A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu autorização para contratar 191 profissionais por tempo determinado, utilizando a lista de espera de aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024. A medida foi oficializada por uma portaria conjunta dos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Saúde (MS).
Os novos contratados atuarão na análise e nos procedimentos administrativos de ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da agência. Segundo o governo, a estratégia de aproveitar o banco de candidatos já aprovados promove economia de recursos e agiliza o atendimento de demandas urgentes na administração pública.
Critérios de contratação
Primeiramente, a ANS deverá esgotar a lista de candidatos classificados no banco de espera. Caso ainda existam vagas, a agência está autorizada a realizar um processo seletivo simplificado para preencher o quadro de funcionários.
A autorização para contratação temporária de aprovados na lista de espera já estava prevista no edital do CPNU. Os candidatos que aceitarem essas vagas temporárias não perdem a chance de serem convocados para vagas efetivas no futuro, já que o processo seletivo não se confunde com as nomeações para cargos efetivos do concurso.
O banco de candidatos aprovados em lista de espera do CPNU conta com mais de 13 mil nomes. O primeiro concurso unificado, realizado em agosto de 2024, teve quase 1 milhão de inscritos.