TERÇA-FEIRA, 03/02/2026
Publicidade

Em destaque

Ministra da Gestão defende bancas de heteroidentificação do CNU

Esther frisou que comissões são avanço na política de cotas raciais

Por DANIELLA ALMEIDA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Ministra da Gestão defende bancas de heteroidentificação do CNU
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, defendeu nesta quarta-feira (5) o trabalho das bancas de heteroidentificação do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), estabelecidas pela Fundação Cesgranrio, organizadora do certame. “O que a gente usou no CNU foi o que é mais avançado no tema.” A declaração foi dada após entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

É papel das bancas de heteroidentificação de concursos públicos verificar, presencialmente, as características fenotípicas de candidatos autodeclarados pretos e pardos (negros) que concorrem a vagas reservadas a cotas raciais previstas na Lei nº 12.990/2014.

A ministra frisou que as comissões de heteroidentificação são um avanço na política de cotas raciais no Brasil e que, antes da criação delas, havia muito questionamento a respeito de pessoas que se autodeclaravam negras e não se enquadravam como pretos ou pardos. “Houve um avanço ao criar as bancas de heteroidentificação.”

Na última semana, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Ministério da Gestão e à Fundação Cesgranrio a suspensão da divulgação dos resultados finais do certame até “a resolução de irregularidades nas cotas raciais previstas em lei”, como classificou o MPF. A Defensoria Pública da União (DPU) também solicitou esclarecimentos ao MGI sobre possíveis irregularidades na etapa de heteroidentificação do concurso.

De acordo com a ministra, cerca de 46 mil pessoas autodeclaradas negras passaram pelas bancas de heteroidentificação distribuídas nas cidades participantes do certame e a maioria destes candidatos foi aprovada na banca. Entre os candidatos reprovados nas bancas e que entraram com recurso administrativos, 45% deles tiveram o pedido deferido. “Isso não é uma avaliação da pessoa. É, sim, uma tentativa de garantir que a política de cotas seja o mais correta possível.”

Explicações

A ministra confirmou que já respondeu ao Ministério Público Federal sobre a necessidade de manter a divulgação dos resultados e realizou várias reuniões com o MPF e a Defensoria Pública para esclarecer os procedimentos das bancas de heteroidentificação.

Sobre a recomendação de permitir o acesso dos candidatos aos pareceres e às decisões de indeferimento, Esther Dweck explicou que a banca não é um tribunal racial e não existe métrica para dizer se alguém é negro ou não apenas pelo cabelo e cor de pele. “A gente voltaria ao século XIX se tivesse esse laudo. A lógica sempre foi o olhar social do racismo que existe na sociedade brasileira”.

A ministra apontou que mais de 3 mil pessoas foram contratadas para formar as bancas do CNU, e que todas tiveram formação para isso. Os currículos foram publicados na internet, conforme previsto nos editais dos oito blocos temáticos no CNU. “A gente conversou com vários especialistas para montar essa lógica do certame”, disse Dweck.

A ministra voltou a declarar que o chamado Enem dos Concursos teve um dos maiores percentuais de pessoas negras aprovadas [24,5% do total], preenchendo todas as vagas destinadas às cotas do CNU.

Para ela, a política foi bem feita. “A gente mudou a forma de aplicação das cotas, que não são mais um teto. São um piso”. Ou seja, candidatos que concorrem por cotas e que alcançam nota para aprovação pela ampla concorrência mudam de sistema e abrem vaga para outros cotistas.

Aprimoramento

A historiadora Wania Sant’Anna, integrante da Coalizão Negra por Direitos e do conselho do Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra), comemora o aumento do percentual de candidatos negros aprovados no CNU, mas considera que é preciso aprimorar os processos de heteroidentificação. “Não é razoável que os candidatos autodeclarados pretos e pardos tenham dúvidas sobre os procedimentos adotados pelas bancas de heteroidentificação e seus resultados”, ressalta Wania.

“Não vejo nenhum impedimento legal na formação, por exemplo, de uma comissão ad hoc [temporária] para conduzir esses casos e, desta forma, apresentar uma solução transparente e eficiente às reclamações apresentadas.”

Já para o professor universitário e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília (UnB), Nelson Inocêncio, os maiores problemas são a forma de constituição das bancas e o curso de formação dos integrantes das comissões, com questionamentos sobre sua carga horária e conteúdo.

“Ninguém se torna avaliador de banca de heteroidentificação ou especialista na questão racial fazendo cursinhos breves, de 20 horas online.”

“Quando falo de banca de heteroidentificação, falo de pessoas que estudam relações raciais, que vêm do campo do ativismo negro, do movimento negro, com história de contribuição na luta contra o racismo. Falo de gestores e gestoras que estão, de alguma forma, envolvidos em políticas de combate ao racismo”, explicou.

Candidatos “não enquadrados”

A candidata do bloco temático 5 do CNU, Isabel Ferraz, autodeclarada negra, não foi considerada “enquadrada” na banca de heteroidentificação da Fundação Cesgranrio. No resultado individual divulgado nesta terça-feira, a advogada e cientista política foi aprovada em ampla concorrência, ou seja, fora das cotas, para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) e está na lista de espera do cargo que ela listou como prioritário: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Isabel calcula que, se tivesse sido enquadrada nas cotas raciais, já estaria convocada para o cargo que deseja. “Quando não me foi conferido o direito à ampla defesa e ao contraditório, já que nunca tive acesso aos pareceres com as motivações da decisão, meu sentimento passou a ser de injustiça”, lamentou.

