falecida em decorrência da Covid19 em 2021, nascido em Porto Velho, Rondônia, é sambista. Escreve, toca violão, banjo e cavaquinho, tendo sido um compositor mais voltado para escrever sobre Porto Velho antigo, sua história e suas estórias, suas nuances e situações; sobre nossos personagens folclóricos e artísticos e sobre o Mocambo, em particular.

Conviveu com os principais personagens históricos da cultura de Porto Velho desde os tempos do Território Federal, aprendeu a tocar instrumentos e se notabilizou com o grande sambista. Ajudou a fundar grupos musicais como: Grupo de Cultura Águas do Madeira, que deu origem ao Grupo Kizomba, fez apresentações em locais consagrados no Rio de Janeiro, como na quadra da Portela, no Café Socyte, Asa Branca, Feitiço  da Vila, e em meados dos anos 2000 recebe apoio de amigos, como o saudoso Manelão da Banda do Vai Quem Quer, e grava seu primeiro CD, “Ernesto Melo, o Poeta da Cidade”, onde apresenta a música que o reposiciona no cenário musical brasileiro, “Porto Velho meu Dengo”, seu maior sucesso. Com esta canção venceu o Festival aberto de Música do Sesc em 2002, representou Rondônia em Maringá no 25º FEMUCIC, em 2004 foi contemplado com o Troféu “Prêmio de Opinião Pública-POP”.  É autor de vários sambas enredo bem como marchinhas de carnaval, nos anos 2000 funda o Grupo “A Fina Flor do Samba”, desde então se apresenta às sextas feiras no Mercado Cultural de Porto Velho, foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre da Cultura Popular Imaterial no ano de 2018, e no ano de 2020 recebe o Título de Imortal pela Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes – ARL, ocupando a cadeira de n° 13 cujo Patrono é José Alves da Silva, o nosso Zezinho Maranhão, onde também é acadêmico, em 2021 é referenciado em obra literária fomentada pela Lei Aldir Blanc intitulada “Lugar e Memória – Uma Poética de Porto Velho em Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba” e na obra “Galo da Meia Noite, uma festa a mais”, também incentivada pela mesma lei. Ainda sob a Lei Aldir Blanc, Ernesto Melo é consagrado como “Mestre da Cultura Popular do Estado de Rondônia”

O projeto “Mestre Ernesto Melo, o Poeta da Cidade vol. II” é incentivado pelo Governo do Estado de Rondônia através Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL, Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC/RO, Lei Aldir Blanc, “LAB II”.

Programa de Editais vinculados ao FUNDO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA – FEDEC, sob a responsabilidade da Coordenação de Cultura – CODEC.

Todas as atividades deste projeto respeitam as medidas sanitárias e administrativas determinadas para contenção do COVID-19, em especial àquelas constantes no Decreto 24.919 de 05 de abril de 2020.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Premiação do II Prêmio Judiciário Rondoniense de Comunicação será quarta-feira

Premiação do II Prêmio Judiciário Rondoniense de Comunicação será quarta-feira

Evento celebra trabalhos que aproximam a Justiça da sociedade e reconhece profissionais e estudantes.
L
TJRO entrega quase 800 presentes arrecadados para a Campanha Papai Noel dos Correios

TJRO entrega quase 800 presentes arrecadados para a Campanha Papai Noel dos Correios

Tribunal mobilizou magistrados, servidores e colaboradores para atender pedidos de crianças e levar alegria neste Natal.
L
Conde Von Noble integra antologia em homenagem ao Bicentenário de Dom Pedro II

Conde Von Noble integra antologia em homenagem ao Bicentenário de Dom Pedro II

Obra reúne 200 autores e celebra o legado cultural e humanista do último imperador.
L
Locomotiva 18 recebe adorno de Natal e emociona visitantes na Madeira-Mamoré

Locomotiva 18 recebe adorno de Natal e emociona visitantes na Madeira-Mamoré

A Locomotiva 18 ganha iluminação especial de Natal na Madeira-Mamoré, reunindo famílias e reforçando a preservação da memória histórica de Porto Velho.
L
Filme de Bolsonaro ganha trailer e se envolve em polêmicas nos bastidores

