Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) classificados para a segunda fase do certame poderão conferir os locais das provas discursivas a partir das 16h (horário de Brasília) desta segunda-feira, 1º de dezembro de 2025. A prova discursiva está marcada para o dia 7 de dezembro e será aplicada em 228 cidades de todas as unidades da Federação.
Cartão de Confirmação e acesso
Os locais de provas estarão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição. Ao todo, 42.499 candidatos foram habilitados e classificados para esta segunda etapa.
O documento pode ser acessado na página virtual do concurso, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a banca examinadora do processo seletivo. É necessário digitar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha única da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O cartão de inscrição, além dos locais de provas, informa o número de inscrição, a data, a hora e o número de sala de aplicação. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a FGV recomendam levar o cartão impresso no dia da prova para facilitar a localização, embora não seja obrigatório.
Horários e avaliação da prova
De acordo com o edital do Concurso Público Nacional Unificado, os portões de todos os locais de aplicação serão fechados pontualmente às 12h30 (horário de Brasília), 30 minutos antes do início das provas discursivas.
Cargos de Nível Superior: A prova discursiva terá duração de três horas, sendo realizada das 13h às 16h. Será formada por duas questões discursivas, valendo 45 pontos. A correção avaliará conhecimentos específicos (50% da nota) e domínio da língua portuguesa (50% da nota).
Cargos de Nível Intermediário: Os candidatos farão as provas em horário reduzido, com duração de duas horas: das 13h às 15h. A avaliação será composta por uma redação dissertativa, valendo 30 pontos. O critério de avaliação será o domínio da língua portuguesa (100% da nota).
Os textos devem ter até 30 linhas e precisam ser escritos à mão, com caneta esferográfica azul ou preta. Apenas o texto transcrito na folha definitiva será considerado para correção.












































