DOMINGO, 22/02/2026

Em destaque

Ministra da Gestão defende bancas de heteroidentificação do CNU

Esther frisou que comissões são avanço na política de cotas raciais

Por DANIELLA ALMEIDA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Ministra da Gestão defende bancas de heteroidentificação do CNU
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, defendeu nesta quarta-feira (5) o trabalho das bancas de heteroidentificação do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), estabelecidas pela Fundação Cesgranrio, organizadora do certame. “O que a gente usou no CNU foi o que é mais avançado no tema.” A declaração foi dada após entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

É papel das bancas de heteroidentificação de concursos públicos verificar, presencialmente, as características fenotípicas de candidatos autodeclarados pretos e pardos (negros) que concorrem a vagas reservadas a cotas raciais previstas na Lei nº 12.990/2014.

A ministra frisou que as comissões de heteroidentificação são um avanço na política de cotas raciais no Brasil e que, antes da criação delas, havia muito questionamento a respeito de pessoas que se autodeclaravam negras e não se enquadravam como pretos ou pardos. “Houve um avanço ao criar as bancas de heteroidentificação.”

Na última semana, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Ministério da Gestão e à Fundação Cesgranrio a suspensão da divulgação dos resultados finais do certame até “a resolução de irregularidades nas cotas raciais previstas em lei”, como classificou o MPF. A Defensoria Pública da União (DPU) também solicitou esclarecimentos ao MGI sobre possíveis irregularidades na etapa de heteroidentificação do concurso.

De acordo com a ministra, cerca de 46 mil pessoas autodeclaradas negras passaram pelas bancas de heteroidentificação distribuídas nas cidades participantes do certame e a maioria destes candidatos foi aprovada na banca. Entre os candidatos reprovados nas bancas e que entraram com recurso administrativos, 45% deles tiveram o pedido deferido. “Isso não é uma avaliação da pessoa. É, sim, uma tentativa de garantir que a política de cotas seja o mais correta possível.”

Explicações

A ministra confirmou que já respondeu ao Ministério Público Federal sobre a necessidade de manter a divulgação dos resultados e realizou várias reuniões com o MPF e a Defensoria Pública para esclarecer os procedimentos das bancas de heteroidentificação.

Sobre a recomendação de permitir o acesso dos candidatos aos pareceres e às decisões de indeferimento, Esther Dweck explicou que a banca não é um tribunal racial e não existe métrica para dizer se alguém é negro ou não apenas pelo cabelo e cor de pele. “A gente voltaria ao século XIX se tivesse esse laudo. A lógica sempre foi o olhar social do racismo que existe na sociedade brasileira”.

A ministra apontou que mais de 3 mil pessoas foram contratadas para formar as bancas do CNU, e que todas tiveram formação para isso. Os currículos foram publicados na internet, conforme previsto nos editais dos oito blocos temáticos no CNU. “A gente conversou com vários especialistas para montar essa lógica do certame”, disse Dweck.

A ministra voltou a declarar que o chamado Enem dos Concursos teve um dos maiores percentuais de pessoas negras aprovadas [24,5% do total], preenchendo todas as vagas destinadas às cotas do CNU.

Para ela, a política foi bem feita. “A gente mudou a forma de aplicação das cotas, que não são mais um teto. São um piso”. Ou seja, candidatos que concorrem por cotas e que alcançam nota para aprovação pela ampla concorrência mudam de sistema e abrem vaga para outros cotistas.

Aprimoramento

A historiadora Wania Sant’Anna, integrante da Coalizão Negra por Direitos e do conselho do Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra), comemora o aumento do percentual de candidatos negros aprovados no CNU, mas considera que é preciso aprimorar os processos de heteroidentificação. “Não é razoável que os candidatos autodeclarados pretos e pardos tenham dúvidas sobre os procedimentos adotados pelas bancas de heteroidentificação e seus resultados”, ressalta Wania.

“Não vejo nenhum impedimento legal na formação, por exemplo, de uma comissão ad hoc [temporária] para conduzir esses casos e, desta forma, apresentar uma solução transparente e eficiente às reclamações apresentadas.”

Já para o professor universitário e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília (UnB), Nelson Inocêncio, os maiores problemas são a forma de constituição das bancas e o curso de formação dos integrantes das comissões, com questionamentos sobre sua carga horária e conteúdo.