Outro candidato autodeclarado negro, o cientista político Gustavo Amora, afirma que, se tivesse sido considerado “enquadrado” pela banca, estaria no cadastro reserva para o cargo de auditor fiscal do trabalho e de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Ele identifica problemas no descumprimento do prazo de divulgação dos currículos dos integrantes das bancas, denúncias que o MPF está apurando. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nega irregularidades.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Semed publica nesta terça-feira lista final do remanejamento

Semed publica nesta terça-feira lista final do remanejamento

A Secretaria Municipal de Educação divulga nesta terça-feira (3) a listagem final do Remanejamento Interno 2025/2026, disponível exclusivamente no site oficial.
L
TSE recebe mais de 1,4 mil sugestões para regras das eleições de 2026

TSE recebe mais de 1,4 mil sugestões para regras das eleições de 2026

Audiências públicas avaliam propostas sobre campanhas, redes sociais, financiamento e conduta de candidatos antes do pleito
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L

Prosa & Pesquisa: estreia debate Violência Escolar com Marina Bento

O programa também levanta um questionamento fundamental.
L
Porto Velho cria novas regras para manejo de árvores urbanas

Porto Velho cria novas regras para manejo de árvores urbanas

Normativa da Sema define critérios técnicos para poda, retirada e transplante, com foco na proteção da fauna local e na preservação ambiental da capital.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Publicidade

POLÍTICA

Sofia Andrade cobra agilidade da Prefeitura em Porto Velho

Sofia Andrade cobra agilidade da Prefeitura em Porto Velho

Sofia Andrade pede mais rapidez no atendimento de demandas básicas, defende prioridades na gestão e cobra entregas concretas em mobilidade, segurança e infraestrutura.
L
Pedro Fernandes assegura R$ 500 mil para saúde em Machadinho

Pedro Fernandes assegura R$ 500 mil para saúde em Machadinho

Pedro Fernandes destina emenda para compra de medicamentos e construção de sala de pré-natal no Distrito do 5º BEC, beneficiando famílias da zona rural.
L
CPI do crime organizado quer ouvir Ibaneis Rocha após ausência em comissão

CPI do crime organizado quer ouvir Ibaneis Rocha após ausência em comissão

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime Organizado deve convocar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, após ele não comparecer à sessão marcada para esta terça-feira, em Brasília, para prestar esclarecimentos aos senadores.
L
Cássio Gois impulsiona agricultura familiar em Cacoal: máquinas

Cássio Gois impulsiona agricultura familiar em Cacoal: máquinas

Deputado Cássio Gois destinou R$ 410 mil para modernizar a Associação Vida Nova na Linha 10, beneficiando mais de 150 famílias produtoras rurais.
L
Hugo Motta promete avançar debate sobre escala 6x1 na Câmara

Hugo Motta promete avançar debate sobre escala 6×1 na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados destacou a jornada de trabalho e a regulação de aplicativos como prioridades legislativas para o primeiro semestre de 2026.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento das avenidas Imigrantes e Lauro Sodré, no bairro Costa e Silva
12
Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Vítima sofreu ferimento na cabeça após agressão com objeto contundente e precisou ser intubada no hospital.
16
Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Vítima sofreu cerca de cinco perfurações e agressor confessou o ataque à Polícia Militar
10
Capivara provoca acidente na BR-364 e motorista fica ferido em RO

Capivara provoca acidente na BR-364 e motorista fica ferido em RO

Colisão ocorreu próximo ao km 408 e mobilizou equipe de resgate da concessionária.
14
Acidente na RO-470 mata jovem de 24 anos e deixa três feridos em RO

Acidente na RO-470 mata jovem de 24 anos e deixa três feridos em RO

Colisão frontal envolveu carro de passeio e caminhonete oficial; uma das vítimas está em estado gravíssimo
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licenca Ambiental: POSTO DE MOLAS CONE SUL LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação LO
L
Inmetro e ANP intensificam combate a fraudes em postos de combustíveis

Inmetro e ANP intensificam combate a fraudes em postos de combustíveis

Operação Tô de Olho fiscaliza cerca de 180 estabelecimentos em oito estados e no Distrito Federal
L
Jeverson Lima confirma entrega de kits escolares para mais de 5 mil alunos em Jaru

Jeverson Lima confirma entrega de kits escolares para mais de 5 mil alunos em Jaru

Distribuição organizada pela Semed acontece nos dias 5, 6 e 9 em Jaru, Tarilândia e Bom Jesus; pais devem apresentar documentos próprios e da criança.
L
CMDR de Porto Velho avalia ações e define prioridades para 2026

CMDR de Porto Velho avalia ações e define prioridades para 2026

Reunião promovida pela Semagric reuniu mais de 30 instituições, apresentou balanço do Porteira Adentro e iniciou o planejamento participativo da agricultura familiar.
L
Carro avança preferencial e provoca forte colisão no bairro Nova Porto Velho

Carro avança preferencial e provoca forte colisão no bairro Nova Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Nicarágua e foi registrada por câmera de segurança
12
PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

Mandado de busca foi cumprido em Cerejeiras após investigação sobre compartilhamento de material ilegal na internet
10
Governo de RO abre oficialmente o Ano Letivo 2026 em Porto Velho

Governo de RO abre oficialmente o Ano Letivo 2026 em Porto Velho

Solenidade na Escola Flora Calheiros Cotrin, no dia 9, marca o início das atividades da rede estadual, que atende cerca de 170 mil alunos em Rondônia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.