Filme de Bolsonaro ganha trailer e se envolve em polêmicas nos bastidores

Produção retrata campanha de 2018 e enfrenta denúncias de irregularidades.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: DJ Leudson celebra 30 anos de carreira com a Festa Corsário Revival

vai detalhar tudo sobre a aguardada Festa Corsário Revival, marcada para o dia 13 de dezembro, na Deep Club.
L
Alero promove ato "Por todas que não voltaram" em protesto contra o feminicídio

Alero promove ato “Por todas que não voltaram” em protesto contra o feminicídio

Ato contra o feminicídio mobilizou servidores e a população na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), destacando 10.327 ocorrências de violência contra a mulher registradas no estado em 2025.
L
Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Advogado afirmou no STF que o coronel do Exército, ex-assessor de Bolsonaro, tinha apenas funções administrativas e baseava informações em fontes abertas, sem atuar como espião.
L
Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Ministro do STF considerou a solicitação de defesas dos réus da trama golpista “absurda”, mantendo o julgamento na Primeira Turma do Supremo em Brasília.
L
Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Nova regra retira obrigatoriedade de autoescola, disponibiliza curso teórico gratuito e reduz exigência de aulas práticas para baratear e facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Ministro do STF expediu mandado de soltura para Rodrigo Bacellar após ser notificado sobre a votação da Assembleia Legislativa do Rio, mas o deputado permanecerá afastado da presidência.
L
Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Advogado do ex-secretário-executivo da Presidência negou no STF que o documento “Punhal Verde e Amarelo”, com plano de sequestro ou homicídio de autoridades, tenha existido de fato.
L
Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Presidente Hugo Motta levará processos ao Plenário a partir desta quarta-feira, desconsiderando decisões do STF que determinavam a perda imediata de Zambelli e Ramagem, e encaminhará caso de Eduardo Bolsonaro à Mesa.
L
Líder do PT critica como "escandalosa" votação do PL que reduz penas de golpistas

Líder do PT critica como “escandalosa” votação do PL que reduz penas de golpistas

Deputado Lindbergh Farias acusa o presidente da Câmara, Hugo Motta, de pautar o PL 2162/23 para beneficiar Jair Bolsonaro e militares condenados na trama golpista.
L
Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Advogado Eugênio Aragão negou no STF que a ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça tenha participado do complô, alegando que o levantamento de dados era para combater o crime organizado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Desocupação da Estação Ecológica de Samuel entra na fase final após inutilizar mais de 100 barracos, reforçando a proteção ambiental no estado.
10
Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18

Suruba em escritório de advocacia do DF por R$ 10 mil termina com briga e PM na delegacia

Um encontro de sexo e álcool entre um advogado e duas mulheres no Lago Sul, em Brasília, acabou em barraco policial após desacerto financeiro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: José Maria Alves Muniz

A despedida de um avô amoroso, marido fiel e pai presente, cuja história foi marcada por simplicidade, afeto, ensinamentos silenciosos e amor pela vida.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA

de PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA para MEGA LOGÍSTICA TRANSPORTE POR NAVEGAÇÃO S/A
L

Requerimento da Licença Ambiental: GIMA GILBERTO MIRANDA AUTOMOVEIS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO.
L

TJ/RO solta Guga, investigado por “rachadinha” na Assembleia, em decisão com repercussão nacional

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) concedeu habeas corpus a José Augusto Diogo Leite (Guga) nesta terça-feira (09/12/2025), substituindo a prisão preventiva por monitoramento eletrônico.
L
Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Instituição destaca crescimento acima de 6% na última década e apresenta nova solução de crédito planejado.
L
Governo lança aplicativo com aulas teóricas gratuitas para CNH

Governo lança aplicativo com aulas teóricas gratuitas para CNH

Plataforma CNH do Brasil oferece curso online, simulado oficial e versão digital da habilitação.
L
Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Trailer de Dark Horse utilizou faixa do Destiny’s Child sem autorização, e ação legal já está em andamento.
L
Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Atendimento ocorre até quinta-feira (11) no Centro de Saúde da Mulher, por ordem de chegada.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.