As inscrições para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) podem ser pagas de forma totalmente eletrônica, utilizando o PagTesouro. Essa plataforma, desenvolvida pelo Tesouro Nacional, moderniza o processo de pagamento, substituindo a tradicional Guia de Recolhimento da União (GRU) por métodos digitais.
Opções de Pagamento e Agilidade
O PagTesouro aceita diversas formas de pagamento eletrônico, incluindo Pix, cartão de crédito e saldo em carteira digital. Uma das principais vantagens é a agilidade: o processamento do pagamento leva apenas alguns minutos, pois o valor é creditado diretamente na conta do Tesouro Nacional. Embora a ferramenta ainda permita transações por GRU, gerando um boleto, esses pagamentos levam de dois a três dias para serem processados.
No caso do pagamento com saldo em carteira digital, não há opção de parcelamento. Já para pagamentos com cartão de crédito, a possibilidade de parcelamento e a cobrança de eventuais tarifas dependem do provedor de serviços de pagamento (PSP) escolhido. Mesmo com parcelamento, o valor integral é repassado à Conta Única do Tesouro no dia útil seguinte ao pagamento.
Utilizado nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o PagTesouro foi ampliado para o CNU e é atualmente aceito em cerca de 40 órgãos da administração pública federal. Lançado em novembro de 2020 após um ano de testes, o PagTesouro permite que tanto o contribuinte quanto o órgão arrecadador visualizem o pagamento minutos após a finalização. Todas as instituições financeiras que operam o Pix aceitam pagamentos do PagTesouro.
Como Utilizar o PagTesouro
Para efetuar um pagamento pelo PagTesouro, o serviço precisa estar disponível no site do órgão público. Ao solicitar o serviço, o logotipo da plataforma aparecerá na página. O cidadão deve clicar nele e escolher a forma de pagamento desejada: Pix, cartão de crédito ou carteira digital.
Pix: Abra o aplicativo da sua instituição de pagamento e aponte a câmera para o código QR que aparecerá na tela. É também possível copiar o código e colar no aplicativo do banco. Após seguir as instruções e finalizar, a comprovação é automática.
Cartão de Crédito: Escolha a opção correspondente e selecione um dos Prestadores de Serviço de Pagamento (PSP) apresentados. Pode haver cobrança de tarifa adicional, que será detalhada antes da confirmação. O parcelamento é possível, seguindo a lógica do comércio, mas o órgão público receberá o valor à vista.