“Ninguém se torna avaliador de banca de heteroidentificação ou especialista na questão racial fazendo cursinhos breves, de 20 horas online.”

“Quando falo de banca de heteroidentificação, falo de pessoas que estudam relações raciais, que vêm do campo do ativismo negro, do movimento negro, com história de contribuição na luta contra o racismo. Falo de gestores e gestoras que estão, de alguma forma, envolvidos em políticas de combate ao racismo”, explicou.

Candidatos “não enquadrados”

A candidata do bloco temático 5 do CNU, Isabel Ferraz, autodeclarada negra, não foi considerada “enquadrada” na banca de heteroidentificação da Fundação Cesgranrio. No resultado individual divulgado nesta terça-feira, a advogada e cientista política foi aprovada em ampla concorrência, ou seja, fora das cotas, para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) e está na lista de espera do cargo que ela listou como prioritário: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Isabel calcula que, se tivesse sido enquadrada nas cotas raciais, já estaria convocada para o cargo que deseja. “Quando não me foi conferido o direito à ampla defesa e ao contraditório, já que nunca tive acesso aos pareceres com as motivações da decisão, meu sentimento passou a ser de injustiça”, lamentou.

Outro candidato autodeclarado negro, o cientista político Gustavo Amora, afirma que, se tivesse sido considerado “enquadrado” pela banca, estaria no cadastro reserva para o cargo de auditor fiscal do trabalho e de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Ele identifica problemas no descumprimento do prazo de divulgação dos currículos dos integrantes das bancas, denúncias que o MPF está apurando. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nega irregularidades.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Raimunda Damiana Ramalho dos Santos

Falecimento de Raimunda Damiana Ramalho dos Santos, ocorrido em Porto Velho, deixando um legado de fé, amor à família e dedicação ao próximo, com despedida marcada na Igreja Teu Reino.
L
Nota de Pesar: Izabel Estela dos Prazeres Queiroz

Nota de Pesar: Izabel Estela dos Prazeres Queiroz

Artista, cozinheira e referência de amor e fé, Izabel Estela dos Prazeres Queiroz deixa um legado de afeto, generosidade e memórias inesquecíveis para família e amigos.
L
Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Presidente brasileiro destaca diversificação comercial como escudo contra o protecionismo global; parcerias abrangem minerais críticos, saúde e pequenas empresas.
L
Momento Agro: José Antonio da Silva, o Casa Grande e a vida nas hortas

Momento Agro: José Antonio da Silva, o Casa Grande e a vida nas hortas

Neste sábado, dia 21, às 11h, o Momento Agro entrevista José Antonio da Silva, conhecido como Casa Grande, para mostrar como funciona o cultivo, o cuidado e a colheita nas hortas que ele mantém.
L
STF forma maioria para manter condenação da cúpula da PMDF

STF forma maioria para manter condenação da cúpula da PMDF

Ministros rejeitaram recursos de oficiais condenados por omissão no 8 de janeiro; pena de 16 anos de prisão deve ser mantida para cinco militares.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Líderes de Brasil e Índia reafirmam parceria para ocupar assentos permanentes e assinam acordos em áreas estratégicas como saúde, minerais e comércio.
L
Cássio Gois parabeniza nova Prefeitura de Cacoal e destaca avanço histórico na gestão pública

Cássio Gois parabeniza nova Prefeitura de Cacoal e destaca avanço histórico na gestão pública

Da dificuldade à dignidade: Cássio Gois destaca nova Prefeitura como símbolo de respeito aos servidores.
L
“Meu país é Rondônia”, diz Samuel Costa ao defender governo para todos

“Meu país é Rondônia”, diz Samuel Costa ao defender governo para todos

O pré-candidato destacou que governar exige compromisso com toda a população, mas com atenção especial aos que mais precisam.
L
Lula sugere que a ONU lidere a regulação da Inteligência Artificial

Lula sugere que a ONU lidere a regulação da Inteligência Artificial

Em visita à Índia, o presidente brasileiro defendeu que o controle da tecnologia não deve pertencer a grandes plataformas, mas sim servir ao desenvolvimento social.
L
Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Deputada esteve no Núcleo Primavera, zona rural de Urupá, e destacou a importância da agricultura familiar para a economia local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Falta de água gera protesto e bloqueio de via por moradores do Orgulho do Madeira

