O Dia dos Pais deste ano será inesquecível para a família de Edson Alan , 29 anos, morador do bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). Pai de dois, ele ajudou a esposa Débora Francine, 30 anos, no parto do terceiro filho, Teodoro Alan, dentro de casa, na manhã de domingo (10).
O bebê estava previsto para nascer entre 10 e 11 de agosto, mas chegou antes do esperado. Débora começou a sentir contrações por volta das 5h e, menos de uma hora depois, já tinha o filho nos braços.
“Eu segurei o bebê e ele já começou a chorar. Nem fui eu que fiz o parto, foi Deus”, contou Edson, emocionado.
Enquanto ajudava a esposa a secar o cabelo após o banho, Edson percebeu que não haveria tempo para esperar atendimento médico. Minutos depois, o parto aconteceu no sofá da sala.
Após o nascimento, ele ligou para o Corpo de Bombeiros. O soldado Lázaro Meireles Dorneles, que está na corporação desde julho de 2023, orientou o pai a manter o bebê aquecido, junto à mãe, e a não cortar o cordão umbilical. Pouco depois, uma ambulância chegou para completar os procedimentos e encaminhar mãe e filho ao hospital.
“Essa foi a minha primeira ocorrência de parto. Pedi que mantivessem o contato pele a pele e usassem cobertores, por conta do frio. Felizmente, mãe e bebê estavam bem”, relatou Meireles.
Para o bombeiro, além da emoção da missão cumprida, a data deu um significado especial ao atendimento.
“Espero que essa família tenha muita felicidade e que a criança tenha bastante saúde. Ainda mais por ser em um dia tão especial”, disse.
Mãe e filho passam bem. Já para Edson, o domingo ficará marcado como o Dia dos Pais em que teve a honra de receber o filho nos braços antes de qualquer médico.