Candidatos aprovados na lista de espera do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) devem manifestar interesse nos cargos até as 23h59 desta quinta-feira (18). A medida, promovida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), é obrigatória e visa manter nas listas de espera apenas os candidatos que ainda têm real interesse nas vagas. Quem não fizer a declaração será excluído das futuras convocações.
Para permanecer na lista de espera do CNU, os candidatos devem acessar sua área no site oficial do certame. É necessário ter uma conta Gov.Br de nível Prata ou Ouro. Dentro da plataforma Sou.Gov, o aprovado deverá confirmar o interesse separadamente para cada cargo que consta na lista de espera. O MGI realizou uma transmissão ao vivo em seu canal no YouTube, nesta segunda-feira (15), para tirar dúvidas sobre o procedimento.
O Ministério da Gestão informou que as novas listas de espera, já com base nas manifestações de interesse dos candidatos, serão divulgadas até 10 de outubro. A declaração de interesse, no entanto, não garante direito à vaga nem assegura nomeação ou posse.