Os candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1), que ainda não foram convocados para posse, terão uma nova oportunidade para manifestar interesse em permanecer na lista de espera. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo até as 23 horas e 59 minutos desta quinta-feira (13 de novembro).
O edital nº 5/2025, publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira (10), estabelece que a confirmação de interesse é obrigatória e deve ser feita exclusivamente pelo site ou aplicativo SouGov.Br.
A manifestação de interesse no serviço público tem como objetivo manter na lista apenas os candidatos que têm real interesse na vaga, o que deve acelerar futuros procedimentos de nomeação e posse.
Impacto da Não Manifestação
Esta etapa é obrigatória para que os candidatos permaneçam na lista de espera dos aprovados. Quem não havia se manifestado anteriormente e, novamente, não se manifestar no novo prazo será eliminado da lista, perdendo a chance de concorrer a futuras chamadas do CPNU 1 para todos os cargos em que foi aprovado.
O MGI esclarece que a manifestação de interesse não gera direito adquirido à vaga, nem garante nomeação ou posse no cargo, sendo apenas um requisito formal para que o candidato permaneça habilitado à eventual convocação.
Os resultados definitivos da manifestação de interesse serão divulgados até 20 de novembro.
Procedimentos para Candidatos
Como se manifestar: A confirmação de interesse deve ser feita cargo a cargo dentro do SouGov.Br. O candidato deve ter conta na plataforma Gov.Br no nível de segurança prata ou ouro.
Quem já se manifestou: Os candidatos que já haviam manifestado interesse e mantêm o posicionamento não precisam realizar nenhuma ação. No entanto, se desejarem alterar o posicionamento anterior, poderão fazê-lo pelo aplicativo do SouGov.Br, dentro do novo prazo.
A lista de espera do CPNU 1 possui o dobro do número de vagas imediatas para cada um dos oito blocos temáticos e foi criada para preencher vagas remanescentes (de candidatos que desistiram ou foram eliminados após a primeira chamada).
O banco de candidatos em lista de espera também poderá ser usado para contratação temporária pelos órgãos aderentes.









