Falta de água gera protesto e bloqueio de via por moradores do Orgulho do Madeira

Manifestantes fecham a Rua Osvaldo Ribeiro para cobrar soluções urgentes sobre a falta de água no condomínio
10
Homem morre atropelado por carreta no distrito de Vista Alegre do Abunã

Homem morre atropelado por carreta no distrito de Vista Alegre do Abunã

Vítima de 57 anos estava embaixo do veículo e foi esmagada quando o motorista iniciou o deslocamento; o acidente ocorreu na manhã deste sábado na BR-364.
18
Polícia Civil intercepta ônibus e prende foragido em Espigão d’Oeste

Polícia Civil intercepta ônibus e prende foragido em Espigão d’Oeste

Investigado por tráfico de drogas foi detido ao chegar no município; ação estratégica da equipe policial retirou de circulação alvo de mandado judicial.
12
Polícia Militar recupera televisão furtada e prende três homens na zona sul

Polícia Militar recupera televisão furtada e prende três homens na zona sul

Suspeito confessou ter trocado aparelho por drogas em ponto de tráfico; receptadores foram localizados em diligências conjuntas entre guarnições e a Força Tática.
10
Homem é preso após roubo de caminhão e cárcere privado em Candeias do Jamari

Homem é preso após roubo de caminhão e cárcere privado em Candeias do Jamari

Autor confessou ter agido por vingança após demissão; vítima foi amarrada e trancada dentro de casa enquanto o veículo era subtraído na BR-364.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Noite de observação astronômica reúne famílias em Porto Velho

Noite de observação astronômica reúne famílias em Porto Velho

Evento gratuito na Praça Jacques Demolay democratiza o acesso à ciência com observação astronômica e telescópios para a comunidade
L
Conheça Punch: rejeitado pela mãe, ele encontrou apoio em uma pelúcia

Conheça Punch: rejeitado pela mãe, ele encontrou apoio em uma pelúcia

Filhote rejeitado pela mãe no zoológico de Ichikawa, no Japão, ganhou um orangotango de pelúcia para ajudar na adaptação ao grupo.
L
Governo do DF faz proposta de uso de imóveis como garantia ao BRB

Governo do DF faz proposta de uso de imóveis como garantia ao BRB

Projeto de lei enviado à Câmara Legislativa prevê o uso de 12 áreas como garantia para levantar R$ 2,6 bilhões após perdas com o Banco Master.
L
Família Asfaltão realiza desfile tradicional na comunidade neste sábado

Família Asfaltão realiza desfile tradicional na comunidade neste sábado

Evento na Rua Jacy Paraná serve como ensaio técnico para o desfile oficial das escolas de samba de Porto Velho, previsto para o mês de abril.
L
Brasil e Índia firmam acordo estratégico sobre minerais críticos e terras raras

Brasil e Índia firmam acordo estratégico sobre minerais críticos e terras raras

A parceria assinada em Nova Delhi visa reduzir a dependência da China e fortalecer cadeias de suprimento resilientes para tecnologias de ponta.
L
Presidente da Unafisco presta depoimento à PF em inquérito sobre fake news

Presidente da Unafisco presta depoimento à PF em inquérito sobre fake news

Kleber Cabral foi ouvido como investigado após criticar operação contra auditores da Receita; oitiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
L
BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

Novo serviço do Banco Central já foi ativado por 1 milhão de pessoas e funciona como uma barreira obrigatória contra fraudes de identidade em bancos.
L
Mercado financeiro registra recorde histórico e queda do dólar após decisão nos EUA

Mercado financeiro registra recorde histórico e queda do dólar após decisão nos EUA

Ibovespa ultrapassa os 190 mil pontos pela primeira vez com o fim das tarifas de Trump; moeda norte-americana atinge o menor valor em quase dois anos.
L
Indústria brasileira celebra decisão nos EUA, mas mantém cautela com nova tarifa

Indústria brasileira celebra decisão nos EUA, mas mantém cautela com nova tarifa

Queda do “tarifaço” pela Suprema Corte traz alívio de US$ 21,6 bilhões às exportações do Brasil, porém anúncio de nova taxa de Trump preocupa setores estratégicos.
L
Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

A companhia aérea oficializou a saída do Chapter 11 com redução bilionária de dívidas e o apoio estratégico das gigantes United e American Airlines.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.